O número de páginas do seu site que estão indexadas no Google é uma das métricas mais importantes para saber se seu site está tendo um bom desempenho, se não existem problemas atrapalhando a indexação ou para saber se ele foi penalizado.
Até pouco tempo atrás basicamente só existiam duas formas de saber o número de páginas indexadas. A primeira era utilizar alguma ferramenta de terceiros, paga ou gratuita, mas infelizmente os números apresentados por essas ferramentas nunca foram exatos, podendo sempre existir uma margem de erro bastante considerável.
A segunda forma de descobrir quantas páginas o Google indexou em seu site era buscar no próprio Google por “site:seusite.com.br” e então o buscador apresentava os resultados apenas relacionados ao seu site junto com o número aproximado de páginas indexadas, como mostra a seta vermelha na imagem a seguir, usando como exemplo a seguir com o Criar Sites:
Para ajudar os donos de sites e webmasters a Google lançou recentemente uma nova ferramenta nas Ferramentas do Google para Webmasters, chamada de Status do Índice.
Para usar o Status do Índice você deve fazer login nas Ferramentas para Webmasters e acessar o painel do seu site. Então no canto esquerdo da tela clique no menu Integridade e depois em Status do Índice. A página que irá carregar deverá ser semelhante a da imagem a seguir:
A página possui duas opções de gráfico, o básico e o avançado. A opção de gráfico básico exibe quantas URLs do seu site que estavam indexadas em determinada data. Estas são as páginas e arquivos do seu site que aparecem nos resultados do Google. Esse número de URLs indexadas muda ao longo do tempo, conforme o Google indexa novas páginas e deixa de indexar outras.
A opção de gráfico avançado possui informações mais completas, mostrando também o número de URLs rastreadas, não selecionadas e bloqueadas.
• URLs já rastreadas são todas aquelas que o Google já visitou desde a primeira vez que o robô de buscador encontrou seu site.
• Bloqueadas por robôs são as URLs que o Google não consegue rastrear porque estão bloqueadas no arquivo robots.txt do seu site.
• Não selecionadas são todas as URLs do seu site que o Google optou por não indexar porque são muito parecidas com outras páginas ou porque que foram redirecionadas para outra URL. Lembre-se, o Google indexa apenas o que ele considera que deve ser indexado.
Devido a alguns filtros que o Google aplica nos resultados de busca, como por exemplo a remoção de páginas por motivos legais, os números exibidos no “Status do Índice” podem não ser refletidos nos resultados de pesquisa com exatidão, ainda assim essa é de longe a ferramenta mais completa para acompanhar a indexação de páginas pelo Google.
E você, já utiliza o Status do Índice para acompanhar a indexação do seu site?
Este é um guest post escrito por Fernando Roberto que trabalha com otimização de sites, publicidade online e design de interfaces.
var eb_conditional_localize = [];
var EssentialBlocksLocalize = {"eb_plugins_url":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-content\/plugins\/essential-blocks\/","image_url":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-content\/plugins\/essential-blocks\/assets\/images","eb_wp_version":"6.6","eb_version":"4.8.0","eb_admin_url":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-admin\/","rest_rootURL":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-json\/","ajax_url":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-admin\/admin-ajax.php","nft_nonce":"89a6262d9f","post_grid_pagination_nonce":"0121267c7e","placeholder_image":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-content\/plugins\/essential-blocks\/assets\/images\/placeholder.png","is_pro_active":"false","upgrade_pro_url":"https:\/\/essential-blocks.com\/upgrade","responsiveBreakpoints":{"tablet":1024,"mobile":767}};