Como escolher uma Hospedagem Grátis

Criar Site no Webnode Grátis

Onde Encontrar uma Hospedagem Grátis

Hoje em dia, graças ao barateamento de servidores, é grande a oferta que temos de empresas de hospedagem grátis e ao contrário de antigamente, tais empresas não oferecem mais grandes limitações como pequenas quantidades de tráfego. Além disso, tornou-se mais fácil selecionar um bom host grátis.

Este artigo Onde Encontrar uma Hospedagem Grátis foca em o quê deve-se observar para escolher uma boa empresa de hospedagem grátis e também aborda a questão de quem deve utilizar tal tipo de hospedagem e quais cuidados tomar.

Quem deve usufruir de hospedagem grátis?

Primeiramente, como o Celso Lemes já mencionou em artigos prévios, hospedagem gratuita nunca deve ser usado por quem precisa de 100% de confiabilidade e segurança. Isso incluí websites comerciais ou profissionais como de empresas ou websites que precisam de rápidas respostas do suporte ou demandam altas quantidades de espaço e/ou banda.

A hospedagem de sites gratuita é ideal para pequenos websites ou projetos, como blogs, pequenos portais e forums de discussão. Software de blogs como o WordPress (utilizado neste blog), são geralmente escritos na linguagem PHP e banco de dados MySQL, que são duas tecnologias fáceis de serem encontradas em hospedagens gratuitas.

Quais cuidados tomar com hospedagem gratuita?

É importante lembrar que tratando-se de algo grátis, todo cuidado deve ser redobrado. Hospedeiros grátis podem impor regras e limitações em espaço e em banda, que quando ultrapassados, seu site ficará offline imediatamente, sem aviso prévio.

Além do mais, ao desrespeitar qualquer regra, seu site poderá ser deletado sem que eles te enviem os dados do websites antes. Apenas de ter se tornado mais raro, empresas que oferecem o serviço de hospedagem de graça ainda desaparecem do mapa sem aviso prévio, devido ao negócio muitas vezes não retornar o dinheiro necessário para manter o serviço.

A hospedagem é grátis, mas a empresa tem que arcar com os altos custos de servidores. Por isso fazer backups do seu site e banco de dados pelo menos semanalmente é extremamente importante, nada é pior do que perder seu trabalho. Mas tenham calma, não é tão ruim como parece. Eu por exemplo passei mais de 2 anos sem pagar nada por hospedagem e sem problemas. Existem muitas boas empresas por aí e a próxima seção se dedica à como identificar elas.

Onde Encontrar uma Hospedagem Grátis?

Nesta seção não citarei nenhuma empresa em específico, mas sim ensinar como encontrar uma confiável.

Desconfie do que parece ser bom demais

Cuidado com quem oferece espaço ou banda ilimitado! Isso não existe, nem mesmo para hospedagem paga. Em todos os termos de uso tem alguma cláusula falando que abusos no uso de serviço resultarão no término dos serviços, isso significa que se você usar “muito” (lembrando que muito pode ser qualquer valor que eles escolherem) eles vão colocar seu site offline.

É melhor escolher algo que acompanhe as suas necessidades do que algo que oferece muito mais do que você precisa, pois as que oferecem muito de graça são frequentemente alvos de abusos e tem uma chance maior de não serem estáveis ou mesmo confiáveis.

Leia as avaliações dos usuários

Websites como diretórios de hospedagem frequentemente oferecem uma seção para usuários deixarem sua avaliação do serviço prestado pela empresa. Essa é uma boa hora para ver o grau de satisfação dos usuários. Caso não haja avaliações suficientes, pesquise no Google mais sobre a hospedagem. Quanto mais tempo houverem notícias sobre ela, mais confiável ela é.

Entre em contato com a hospedagem

Talvez um dos melhores medidores que possa ser feito seja esse. Hospedeiros gratuitos são conhecidos pelo péssimo suporte. Mande um e-mail para a hospedagem perguntando algo do seu interesse, como há quanto tempo eles estão no mercado ou se eles fazem um desconto caso você faça o upgrade para o plano pago deles.

Observe quanto tempo eles demoram para responder. De 1 à 2 dias úteis é um bom sinal de que eles tem cuidado com o consumidor, entre 3 e 5 é um sinal para atenção e mais do que uma semana seria inteligente procurar outra hospedagem.

Este é um guest post escrito por Bernardo Pires, que administra o website Hospedagens Grátis.

Gostou do artigo Onde Encontrar uma Hospedagem Grátis? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

29 thoughts on “Como escolher uma Hospedagem Grátis

    1. Concordo plenamente com você, não aconselho de forma alguma hospedagem de sites grátis, é muito arriscado se confiar um projeto mesmo que pequeno a um serviço grátis, não podemos negar que existem empresas que realmente funcionam mais ainda sim acho muito arriscado.

    2. Realmente, se você só precisa de um blog pelado, ou seja, não precisa instalar nenhum plugin, o blogger e o wordpress.com são até mais do que suficiente, fora a qualidade e confiança do Google (no caso do blogger). Agora se você quiser fazer qualquer modificação ou ter um blog parecido como o do Celso, você vai precisar de hospedagem. Pois tem uma infinidade de plugins instalados aqui, desde o sharebar, ad injector, nrelate, etc, a lista é grande. Agora se você já precisar de algum outro tipo de site além de blog, você já vai necessariamente precisar de hospedagem, grátis ou não você é quem escolhe. 🙂

      Não vejo o qual o mal com hospedagem grátis, basta saber escolher. Abraços à todos e obrigado pelos comentários!

    3. Também concordo.

      A melhor forma de ter um site grátis é criando um blog no http://blogspot.com ou no http://wordpress.com.

      Porque estes sites de hospedagens gratuitos, além de colocar propaganda, sair fora do ar e vender seu e-mail para terceiros, eles tiram seu site fora do ar depois de um tempo ou simplesmente falem.

      Eu já usei vários servidores de hospedagens grátis, eles só servem para testar código, se for ter um site, recomendo uma hospedagem paga.

      Hoje revendo hospedagem a partir de R$ 3,00/mês da UOL em meu site(www.comercioiturama.com.br), a UOL é a melhor empresa de hospedagem do Brasil, sendo que já passei muita raiva na LocaWeb.

  1. Olá!

    Gostei do artigo.
    Eu acredito que todo cuidado é pouco, mas também já vi muitas reclamações de hospedagens pagas.
    Na minha opinião, temos que ser precavidos e ter cuidado com o nosso trabalho.
    Pra quem está começando, seria ótimo, vale a pena pesquisar e ver qual é a melhor hospedagem que passa segurança.

    Abs!!

  2. Um bom conselho para quem usa esse tipo de hospedagem é fazer frequentemente backup dos artigos e do template do blog.

  3. Eu acho que não vale a pena dedicar seu trabalho na confiança de uma hospedagem grátis tendo em vista que devido a concorrência os serviços de hospedagens tem baixado o preço. Para blogs ter um blog nos servidores do blogspot, ou wordpress ainda vai, mas para sites comerciais e trabalhos mais elaborados é possível ganhar com o próprio site pelo menos o valor da hospedagem não compensando usar uma hospedagem gratuita. Mas… vai da do gosto de cada um.

  4. Só recomendo hospedagens gratuitas para pequenos sites de nicho, nunca para projectos profissionais. Além disso, mesmo numa hospedagem gratuita devemos ter o cuidado de termos o site numa empresa credível e que permite o upgrade para hospedagem profissional, como é o caso do Webnode. Assim, caso haja algum problema, o usuário pode sempre subscrever uma conta premium.

  5. Faz anos que todos os meus blogs são hospedados no Blogger, mas o dia que eu quiser contratar uma empresa pra hospedar algum site meu com domínimo próprio, eu vou preferir pagar uma hospedagem do que ter de graça.

  6. Eu encontrei um site que tem tudo de graça, ele é num é muito popular tive lendo la que é um servidor novo, num sei se é verdade, mas o que eu sei é que ele suporta todas a linguagens da web, o que diferencia dos outros hosts que eu usei como a freehostia, ispedy, 000webhost, cwaki, o que eu vi também foi a disponibilidade de um serviço pago que te dá tudo ilimitado, contas FTP, Contas de E-mail, Espaço em Disco, Subdomínio e muitas outras coisas de que um site profissional precisa.

  7. Acredito que hospedagem grátis é para aqueles que querem aprender a criar um blog ou um site. Depois de ter aprendido deve adquirir uma paga.

    Fabio Vasconcelos

  8. Tenho visto que existe alguns sites internacionais com hospedagem grátis. Gostaria de saber se esses sites são confiaveis? Já que quase noticias sobre eles.

    1. Carlos,
      A maioria das empresas de hospedagens grátis podem apresentar problemas sérios. Se você pensa em publicar um site mais sério, recomendo que contrate um plano de hospedagem profissional. Custa cerca de 15 reais por mês.

      Abraço!

      1. Eu não vou lembrar o nome, mais já usei hospedagem grátis americano, nunca me deu trabalho, era bem rápido, aceitava PHP com MySQL, mais hoje em dia hospedagem paga não esta tão caro, uma assinatura por ano sai um bom preço.

  9. eu acredito na hospedagem gratuita, mas claro que não em qualquer host. tem que oferecer um plano legal, e vantagens e para eu contratar uma gratuita. eu mesmo hospedo meu site gratuitamente com a inter.net. eles são mto bons e o suporte vale a pena

  10. nao há porque utilizar hospedagem grátis hoje em dia, com tantas empresas que oferecem hospedagens de qualidade por uma preco muito baixo, por exemplo existem empresas que oferecem hospedagem com dedicado no brasil por 6,90 por mês.

  11. Olá Celso otimo post, gostaria de fazer uma pergunta, to começando a aprender php, so que queria uma forma de testa-los online, procurei por uma hospedagem gratuita que possua suporte para o php, e com subdominio gratis, pois para aprender ta ficando meio caro investir numa hospedagem e dominio.
    Então gostaria de saber se voce sabe de algum sitte de hospedagem que apresente estes requesitos.
    Valeu, espero respostas

  12. Celso, qual foi esse serviço de hospedagem gratis que você usou 2 anos? Pois quero um gratis para quando começar a ganhar dinheiro com meu site eu adquirir uma hospedagem paga. Então, Qual você recomenda para wordpress?

    1. Dicas Sites,
      Repare que este é um guest post. Eu nunca utilizei uma hospedagem grátis para criar um site mais sério. Acho que não existe nenhuma que seja confiável.

      Abraço!

  13. Não vale a pena hospedar nenhum site ou blog gratuitamente, se o servidor sai fora do ar, você não tem direito a nada e isso pode acabar com meses ou anos de serviço

  14. Meus amigos
    Chegou um leigo, me ajudem por favor.
    Fiz um site no wix, confesso que gosto, peguei um plano premium, dai eu não recebi os dados para entrar no cpanel, e tem instruções de outros na internet entrando no cpanel e fazendo a indexação. como faço?

  15. Oi, estava pesquisando sobre o assunto e encontrei esse site,
    eu estou criando um site no wapka.mobi
    queria uma opinião sua celso
    ele esta no ar desde 2008 e nunca teve problemas graves
    so uma vez saiu do ar, mas voltou no dia seguinte
    eu tenho medo de criar o site e perder o trabalho que tive,
    se puder eu gostaria de uma opinião sua,
    Obrigado!!!

    1. Olá Davi,
      Infelizmente se você estiver criando um site em uma empresa que você não tem acesso aos arquivos que você publicou, você estará correndo o risco de perder tudo.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *