Como verificar o Ferramentas para Webmasters no Webnode

Criar Site no Webnode

Muitas pessoas tem solicitado informações de como cadastrar o Ferramentas para Webmasters em sites feitos no Webnode, por isso eu resolvi criar este tutorial que foi baseado no artigo “Adicione a Ferramenta Webmaster Tools do Google no Webnode” que ensina como fazer essa verificação.

Para saber mais sobre o Ferramentas para Webmasters, confira o artigo “Ferramentas para Webmasters“.

Como começar

Primeiramente, você precisa cadastrar seu site no Ferramentas para Webmasters e pegar a meta tag de verificação. Se você não sabe como fazer o cadastro, confira o artigo “Como cadastrar seu site no Ferramentas para Webmasters“.

Download do template

O primeiro passo, é fazer o download do template que você esta utilizando em seu site. Para fazer isso, acesse o editor do Webnode e clique em “Opções de formato”.

Na nova janela clique em “Modelo”, navegue até o template que está utilizando em seu site e clique no botão para fazer o download do template para o seu computador, como mostra a imagem abaixo.

Depois de baixar, descompacte o template em seu computador.

Se você não tem um programa de compactação e descompactação de arquivos, confira o 7 ZIP.

Adicionar meta tag

Agora abra o Bloco de Notas do Windows (Iniciar> Todos os programas > Acessórios > Bloco de Notas) e abra o arquivo “index.html” presente no pacote do template. Caso o arquivo “index.html” não esteja aparecendo no Bloco de Notas, pode ser necessário que você altere o tipo de arquivo para “Todos os arquivos”, como mostra a imagem abaixo.

Nota
Na maioria dos casos, o mesmo processo pode ser feito clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo desejado e escolhendo a opção “Abrir com…” e selecionar o Bloco de notas.

Com o “index” aberto no Bloco de Notas, cole a meta tag gerada no Ferramentas para Webmasters entre as tags <head> e </head>, como mostra a imagem abaixo e salve a alteração.

Repita o mesmo processo com os arquivos “variant_a.html” e “variant_b.html” presentes na pasta “variants”.

Republicar o template

Depois de adicionar a meta tag nos arquivos index.html, variant_a.html e variant_b.html, chegou a hora de publicar o template novamente para o Webnode.

Antes de republicar o template, mas antes é preciso de recompactá-lo novamente. Para fazer isso, acesse a pasta em que se encontra o template, selecione todos os arquivos, clique com o botão direito sobre algum dos arquivos selecionados e no menu que aparece, clique em “Compactar” e escolha a opção “ZIP” (dependendo do programa de compactação que estiver utilizando, este processo pode ser um pouco diferente, por isso não vou entrar em detalhes aqui).

Notas
É muito importante que você selecione os arquivos do template ao invés de compactar a pasta em que se encontra o template. Se você compactar a pasta, o Webnode retornará um erro na hora de publicá-lo.
Outra coisa importante é o formato do arquivo compactado que deve ser ZIP.

Com o template compactado no formato ZIP, você deve acessar o painel de controle do seu site no Webnode, clicar novamente em “Opções de formato”, na nova janela em “Modelo” e em “”Importar modelo”.

Na pequena janela clique em “Localizar”, navegue até onde se encontra o arquivo compactado e clique em “Carregar”.

Se você for recebido com a mensagem abaixo. Tudo correu perfeitamente.

Agora, você só precisa ativar o template publicado, clicando em “Modelo”, em “Meu Modelo” e selecionando o template desejado, como mostra a imagem abaixo.

Pronto. Agora é só voltar ao Ferramentas para Webmasters e fazer a validação do site.

E-book – Criar Site no Webnode

Baixe gratuitamente o e-book “Como Criar um Site no Webnode” que mostra como você pode criar um site completo utilizando o construtor do Webnode, além de como monetizar, divulgar e otimizar as páginas do site.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

19 Comments

  1. Olá Celso, Celso vej que você usa o mesmo template em todos os teus projetos, você poderia me dizer qual são as qualidades deste template que usa?

    Fabio Vasconcelos

    • Dinheiro Mais,
      O Thesis é considerado um dos melhores templates para otimização. Além disso, ele permite fazer diversas configurações na aparência do blog através do próprio painel de controle do WordPress.

      Abraço!

  2. Celso não consegui colocar meu arquivo novamente apareceu a seguinte mensagem após eu mandar o tamplate novamente “The “config.xml” file doesn’t exist.
    Often, this error is caused by incorrectly created ZIP archive. The ZIP archive must be compressed not to contain a parent folder of the folder containing the template files. E.g. you have the template files in the “C:template” folder. The path to the “config.xml” file is “C:templateconfig.xml”. The archive should be compressed as the file paths don’t contain the “C:template” part. So the “config.xml” file will be located in the root folder of the archive and its path will be just “config.xml”. Besides, it is possible that there is a typo in the filename which you specified. Please correct the ZIP file.
    Error code: 41″
    Você pode me ajudar nisso ?

    • Geraldo,
      Provavelmente você zipou a pasta em que se encontra o template e não os arquivos do template. Repare que no artigo eu cito que você não deve zipar a pasta, mas sim os artigos que estão dentro da pasta.

      Abraço!

  3. O webnode é uma mer**. Não da para botar templates novos e nada a não ser html.
    Sorte que o Celso ajuda com as contas standarts (ou algo do tipo)!!!

    • Flavio,
      Ele tem essas limitações sim, mas na minha opinião é um dos melhores serviços de criação de sites, já que outros por aí são bem mais limitados e não permitem fazer certas coisas que o Webnode permite.
      Portanto, a não ser que a pessoa tenha um bom conhecimento sobre criação de sites, para fazer o que bem entender. O Webnode continua sendo uma ótima opção.

      Abraço!

  4. Celso! Você não iria falar com o dono da Webnode para voltar com os sorteios das contas Standart?? Espero o retorno, abraço!

    • Lucas,
      Eu tenho tentado falar, mas não estou conseguindo contato. Da última vez ele me disse que estava muito ocupado.

      Abraço!

  5. Olá Celso,
    Fiz tudo certo na verificação,coloquei as tags e o webnode aceitou, só que o google não reconhece o site como verificado.
    Obrigado!!!

    • Cesar,
      Creio que você não fez tudo certo não. Se o fizesse não teria dado errado.
      Tente refazer o processo de verificação novamente.

      Abraço!

  6. Olá Celso, meu site já está pronto com muitas informações, eu fazendo essa tag e importando o template eu vou perder todas as informações que fiz correto? Meu site vai retornar ao ZERO e vou ter que adicionar todas as informacoes e imagens correto ou nao? Porque vai dar muito trabalho p fazer tudo novamente. Agradeço a ajuda desde já. Abraço.

    • Felipe,
      Todo o conteúdo que você escrever é armazenado nos bancos de dados do Webnode. O Template é apenas a aparência do site. Você não vai perder nada ao mexer no template.

      Abraço!

  7. Olá Celso,

    Fiz todo procedimento que voce informou, porem quando coloco o google para fazer a verificação ele nao encontra e informa “Falha na verificação. O seu arquivo de verificação não foi encontrado.”

    Eu coloquei tudo no local certo que voce pediu, o que pode ta acontecendo?

    Obrigado desde já.

    • Felipe,
      Pelo que eu vi, os códigos foram adicionados corretamente. Experimente fazer o teste novamente para ver se ele aceita.

      Abraço!

  8. Fala Celso,

    Fiz todo o procedimento de verificação e envio de sitemap, tá tudo ok, mais fiquei com uma duvida. Se trocar de template eu terei que colocar a tag de verificação no novo template e mandar verificar outra vez?

    Abraço!

    • Rodrigo,
      Aí você me pegou. Eu nunca fiz este teste, porque eu sempre uso a opção de publicar um arquivo html no servidor.
      Só testando para saber.

      Abraço!

  9. Muito obrigado! Deu certo, consegui fazer o registro.
    Parabéns pelo seu site ele é muito útil.

  10. Ola CELSO como faço para importar xml de postagem do blogger para o webnode desde ja agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *