Como Criar Diretórios Protegidos por Senha no cPanel

Criar Site no Webnode Grátis

Pasta protegida por senha

Se você está desenvolvendo seu site ou blog em uma hospedagem que oferece o cPanel como painel de controle, poderá utilizar um recurso interessante que permite bloquear o acesso a uma ou mais pastas dentro de sua hospedagem, sendo necessário inserir um nome de usuário e senha para ter acesso a pasta em questão, assim como os arquivos que estiverem armazenados dentro dela, o que é muito útil para quem deseja oferecer algum material exclusivo para seus visitantes.

Se você está querendo implementar este recurso em seu site ou blog, continue lendo este tutorial.

Como proteger uma pasta

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o painel de controle de seu servidor, na maioria dos casos basta apenas adicionar /cpanel ou :2082 após o endereço do site em seu navegador de internet preferido. No caso do CriarSites ficaria assim www.criarsites.com/cpanel ou www.criarsites.com:2082

Em seguida entre com seu login e senha que foi passado a você por sua empresa de hospedagem para logar-se ao painel de controle. Procure então pelo campo “Segurança” e clique em “Diretórios de proteção de Senha“.

segurança no cpanel

Você será direcionado a uma página onde poderá selecionar a pasta que deve ser protegida por senha. Se ela já estiver aparecendo na página, basta que você clique no nome dela para ser levado ao gerenciador de senhas.

Caso seja uma subpasta, você deve então clicar na pequena pasta amarela que aparece do lado direito até encontrar a pasta desejada. Ao encontrar clique sobre o nome.

escolher pasta para proteger

Na próxima página selecione a opção “Senha protege este diretório” e adicione o mesmo nome da pasta que deseja proteger no campo abaixo. Salve a alteração.

protegido

Volte para a página anterior clicando no botão “Voltar“.

voltar para a página de configuração

Agora crie um nome de usuário e uma senha segura para a pasta a ser protegida e clique no botão “Adicionar/modificar usuário autorizado“.

Você poderá repetir este processo caso deseja adicionar mais de um usuário.

criar novo usuário

Feito isso a pasta já estará protegida com o usuário e senha.

Nota
Se estiver utilizando algum sistema de redirecionamento de páginas de erro como é o caso do plugin Smart 404 para WordPress que eu estou utilizando aqui no CriarSites.com, este procedimento pode não funcionar, já que as regras dele sobrepõem as regras da configuração acima. (alguém sabe explicar porque isso acontece?).

Se você quer criar páginas protegidas por senha em outras plataformas, confira os seguintes artigos

Gostou deste tutorial? Então deixe um comentário e não se esqueça de divulgar nas redes sociais.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

7 thoughts on “Como Criar Diretórios Protegidos por Senha no cPanel

  1. Celso, primeiramente gostaria agradecer pelo ótimo trabalho, estou com um problema terrível e não encontro a solução em lugar algum. No meu blog defini uma linha Doctype, porém antes dela aparece uma que acaba anulando a funcionalidade do Doctype, esta só aparece quando visualizo o código fonte nos navegadores, no editor do wordpress ela não aparece, poderia me ajudar por favor .

    Esta é a linha que aperece quando visualizo nos navegadores

  2. Ola Celso, gostaria de saber se vc pode me ajudar a proteger pastas e subpastas no Hostinger ! Pois só consigo proteger a pasta onde foram publicada todo conteúdo , mas n achei como blockear só alguns diretórios desta pasta.Fico no aguardo , obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode