Como Criar PDF E-books no Formato Digital para Download

Criar Site no Webnode

Como Criar PDF E-books no Formato Digital para Download

A criação de um e-book seja para venda ou para geração de links para seu próprio blog, pode trazer ótimos resultados, principalmente quando o infoproduto é distribuído de forma gratuita, já que este tipo de conteúdo, quando tem qualidade, são recomendados por pessoas no marketing boca a boca, redes sociais, e-mails, fóruns e etc. As pessoas adoram coisas de graça.

Acredito que a melhor forma de distribuir um e-book seria no formato PDF, do Acrobat Reader, porque o resultado final é muito mais bonito do que se fosse no Word (parece que ele vira um desenho), além de dificultar a cópia ou edição do conteúdo.

Como Criar PDF E-books no Formato Digital para Download

Existem diversas formas de se converter um documento DOC para PDF. Eu mesmo já tentei diversas formas de converter meus e-books para este formato, mas apenas dois deles foram realmente eficientes. O Word 2010 e o BR Office (grátis).

Se você também está criando seu e-book e gostaria de converter para o formato PDF, confira abaixo algumas dicas.

Dica
Para deixar seu e-book ainda melhor, recomendo a leitura do artigo “Dicas práticas sobre a criação de um EBOOK“.

Word em suas últimas versões

Eu não sei dizer a partir de qual versão a conversão para PDF foi implantada no Word. No meu caso, o e-book “Guia de otimização de sites para os mecanismos de buscas” foi feito com a versão Word Starter 2010.

Se você também usa o Word para editar seus e-books, você pode converter o documento para PDF clicando no ícone “Arquivo” e em “Salvar como”. No campo Tipo, altere para PDF.

Salvar arquivo como

Em seguida, marque a opção “Tamanho mínimo (publicação online)” que otimiza o arquivo, deixando-o mais leve para ser distribuído pela Internet e salve o documento.

tamanho do aqruivo pdf

BR Office

O BR Office é o primo grátis do pacote Microsoft Office. Eu não o uso ele profissionalmente, mas dizem que ele oferece todos os recursos que o o pacote da Microsoft oferece, com a diferença de que não é preciso pagar nada.

Se você estiver utilizando este pacote, abra o e-book com o BR Office Writer e clique no pequeno botão PDF que aparece no menu superior do programa.

salvar em pdf no broffice

Na janela que se abre, dê um nome para o arquivo e salve. Ele já será convertido para PDF otimizado para distribuição pela Internet.

Bom é isso aí, se você tem um e-book de autoria própria, aproveite para deixar o link nos comentários para ele ser baixado pelos leitores do CriarSites.com e não se esqueça de divulgar este artigo para os seus amigos e nas redes sociais. Até a próxima.

Arquivos em Word Excel podem ser convertidos em formatos de arquivos digitais para serem lidos no AdobeAcrobat.

Gostou do artigo Como Criar PDF E-books no Formato Digital para Download? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

23 Comments

  1. O recurso de PDF foi implementado na versão 2007. Porém era preciso baixar em separado, e antes disso ele fazia a verificação se era original ou não. Além disso, eu sempre usei um programa chamado CutePDF Writer, que é bem interessante também. Após instalar, para criar o PDF é só dar o comando de imprimir. Aparecerá o CutePDF como sendo uma impressora. É só selecionar e dar OK que ele gera o PDF também.

    Ueritom

    • Olá Ueritom,
      Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Eu não cheguei a testar o CutePDF. Vou testar um dia.

      Abraço!

  2. Celso eu uso tanto o PDF Creator quando o Office 2010 para criar meus arquivos PDF, tanto um quanto o outro cumprem bem a tarefa.

    Abraços,

  3. Ótima dica Celso, já usei muito o Word e o BrOffice nos meus ebooks…….Prefiro o BrOfffice que é na “faixa”……kkkk

    Hoje dia, uso eWriterPro………..É com essa ferramenta que estou escrevendo meu próximo best-seller…………
    O título do ebook é o seguinte: COMO MENDIGAR POR UM CLIQUE NO ADSENSE.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Grande Abraço

  4. Nunca foi tão fácil criar ebooks em pdf hoje em dia! hehe

  5. Ultimamente temos encontrado diversas matérias(post´s) sobre como fazer um ebook, eu mesmo estou montando um no meu “nicho” de trabalho que é sobre interfone ( http://www.interfoneilha.com ) , pois descobri que não há nenhum curso on-line sobre instalação de interfone .

    A minha duvida , Celso , é em relação a direitos autorais , pois apois horas (ou dias) de trabalho na montagem de um ebook , seria muito desagradável encontrar um “esperto” que registrou o seu ebook e que ele pode até cobrar os direitos autorais pelo seu trabalho! Isto não é nada justo , mas ´pode muito bem acontecer!

    E isto , creio eu, não se aplica a somente ebook´s para venda , mas também para os grátis, pois caso alguem registre o ebook que
    você fez teria que pagar os “direitos” a esta pessoa ( se é que podemos chamar de pessoa um #$%&* que faça isto )..

    O que acha a respeito disto?

    Abraços motociclistas a todos.

    Guru

    • Guru,
      Sei não, acho que teria como provar que você é o autor do e-book.
      De qualquer forma, uma pessoa que tentasse fazer uma coisa dessas teria mesmo que ser cozido no sal e vinagre depois de ser chicoteado 101 vezes por uma tribo canibal, hehe.

      Abraço!

  6. Eu não sei se já usaram, mais também da pra editar todo ele no Word e depois imprimir ele com PDF atráves do PDF Creator, um programa simples e open source que serve como Impressora Virtual PDF. Ele é muito perfeito, tem várias opções e da pra bloquear muita coisa. Testem ai, tenho certeza que vai ser de grande utilidade.

  7. julio cesar dos santos

    Gostaria de saber se existe uma forma de publicar um ebook que tenha proteção contra cópias e contra distribuição. É que estou pensando em comercializar um livro de minha autoria, e não gostaria que uma pessoa o comprasse e depois partilhasse com outras pessoas por email, copiando em cd’s, imprimindo etc. Ou seja, que não houvesse uma forma da pessoa passar o livro adiante, a não ser que ela escreva o livro no word e o salve.

  8. o que tenho que fazer para postar o meu livro ebook em pdf,no meu site e as pessoas baixarem automático como agente faz do seu site? Sei que posso enviar em arquivo por e-mail.
    obrigada
    ursolina

    • Olá Ursolina,
      No Blogger não tem como fazer isso. Neste caso você teria que utilizar um serviço de armazenamento de arquivos.

      Abraço!

  9. Vicente Rodrigues

    Olá, Celso Lemos! Como vai? Desde já quero te agradecer por mais uma super dica. Não sabia como converter um arquivo do word para pdf apenas em salvar como. Celso estava escrevendo um artigo e salvei em pdf só que depois que salvei aí ví que tinha alguns erros e agora como faço para reverter esse doc de PDF para Word? Desde já te agradeço…
    Parabéns pelo artigo.
    Sucesso Pra você!
    Abraço.

  10. Vicente Rodrigues

    Não, Celso. O arquivo tá salvo só que em formato PDF. Queria editar trazendo de volta para o word tem como?
    Abraço.

    • Olá Vicente,
      Aí não tem jeito, o arquivo PDF é feito para não ser editado. Você precisaria do documento do Word.

      Abraço!

  11. Valeu Celso .. Estava atrás dessa informaçao a muito tempo .. estou com o e-book em fase de acabamento e já fico tranquilo por ter encontrado a informaçao de transforma-lo em Pdf.

  12. Eu estou com alguma dificuldade, na hora que converte o arquivo de PDF para MOBI o arquivo novo sai sem a formatação do livro em pdf, sai tudo desordenado… Como eu faço para corrigir isso?

  13. Parece que hoje já tem como converter o PDF para word. A questão é: Como proteger o arquivo de adulterações?

    • Olá Roberto,
      Nenhum programa é capaz de proteger o conteúdo 100%. Acho que a melhor opção para você seria salvar todos os textos em imagens e então adicionar as imagens no PDF. Desta forma não teria como editar o conteúdo.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *