9 ferramentas grátis do Google indispensáveis para um blog

Criar Site no Webnode

Ferramentas gráts oferecidas pelo google

Este é um guest post escrito por Kênyo Carvalho do blog Vetores Download.

O Google é uma das maiores empresas do planeta e isso já está na cara, mas há quem não saiba, aproveitando para destacar não a empresa em si, irei recomendar algumas ferramenta grátis da empresa para ajudar na formação do seu blog em um modo geral.

O uso das ferramentas gratuitas do Google não são penas usadas pela maior parte de blogueiros de plantão como também por Webmasters profissionais, e sem sombra de dúvidas são de extrema importância para o crescimento do projeto, por esse motivo recomendo o uso. Normalmente apenas se utiliza o Gmail, o Analytics, o Adwords, mas veremos um pouco mais delas.

Ferramentas para blogueiros

Gmail – O Gmail é um serviço de e-mail também gratuito, sem sombra de dúvidas um dos melhores serviços para correio eletrônico existentes na internet.

Analytics – O Google Analytics é uma ferramenta que serve para medir o tráfego do seu blog e conhecer melhor seus visitantes através de gráficos com informações precisas, além de poder acompanhar os resultados através da ferramenta, você pode exportar os gráficos em diferentes formatos.

Youtube – O Youtube é um canal do Google que permite anexar vídeos para divulgar sua empresa. Que tal criar alguns tutoriais para seus visitantes ou falar um pouco sobre o seu blog ou sobre você?

Albuns web Picasa – Com essa ferramenta indispensável você armazenar e organizar imagens, podendo usá-las em seu blog através de um link gerado ao hospedar a imagem, deste modo você evita ocupar espaços no seu servidor de hospedagem. Para quem usa o Blogger quando inserida uma imagem no post, automaticamente as imagens são hospedadas em um Álbuns do web Picasa.

Google Maps – Coloque seu projeto no Google Maps, quando alguém fizer uma pesquisa no Google Maps o seu projecto vai aparecer na zona indicada. Aproveite esta ferramenta para divulgar e atrair mais visitantes ao seu blog.

Google Docs – Use o Google Docs para criar planilhas, arquivas documentos, criar formulário de contato para o blog e de outras diversas maneiras com essa ferramenta gratuita.

Ferramenta para Webmasters – O uso dessa ferramenta é obrigatório. para saber o desempenho do seu projecto na Internet esta ferramenta dá-nos todas as informação. A través dela podemos também configurar a forma de como somos apresentados nas pesquisas e enviar Sitemap.

AdWords Keyword Toll – Indispensável para qualquer blogueiro que trabalha suas palavras-chaves, com essa ferramenta pode-se encontrar o volume de pesquisa para cada palavra pesquisada no Google.

Google Adsense – Podemos dizer que o Google Adsense é a melhor ferramenta gratuita que o Google oferece, além de poder usar gratuitamente você pode gerar renda para seu negócio online através de publicidade de terceiros.

Aproveite essas ferramentas que o Google oferece para uso gratuito e procure melhorar o desempenho do seu blog e os seus conhecimentos.

Este é um guest post escrito por Kênyo Carvalho do blog Vetores Download.

Kênyo Carvalho

Olá pessoal, sou músico e operador de micro e trabalho um pouco com web design gráfico, venho trabalhando em alguns dos meus blogs por prazer, acho a arte de blogar uma terapia que me faz sentir bem.

13 comentários em “9 ferramentas grátis do Google indispensáveis para um blog

  • 07/05/2012 em 5:22 pm
    Permalink

    Eu acho que uso todas as ferramentas citadas! rs
    Sem dúvida nenhuma são indispensáveis…
    Bom artigo.
    abraços!

    Resposta
    • 07/05/2012 em 5:37 pm
      Permalink

      Pedro Vitor, além de serrem ótimas são gratuitas, isso é o melhor.

      Resposta
  • 07/05/2012 em 5:46 pm
    Permalink

    Kênio, uso quase todos estas ferramentas, e realmente quase todos os produtos criados(comprados) pelo Google possuem enorme qualidade. Nesta lista incluiria o Google Reader, acho um agregador RSS, fantástico, o uso e recomendo a todos os blogueiros.

    Abraços,

    Resposta
    • 07/05/2012 em 6:20 pm
      Permalink

      Jair, não usei ainda o Reader, mas vou visitar a ferramenta depois de sua dica.

      Resposta
  • 07/05/2012 em 7:15 pm
    Permalink

    Realmente são otimas ferramentas, super recomendado para todos os blogueiros que querem alavancar seus sites e blogs.
    Ótimo post.
    Abraço.

    Resposta
  • 07/05/2012 em 9:41 pm
    Permalink

    Das oito ferramentas citadas no post do Kenio só uso o Gmail, Google Analytcs, o Adwords e o Google Adsense, entre todas as ferramentas do Google para blogueiro a que mais agrada a muitos e a que deixa milhões que não ganham nada tristes.

    Resposta
  • 08/05/2012 em 2:10 am
    Permalink

    Ferramentas muito úteis, comecei a usar o Gmail a pouco tempo e estou gostando mais de que quando usava o R7.

    Celso no título do artigo está escrito “9 ferramentas…” e na barra do navegador está escrito “8 ferramentas…” e pelo que eu contei tem 9 rsrs.

    Abraços!!!

    Resposta
  • 09/05/2012 em 12:50 pm
    Permalink

    Olá Kênyo,

    Acredito que as ferramentas do Google são feitas com um único objetivo: Melhorar a experiência do usuário quanto aos motores de busca. Eu utilizo boa parte das ferramentas que foram citadas acima tanto como usuário comum e também como blogueiro e não tenho do que reclamar.

    O grande diferencial das ferramentas do Google é que as pessoas e ou equipes que as criam, pensam primeiramente no que o utilizador vai querer ao buscar uma ferramenta desta para uso, e só depois começam a pensar como isso também poderá beneficiar o Google.

    Até mais e boas postagens!!!

    Resposta
  • 09/05/2012 em 7:24 pm
    Permalink

    Realmente são ferramentas essenciais para qualquer blogueiro. Dispenso comentários para o Google Apps for Business… Extremamente fácil de configurar e em minutos você tem um e-mail, docs e muito mais gratuitamente, dentro do seu domínio! (euporexemplo@meuempreendimento.com)

    Isso é fantástico. O Gmail é muito robusto!

    Resposta
  • 10/05/2012 em 4:53 pm
    Permalink

    Por favor me tirem uma dúvida, não existe nenhum problema de não armezenar as imagens no próprio servidor? Quando colacamos as imagens no Piacassa e “puxamos” ela para aprecer em nossos blogs não há perda de SEO ou algum outro problema?

    Resposta
    • 15/05/2012 em 2:59 pm
      Permalink

      Raphael, com a pouca experiência que tenho, não tem nenhum problema.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *