Como cadastrar seu site no Ferramentas para Webmasters

Criar Site no Webnode Grátis

O Ferramentas para Webmasters ou Google Webmasters Tools é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, que permite que webmasters identifiquem problemas de indexação e tenham uma noção mais profunda sobre como seu site é indexado pelo buscador do Google.

Muitas pessoas tem solicitado informações de como cadastrar um site no Ferramentas para Webmasters, por isso eu resolvi preparar este pequeno tutorial com um passo a passo. Confira.

Nota
A maioria dos construtores de sites como o Webnode, não permitem o uso desta ferramenta por não ser possível confirmar a titularidade.

Como cadastrar seu site

Primeiramente você precisa acessar o site do Ferramentas para Webmasters e criar uma conta ou entrar com uma conta já existente, que pode ser do Gmail, Orkut, Google Sites, Adsense e etc.


Ao acessar o painel você verá no centro da tela a seguinte mensagem “Bem-vindo às Ferramentas do Google para webmasters. Para começar…”

Clique no botão “Adicionar um site…” e insira o endereço do seu site, começando pelo http:// e clique no botão “Continuar”.

Na próxima tela você terá as opções para verificar a titularidade do site. Você pode fazer isso inserindo uma Meta Tag dentro da página inicial do seu site ou publicando um arquivo HTML dentro do servidor. Vamos conferir cada um deles.


Clique na imagem para ampliar

Meta Tag

A meta tag é indicado para sites ao qual você não tem acesso FTP, mas pode editar o código da página. Muito comum em blogs e em alguns construtores de sites.

Para fazer isso é necessário que você acesse o editor do template do seu site e que adicione o código fornecido pelo Ferramentas para Webmasters dentro da página principal, entre as tags <head> e </head> que aparece no começo do código HTML da página. Confira um exemplo com o código adicionado a um template no Blogger.


Clique na imagem para ampliar

Enviar um arquivo HTML

Esta opção é a recomendada para sites hospedados em servidores profissionais ou servidores gratuitos ao qual você tem acesso FTP (construtores de sites como Webnode, Yola, Google Sites NÃO oferecem este recurso).

Você deve salvar o arquivo disponível na página do Ferramentas para Webmasters e sem alterar o nome,  publicá-la via FTP na pasta raiz em que seu site está hospedado.


Clique na imagem para ampliar

Assim que adicionar a meta tag ou o arquivo HTML ao seu site, você deve clicar no botão “Verificar” para confirmar a titularidade do site. Repare que você deve esperar algum tempo até que o Google comece a exibir as informações referentes ao seu site.

Recomendo que acesse o Ferramentas para Webmasters e verifique o seu site de vez em quando para saber como o Google está enxergando o seu site.

Gostou deste tutorial? Tem mais alguma dúvida em relação a este assunto? Deixe seu comentário.

E-book – Criar Site no Webnode

Baixe gratuitamente o e-book “Como Criar um Site no Webnode” que mostra como você pode criar um site completo utilizando o construtor do Webnode, além de como monetizar, divulgar e otimizar as páginas do site.

29 thoughts on “Como cadastrar seu site no Ferramentas para Webmasters

  1. Olá Celso tudo bem? Olha eu tenho um blog no Blogger.com acabei de comprar um domínio no UOL Host eu não quero configura o DNS e continuar postando pelo Blogger.com queria pelo WordPress.org que é mais profissional como eu faço isso?

  2. Celso muito bom.
    Vai ser muito útil para mim.
    Mas queria saber uma coisa, podes postar um artigo, sobre como pudemos adicionar comentários ao nosso site?
    Não sei como fazer uma ligação à base de dados, nem sei o que preciso mais de fazer para puder inserir comentários no meu site.
    Eu uso o webacappella, comprei a licença premium

  3. Por que não fez o serviço completo? Deveria ter mostrado como aplicar a mesma dica em outras ferramentas para webmaster como Bing e Site Explorer do Yahoo!. A Google não é a única que oferece um sistema de pesquisas eficiente e eficaz, embora seja líder absoluta no setor de buscas na rede.

  4. Celso,
    Tambem é bom ressaltar os cuidados que devemos ter nas configurações dos nossos sites como país, inclusão ou não do “www” e taxa de rastreamento (se o servidor tiver problema).

    No caso do país seu site pode aparecer com “traduzir esta página” se ela não estiver configurada para o brasil.

    A inclusão ou não do “www” é monos importante, mas é sempre bom olhar.

    E a taxa de rastreamento se o seu servidor tiver problemas no tráfego.

    1. Gisele,
      Com certeza você precisa. A distribuição de qualquer material protegido por lei é ilegal, podendo acarretar problemas para você ou para seus pais caso você seja menor.

      Abraço!

  5. olá celso
    vivendo e aprendendo
    se eu tiver alguma coisa a ajudar no seu site
    eu ajudarei mas te criticar não porque na rede é troca de informação
    e experiencia e cada um tem a sua.
    abraço

  6. Muito legal o artigo Celso, muitos profissionais ainda não sabem onde cadastrar e como fazer isso, esse tutorial ajuda e muito. Parabéns pelo site e o artigo em particular! Sucesso.

    1. Alexandre,
      É difícil de dizer qual seria a melhor ferramenta. Isso depende de cada pessoa.
      Mas na minha opinião é o Webnode que é um construtor de sites online onde você pode desenvolver seu site através de um painel de controle.

      Abraço!

  7. Muito legal o post. Tão logo o vi e já me cadastrei no serviço pois nao sabia desse recurso. Com certeza vai ajudar a quem já conhecia e na divulgação para quem ainda não conhece.

    Abraço!

  8. Celso, eu tenho um site da webnode e vc sabe que o código so site está em css, como faço pra enviar um arquivo html pro webnode, acho que não entendi muito bem!
    Valeu!
    Abraços!

  9. Celso, me explica por favor:

    Como fazer no wordpress, que um link seja direcionado a outro site, mas que abra numa página separada ou em outra página?

    Acho chato um link abrir outro site, justamente em cima do seu blog!

    Isabel

    1. Isabel,
      Essa é fácil. No momento em que você está criando o link, você tem a opção de inserir o lik de destino e mais em baixo você pode selecionar o destino. Mude de “Não definido” para “Abrir link numa nova janela”.

      Abraço!

  10. Obrigado, acabei de usar e deu tudo certo, foi muito importante para mim que estou começando, e procuro acompanhar essas orientações dos Senhores.
    Mais uma vez obrigado

  11. Bom dia! Primeiramente parabéns pelo conteúdo; mas estou com uma dúvida aqui, em relação ao título do blog; ou seja, o título do blog tem que ser o mesmo do domínio? No meu caso o domínio é Aparencia Do Carro, posso então ter o título do blog descrito em outras palavras, mais sugestivas? aguardo; Obrigado!

  12. Olá Daniel,
    Você tem que adicionar o código no arquivo header.php de seu template. Acesse o painel de controle, clique na aba “Aparência” e em “Editar”.
    Procure então pelo arquivo header.php (ou cabeçalho) e adicione o código um pouco antes da tag “

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *