O que é o Certificado Digital SSL?

Criar Site no Webnode

O que é o Certificado Digital SSL

O SSL ( Secure Socket Layer ), tem a função de proteger todas as informações trocadas entre o ”visitante” e o site, ou seja, nenhuma informação trocada entre ambos poderá ser interceptada, ou interferida.

É muito comum utilizar o SSL em lojas online ( e-commerce ), para proteger os dados do cliente, tais como cartões de crédito, ou informações importantes, como CPF, RG, etc.

O que é o Certificado Digital SSL

Qualquer pessoa, pode saber se o site visitado possui o certificado SSL, há uma maneira muito fácil de perceber:

– Verifique se o inicio do endereço do site está escrito ”https://”, caso esteja, o site possui SSL, se estiver apenas ”http://”, o mesmo não possui.

Para os webmasters, devem ter conciência do que precisam, sites normais não precisam deste tipo de certificado, afinal, são apenas sites comuns. No entanto, donos de lojas online devem se precipitar e adquirir o certificado. Hoje em dia quase todas as empresas de hospedagem profissional oferecem o recurso para ser adquirido de forma simples pelo webmaster, e eles se encarregam de todo o ”trabalho pesado”.

O preço pode variar de hospedagem para hospedagem, e também deve ser levado em conta que alguns certificados oferecem proteção apenas para o domínio em sí, ou seja, nada de subdominios. Normalmente certificados para o dominio apenas podem sair no valor de R$49,90, já a proteção para o domínio, e o subdominio, sai em média de R$79,90. Talvez o preço nem seja salgado, levando em consideração que a validade do certificado é de 1 ano, claro, dependendo de onde foi adquirido. Não se preocupe, você vai pagar apenas uma vez no ano.

A verificação do mesmo é muito importante, pois passa confiabilidade ao ”comprador” do seu site, infelizmente nem todos possuem estes conhecimentos, e se arriscam em compras em sites que encontram por ai… Como nem tudo são flores, já existem claro, os ”crackers” em ação: eles criaram um script que burla o navegador, e fornece uma falsa autenticidade ao visitante.

Manter o seu navegador atualizado é importante, eu como usuário, também sei que é irritante aquelas mensagens de atualização, mas muitas vezes não percebemos a importância de fazer tais coisas.

Uma das outras maneiras de evitar problemas, é utilizar a versão ”oficial” do navegador, as versões ”beta” possuem muitos problemas, e erros ainda não corrigidos. E muitos destes ”crackers” aproveitam esta brecha para se favorecer de forma ilegal.

Esteja sempre atento quanto a isto, afinal, você não vai querer a surpresa de ver o extrato da sua conta no zero quando for consultar…

Este é um guest post escrito por Rafael de Araujo, que bloga no Otimizando Sites.

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

8 Comments

  1. Ótima dica mesmo mas como tenho um site simples e não pretendo fazer e-commerce para mim não influencia muito… Porem é bom que todos prestem atenção antes de comprar algo online se o site que deseja comprar algo possui Https.
    Ótima dica.

  2. Para nós que temos um blog não tem muito serventia este tipo de serviço. Mas quem sabe não existe alguém, que tem vontade de montar uma loja virtual ou e-commerce, fica aí a dica, valeu Celso!

  3. se vc for um programador pode fazer o seu e naõ ter de pagar é o principio obvio da internet alguem não paga hospedagem ,alguem nao paga dominio empresas de hospedagem por exemplo,fugindo a este assunto navegando pela web eu achei o seguinte site de buscas é legalzinho
    e esse site esta lá nos links uteis

  4. Informática Recreativa

    Olá pessoal,

    Segurança em TI é um problema sério, pois a Engenharia Social mostra o quanto os sites com SSL não são o suficiente para manter os internautas em segurança. Veja: um keylogger instalado no computador de um usuário, já basta para tornar ineficaz o SSL.

    Abraço à todos,
    Fábio Almeida.

  5. Olá,
    Para lojas virtuais e sistema de e-commerce o certificado ideal é o EV, que deixa a barra do navegador verde com o nome da empresa proprietária do site. O certificado não é barato, mas é um investimento.

  6. Bom dia Celso.
    Coloquei meu e-commerce a alguns dias no ar.
    Estava pensando em colocar um certificado ssl para segurar um pouco mais.
    Fiz um cadastro no startssl e lá eles tem um nível 1 (free), que eu gostaria de testa-lo antes de optar por outro pago.
    Você saberia me informar se eu consigo instalar o certificado, com o selo corretamente no site em minha loja virtual contratada pelo Webnode ?
    Meu pacote e-comerce é o mini/Webnode.
    Meu domínio é registrado em outra empresa (não no Webnode).

    Se Vc ou outro usuário do Criar poder me ajudar, ou informar o endereço onde eu possa conseguir um tutorial, eu agradeceria.

    Abraço.
    Orlando

    • Olá Orlando,
      Eu nunca mexi com isso, mas acredito que no Webnode não tenha como adicionar esse certificado. Ele é muito limitado para isso.

      Abraço!

    • Voce pode tentar de um metodo.
      Crie gratuitamente uma conta no Cloudflare, aponte seu dominio para os nameservers do cloudflare, e faça com que o cloudflare aponte para seu site webnode.
      No Cloudflare voce pode adicionar o SSL para trabalhar com mais segurança. Alem do mais, la voce tem SSL flexivel, que é a proteção basica gratis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *