Como Cadastrar seu Site ou Blog no Google e Yahoo

Google Logotipo

Os mecanismos de busca representam uma das formas mais baratas e eficientes para divulgar sites e blogs na Internet, portanto ter seu site em boas posições nos resultados das buscas para palavras-chave dentro de seu nicho pode direcionar centenas ou até milhares de visitas a mais todos os dias.

Se você está começando com o seu site agora, provavelmente não estará aparecendo nos resultados das buscas ainda, pelo simples fato de que o Google o desconhece. Portanto é necessário informar ao Google sobre sua existência.

SEO no WordPress

A forma mais eficaz de se fazer isso é conseguindo um link em um site que já esteja presente no Google apontando para o seu site. Desta forma quando o indexador do Google visitar o site “doador” para procurar por novos conteúdos, encontrará o seu link lá e passará a visitar e indexar seu site também.

O problema é que a não ser que você mesmo já tenha um site ou blog há algum tempo onde possa adicionar o link para o seu novo site, dificilmente conseguirá um link de outra pessoa, já que não é comum que os webmasters/blogueiros saiam apontando links para terceiros, principalmente quando são novos.

Se este for o seu caso a alternativa é fazer o cadastramento manualmente, onde você só precisa inserir a URL do seu site e enviar a solicitação, mas lembre-se de que após enviar a solicitação de indexação, você deve aguardar até que seu site comece a aparecer nos resultados. Além disso entende que a princípio apenas algumas páginas serão indexadas e provavelmente não conseguirão um bom posicionamento.

Dica
Para descobrir se o seu site já está aparecendo no buscador do Google, assim como quantas páginas já estão indexadas, basta que você pesquise pelo seu site da seguinte forma site:www.seusite.com. Confira a imagem abaixo.

pesquisar criar sites no google

Como cadastrar seu site no Google e Yahoo

O Google é de longe o buscador mais utilizado na Internet, seguido pelo Yahoo e Bing da Microsoft, portanto estes são os buscadores que você deve dar mais atenção.

Nota
Nos três buscadores será necessário que você tenha uma conta de usuário.

Conclusões
Lembre-se de que não basta apenas cadastrar seu site e ficar sentado esperando os visitantes aparecerem. O ideal é que você aprenda como otimizar suas páginas de forma que elas fiquem mais atrativas para os buscadores e assim você aumente as chances de se dar bem. Recomendo que baixe o meu e-book de “Otimização de Sites para os mecanismos de Busca” para aprender como fazer isso.

Gostou deste artigo? Tem alguma dica ou dúvida? Deixe seu comentário.

15 thoughts on “Como Cadastrar seu Site ou Blog no Google e Yahoo

  1. Muito bom, mas tenho uma dúvida, o cadastro de sites no Yahoo e Bing não são a mesma coisa? Ou segue o mesmo caminho…

    Abraço

    1. Olá Gabriel,
      O Yahoo e Bing são empresas diferentes. Seria o mesmo que a Coca Cola e a Pepsi. Ambos trabalham no mesmo ramo, mas são duas empresas diferentes.

      Abraço!

      1. Sim Celso, mas toda vez que tento incluir um site no YahooSearch, sou direcionado para o Bing Webmaster, é assim mesmo ou eu não estou sabendo fazer?

        Abraço!

        1. Olá Gabriel,
          Acho que eu posso responder essa pra você…
          Como o Celso já disse são duas empresas diferentes, porém elas firmaram uma aliança desde 2010 (que começou primeiro nos Estados Unidos e Canadá).
          Por isso quando você inclui seu site no YahooSearch ele te direciona para o Bing Webmaster. Há aliança feita pelas duas empresas foram por motivos óbvios….Mostrar aos anunciantes que juntas teriam mais ou menos 30% dos resultados de buscas, podendo assim justificar seus preços no adCenter ou até mesmo aumenta-los.
          Tudo para tirar uma casquinha da gigante de Mountain View, Google.
          Espero ter tirado sua dúvida, neste breve comentário.

          Abraços e sucesso.

          Ps. Segundo os dados da Hitwise de março de 2013, o Google Br teve 75, 22% das buscas, a Bing Br com 8,74% e o Yahoo Br com 1,36%.
          Até aqui tudo normal, mas a grande surpresa foi que o motor de busca que mais converteu foi o Yahoo Br com 82,14% e o Bing Br com 81,64%. O que significa que mais de 80% das buscas feitas por elas resultaram em uma visita para o site.
          O Google ficou com 72,97%.

          Espero ter ajudado de alguma forma.

          1. Olá Marlon,
            Muito obrigado pelos esclarecimentos, agora entendi. Então quando incluo um site/blog no Bing, estou incluindo também no Yahoo? Certo?
            Bom, valeu mesmo pela explicação, há tempos que tinha essa dúvida..

            Grande abraço!

  2. Excelente artigo Celso, muito bom o link ao final “Otimização de Sites para os mecanismos de Busca”. Gostaria se pudesse me ajudar, pois procurei muito no seu site, poderia me dizer você já criou algum artigo sobre essa barra lateral que aparece aqui ao lado esquedo com as opções tweetar, share e curtir e se movimenta conforme movemos a página?
    Obrigado

  3. Olá, Celso Lemes!
    Excelente dica, com certeza não podemos deixar de cadastrar o nosso blog, nesses buscadores.
    Um forte abraço!

  4. Cada dia que passa o Google confunde mais a cabeça dos blogueiros, antes ter vários links era primordial, mas agora não sei se vale a pena. Acredito também que Yahoo e Bing trazem pouco resultado, melhor mesmo é concentrar no Facebook, porém as visitas não tem a mesma qualidade do Google Organic.
    Enfim, todo tipo de visita é útil, mesmo que seja pouco, afinal não devemos colocar todos os nosso ovos no mesmo cesto chamado Google.

  5. O único problema desta ferramenta do Google é que pode levar até 3 semanas para que os robôs indexem seu site, pois existe uma fila quilométrica para indexação.
    Uma maneira mais simples para quem usa a plataforma WordPress é instalar algum plugin para indexação. Já no Blogger não tem esta opção, pois os novos sites são indexados em menos de 1 semana automaticamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *