Como verificar o Ferramentas para Webmasters no Webnode

Muitas pessoas tem solicitado informações de como cadastrar o Ferramentas para Webmasters em sites feitos no Webnode, por isso eu resolvi criar este tutorial que foi baseado no artigo “Adicione a Ferramenta Webmaster Tools do Google no Webnode” que ensina como fazer essa verificação.

Para saber mais sobre o Ferramentas para Webmasters, confira o artigo “Ferramentas para Webmasters“.

Como começar

Primeiramente, você precisa cadastrar seu site no Ferramentas para Webmasters e pegar a meta tag de verificação. Se você não sabe como fazer o cadastro, confira o artigo “Como cadastrar seu site no Ferramentas para Webmasters“.

Download do template

O primeiro passo, é fazer o download do template que você esta utilizando em seu site. Para fazer isso, acesse o editor do Webnode e clique em “Opções de formato”.

Na nova janela clique em “Modelo”, navegue até o template que está utilizando em seu site e clique no botão para fazer o download do template para o seu computador, como mostra a imagem abaixo.

Depois de baixar, descompacte o template em seu computador.

Se você não tem um programa de compactação e descompactação de arquivos, confira o 7 ZIP.

Adicionar meta tag

Agora abra o Bloco de Notas do Windows (Iniciar> Todos os programas > Acessórios > Bloco de Notas) e abra o arquivo “index.html” presente no pacote do template. Caso o arquivo “index.html” não esteja aparecendo no Bloco de Notas, pode ser necessário que você altere o tipo de arquivo para “Todos os arquivos”, como mostra a imagem abaixo.

Nota
Na maioria dos casos, o mesmo processo pode ser feito clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo desejado e escolhendo a opção “Abrir com…” e selecionar o Bloco de notas.

Com o “index” aberto no Bloco de Notas, cole a meta tag gerada no Ferramentas para Webmasters entre as tags <head> e </head>, como mostra a imagem abaixo e salve a alteração.

Repita o mesmo processo com os arquivos “variant_a.html” e “variant_b.html” presentes na pasta “variants”.

Republicar o template

Depois de adicionar a meta tag nos arquivos index.html, variant_a.html e variant_b.html, chegou a hora de publicar o template novamente para o Webnode.

Antes de republicar o template, mas antes é preciso de recompactá-lo novamente. Para fazer isso, acesse a pasta em que se encontra o template, selecione todos os arquivos, clique com o botão direito sobre algum dos arquivos selecionados e no menu que aparece, clique em “Compactar” e escolha a opção “ZIP” (dependendo do programa de compactação que estiver utilizando, este processo pode ser um pouco diferente, por isso não vou entrar em detalhes aqui).

Notas
É muito importante que você selecione os arquivos do template ao invés de compactar a pasta em que se encontra o template. Se você compactar a pasta, o Webnode retornará um erro na hora de publicá-lo.
Outra coisa importante é o formato do arquivo compactado que deve ser ZIP.

Com o template compactado no formato ZIP, você deve acessar o painel de controle do seu site no Webnode, clicar novamente em “Opções de formato”, na nova janela em “Modelo” e em “”Importar modelo”.

Na pequena janela clique em “Localizar”, navegue até onde se encontra o arquivo compactado e clique em “Carregar”.

Se você for recebido com a mensagem abaixo. Tudo correu perfeitamente.

Agora, você só precisa ativar o template publicado, clicando em “Modelo”, em “Meu Modelo” e selecionando o template desejado, como mostra a imagem abaixo.

Pronto. Agora é só voltar ao Ferramentas para Webmasters e fazer a validação do site.

E-book – Criar Site no Webnode

Baixe gratuitamente o e-book “Como Criar um Site no Webnode” que mostra como você pode criar um site completo utilizando o construtor do Webnode, além de como monetizar, divulgar e otimizar as páginas do site.

Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas

19 comentários em “Como verificar o Ferramentas para Webmasters no Webnode

  • 31/08/2010 em 8:55 pm
    Permalink

    Olá Celso, Celso vej que você usa o mesmo template em todos os teus projetos, você poderia me dizer qual são as qualidades deste template que usa?

    Fabio Vasconcelos

    Resposta
    • 01/09/2010 em 1:44 am
      Permalink

      Dinheiro Mais,
      O Thesis é considerado um dos melhores templates para otimização. Além disso, ele permite fazer diversas configurações na aparência do blog através do próprio painel de controle do WordPress.

      Abraço!

      Resposta
  • 04/09/2010 em 11:55 pm
    Permalink

    Celso não consegui colocar meu arquivo novamente apareceu a seguinte mensagem após eu mandar o tamplate novamente “The “config.xml” file doesn’t exist.
    Often, this error is caused by incorrectly created ZIP archive. The ZIP archive must be compressed not to contain a parent folder of the folder containing the template files. E.g. you have the template files in the “C:template” folder. The path to the “config.xml” file is “C:templateconfig.xml”. The archive should be compressed as the file paths don’t contain the “C:template” part. So the “config.xml” file will be located in the root folder of the archive and its path will be just “config.xml”. Besides, it is possible that there is a typo in the filename which you specified. Please correct the ZIP file.
    Error code: 41″
    Você pode me ajudar nisso ?

    Resposta
    • 05/09/2010 em 12:15 am
      Permalink

      Geraldo,
      Provavelmente você zipou a pasta em que se encontra o template e não os arquivos do template. Repare que no artigo eu cito que você não deve zipar a pasta, mas sim os artigos que estão dentro da pasta.

      Abraço!

      Resposta
  • 05/09/2010 em 12:33 pm
    Permalink

    O webnode é uma mer**. Não da para botar templates novos e nada a não ser html.
    Sorte que o Celso ajuda com as contas standarts (ou algo do tipo)!!!

    Resposta
    • 06/09/2010 em 2:01 am
      Permalink

      Flavio,
      Ele tem essas limitações sim, mas na minha opinião é um dos melhores serviços de criação de sites, já que outros por aí são bem mais limitados e não permitem fazer certas coisas que o Webnode permite.
      Portanto, a não ser que a pessoa tenha um bom conhecimento sobre criação de sites, para fazer o que bem entender. O Webnode continua sendo uma ótima opção.

      Abraço!

      Resposta
  • 13/09/2010 em 10:44 pm
    Permalink

    Celso! Você não iria falar com o dono da Webnode para voltar com os sorteios das contas Standart?? Espero o retorno, abraço!

    Resposta
    • 14/09/2010 em 12:57 am
      Permalink

      Lucas,
      Eu tenho tentado falar, mas não estou conseguindo contato. Da última vez ele me disse que estava muito ocupado.

      Abraço!

      Resposta
  • 18/09/2010 em 8:27 pm
    Permalink

    Olá Celso,
    Fiz tudo certo na verificação,coloquei as tags e o webnode aceitou, só que o google não reconhece o site como verificado.
    Obrigado!!!

    Resposta
    • 20/09/2010 em 10:56 am
      Permalink

      Cesar,
      Creio que você não fez tudo certo não. Se o fizesse não teria dado errado.
      Tente refazer o processo de verificação novamente.

      Abraço!

      Resposta
  • 25/09/2010 em 4:20 pm
    Permalink

    Olá Celso, meu site já está pronto com muitas informações, eu fazendo essa tag e importando o template eu vou perder todas as informações que fiz correto? Meu site vai retornar ao ZERO e vou ter que adicionar todas as informacoes e imagens correto ou nao? Porque vai dar muito trabalho p fazer tudo novamente. Agradeço a ajuda desde já. Abraço.

    Resposta
    • 26/09/2010 em 1:02 am
      Permalink

      Felipe,
      Todo o conteúdo que você escrever é armazenado nos bancos de dados do Webnode. O Template é apenas a aparência do site. Você não vai perder nada ao mexer no template.

      Abraço!

      Resposta
  • 03/11/2010 em 12:26 pm
    Permalink

    Olá Celso,

    Fiz todo procedimento que voce informou, porem quando coloco o google para fazer a verificação ele nao encontra e informa “Falha na verificação. O seu arquivo de verificação não foi encontrado.”

    Eu coloquei tudo no local certo que voce pediu, o que pode ta acontecendo?

    Obrigado desde já.

    Resposta
    • 03/11/2010 em 8:56 pm
      Permalink

      Felipe,
      Pelo que eu vi, os códigos foram adicionados corretamente. Experimente fazer o teste novamente para ver se ele aceita.

      Abraço!

      Resposta
  • 20/04/2011 em 1:18 am
    Permalink

    Fala Celso,

    Fiz todo o procedimento de verificação e envio de sitemap, tá tudo ok, mais fiquei com uma duvida. Se trocar de template eu terei que colocar a tag de verificação no novo template e mandar verificar outra vez?

    Abraço!

    Resposta
    • 20/04/2011 em 1:52 am
      Permalink

      Rodrigo,
      Aí você me pegou. Eu nunca fiz este teste, porque eu sempre uso a opção de publicar um arquivo html no servidor.
      Só testando para saber.

      Abraço!

      Resposta
  • 30/11/2011 em 1:48 pm
    Permalink

    Muito obrigado! Deu certo, consegui fazer o registro.
    Parabéns pelo seu site ele é muito útil.

    Resposta
  • 28/03/2014 em 9:28 am
    Permalink

    Ola CELSO como faço para importar xml de postagem do blogger para o webnode desde ja agradeço

    Resposta
    • 30/03/2014 em 9:27 pm
      Permalink

      Olá Clebio,
      Acredito que isso não seja possível. São duas plataformas completamente diferentes.

      Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *