9 Dicas de SEO para Melhorar o Posicionamento de seu Site no Google

seo google

Trabalhar o SEO em um site pode parecer complicado. Mas isso é porque as vezes é. Entre as atualizações do algoritmo de indexação do Google, nas mudanças no comportamento dos internautas e nas tecnologias de marketing que são criadas frequentemente, há tantos detalhes que podem guiar suas estratégias de SEO.

No entanto, até mesmo os iniciantes podem seguir dicas simples e truques de SEO para melhorar o posicionamento de suas páginas nos resultados das buscas do Google (SERPs).

Estas dicas vão desde melhorar componentes de suas páginas, até se inscrever em poderosas plataformas de análise de SEO, os iniciantes podem facilmente usar as mesmas técnicas e ferramentas que os especialistas em SEO.

Aqui estão 9 Dicas de SEO que os iniciantes precisam usar para melhorar o SEO de seus sites.

1. Pesquisa Palavras-chave

Pesquisa Palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é essencial para entender também o SEO de seu site e o site de seus concorrentes. No entanto, felizmente, você não precisa ser um guru de SEO para saber quais palavras-chave usar.

Seu melhor recurso são as ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como:

Uma das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave que eu venho utilizando e recomendo é o SEMrush. Ele mostra estatísticas importantes que você precisa considerar ao criar sua lista de palavras-chave segmentadas, como o volume mensal de pesquisas e o custo por clique de cada palavra-chave. Você também pode visualizar uma lista de palavras-chave relacionadas a frases que você está procurando para obter ideias de conteúdo.

O processo 1-2-3

Simplifique sua abordagem de pesquisa de palavras-chave o máximo que puder. Seu processo deve resumir-se a três etapas simples.

1. Pesquisa de Persona do Comprador

A melhor maneira de conduzir sua pesquisa de palavras-chave é começar com as pessoas com o seu comprador em mente. Considere quais consultas estão sendo colocadas nos mecanismos de pesquisa.

Relacione os principais pontos e metas de dor e pesquise palavras-chave e frases relacionadas a elas que você adiciona à sua lista de palavras-chave.

2. Lista de palavras-chave

Basta listar quantas palavras-chave e consultas de pesquisa você conseguir imaginar usando suas personas de comprador e, em seguida, adicionar informações de pesquisa importantes para priorizar suas palavras-chave.

Você pode criar ideias de conteúdo com base em palavras-chave que se alinham aos interesses do seu comprador ideal e às palavras-chave que têm um bom equilíbrio entre o volume de pesquisas e o nível de dificuldade de classificação.

3. Estratégia de Conteúdo

Por fim, você pode debater ideias detalhadas sobre artigos de blog, seminários on-line e todos os outros conteúdos que podem atrair e engajar seu público-alvo.

Para cada parte do conteúdo que você está publicando, mantenha uma palavra-chave alvo em mente. Dessa forma, você pode otimizar esse conteúdo para a palavra-chave, oferecendo uma melhor chance de classificação para essa consulta.

2. Analise seus concorrentes

Especialistas em SEO compreendem o valor de acompanhar seus concorrentes. Mas isso requer mais do que apenas ler seus blogs e segui-los nas mídias sociais.

Comece a analisar quais palavras-chave eles utilizam nas páginas, nos títulos e como é a forma de escrita. Se estiver em seu orçamento, utilize uma ferramenta de análise como o SEMrush, que permite analisar Domínio vs. Domínio, que facilita a comparação do seu domínio com outros domínios.

Basta selecionar o tipo de palavra-chave que você deseja pesquisar, como palavras-chave orgânicas e você verá uma comparação lado a lado desses sites por palavra-chave, posição em SERPs e muito mais.

Ao saber como você se compara à concorrência, você pode impulsionar sua estratégia de marketing para superar as outras marcas. Isso ajuda você a priorizar oportunidades para determinadas palavras-chave que você quer ganhar terreno.

3. Siga uma lista de verificação de SEO on-page

Conhecido como SEO on-page, otimizar partes específicas da sua página da Web é fundamental para impulsionar seus rankings da página. Concentre-se em aprimorar seu SEO na página para elementos de página, incluindo:

Certifique-se de usar as palavras-chave escolhidas nos aspectos acima de suas páginas mais importantes para indicar aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é relevante para essas palavras-chave.

No entanto, apesar de toda a otimização on-page, o elemento mais importante que todo profissional de SEO precisa focar é fornecer conteúdo de qualidade de alto valor.

4. Entregar conteúdo de Qualidade

Para entender completamente o impacto que a qualidade do seu conteúdo tem nos seus esforços de SEO, voltemos a tempo do lançamento do Google em 1998. Os fundadores Larry Page e Sergey Brin começaram com uma missão simples que permanece como declaração de missão da empresa hoje, mais de duas décadas depois. :

“Nossa missão é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.”

Essa última palavra deve valer para qualquer criador de conteúdo e comerciante digital. Isso é essencialmente o pré-requisito para o seu conteúdo ganhar rankings elevados – ele precisa ser útil e relevante para o internauta.

É por isso que a pesquisa de persona do comprador e a pesquisa de palavras-chave devem direcionar sua estratégia de conteúdo. Quando você entende perfeitamente quem é seu público-alvo e de que conteúdo ele precisa, você está bem equipado para gerar ideias e criar conteúdo educativo direcionado e perspicaz.

Veja algumas práticas recomendadas para se ter em mente ao produzir conteúdo:

  • Forneça mais valor em um tópico abordado e traga sua perspectiva exclusiva para ele.
  • Crie para o internauta, não para os mecanismos de pesquisa.
  • Inclua cores e elementos visuais para proporcionar uma experiência de usuário envolvente (mas não excessivamente perturbadora).
  • Mostre sua credibilidade incluindo pesquisas originais e citando outras fontes de pesquisa, e inclua uma biografia para mostrar aos leitores por que você é um especialista.

Se os artigos e vídeos do seu Site forem impressionantes, o seu público perceberá, assim como outros no seu setor. Isso ajudará você com sua estratégia de criação de links externos.

5. Criar backlinks externos

links internos e externos

Seus links externos (ou backlinks) são um grande fator para determinar se suas páginas são classificadas na primeira página do Google ou ocultas nos resultados de pesquisa de seus concorrentes. Naturalmente, as páginas que mais recebem backlinks provavelmente serão vistas pelos mecanismos de pesquisa como as mais relevantes e importantes.

Mas lembre-se de que não é o suficiente apenas receber o máximo de links para seu site. Seu site também deve ganhar backlinks de sites que são respeitados e têm alta autoridade em seu campo ou nicho.

Se sites considerados spammers estiverem vinculando seu conteúdo, você não verá melhorias no link equity, também conhecido como link juice. Este termo refere-se ao valor geral que está sendo passado pelos backlinks. Os mecanismos de pesquisa veem os links como votos de credibilidade e você quer o melhor dos melhores, mostrando sua crença em você como uma fonte confiável.

Quando se trata de ganhar backlinks, você não quer apenas sentar e esperar que os outros o notem. Seja proativo envolvendo-se nas mídias sociais e chegando aos influenciadores.

Seja social

Você não precisa postar manualmente todos os artigos criados em seu site ou blog. É aqui que as ferramentas de gerenciamento de mídia social são úteis.

A automação facilita a vida dos profissionais de SEO. Para mídias sociais, eles costumam agendar postagens com antecedência para continuarem no radar de seus seguidores e manter o engajamento.

Há tantas ótimas ferramentas que você pode usar para configurar suas publicações nas mídias sociais e manter um registro de suas postagens publicadas e não publicadas.

Além disso, adicione botões de compartilhamento nos artigos do seu blog para que os leitores possam distribuir rapidamente seu conteúdo para seus seguidores. Uma das melhores maneiras de incentivar os leitores a compartilhar é criar imagens personalizadas e compartilháveis.

Na verdade, as postagens com imagens tem mais chances de serem compartilhadas. Por exemplo, de acordo com a pesquisa do Buffer, os tweets que apresentam imagens têm uma taxa de cliques 18% maior do que os que não possuem imagens.

Com as imagens certas, você torna seu conteúdo de marketing de entrada compartilhável, o que pode aumentar o número de seguidores e a quantidade de links externos para o site.

Mas você não precisa ser um designer gráfico para que seus seguidores compartilhem seu conteúdo. Use programas como o Corel Draw, Photoshop, Canva ou outros softwares de design gráfico para criar imagens como banners, fotos de mídias sociais e infográficos.

Conecte-se com influenciadores

Empresas grandes e pequenas podem participar de uma das formas mais sensacionalistas de marketing de entrada: marketing de influência. Usar influenciadores que já conquistaram a confiança ou o respeito de milhares ou milhões de seguidores para promover produtos e serviços pode ser eficaz para empresas que desejam expandir seu alcance.

No entanto, seu orçamento de marketing ou outras formas de compensação que você pode fornecer provavelmente afetarão o número ou a popularidade dos influenciadores que promovem seus produtos ou serviços.

Algumas estrelas de mídia social, como as do Instagram, podem cobrar milhares de Reais por post. Mas se você não tiver o orçamento para esses influenciadores do Instagram, ainda poderá atrair a atenção de outros influenciadores, oferecendo produtos ou serviços gratuitos em troca da revisão ou das postagens patrocinadas.

6. Adicionar backlinks internos

Criar links não é apenas para recursos externos. Você também precisa vincular em seu próprio site. Por exemplo, crie um link para outros artigos de blog que você criou para dar ao leitor mais recursos para verificar outros tópicos relevantes.

7. Avalie o desempenho do SEO

Se sua estratégia de marketing de entrada se concentra em SEO on-page ou marketing de mídia social, uma plataforma de análise de SEO é uma obrigação para acompanhar o desempenho e os resultados da sua estratégia.

Uma plataforma gratuita e abrangente de análise de SEO que até os iniciantes podem usar é o Google Analytics.

Essa ferramenta divide os recursos em categorias como comportamento e aquisição para entender de onde vem seu tráfego, a quantidade de tráfego que você está recebendo e quais de suas páginas são as mais populares. Por exemplo, em Aquisição, você pode visualizar o número de visitas de fontes orgânicas, como páginas de resultados de mecanismos de pesquisa, redes de mídia social ou outras fontes.

À medida que você explora todos os recursos que as plataformas de análise de SEO têm a oferecer, você pode monitorar as principais tendências nas visitas ao tráfego. Além disso, você pode identificar quais páginas geram mais tráfego para que você possa refinar sua estratégia de marketing de entrada e se concentrar nas suas páginas de maior tráfego e tráfego.

8. Tire o máximo proveito do seu conteúdo

Você dedica muito trabalho e tempo à criação de conteúdo. Por que não obter o máximo de valor possível de cada peça?

Existem algumas maneiras simples de adaptar seus conteúdos existentes. Isso envolve você pegar um artigo publicado e alterá-lo de maneira a servir a outro propósito.

Por exemplo, o seu artigo de lista sobre estatísticas chocantes sobre o seu setor pode ser projetado em um infográfico atraente. E você pode até mesmo distribuir gráficos para cada estatística listada no social para expandir seu alcance e obter links para seu site.

Outra ótima maneira de obter o máximo de valor SEO do seu conteúdo é otimizar historicamente os artigos do seu blog. Isso requer que você encontre seus artigos de melhor desempenho, atualize o conteúdo para fazer melhorias notáveis ​​(como adicionar novas dicas ou pesquisas atualizadas) e cancelar a publicação e republicar os artigos.

Em última análise, o principal objetivo da otimização histórica é garantir que seus artigos existentes sejam os mais precisos e abrangentes possíveis. Seu público tomará conhecimento de sua diligência na manutenção de alta qualidade.

9. Continue aprendendo

Finalmente, a última dica que os iniciantes de SEO precisam seguir é manter-se focado em seu aprendizado.

A melhor maneira de melhorar o seu SEO e entregar resultados reais é ficar em saber tudo sobre SEO. Quanto mais você lê e aprende sobre SEO, mais próximo você está de ganhar seu status de especialista. Inscreva-se em blogs, faça cursos on-line, participe de grupos e comunidades on-line e participe de organizações profissionais.

Resumindo: Dedique seu tempo para dominar o SEO na prática e aprender o máximo que puder com especialistas em SEO confiáveis.

Em breve, esse especialista em SEO será você.

Gostou do artigo 9 Dicas de SEO para Melhorar o Posicionamento de seu Site no Google? ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *