Como Instalar o Joomla com Banco de Dados MySQL

Criar Site no Webnode Grátis

Como Instalar o Joomla com Banco de Dados MySQL

A pedido de muitos visitantes eu resolvi criar uma vídeo aula ensinando o processo para instalar o CMS Joomla.

Nesta vídeo aula eu somente cubro a instalação, porém eu também criei outros dois vídeos que eu acho que seriam muito úteis que eu ensino a configurar e utilizar o FileZilla e outro que ensina a criar e configurar um banco de dados MySQL para instalar o Joomla (ou qualquer outro CMS que você desejar).

Eu resolvi dividir todo o processo de instalação para que usuários com conhecimentos prévios não tenham que ficar “ouvindo a minha linda voz” falando sobre algo que já sabem e assim poupar seus ouvidos 😎

Portanto se você não tem idéia de como começar, recomendo que inicie pelo vídeo lááá de baixo.

Como Instalar o Joomla com Banco de Dados MySQL

Como Criar e configurar um Banco de Dados MysQL

Como configurar e utilizar o FileZilla para publicar um site

Pegue sua pipoca, apague a luz e se aconchegue na cadeira que o cinema em casa já vai começar!

Gostou destas dicas sobre Como Instalar o Joomla com Banco de Dados MySQL? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre a instalação do Joomla? Então deixe um comentário abaixo.

37 thoughts on “Como Instalar o Joomla com Banco de Dados MySQL

  1. Celso,
    Consegui…mas descobri uma coisa muito legal rs
    Eu tenho hospedagem na locaweb…foi muuuuuuuuuuito mais facil….
    Mas o seu video ajudou a saber q eu estava fazendo correto.
    Agora é so aprender a mexer…
    Instalei tudo que tinha direito na hospedagem, wordpress, joomla e etc rsrsrs
    Continue assim seu trabalho esta demais!!!Eu tenho aprendido muito por aqui!
    Sou visitante diaria!!!
    :cs: é show! 😀

  2. Uma dica para quem usa qualquer programa no seu site, como Joomla, Mambo, WordPress, etc: NUNCA deixe seu site desatualizado.

    Sempre atualize seu site com as últimas versões disponíveis dos softwares.

    Atualmente a grande maioria das alterações nos sites feitas por hackers utilizam falhas dos softwares, e não dos servidores ou programas dos servidores.

    Isso é especialmente válido para softwares em PHP.

    Existem versões do Joomla, ainda muito utilizadas, em que um hacker obtem acesso total ao painel de administração somente inserindo alguns caracteres especiais no endereço do site.

    Outra dica importante: se você não usa um software, não o instale no seu site.

    Coloque o mínimo possível de softwares no seu site, e com o menor número possível de recursos (plugins de softwares, linguagens de programação habilitadas, etc).

    A possibilidade de vulnerabilidades no seu site diminui com um menor número de softwares instalados.

    []’s
    Alexandre

  3. Eu uso Joomla 1.0.15 migrei todo conteúdo e usuários pra o 1.5.10.
    O chato é que os poucos componentes que foram instalados não foram migrados.
    Fiz uma busca no Google, foruns, etc e o pessoal fala que é extremamente complicado manter componentes de terceiros a cada atualização do Joomla.
    Ainda utilizo a serie 1.0.X, mas como vão descontinuar ela e a 1.5.x não me agradou, quero saber se há outro CSM menos complicado que Joomla e mais pratico que suporte comentário, galeria de fotos… e que a cada atualização, componentes não parem de funcionar ou dê erro. 😎

  4. Marcos,
    Este é um dos motivos de eu não utilizar o Joomla.
    Infelizmente eu não conheço nenhum CMS para sites que seja fácil de atualizar.

    Eu uso o WordPress e as atualizações ocorrem tranquilo, é só eu publicar os arquivos novos via FTP e acessar o painel de controle que tudo é atualizado.
    As vezes algum plugin deixa de funcionar, mas é fácil de resolver.

    Abraço!

  5. Realmente na busca que fiz o pessoal flava que WordPress era uma boa opção.
    Quero atualizar, mas não pra 1.5 do Joomla. Você sabe se tem como migrar pelo menos os usuários do Joomla para WordPress?

    Nesse meio tempo que uso Joomla até fazer modificações enviando arquivos via FTP da raiva. Rs… :doido:

    Não tenho saudades do meu site html, mas que era bem melhor de atualizar que joomla era.
    Mesmo com todo trabalho feito no Dreamweaver cada página… era uma tarefa até que divertida. Joomla é estress!
    Quem veste a camisa do Joomla pensa diferente. Não to aqui falando mal do Joomla, mas é um CMS que não me agrada e deixa muito a desejar.

    1. Marcos,
      Acho que não dá para migrar, você teria que fazer a mudança manualmente.
      Realmente o Joomla é muito bom, porém peca no quesito de facilidade na manutenção.

      Abraço!

  6. Nisso concordo, pra fazer manutenção no Joomla tem hora que falta paciência. Logo quando comecei a usar achei legal pra caramba! A facilidade é grande pra fazer publicações etc. O ruim é só na hora de migrar ou atualizar. Espero versão 1.6 seja melhor. Enquanto tiver jeito, vou ficar na série 1.0 e tentar entender melhor a 1.5.

  7. Olá Celso Lemes.
    Eu tenho uma dúvida, tinha feito o upload do joomla no servidor da Uolhost no plano de 10GB que eu tinha comprado, criei o banco de dados MySQL, fiz tuto. No processo de instalação do joomla ocorre um erro na 6º etapa, agora não tenho a mensagem de erro para lhe mostrar, mas se for possivel você fazer uma vídeo aula de instalação do joomla no UolHost eu agradeço. Para afirmar uma coisa, no processo de instalação do Joomla que você mostrou tem aquela etapa mostrando as configurações nessessárias para o Joomla funcionar, o unico que está vermelhor é o “Exibir arquivos de erro” ou algo assim, desculpe não informar corretamente é porque o Joomla não está instalado no meu PC e eu apaguei ele do meu FTP, espero que entenda o que eu escrevi.
    Muito Obrigado por ler esta mensagem.

  8. Primeiramente parabéns pelo site Celso, está sendo muito útil pra mim. A minha dúvida é em relação ao filezilla, pois não consigo conecta-lo a nenhum servidor, ja fiz uma conta 000webhosting, webcindario, e sempre quando tento conectar ele apresenta sempre a mesma mensagem:
    Resposta: 530 Login authentication failed
    Erro: Erro Crítico
    Erro: Não pôde conectar no servidor
    (três ultimas linhas).
    Será que pode estar faltando alguma configuração no filezilla? desde já agradeço.

    1. Rafael,
      Se você tem certeza de que está tudo certo com os dados inseridos na configuração do Filezilla, pode ser que o seu computador está bloqueando a conexão. Verifique se não tem nenhum firewall atrapalhando.

      Abraço!

  9. Olá Celso, tenho o serviço da hostnet e da frhost, estou pra decidir em qual vou permanecer. o joomla da hostnet já é pre instalado ja o da frhost que o usa o cpanel eu mesmo tenho que instalar, eu consigo tranferir de um para outro ?

    obrigado Celso.

    1. Stryper,
      Você consegue sim, no entanto o processo é um pouco complicado para quem nunca fez isso. É necessário transferir todos os arquivos e o banco de dados.
      A maioria das empresas de hospedagem conseguem transferir sites de outros servidores automaticamente. Verifique se eles não podem fazer isso para você.

      Abraço!

  10. Celso, apesar de esta fazendo alguns sites com o webnode,não quero ficar “preso” a somente um formula,ate mesmo porque, mesmo com varias opções de templetes não ha uma maneira de colocar outros “de fora” do webnode. Uma outra preocupação é que se o Webnode sair do ar ,será o desespero de muitos (e eu sou um deles rsrsr) . Então estou tentatndo fazer um site usando o Nvu, o Wamps5 e o Joolma e tentando hospedar no Free Web Hosting no passo 4 a informação que tenho é :DataBase name: 311810 ; DataBase username: 311810 ; DataBase password: equal with account password (minha senha no Free Web Hosting) e DataBase host: localhost . So que ao inserir estas informações nos campos e indo para “Proximo” aparece a seguinte mensagem : ” Ocorreu um erro.:
    Não foi possível conectar ao banco de dados. Conexão retornou o erro: Unable to connect to the database:Could not connect to MySQL “.

    O que pode estar ocorrendo? Creio ter enviado aqui o maior numero de informações dos procedimentos que fiz,é algum erro da minha parte ou teria que ter outras informações do servidor de hospedagem?

    Cara, quero ate antecipadamente te agradecer a atenção,sei que não deve ser nada fácil responder a todas as perguntas dos visitantes do Criar Sites ,vou ate mesmo entender se demorar a responder ou mesmo não responder,ok

    Abraços motociclista
    Guru cavaleiro

    1. Guru,
      É isso mesmo, eu olhei o meu site de teste e está deste mesmo jeito.
      Neste caso, pode ser algum erro no servidor. Seria necessário entrar em contato com o suporte deles.

      Abraço!

  11. Estou instalando o Joomla no servidor web.
    na instalação, ocorre tudo certo. quando chega na ultima pagina pede para deletar a pasta installation. (eu ja deletei e tambem ja testei outra vez apenas renomeando ela para qualquer coisa) então, após fazer isso eu posso clicar em SITE ou ADM.

    só que, quando eu clico, em qualquer um desses, aparece essa msg: No configuration file found and no installation code available. Exiting…

    e fica nisso. =/
    o que pode ser? já tenho outro site com joomla no mesmo servidor. não sei pq nesse outro domínio ele nao quer instalar =/

  12. Olá Celso, estou com um baita problema então resolvi recorrer a vc! Tomara que me ajude =D
    Tenho um blog há pouco mais de um mês no wordpress e não me atentei ao fato de ter de criar um banco de dados. Achei que o banco de dados já existia. Semana passada fui atualizar o wordpress e não consegui devido ao banco de dados. O que faço então?
    Ele realmente não existe? E se não existe, é possível eu criar um agora e importar o conteúdo do meu blog para ele?
    Desde já agradeço pela atençao!

    1. Ceres,
      Em praticamente todos os servidores, você mesma precisa criar o banco de dados através de um painel de controle que a própria empresa de hospedagem te fornece. Você pode conferir este artigo onde eu mostro como proceder na instalação do WordPress.

      Abraço!

  13. Olá,
    gostei muito de ver os seus vídeos sobre Joomla,

    Como Criar e configurar um Banco de Dados MysQL

    só tenho uma dúvida, criar a base de dados, pass e user no cpanel e adicioná-los é suficiente??!! Depois disto ela está automaticamente no servidor??!

    Eu vou até ao ponto 4 (base de dados) na instalação do Joomla (servidor) e quando clico em seguinte, ele diz-me que não foi possível ligar à base de dados.

    Ou seja, não tenho ainda a base de dados no servidor?
    O que me está a escapar??!!!

    Através do filezilla tento visualizá-la e não vejo nenhum ficheiro .sql , não era suposto estar um ficheiro com esta designação??!!

    Muito obrigado,
    André Lima

    1. André,
      Creio que você não esteja inserindo os dados corretos de sua base de dados. Lembre-se de que na maioria dos servidores, a base de dados e o usuário começam com o nome de usuário que você utiliza para acessar o painel de controle.
      Por exemplo, se você utiliza “andreli” para acessar o painel, então sua base de dados seria “andreli_basededados”. Verifique se não é esse o problema.

      Abraço!

  14. Estou com um problema e gostaria que vcs me ajudassem…se possivel, claro!

    Não tenho experiencia com sites e estou precisando colocar um no ar.
    Ele foi criado por uma pessoa da empresa. Ele foi criado localmente com o Joomla+WampServer . Ja está praticamente pronto, só falta publicar…como eu faço isso? Seria com o FileZilla?

    Desde ja agradeço a atenção.

  15. Consegui resolver, e fica a dica pra quem estiver com o mesmo problema.

    No configuration.php tem que informar a string $live_site , após feito isso o site funcionou normalmente.

    Obrigado Celso pelo suporte, estou iniciando ainda, mas vou continuar frequentando aqui e se puder ajudarei tbm!

    Abraços.

  16. Boa tarde!

    Só voltei pra dizer que o site está no ar, funcionando corretamente. Então espero que se alguém tiver com o mesmo problema, consiga solucionar com as dicas dadas aqui. Agora to com um outro problema, preciso trabalhar em cima de outro site, mas não estou sabendo como procurar nas buscas. Não sei se consigo manter os 2 ou se terei que apagar tudo referente ao primeiro site e começar a trabalhar só no outro. Isso porque terei que trabalhar com o site localmente. Se puderem me ajudar em como procurar isso, ficarei agradecido.

    1. Marcos,
      Não dá para importar o template. Você teria que fatiar as imagens, e utilizar um editor de sites para montar o template utilizando HTML. Mas para isso você teria que ter um alto conhecimento sobre programação para prepará-lo para o Joomla. Recomendo que utilize o Artisteer para criar o template.

      Abraço!

  17. Agora Postando no lugar Correto!

    Olá Celso;

    Recebi seu e-mail sobre a configuração do Joomia; bem pensei que rodasse no localhost, porém, pensei errado. Creio que devo inseri-lo lá no meu servidor mesmo.

    Quanto a você ter dado um pulo em meu SITE agradeço em muito, calculo o tempo que isso deve ocupar em sua vida.
    Realmente, tem razão quanto ao que descreveu. Algumas páginas estão desconfiguradas e outras nem existem mais ou mesmo possuem link’s os quais já desisti que existissem.

    Ele será todo renovado, não garanto que isso ocorra nesse primeiro semestre, mas o será ainda esse ano.

    Utilizo o DW 8 o qual somente dá suporte para html 4.0 transitional e, estava pensando em migrar para o html5… Porém pelo que andei lendo sobre o mesmo, nem todos os browsers suportam o código, o que me fez relevar e utilizar o 4.1.

    Agora, estou envolvido em um projeto o qual irá requerer MySQL e, não tenho a menor idéia de como fazer um banco de dados a não ser no access.

    Qualquer dica de tutorial, apostila, ou qualquer outra luz que possa me oferecer, eu agradeço em muito.

    Grandes e fortes abraços;
    Agradecido por tudo que tem feito por nós;
    Subscrevo-me:
    DPLF

    1. DPFL,
      O DreamWeaver eu só recomendo para sites pequenos. Se esta for a sua ideia neste projeto, então continue com o DeramWeaver 8 mesmo. Não fará muita diferença se você mudar de versão.
      Quanto a criar banco de dados, você pode fazer isso diretamente no painel de controle de sua hospedagem. Provavelmente lá terá a seção de gerenciamento de banco de daods. Não é difícil de mexer.

      Abraço!

  18. Alguem sabe me ajudar?? Segui os passos do post e na hora que coloco SEGUINTE depois de selecionar o idioma, ele fica carregando pra sempre e não vai pra próxima tela, o que pode ser???

  19. Celso, olá como vai, estou iniciando meus estudos de joomla e me deparei com uma dúvida até acho muito ridícula mas tenho que tira-la, a questão é a seguinte depois de criar o meu banco de dados e instalado o Joomla, eu monto o meu site exemplo meusite.com se eu tiver que montar outro site tipo dúvida.com eu terei de criar outro banco de dados para esse domínio e instalar o joomla nesse banco ou do mesmo banco de dados que tinha criado eu posso usar o Joomla e construir quantos sites eu quiser?

    Abraço !

    1. Olá Marcos,
      Você poderia instalar outro site no mesmo banco de dados, no entanto isso requer algum conhecimento sobre o que se está fazendo.
      De qualquer forma eu não recomendo que utilize o mesmo banco de dados, porque isso pode acarretar alguns problemas como deixar o banco muito grande e lento, dar trabalho para transferir para outro servidor caso seja necessário, dificultar o backup do servidor, aumentar as chances de corromper o banco de dados entre outras coisas.
      O ideal é que cada site tenha o seu próprio banco de dados.

      Abraço!

  20. Celso como vai, mais uma pergunta, com relação a criação de conta FTP sempre será preciso criar uma conta FTP para cada site criado c/ o Joomla ou não é necessário. Bastando apenas usar a conta padrão que foi criada na instalação do plano de hospedagem para o primeiro site.

    obrigado!

    1. Olá Marcos,
      Se a nova instalação do Joomla for na mesma hospedagem, digamos que em uma pasta, você não precisa configurar uma nova conta FTP. Mas se for em um plano de hospedagem diferente, então você precisará repetir o processo.

      Abraço!

  21. ola celso tenho uma duvida que gostaria de saber se me a conseguiras tirar e ao mesmo tempo ajudar eu ando as voltas com a minha webradio eu uso o web accapella mas tipo encontrei os widgets do facebook e do contacto como slide e so me funcionam no joomla mas sinceramente ando as voltas a tentar colocar eles pelo web accapella e nao estou a conseguir colocar sera que me podes explicar? agradecia imenso obrigado

  22. Boa tarde, eu estou a trabalhar com o joomla e tenho base de dados criada e quero fazer a ligação das tabelas a base de dados que criei?!

    será que me podiam ajudar?

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode