Como Criar um Site para FaceBook usando o Web Acappella

Criar Site no Webnode Grátis

Web Acappella

Guest post escrito por Rafael Marques do site Web Acappella Full.

Pode parecer um termo estranho, mas “Sites para Facebook”, tem se tornado um solução cada vez mais viável para apresentar um negócio ou mesmo apresentar alguma parte de sua empresa na sua página no Facebook.

O Web Acappella, sendo um software muito articulado para criação sites, é de fato uma ferramenta excelente para este fim. Existem algumas determinações para ter um site funcionado no Facebook que vocês verão ao decorrer deste artigo.

Para que seria este site ou página…

Bom, acredito que todo mundo aqui no Criar Sites, saiba da importância de ter uma página no Facebook, ela lhe permite, com muita eficiência, divulgar o seu trabalho e manter uma relação mais estreita com seus clientes ou possíveis clientes. Por tanto uma página bem apresentável, onde os seguidores ou fãs possam ter informações de fácil acesso aos recursos ou serviços que sua empresa oferece.

Como Funcionaria

Além da capa e das informações, sua página no Facebook aceita a instalação de um aplicativo, onde você pode linkar um site ou aplicativo mesmo e depois mostrar um ícone naquelas abas no mural da página. É um processo simples, mas muito eficiente.

Por que o Web Acappella?

Na minha opinião, é o programa mais completo para sites de pequeno e médio porte, como para pequenas empresas, landing pages, Hotsites, dentre outros. Dispõe de diversos recursos e é muito simples de usar, sem frescuras e direto ao ponto. Tudo fica exatamente onde queremos deixar e o melhor, funciona em tudo em quanto é navegador, inclusive celulares e até o Internet Explorer, por incrível que pareça.

O que é necessário?

O Web Acappella, obviamente, mas iremos precisar de uma versão diferente do habitual, que gera páginas na extensão PHP, ou então poderá usar um script, mas que é pago, para fazer esta alteração, pois a versão PHP do programa não é oficial. O Scritp custa R$25, você irá executá-lo depois do site pronto.

Você vai precisar uma hospedagem onde tenha um certificado SSL, mesmo que seja um certificado compartilhado, que também funciona, todas as empresas de hospedagens que eu conheço fornece este certificado compartilhado gratuitamente.

E também de uma fã Page, é claro, para fazer a instalação do aplicativo.

Por onde começamos?

Primeiro fazemos o site de acordo com algumas determinações que irei especificar logo abaixo, não é nada de mais, mas é importante. Depois configuramos o aplicativo na página e por fim e não menos importante, configuramos uma aba para o aplicativo no mural da página ( aquele que se parece com um menu logo abaixo da capa que é muito visível. RS

Irei usar como modelo um aplicativo que criei para a Fá Page do meu blog, mas vocês podem usar a criatividade para criar até mesmo sites completos para a sua empresa ou para a de um cliente. Sendo um site dentro do facebook se torna uma ótima maneira de obter visitas, ou até vender algo diretamente no face.

Chega de conversa

Depois de instalado o Web Acappella, você poderá usá-lo para criar o seu site ou página de apresentação que é o caso deste exemplo.

A primeira coisa que deve notar é a largura deste aplicativo, que é no máximo 800px, mas eu aconselho a usar uma largura menor, neste exemplo eu usei uma largura de 699px o que podemos arredondar para 700 sem problema. A altura pode ser do tamanho que preferir, já que área do aplicativo vai se expandir para acomodar o site.

imagem1

Através da largura desta página, você pode criar toda a estrutura do site, criando links, menus, botões, imagens, tudo que desejar e que o Web Acappella suporte. Você pode criar um loja virtual do seu negócio, uma página “Sobre”, ou até mesmo o site completo para o seu cliente, usando slides, formulários de contato, mapa e tudo mais que o Web Acappella tem a oferecer.

Publique o site em um subdomínio ou um pasta do seu servidor web, que seja de fácil acesso. Você também precisará da url segura deste site que criou. Exemplo:

URL normal: HTTP://seuseite.com.br/app
URL segura: HTTPS://seusite.com.br/app

Você pode consegui a URL segura do seu servidor gratuitamente, como já mencionado, mas compartilhada é claro. Procure o seu sérvio de hospedagem.

Aplicativo do Facebook

Depois de criado o site, seguindo a estruturação proposta, você deverá criar um aplicativo para o Facebook, o que é relativamente uma tarefa fácil que iremos descrever abaixo.

Use o link https://developers.facebook.com/apps para acessar a página de desenvolvimento no Facebook, clique em “Criar novo APP”, irá aparecer um popup, coloque o some do seu aplicativo, como descrito na imagem abaixo e clique em continuar.

imagem2

Preencha as informações básicas do aplicativo.

imagem3

Abaixo, escolha a opção “Aplicativo no Facebook” e preencha com as informações:

No primeiro campo, coloque a URL do Seu aplicativo; no segundo campo, coloque a URL segura do seu aplicativo, depois escolha as opções de largura e altura do quadro do aplicativo, pode ficar do modo que está se preferir.

imagem4

Mais abaixo, escolha a opção: “Aba de página”, que será as informações da aba na sua página. Preencha com as informações: Nome da aba no primeiro campo, URL normal do APP e URL segura do APP, necessariamente nesta ordem. Depois escolha a miniatura da imagem que irá na aba da página o tamanho deve ser exatamente 111px por 74.

imagem5

Depois clique em salvar alterações. Pronto App criado.

Colocar a aba do APP no mural da página

Depois de tudo pronto, é hora de colocar o ícone do seu APP aparecendo na sua página, é muito simples por sinal. Cole esta URL no seu navegador substituindo o espaço em vermelho pelo ID do seu aplicativo:

https://www.facebook.com/add.php?api_key=IDdoAplicativo&pages=1&

imagem6

Em seguida irá aparecer uma lista de páginas que você administra, basta escolher a que deseja adicionar o aplicativo e pronto.

Tirando a barra de rolagem vertical do APP

Depois de pronto provavelmente irá aparecer uma barra de rolagem na vertical, o que pode incomodar um pouco é muito simples resolver, basta colocar o código abaixo na head do seu site.

[Código1]

No Web Acappella você pode colocar da seguinte forma: Clique em site no menu superior no programa, depois clique em “Propriedades do WebSite”.

imagem7

Em seguida clique no penúltimo ícone, em forma de engrenagem e cole o código no campo em branco, clique em ok, publique o site e pronto.

imagem8

Você pode ver o resultado de um aplicativo criado com o Web Acappella clicando aqui.

Conclusão
Seja criativo e faça deste recurso uma ótima forma de trabalhar o marketink do seu negócio e ofereça também este serviço a clientes, caso o tiver.

Qualquer dúvida deixe um comentário abaixo que ficarei feliz em responder. Obrigado e até a próxima.

Guest post escrito por Rafael Marques do site Web Acappella Full.

12 thoughts on “Como Criar um Site para FaceBook usando o Web Acappella

  1. Olá Rafael Marques, fiquei em duvida na questão do PhP, não achei em que parte do tutorial está sendo colocado o Script em PhP mencionado acima. Desde já obrigado por compartilhar seus conhecimentos e parabéns Curti !!!

  2. Otimo artigo!

    Na minha opinião, o Web Acappella é otimo para criar site para
    facebook, mais na minha preferência eu uso o Wix,
    o Wix também é muito bom para criar site para Facebook,
    e não prescisa pagar nada.

  3. Consegui não, parei na “fase” de (Colocar a aba do APP no mural da página). Quando coloco, vai é pra pagina inicial do facebook.

  4. Consegui criar a aplicação e adiciona-la à pagina do Facebook mas ela não aparece na cronologia ou no separador SOBRE.

    Como é que posso colocar a app a abrir directo quando alguem acessa na minha pagina de Facebook?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *