Como saber quantas páginas do seu site estão indexadas no Google

SEO-no-Google

O número de páginas do seu site que estão indexadas no Google é uma das métricas mais importantes para saber se seu site está tendo um bom desempenho, se não existem problemas atrapalhando a indexação ou para saber se ele foi penalizado.

Até pouco tempo atrás basicamente só existiam duas formas de saber o número de páginas indexadas. A primeira era utilizar alguma ferramenta de terceiros, paga ou gratuita, mas infelizmente os números apresentados por essas ferramentas nunca foram exatos, podendo sempre existir uma margem de erro bastante considerável.

A segunda forma de descobrir quantas páginas o Google indexou em seu site era buscar no próprio Google por “site:seusite.com.br” e então o buscador apresentava os resultados apenas relacionados ao seu site junto com o número aproximado de páginas indexadas, como mostra a seta vermelha na imagem a seguir, usando como exemplo a seguir com o Criar Sites:

Para ajudar os donos de sites e webmasters a Google lançou recentemente uma nova ferramenta nas Ferramentas do Google para Webmasters, chamada de Status do Índice.

Para usar o Status do Índice você deve fazer login nas Ferramentas para Webmasters e acessar o painel do seu site. Então no canto esquerdo da tela clique no menu Integridade e depois em Status do Índice. A página que irá carregar deverá ser semelhante a da imagem a seguir:

A página possui duas opções de gráfico, o básico e o avançado. A opção de gráfico básico exibe quantas URLs do seu site que estavam indexadas em determinada data. Estas são as páginas e arquivos do seu site que aparecem nos resultados do Google. Esse número de URLs indexadas muda ao longo do tempo, conforme o Google indexa novas páginas e deixa de indexar outras.

A opção de gráfico avançado possui informações mais completas, mostrando também o número de URLs rastreadas, não selecionadas e bloqueadas.

• URLs já rastreadas são todas aquelas que o Google já visitou desde a primeira vez que o robô de buscador encontrou seu site.

Bloqueadas por robôs são as URLs que o Google não consegue rastrear porque estão bloqueadas no arquivo robots.txt do seu site.

Não selecionadas são todas as URLs do seu site que o Google optou por não indexar porque são muito parecidas com outras páginas ou porque que foram redirecionadas para outra URL. Lembre-se, o Google indexa apenas o que ele considera que deve ser indexado.

Devido a alguns filtros que o Google aplica nos resultados de busca, como por exemplo a remoção de páginas por motivos legais, os números exibidos no “Status do Índice” podem não ser refletidos nos resultados de pesquisa com exatidão, ainda assim essa é de longe a ferramenta mais completa para acompanhar a indexação de páginas pelo Google.

E você, já utiliza o Status do Índice para acompanhar a indexação do seu site?

Este é um guest post escrito por Fernando Roberto que trabalha com otimização de sites, publicidade online e design de interfaces.

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Sempre usei esse método e essa ferramenta, muito bom. Gostei da explicação no final do post, me ajudou a tirar algumas dúvidas rs.
    Abraço;

  2. Gabriel Martins

    Na verdade eu utilizo sempre uma própria ferramenta do Google Chrome, um plugin chamado “SEO for Chrome” , que além de dar informações sobre o numero de páginas indexadas no google (para qualquer site que vc esteja navegando no momento), também informa as indexações no Bing, MajesticSEO, Pagerank, alexa e outros…muito útil, recomendo.

  3. Tinha todas paginas do site indexadas de uns tempos para cá não estou mais conseguindo indexar as minhas paginas sera que é algum problema com robotx?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *