Como Publicar um Post no WordPress sem que ele apareça na inicial

Criar Site no Webnode

WordPress

Como publicar um post sem que ele apareça na inicial do blog? Esta é um pergunta que me é feita com certa frequência, cujo a resposta é tão simples que deixamos passar batido.

O WordPress (e outras plataformas de blogs) exibe os novos posts em uma ordem cronológica, ou seja, eles aparecem sempre na primeira posição da página inicial, assim como na categoria e nas tags (marcadores) em que foi arquivado.

Portanto, para evitar que um post apareça na inicial, bastaria alterar da data de publicação para uma data anterior, de acordo com a posição que você deseja que ele apareça ou que o seu blog permita (se o seu blog tiver apenas 3 posts, fica difícil evitar que um determinado post não apareça na inicial).

Por exemplo:
Digamos que o post que aparece no final da página inicial do seu blog, tenha sido publicado no dia 20/08/2009.  Neste caso bastaria que você altere o post para uma data anterior a essa.

Como alterar da data de publicação
Para alterar da data de publicação no WordPress, enquanto estiver no editor de postagens, identifique o texto “Publicar imediatamente” que aparece ao lado direito e clique no link “Editar”. Confira a imagem abaixo.

Alterar data de publicação

No Blogger isso pode ser feito clicando no link “Opções de postagem” que aparece na parte inferior do editor.

Alterar data de publicação no Blogger
Eu uso esta técnica aqui no Criar Sites de vez em quando para publicar artigos que eu sei que poderiam atrair um grande número de visitantes ou que eu sei que seriam úteis para alguns visitantes, mas que não seria um boa idéia deixar que ele apareça na inicial.

Um exemplo disso é o post onde eu falo sobre o Cariboost 3 que após alguns meses teve seu nome alterado para Web Acappella. Como eu sabia que estava perdendo visitantes porque minha página não estava otimizada para a palavra “WebAcappella”, eu resolvi escrever um post falando sobre o atual Web Acappella.

Mas como se tratava de um artigo com conteúdo semelhante ao que eu falo sobre o Cariboost 3 (afinal, é o mesmo programa com nomes diferentes), eu achei que não seria uma boa idéia deixar que o artigo aparecesse na página inicial, por isso eu alterei a data de publicação para que ele somente fosse encontrado nas categorias e nas tags deste blog.

E o resultado foi positivo, porque meu site se encontra nas primeiras posições no Google tanto para a palavra WebAcappela quanto para a palavra Cariboost 3. Faça o teste.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

26 Comments

  1. Muito obrigado Celso.

    Sou um visitando diário do seu site, muito boa as dicas
    Obrigado de coração.

  2. Ilderley Martins

    Olá Celso, muito boa postagem…
    Estava pensando em criar um blog wordpress e com estas dicas fica mais fácil.
    Parabéns pelo bom trabalho…

  3. Eduardo Fernando

    Eitá! Celso cada vez mais sem assunto para falar. Mas também quem mandou ter um site onde tem de tudo! kkkk
    Abraços!

  4. Aleilton Oliveira

    Ei, com certeza isso funciona sim, mas pode também mudar a visibilidade do post de público para privado, e não colocar senha, assim ele não aparece na primeira página, só quando busca no próprio blog ou no google, ou se alguém souber o endereço certo da postagem.

    • Aleilton,
      O problema é que isso vai contra o propósito deste artigo que é o de mostrar como publicar um artigo sem aparecer na inicial, mas que ele seja acessível nas categorias.

      Abraço!

  5. Aleilton Oliveira

    Excecelente dica!

  6. Breno Santhiago

    Saudações Celso,
    brigadão pela dica amigão, na verdade estava justamente tentando fazer isso.
    O criarsites sempre esclareçeu minhas dúvidas e me ajudou no que precisei, aliás até me fez criar um site/blog de noticias engraçadas e bizarras, e com sua ajuda acabou tornando bem mais facil. Agradeço pela dedicação e pela disposição de querer ajudar.
    Se não for pedir demais, quando puder visite meu blog e me diga o que acha.
    Sua opinião, sugestão, crítica, enfim, será muito bem vinda (mais ainda pra quem esta começando). =D
    Abraço

  7. Olá,
    Quando eu quero que uma determinada palavra melhor o seu posicionamento, eu costumo criar links para ela utilizando as palavras-chave desejadas.
    O melhor local para adicionar estes links é dentro do conteúdo, no entanto você pode adicionar no menu de navegação e no rodapé.

    Ps. Da próxima vez, escreva seu nome/apelido no campo “Nome” do formulário de comentários. Por favor.

    Abraço!

  8. celso
    alem do criarsites.com
    quais sites usam o wordpress.org
    quero ver o design do blog e ve si da pra eu fazer um bom investimento.

  9. celso não consigo baixa o wordpress.
    eu vou até wordpress.org aperto pra baixa++++++
    fica parado não carrega nada.
    como faço para baixa.

  10. o celso agora eu baixei mais.
    eu boto pra extrair mas não extrair ele abra um erro.
    como faço pra começa a fazer o blog

  11. que programa

  12. celso
    vou criar um blog de músicas pra baixa.será que o google pode bani minha conta.

    • Marcos,
      Está nas diretrizes do Adsense que sites que disponibilizem arquivos protregidos por direitos autorias não são aceitos ou são tem a sua conta cancelada.

      Abraço!

  13. Celso você soube que o blogger saiu do ar.
    o meu blog e o blogspot saiu do ar.
    E o google é rico kkkkkkkk rico é mais não oferece o conforto para os clientes né.

    • Marcos,
      Não fiquei sabendo não. Infelizmente todos os servidores estão sujeitos a problemas de vez em quando.

      Abraço!

  14. Olá Celso,

    Estou fazendo alguns teste no WP porém quando clico em alguma categoria aparece todo o post. Gostaria de saber como faço para que apareça apenas um resumo com o link para o artigo. Caso seja necessário alterar algum arquivo, você poderia me indicar o local onde o mesmo se encontra?

  15. Olá Celso, vi que este post é antigo, porém hoje estou com um problema, gostaria de por alguns posts sobre eventos no blog da revista, porém não quero que eles apareçam na primeira página. Li a forma que você ensinou alterando a data, porém no meu caso, não posso mudar a data que vai ser exatamente a data do evento. Hoje existe alguma outra solução?
    Abraço…

    • Olá Diego,
      Eu desconheço outra forma de fazer isso. Não posso ajudar.

      Abraço!

    • Oi Diego, o único jeito de fazer isso é criando uma página estática. Assim você pode usar apenas links de referência onde quiser para direcionar o visitante ao local desejado. A desvantagem é que seus eventos tem que ser inseridos individualmente nesta mesma página, ou em várias páginas separadas.

  16. Essa dica me ajudou bastante. Eu até já tinha pensado em fazer isso, porém não o fiz pq pensava que mudar a data do post prejudicaria meu site em relação à SEO.

    Seu site está de parabéns pelo conteúdo!

  17. Valeu Celso, Muito boa dica!
    Estava quebrando a cabeça! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *