Acelere o WordPress com o Plugin WP Super Cache

Criar Site no Webnode

Instale o plugin WP Super Cache em seu blog feito com o WordPress para agilizar o carregamento das páginas e diminuir a sobrecarga no servidor.

Para que serve

Um blog que não tenha um plugin de cache instalado, sempre que um visitante acessar uma página, o servidor terá que fazer consultas no banco de dados, para montar a página e entregar no navegador do visitante. O que em um blog com muitos acessos, pode ocasionar lentidão no carregamento das páginas, principalmente em horário de pico.

Quando se faz o uso de um plugin de cache, as páginas se tornam estáticas, ou seja, o servidor gera ela uma vez e a transforma em um arquivo HTML. Desta forma, sempre que um visitante precisar acessar uma determinada página que já esteja cacheada, o servidor não terá tanto trabalho para montar a página e entregar para o visitante, acelerando o tempo de carregamento e diminuindo a sobrecarga no servidor.

Sempre que uma página sofre uma alteração ou o seu tempo de publicação expira, a página é recriada novamente no servidor.

Requisitos para a instalação

Para que o plugin funcione, será necessário que o Apache do seu servidor tenha instalado o mod mime e mod rewrite. Além disso, os permalinks devem estar configurados para a forma customizada URL amigável).

Como instalar

Primeiramente você deve instalar e ativar o plugin no seu blog WordPress.

Após instalar e ativar o plugin, clique na aba “Configurações” e em “WP Super Cache” para acessar as configurações do programa.

Selecione a opção “On WP Cache and Super Cache enabled”, “Don’t cache pages for logged users” (não cachear páginas para usuários conectados) e clique em “Update status”. Confira a imagem abaixo.

Em seguida encontre o campo “Super Cache Compression” e selecione a opção”Enabled” e clique em “Update Compression”.

Em seguida identifique o campo “Mod Rewrite Rules” e clique no botão “Update Mod Rewrite Rules” para adicionar as informações necessárias ao arquivo .htaccess do seu blog.

Dica Extra

Se você  está esperando muitos acessos de uma só vez, você também pode ativar a opção “Enable Lockdown” que praticamente trava qualquer alteração na página, ou seja, mesmo que a página sofra alguma alteração, a página cacheada continuará sendo servida para os visitantes.

Para voltar a exibir atualizações no blog, será necessário desativar a opção “Lockdown”, caso contrário, seus visitantes não verão nenhuma atualização no blog.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

52 Comments

  1. Muito bom.
    Pena que eu não estou mais usando o WordPress pois eu fiz um site e instalei o wordpress 3.o em portugues e deu um erro e decidi parar de atualizar o site por conta desse erro.
    Continue assim Celso.

    • Flávio,
      Erros assim acontecem a todo momento em nossas vidas. Não podemos desistir assim.
      Se eu desistisse no primeiro erro que eu tive no WordPress, certamente não teria um site como esse.

      Abraço!

  2. Legal, acho que ainda não preciso desse plugn, mas valei pela dica!!!
    Um Abraço!

    Fabio Vasconcelos

  3. Realmente essa é uma ferramenta muito útil, pois em um site muito lento os visitantes desistem de entrar e como você disse, em horários de pico ocorrem lentidão no carregamento e até travamento.

  4. estou pensando em iniciar um wordpress e claro escrever tutoriais sobre ele, tenho lido varias coisas sobre essa outra plataforma e confesso que estou bem impressionado, parece ter muitos recursos interessantes e além disso aprender algo novo é sempre muito bom.

  5. É realmente um plug-in indispensável para quem tem muitas visitas ou pelo menos preza a velocidade de acesso. Em todos os blogs que criei via WordPress utilizei-o e embora seja daqueles plug-ins cuja magia é menor (a sua acção é silenciosa), não tem um aspecto gráfico fenomenal nem está adornado, não deixa de ser de uma utilidade imensa.

  6. Celso Lemes, não esta muito a ver com a materia mas estou com uma duvida, acho que voce poderia me ajudar.

    o que significa ‘limite de trafego’ no site que estou hospedando? isso tem a ver com a quantidade de pessoas que podem visitar meu site por mês?
    obrigado

    • Mário,
      Quase isso. O limite seria a quantidade de dados que sua conta pode transferir entre o servidor e o computador do usuário e vice versa.
      Por exemplo, se a página inicial do seu site tem 500 KB no total, incluindo textos e imagens, isso quer dizer que se 10 pessoas acessarem esta página, serão transferidos 5 MB de dados. Em um mês seria cerca de 150 MB.
      Se a sua conta estourar o limite de transferência mensal, seu site pode ser bloqueado até o mês seguinte ou até que você pague um upgrade no seu plano.
      Se você procura uma solução mais flexível, eu recomendo o HostGator que oferece planos ilimitados de armazenamento e transferência de dados.

      Abraço!

  7. Muito bom, vou testar, pois apesar de ter iniciado agora o blog, pelo tema terei muitas imagens e creio que tráfego será um problema. Tomara que o servidor também não me deixe na mão.

  8. Obrigado pelas dicas!

    Eu fico perdidinha com esses plugins (morro de medo de fazer besteira rsrs), mas com sua ajuda tenho conseguido!

    [ ]s

  9. Oi Celso, parabéns. Esse foi o único post que achei com informações claras de como configurar esse plugin.
    Fiz toda a instalação e configuração e me parece que está tudo ok.
    Só essa mensagem que aparece como alerta no Directly Cached Files:
    “Warning! /home/meusite/public_html/ is writable. Please make it readonly after your page is generated as this is a security risk.”
    É normal ou preciso fazer alguma alteração?
    Obrigado e abraços.

    • Fred,
      Creio que você tenha aplicado a permissão de escrita chmod 777 na pasta raiz do seu blog. Normalmente essa pasta é public_html, www, httpdocs e etc. Altere para chmod 750 ou 755.

      Abraço!

      • Oi Celso, obrigado pela resposta.
        Não fazia a menor idéia de como encontrar e alterar essa permissão. Assisti a sua vídeo aula de como aplicar o chmod777 utilizando o FileZilla, muito boa.
        Por enquanto não fiz alteração nenhuma, a permissão que está lá é 770 e meu provedor é Uolhost.
        O que você recomenda?

        • Fred,
          Essa configuração é a padrão. Nos meus sites também está assim.
          Não sei dizer o que pode estar errado. O plugin está funcionando?

          Abraço!

          • Está funcionando perfeitamente. Se eu alterar para 750 ou 755 como você disse na primeira resposta, será que vai haver algum problema?

  10. No meu blog deu problema, estava dando aquela mensagem “Forbiden nao sei q lá’ de pagina nao encontrada, pois bem, desinstalei o plguin, mas agora quando vou criar um novo post, quando upo uma imagem pra inserir no post, a imagem não aparece, o que devo fazer?

    grato!

    • Marcelo,
      Creio que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você não deve estar conseguindo upar as imagens por causa de alguma configuração na pasta uploads no seu servidor ou então na configuração da pasta em que o WordPress deve publicar as imagens.

      Abraço!

  11. Celso! Uma pergunta, tenho que apagar algumas tabelas com o passar do tempo?:

    • Douglas,
      Dependendo do plugin que você instalar e desinstalar em seu blog, pode ser necessário apagar alguma tabela para melhorar o desempenho do blog.
      Um exemplo disso são os plugins de estatísticas que em um blog movimentado, pode armazenar muitos dados com o tempo e ocupar muito espaço no banco de dados.

      Abraço!

  12. Existe para blogger também?
    Ou alguma dica sobre como deixar o carregamento de páginas rápido?
    O uso do Tynt Insight pode prejudicar o SEO do meu blog,uma vez que não posso linkar internamente um post no outro?
    Valeu pela ajuda,abraços!

  13. Caro Celso Lemes esse post está sendo de grande ajuda, mas parece que a nova versão do plugin mudou alguma coisa.
    Não seria importante atualizar sua imagem com as opções necessários para o bom funcionamento do plugin?
    ab

  14. A versão que baixei é totalmente diferente do tutorial apresentado, estou usando Versão 0.9.9.6 sabe algum tutorial ensinando a configurar?

  15. Qual foi a versão usada no tutorial? , acho que vou baixar esta versão achei a nova muito complicada para quem não entende do plugin.

    • Ricardo,
      Foi a versão anterior, não me lembro o número da versão.
      Recomendo que não utilize um plugin desatualizado para evitar problemas de incompatibilidade e invasões.

      Abraço!

  16. Como crio um modelo de post?
    ex:
    “Modelo 1 ”

    Nome do filme
    Lançamento:
    duração:

    ==============================
    “modelo 2”

    Nome do programa:
    Tamanho:
    Formato:
    ===============================

    é possivel me ajudar?

  17. Consegui instalar,
    Mas tenho um problema,

    Gostaria de colocar o numero de veses que um post foi visto

    ex: POST VISTO 39 VESES

    Uso o seguinte codigo:

    So que o numero de veses que um post foi visto ,
    so aparece a quantidade certa quando eu “reseto” os caches do Total Cache,

    Tipo,

    Publico um post,
    Acesso o post, Recebo mais 10 visitas
    E nele ainda vai tar:
    Visto 0 veses

    Ai quando “reseto” o cache , aparece o numero certo
    No caso seria 11 visitas..

    Acho que um solução seria desativar o ‘cache’ para os posts..
    Existe outra solução ?

    Vlw

    • Maninho,
      O problema do plugin de cache é que ele trabalha como se fosse uma máquina fotográfica que tira uma foto da página, que passa a ser exibida para os visitantes
      Para solucionar isso seria necessário desativar o plugin mesmo.

      Abraço!

  18. Celso,
    Este artigo foi solicitado por Tiago Miranda do blog “Dinheiro SEO e Afiliados”.
    para
    Este artigo foi solicitado por Tiago Miranda do blog “Como criar blog”.
    Entendeu?
    Valeu!

  19. Celso, você poderia me dar uma ajuda? Estou com problema no meu plugin wp super cache, gostaria de excluir definitivamente, pois está aparecendo uns códigos estranhos no final do link das matérias que publico no meu blog.

    Só que pelo que vi, não é apenas excluir o programa diretamente no wordpress, ainda tem que mexer nas configurações do wordpress. Você poderia me dar uma força?

    Queria desinstalar para ver se o problema desses códigos estranho são dele mesmo. No final do link aparece um código igual este (#.T6k4SOhYs_o) o que poderia ser?

    Valeu!

    • Rodrigo,
      Acredito que não seja problema com o plugin, mas sim com algum script que você instalou em seu blog. Será que não é o Tynt?

      Abraço!

  20. não achei nenhuma das opções que voce disse pra preencher, acho que talvez seja porque to usando uma versão do pluggin mais atualizada … da uma atualizada no post ??

    • Olá Felipe,
      Vou atualizar o artigo. Está mesmo um pouco diferente agora.
      Dá uma olhada na aba “Advanced” que é lá que você deve fazer estas configurações.

      Abraço!

  21. Se voces usam administração para gerenciar permissoes no WP, tipo roler-scoper e outros: JAMAIS USEM ESTE PLUGIN, voce vai perder todo o seu site wp e danificar seu banco de dados.

    O problema ja é relatado no meio dos gringos e eu vim de la pra resolver ele, detalhe, iniciei as 10.45 da noite, estou escrevendo este post a 5.38 da manha, após eu resolver meu problema. Fica a critério de cada um, boa sorte a todos!

  22. OLá Celso como vai?

    Tentei instalar o plugin mas aparece a seguinte mensagem

    Warning! Could not update /home/rendaco2/public_html/wp-config.php! WPCACHEHOME must be set in config file.
    Warning! /home/rendaco2/public_html/wp-content/advanced-cache.php does not exist or cannot be updated.

    1. If it already exists please delete the file first.
    2. Make /home/rendaco2/public_html/wp-content writable using the chmod command through your ftp or server software. (chmod 777 /home/rendaco2/public_html/wp-content) and refresh this page. This is only a temporary measure and you’ll have to make it read only afterwards again. (Change 777 to 755 in the previous command)
    3. Refresh this page to update /home/rendaco2/public_html/wp-content/advanced-cache.php

    If that doesn’t work, make sure the file /home/rendaco2/public_html/wp-content/advanced-cache.php doesn’t exist:

    1. Open /home/rendaco2/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/advanced-cache.php$wp_cache_file in a text editor.
    2. Change the text CACHEHOME to /home/rendaco2/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/
    3. Save the file and copy it to /home/rendaco2/public_html/wp-content/advanced-cache.php and refresh this page.

    Como posso resolver?

    • Fabio Umpierre, você conseguiu resolver esse problema, está acontecendo o mesmo comigo e dar permissão para a pasta não resolveu.Pode me ajudar?Grata

  23. to com algumas duvidas celso
    tipo wp super cache serve para criar cache certo aglumas duvidas se for possivel me responda

    1-cache seria uma copia html armazenado no servidor?

    2-intão melhor não excluir os cache e sim dexiar no servidor?

    3-na configurações wp super cache em advanced o que seria “Cache Timeout”?

    existe outra forma de reduzir o consumo servidor?

    aguardo resposta vlw celso

    • Olá José,
      Isso mesmo, o cache cria um arquivo html das páginas de seu blog, assim ele alivia a sobrecarga no servidor, já que o HTML não precisa ficar consultando o banco de dados para forma a página. Imagino isso como se fosse uma fotografia de suas páginas.
      Sim, é melhor deixar as páginas cacheadas no servidor. O próprio plugin se encarrega de excluí-las caso seja necessário.
      O cache timeout seria o tempo em que as páginas cacheadas serão substituídas por uma nova. Isso é feito para refletir novas mudanças feitas nas páginas.
      Repare que sempre que existe uma grande mudança nas páginas, o plugin começa a gerar novas páginas cacheadas automaticamente.

      Abraço!

  24. entendi celso, tipo alem do plugin cache tem outro tipo plugin que ajuda não consumir muito servidor

  25. alem deste plugin existe outro forma ou plugin para não consumir mt carga no wordpress?

  26. alem deste plugin existe outro forma ou plugin para não consumir mt carga no wordpress?

  27. Antonio Patrick Moraes Salles

    Boa Noite!!!!

    Celso gosto sempre das dicas que você dá aqui no site venho acompanhando seu trabalho já a um bom tempo, e estou para entrar no mundo de wordpress, para valer descobri um plugin de loja de compra coletiva e estou preste a montar meu negócio online. Gostaria de saber sua opinião a respeito de qual hospedagem você sugere para que eu coloque o meu site. Obrigado. Fico no aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *