Como Adicionar Miniaturas de Imagens que se Abrem em Tamanho Real ao WordPress

Criar Site no Webnode Grátis

Plugins de SEO para WordPress

Se você utiliza o WordPress para desenvolver seu blog, poderá utilizar um recurso simples, mas tão simples que boa parte dos usuários do WordPress não o percebem, que permite adicionar miniaturas de imagens aos posts que ao serem clicadas levam a própria imagem em tamanho real.

Este recurso é muito interessante para quando você precisa adicionar uma imagem grande, mas que não cabe totalmente dentro do post de seu blog. Neste caso o visitante terá uma ideia do que a imagem trata vendo a miniatura e caso queira poderá clicar nela para ver a imagem com mais detalhes.

Confira um exemplo abaixo de miniatura abaixo.

Rosa
Clique na imagem para ampliar

Isso é possível porque sempre que você adiciona uma imagem maior que 150 pixels de largura ou altura (que é o padrão do WordPress), o WordPress cria miniaturas desta imagem para facilitar sua inclusão dentro do post.

Configurar miniaturas

Bom, primeiramente recomendo que você configure o tamanho das miniaturas que o WordPress cria quando você adiciona uma nova imagem ao seu blog. Isso pode ser feito clicando na aba “Configurações” e em “Midia“.

configurar midia

Na nova página especifique o tamanho da miniatura, do tamanho médio e do tamanho grande que as imagens devem ter. Também recomendo que desmarque a opção “Recortar as miniaturas nas dimensões exatas“.

Abaixo você pode ver as configurações que eu faço em meus blogs, mas você deve adaptar as dimensões de acordo com o template que estiver utilizando.

configuração de midia

Faça as alterações e salve.

Configurar no Post

O próximo passo é adicionar a imagem em tamanho real (que seja maior que o tamanho que você especificou na miniatura no passo anterior, caso contrário ele não irá gerar as miniaturas)  no editor de posts do WordPress.

Você deve adicionar as informações no “Título” e “Texto alternativo” normalmente e no campo “Legenda” poderá adicionar um texto que indica que se o visitante clicar na imagem, ela exibirá a mesma imagem em tamanho maior.

Mais abaixo clique sobre o botão “URL do arquivo” que cria um link na imagem que leva para o arquivo original e abaixo dele selecione o tamanho da miniatura que deseja adicionar em seu post. No meu caso eu tive a opção 180×119 px. ou 520×332 px e escolhi a segunda.

aidiconar imagem miniatura no wordpress

Feito isso é só inserir a imagem no post para adicionar a miniatura que ao ser clicada leva os visitantes a imagem em tamanho real.

Gostou deste tutorial? Deixe um comentário e não se esqueça de divulgar nas redes sociais.

8 thoughts on “Como Adicionar Miniaturas de Imagens que se Abrem em Tamanho Real ao WordPress

  1. Não intendi muito bem para o que serve isso , mas de qualquer jeito otimo topico.
    Celso , eu queria saber se você não pode aceitar um Guest Post meu. Eu queria muito escrever aqui no Criar Sites pois sou um grande leitor daqui.
    Vlw 😀

  2. Isso pode ser muito útil para quem cria tutoriais como este. Por vezes para mostrar um passo com uma imagem as partes escritas ficam demasiado pequenas, e isso permite que o leitor aumente e leia o que está escrito nas imagens.

    Quando cliquei abriu-se uma nova janela, poderia ser ainda mais funcional se abrisse por cima do blog, continuando o blog no fundo, com um botão para fechar a imagem.

    1. Olá Frank,
      Depois do Google Panda, as visitas no meu blog cairam. Acho que o Google reajustou os resultados, pois eu estava meio que monopolizando os resultados referentes a criação de sites e blogs.

      Abraço!

  3. Olá, Celso. Simples e resolve. É uma excelente alternativa ao uso de um plugin que vá onerar ainda mais o carregamento do blog e/ou causar conflitos. É assim que faço atualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *