Como deixar o WordPress mais rápido para carregar

Criar Site no Webnode Grátis

Como deixar o WordPress mais rápido para carregar

Já há algum tempo o Google vem fazendo alterações em seu algoritmo de indexação dos sites, alterando a importância de alguns critérios, retirando alguns e adicionando outros. Um dos critérios adicionados a lista é o tempo de carregamento dos sites, que de acordo com experts em SEO, se um site/blog demorar muito tempo para carregar com frequência, ele pode ser rebaixado nos resultados das buscas.

O Google faz isso para manter um catálogo de sites que ofereçam um bom conteúdo, mas que acima de tudo, sejam bem estruturados e que sejam acessíveis para os Internautas que utilizam o mecanismo de pesquisa.

O próprio Ferramentas para Webmasters fornece um gráfico que mostra a velocidade de carregamento do site ao longo do tempo (desde que esteja cadastrado no serviço), o que mostra que o Google está mesmo monitorando este critério.

desempenho do site

Para ver o desempenho de seu site, acesse o painel do Ferramentas para Webmasters, clique em “Google Labs” e em “Desempenho do Site“.

Como deixar o WordPress mais rápido para carregar

Contrate uma boa hospedagem
correndoQuem está começando no mundo dos blogs e ainda não está gerando uma renda suficiente para pagar um servidor dedicado (que é utilizado só pelos seus sites e blogs) tem que se render as hospedagens compartilhadas, que normalmente armazenam centenas de sites como o seu.

O problema aqui é que boa parte das empresas de hospedagens lotam o servidor, na ganância de ganhar mais dinheiro sem precisar investir em um outro servidor. O que ocorre então é um sobrecarregamento no uso dos recursos do servidor, como é o caso da memória RAM, CPU e da saída de rede, podendo levar todos os sites armazenados no mesmo servidor a ficarem extremamente lentos para carregarem.

Por isso é importante sempre escolher uma empresa de hospedagem que tenha credibilidade no mercado, para evitar que seu blog perca visitantes e posicionamento nos resultados das buscas. Sempre fuja das empresas que cobram em torno de R$3 por mês.

Utilize um plugin de cache
O WordPress é um sistema dinâmicos, por isso sempre que um visitante acessa uma página de seu blog, várias coisas acontecem no servidor de forma que o visitante possa visualizar a página. Se houver um número razoável de visitantes simultâneos em seu blog, o servidor pode ficar sobrecarregado com tantas requisições, levando a lentidão ou ao travamento total em casos extremos.

Para resolver este tipo de problema, você pode utilizar um plugin de cache, que transforma as páginas dinâmicas em páginas estáticas, que são exibidas aos visitantes, agilizando a exibição das páginas e aliviando o servidor.  Explicando de uma forma bem simples, seria como se o plugin tirasse fotografias das páginas do blog e as entregasse aos visitantes sempre que eles quiserem visualizar uma determinada página.

Desative plugins desnecessários
Uma das vantagens do WordPress é a possibilidade de adicionar plugins que estendem as funcionalidades do sistema, permitindo fazer coisas que de outra forma seria impossível.

O problema aqui é que devido a facilidade, muitas pessoas acabam adicionando plugins demais (ou será que você precisa dos 50 plugins presentes em seu blog?), podendo ocasionar lentidão devido aos processos que o servidor tem que executar para que o plugin funcione. Em casos extremos, um plugin pode até causar incompatibilidade com outros plugins, travando ou desconfigurando o blog.

Otimize as imagens
A fim de deixar o blog mais leve, outro ponto importante é referente ao peso total das páginas, sendo as imagens o grande vilão da história na maioria dos casos. Por isso, lembre-se de sempre otimizar as imagens antes de adicioná-las aos seus posts, seja ajustando as medidas ou diminuindo o seu peso.

Você pode fazer isso utilizando um editor de imagens ou mesmo um serviço de otimização online como é o caso do Image Optimizer, que é o que eu venho utilizando ultimamente.

Recomendo que faça um teste no GTmetrix, que além de mostrar as imagens mais pesadas em seu blog, ainda aponta diversos fatores que podem estar deixando seu blog mais lento.

Mantenha o WordPress atualizado
A cada nova versão do WordPress novas implementações são adicionadas, incluindo mudanças na forma que o sistema acessa o banco de dados. Por isso é importante manter o blog atualizado de forma que ele seja o mais eficiente possível.

Isso também é importante para manter o blog mais seguro, já que novas atualizações de segurança são implementadas a cada nova versão.

Se você gostou deste artigo Como deixar o WordPress mais rápido para carregar, divulgue nas redes sociais e/ou deixe um comentário abaixo.

18 thoughts on “Como deixar o WordPress mais rápido para carregar

  1. Olá Celso
    Obrigado por mais uma postagem sobre o wordpress. Eu como utilizo esta plataforma para gerenciamento do meu blog aproveito ao máximo todo o conteúdo que acho na internet para o melhoramento do desempenho do WP, tornando seu artigo algo essencial, principalmente para iniciantes.

  2. Realmente estava usando o W3 Total Cache e vi que não estava carregando legal depois mudei para o WP Super Cache e vi que o site ficou mais rapido sempre é bom usar um plugin de cache.

  3. Ótimas dicas de otmização de carregamento, pois muitos querem ter gráficos maravilhosos em sua página inicial, muitos instalam plugins que nem utilizam, boas dicas mesmo!

    Quem sabe agora perdendo posições junto aos buscadores, não vão em seu blogs e fazem uma limpeza?

    1. Pois é !
      Meu site tem subido significativamente nas buscas e se isso está acontecendo tão rápido, o panda e outros fatores estão ajudando bastante !
      E quem vai ficando pra traz tem que se ligar que não só este mas como muitos outros fatores podem estar interligados.

  4. Olá Celso

    Sempre acompanho seu site, que aliás possui informações muito boas.
    Vou seguir essas dicas que você passou para melhorar o carregamento das páginas do meu site.
    Eu uso o wordpress no meu blog e utilizo o plugin GZIP, que faz a compressão dos dados da página, ajudando a ficar mais rápido o carregamento.
    Até mais.

  5. Essa questão de plugins é bem interessante por que as vezes usamos plugins que não acrescentam nem ajudam a melhorar a experiência de usuário.

    Apenas deixam nossas vidas de webmasters mais fáceis, acho que isso deve ser levado em conta também na hora de adicionar um novo plugin.

    Ótimas dicas Celso.. Abraço!

  6. Olá Celso!

    Desculpa a minha ignorância, em relação as hospedagens compartilhadas, isso se refere a wordpress hosting que vejo por aí???

    1. Vera,
      Não sei se entendi a sua pergunta. Acredito que seja as hospedagens “feitas especialmente para WordPress”.
      O que eu posso dizer sobre estas hospedagens é que são as mesmas utilizadas para instalar um sistema como o Joomla ou um site normal.
      A hospedagem compartilhada é a mais comum utilizada pelos webmasters, ela é concretizada quando uma empresa de hospedagem divide os recursos de um servidor em diversas partes e as vende separadamente para diversos clientes. O problema deste tipo de hospedagem é que quando um ou mais sites utiliza recursos demais do servidor, é invadido ou apresenta problemas de instabilidade, todos os outros sites armazenados no mesmo servidor podem ser prejudicados.
      Por isso é muito importante somente adquirir uma hospedagem com uma empresa séria e evitar as promoções de R$3~5 por mês.

      Abraço!

  7. Olá Celso,

    O fato de um blog demorar para carregar acarreta outro fato negativo além de sobrecarregar o servidor:As pessoas ficam nervosas e como praticamente ninguém mais tem tempo a perder esses internautas provavelmente deixarão blog ou site para nunca mais voltar.

    Abraço!

  8. Olá Celso!

    Fiz uma busca no Google sobre como tornar o mey blog WordPress mais rápido e encontrei o seu artigo em 1º lugar. Parabéns!

    Já estou implementando as dicas citadas. Obrigado!

    Sucesso em 2013!

  9. boa notie celso lemes gostaria de saber qual melhor plugin de cache para wordpress?

    e tipo no cpanel process running como diminuir o processo? o que leve a fazer subir o process running pq ate agora n entendo

    1. Olá Jose,
      Você pode utilizar o WP Super Cache que é um dos melhores.
      O processamento pode estar subindo por causa de algum plugin que você está utilizando. Alguns plugins não são otimizados para aliviar a carga no servidor, como é o caso de plugins de estatísticas ou que mostrem algum tipo de resultado em tempo real.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *