Como trocar o template no WordPress

Criar Site no Webnode Grátis

O WordPress é uma plataforma para o desenvolvimento de blogs de código livre (open source), que possui diversos fãs espalhados pelo mundo que ajudam a desenvolver plugins e templates profissionais gratuitos (mas também existem os pagos) que podem ser encontrados aos montes pela internet.

Se você está começando agora e quer trocar o template do seu blog mas não tem idéia de como fazer, confira este pequeno tutorial que mostra como fazer.

Nota
Antes de começar, você deve entender que somente é possível instalar novos templates em blogs instalados fora dos servidores do WordPress.com.
Se o seu blog tem um endereço como seunome.wordpress.com, significa que você NÃO pode instalar novos templates. Saiba mais sobre este assunto lendo este artigo.

Como instalar um template

Depois da versão 2.7 do WordPress, os desenvolvedores facilitaram a vida dos blogueiros e passou a permitir a publicação de novos templates diretamente no painel de controle com alguns cliques do mouse.

Para fazer isso, acesse o painel de controle do WordPress e clique na aba “Aparência” e em “Adicionar novos temas“.

Na próxima página você tem a opção de procurar por um template específico, fazer o upload de um template que esteja em seu computador ou selecionar alguns dos critérios para encontrar um template de acordo com o que você deseja.

Se você não tem um template em seu computador e não quer utilizar nenhum dos critérios para encontrar seu template, apenas clique no botão “Pesquisar”.

Será exibido todos os templates disponíveis para instalação.

Você poderá clicar em “Visualizar” para ver o template em funcionamento e se gostar, clicar em “Instalar” para adicionar o template ao seu blog.

Em seguida clique em “Instalar agora” para terminar a instalação.

Nota
Pode ser necessário inserir os dados para acesso ao FTP do servidor.

Como instalar um template via FTP

Se você quiser instalar um template que você tenha baixado de outro site qualquer, poderá fazer o mesmo processo clicando em “Fazer Upload” e na próxima janela encontrar o arquivo do template em seu computador e clicar em “Instalar agora“.

Caso este processo de upload não funcione, pode ser necessário que você publique o novo template via FTP para a pasta wp-content/themes/ no servidor em que se encontra o seu blog.

Pronto, agora é só acessar a aba “Aparência” e ativar o template para alterar a aparência do seu blog.

Gostou deste artigo? Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário.

16 thoughts on “Como trocar o template no WordPress

  1. Boa noite Celso, eu criei uma conta no WordPress.com ontem e estava atras de um template que me agradasse, estava “crente” que eu conseguiria instalar um novo template, mas em nenhum artigo, blog,ou site ninguem avisa que os blogs instalados no proprio wordpress NAO podem instalar um novo template a não ser os que ja estão lá..

    Obrigado pela dica…vou continuar pesquisando sobre…

    Abraços!

  2. Celso, boa noite!
    primeiramente te dar meu parabéns, esse site/blog é uma referencia pra mim e pra muito, me ajudou e ainda me ajuda e muito.

    Eu tenho 3pedidos para fazer a vc.
    1º como edito o rodapé do meu tamplate, eu queria tirar os pluguins e nome do tamplate e colocar umas informações ali por causa do SEO

    2º queria um feedback seu sobre o meu blog, alguma sugestão e crítica, pode descascar.. rsrsrsrs sei q vc vai torcer um pouco o nariz por causa do topo no lado direito q eu editei, realmente ficou um lixo, depois de vc ler esse comentário, vou editar ou volto o original.

    3º essa tamplate eu gostei pelo fato de ser do meu ramo e proposito do site/blog, mas uma coisa me incomoda e muito, ele toca um som toda vez q atualiza a página e tbm, gostaria de tirar o aspecto máximo de um blog e sim de um site, parecido com o seu.

    outra coisa, eu vi um post seu explicando como se tira a data e hora do post, tentei de tudo, mudando o “single.php” e index.php” mas nãoaltera nem pelo um decreto..

    desculpe sobre o post longo … o meu blog e site vc tem aí no cadastro q eu fiz..

    desde já MUITO OBRIGADO em ajudar nós, leigos 😉

    1. Bruno,
      1. Você tem que acessar o painel de controle do WordPress, clicar na aba “Aparência” e em “Editor”.
      Na nova página você pode encontrar o arquivo footer.php que na maioria dos templates e´o responsável por guardar as informações que aparecem no rodapé.
      Repare que você precisará entender de HTML, PHP e também sobre como o WordPress trabalha. Não existe uma forma fácil de fazer isso.

      2. A animação em Flash que colocou no topo está deixando o seu blog pesado. O ideal é que seja apenas uma imagem fixa. Também não gostei da caixinha de previsão de tempo e da nuvem de tags. Também recomendo que corte os artigos muito extensos, você pode fazer isso adicionando a tag “More” no artigo.

      3. Quanto ao som, uma solução seria você encontrar o arquivo e deletar do seu servidor. Quanto a tirar a data, cada template trabalha de um jeito, portanto você vai ter que encontrar o arquivo e apagar o código que os exibe no seu blog.
      Ps. Não criei nenhum artigo ensinando a retirar a data e hora do post.

      Abraço!

  3. Olá Celson, queria parabenizar o site, mt bom! Tentei seguir os passos como vc mostrou la em cima pra trocar o template. comprei o dominio .com e agora tenho um template no meu pc e queria fazer upload, a questao eh.. que na minha opcao aparencia nao eu tenho -> a opcao add novos.. Pq disso? Me ajuda por favor!

    1. Larissa,
      Acredito que seu blog esteja hospedado no WordPress.com. O problema é que lá eles não permitem a adição de novos templates.
      Para que você possa customizar seu blog, você precisa utilizar a versão instalável, que é obtida no WordPress.org.

      Abraço!

  4. Ah sim, muito obrigada. fiz o download do arquivo zipado, como faço pra transformar meu blog para essa nova versao? Mt obrigada pela ajuda!

  5. olá Celso,
    Parabéns pelo site!
    precisava de uma ajuda, queria colocar o Wp tipo site, não queria que tivesse a data e o autor no post. como poderei retirar?
    obrigada
    Cátia

    1. Filipa,
      Você teria que editar o código do template. O problema é que não existe nenhuma informação sobre este tipo porque cada template funciona de uma forma diferente, seria necessário entender o que está fazendo.

      Abraço!

  6. Celso, estou a usar o wordpress.org, o template que estou a usar é twenty ten 1.2, ainda não alterei pois comecei há pouco tempo.
    obrigada
    Filipa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *