Sistemas de Comentários para Blogs

Criar Site no Webnode

comentários

Todos os blogueiros sabem como os comentários são importantes para um blog. Apesar de alguns blogs e sites desativarem os comentários, é sempre bom quando um artigo ou notícia gera uma discussão saudável entre os leitores.

Praticamente todas as plataformas mais utilizadas para a criação de blogs possuem suporte a comentários, incluindo o WordPress e Blogger, mas as vezes a área de comentário dos temas são complicadas, pobres ou visualmente desagradáveis, outras vezes gostaríamos apenas de ter mais opções para os nossos leitores.

Para superar esses problemas surgiram diversos sistemas alternativos de comentários e 5 deles acabaram dominando a maior parte dos blogs, cada um com suas vantagens e desvantagens que serão analisadas a seguir.

Disqus (www.disqus.com)

disqus

O Disqus, assim como os dois exemplos anteriores possui grande integração com as redes sociais, possuindo a opções de login com Facebook, Twitter, Google, OpenID, Yahoo! Ou com uma conta do próprio Disqus. As reações no Twitter e no Facebook aparecem logo abaixo dos comentários em uma área separada.

O sistema possui opções para anexar imagens do seu computador ou do Flickr e até vídeos do YouTube ao comentário.

Um grande diferencial e possuir suporte para dispositivos móveis, como celulares e smartphones, além da fácil integração com os mais diversas plataformas de blogs, como WordPress, Blogger, Drupal e até mesmo para o Tumblr.

O Disqus também possui um botão para “curtir” um comentário, mas vale ressaltar que assim como no caso do Livefyre, esse botão nada tem haver com o “curtir” do Facebook. Ele também permite aos usuários ordenar os comentários por melhor classificação, mais recentes ou mais antigos.

As opções de moderação também são bastante avançadas, podendo criar listas negras de comentadores e palavras-chave que não deseja ver no seu blog.

O Disqus é possui uma versão grátis e planos pagos. A versão gratuita já possui todas as opções descritas aqui, mas as versões pagas possuem maior possibilidade de alteração do design, suporte a qualquer hora (em inglês), comentários em tempo real e acesso a API do Disqus. Os planos para a versão paga começam a partir de 299 dólares, aproximadamente R$ 540,00.

O Disqus é o sistema alternativo de comentários mais utilizado do mundo, apoiado por vários grandes sites, como o americano Engadget e o brasileiro Papo de Homem.

Para implementar o Disqus em seu site ou blog acesse o site oficial do Disqus (www.disqus.com)

IntenseDebate

intensedebate

Muito semelhante ao Disqus, o IntenseDebate é um sistema de comentários criado pela Automattic, a mesma empresa que criou o WordPress o que facilita muito a integração com a plataforma, mas ele também é compatível com o Blogger, TypePad, Tumblr e muitos outros.

Ele permite login com Facebook, Twitter, OpenID ou com uma conta do WordPress.com, além de possuir vários add-nos que possibilitam o envio de comentários para o Facebook e o Twitter, incorporar vídeos do YouTube, inserir imagens, utilizar emoticons e várias outras funcionalidades.

A integração completa com o Gravatar, outro serviço da Automattic, é mais um diferencial do IntenseDebate. Ele carrega automaticamente a imagem de perfil no Gravatar de todos os leitores que escolheram comentar como visitantes.

Assim como com as opções anteriores você pode definir moderadores para auxiliar na gestão dos comentários e criar listas negras de usuários e palavras-chave. A proteção contra spam é feita com o Akismet, plugin da Automattic para controle de spam. Os comentários possuem a opção de votos negativos ou positivos que melhoram a reputação dos comentadores que também possuem perfil no IntenseDebate.

Os comentários feitos através do IntenseDebate são indexados pelo Google e outros buscadores, assim cada comentário significa mais conteúdo indexado.

O IntenseDebate é completamente gratuito, não existem versões pagas e nem mesmo limite de uso, ele livre!

Infelizmente existe um fator que pesa contra ele, é o peso e a velocidade de carregamento. O IntenseDebate costuma falhar quando acessado através de conexões lentas de internet, principalmente de internet 3G, não carregando os comentários e isso se deve ao fato de ser os sistema mais pesado de todos, em parte devido a grande quantidade de arquivos

Apesar de ser menos utilizado que seu principal rival, o Disqus, o IntenseDebate vem conquistando cada vez mais espaço, principalmente entre os blogs que usam WordPress instalado em um servidor próprio. Entre os grandes sites brasileiros que usam o IntenseDebate estão o Gizmodo Brasil e Brainstorm9.

Para saber como instalar o IntenseDebate em seu site ou blog clique aqui (www.intensedebate.com).

Comentários do Facebook

facebook

Recentemente o Facebook liberou seu próprio plugin e código para que os blogueiros utilizassem uma caixa de comentários integrada com o Facebook.

Apesar de o sistema de comentários do Facebook não ter tantos recursos como o IntenseDebate ou Disqus, ele possui sua próprias vantagens, especialmente se você criar uma relação mais íntima entre seu site e essa rede social.

Ao acessar seu site, se os leitores já estiverem logados no Facebook, ele já poderão comentar automaticamente sem a necessidade de fazer login novamente.

Os comentários do Facebook são classificados por relevância, aqueles classificados como spam são escondidos do público. O sistema possui ainda ferramentas de moderação, filtros de gramática e até uma a versão móvel.

Todos os comentários possuem as opções “curtir” e postar no Facebook. Essas opções são perfeitas para gerar ainda mais tráfego a partir da rede social.

A maior desvantagem ao usar o sistema de comentários do Facebook é que ele é processado como um iframe e a maioria dos motores de busca não processam conteúdos dentro de iframes. Portando o sistema de comentários do Facebook não poderá ajudar o seu blog a ter mais conteúdo indexado pelos buscadores.

Um dos empecilhos também diz relação a velocidade de internet, que quando muito lenta, pode não carregar os comentários da forma correta. Caso a data do computador do leitor estiver alterada os comentários do Facebook também podem não carregar.

Outro problema do sistema de comentários do Facebook é ele ser o único que não possui a opção de o leitor comentar usando apenas nome é e-mail, é obrigatório ser um usuário do Facebook para comentar. Esse fato pode afastar pessoas que desejam fazer comentários anônimos ou que simplesmente não possuem perfil na rede social.

Entre os sites brasileiros que utilizam o sistema do Facebook posso citar os blogs Update or Die e Comunicadores.

Para saber como implementar os comentários do Facebook em seu blog ou site clique aqui.

Assim chega ao fim a análise dos 5 principais sistemas de comentários utilizados por blogs e site no Brasil e ao redor do mundo.

Qual sistema de comentários você utiliza em seu blog? Está pronto para testar um sistema novo? Qual deles você escolheria?

Este é um guest post escrito por Fernando Roberto que trabalha no site da empresa Guia Fácil.

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

47 Comments

  1. Fernando excelente lista de opções para comentários. Porém ainda sou a favor de utilizar os comentários nativos do WordPress por dois motivos: os comentários fica hospedados no site, temos total controle e podem ser indexados pelo Google, melhorando nosso SEO.
    Grande abraço.

    • Fernando Roberto

      Olá Ederson.

      Fora o Facebook os outros sistemas permitem indexação normal pelo Google e garantem que os comentários sejam armazenados no seu blog.

      Quanto ao controle, isso é problema mesmo. O Echo é o único que permite controle total da interface, mas apenas mediante pagamento. O IntenseDebate é bastante limitado nesse sentido, Já o Livefyre e o Disqus, mesmo com pagamento, possui algumas limitações para personalização. Nos comentários do Facebook simplesmente não existem grandes opções de controle ou para personalizá-los.

      Abraços!

  2. Lá no blog, acabei deixando o do proprio wordpress, por questoes de seo, mas com captcha pra evitar ataques e spam.Marcos, to sorteando um livro sobre seo no blog…quiser participar, ou seus leitores, estejam a vontade :o)

    • Fernando Roberto

      Olá Mestre do Sites.

      Quanto ao SEO, excluindo os comentários do Facebook, os outros sistemas permitem indexação normal. O único problema é que o IntenseDebate por exemplo, pode deixar o carregamento da página mais lento.

  3. Fernando, ótimo artigo!!! Eu prefiro usar os comentários do WordPress por questões de SEO, mas acho que vou testar o do Facebook, parece ser muito bom.

    Abraço!

    • Fernando Roberto

      Oi Luiz.

      Os comentários do Facebook são muito bons para divulgação na rede social, mas extremamente ruins para SEO, pois o Google não consegue indexar os comentários do Facebook por serem em um iframe.

      Caso decida mesmo utilizar os comentários do Facebook, acho válido manter os dois sistemas, para quem não quer comentar com sua conta do Facebook ou não possui perfil na rede social.

      Também é importante lembrar que se um dia você decidir trocar o sistema do Facebook por outro ou voltar ao sistema padrão, corre o risco de perder todos os comentários feitos pelo Facebook, uma vez que eles não estão armazenados no seu blog, mas sim no Facebook.

      Já os outros sistemas são normalmente indexados pelo Google, mas podem tornar o carregamento das páginas lento, dependendo do tipo de blog.

      • Obrigado pela dica Fernando, acho que não vou nem testar os comentários do Facebook. Tudo isso que você falou me desanimou.

        Abraço!

        • Olá amigo estou aqui mas uma vez, saber se você poderia me ajudar, queria um sistema de comentario igual ao seu não completramente igual, mudar algumas coisas, mas meu blog e blogger tem como fazer essa implementação ?

  4. Excelente artigo Fernando!
    Eu prefiro os comentários do próprio WordPress por questões de SEO, pela facilidade no gerenciamento e pela quantidade de plugins que melhoram esse sistema. Já usei o do Facebook, que eu acho que é um dos melhores da lista (senão o melhor). Gostei dele pelo fato de ter o site/blog automaticamente divulgado no Facebook da pessoa que comenta. O problema é que, por exemplo, se uma pessoa acessar o site de uma rede em que redes sociais são bloqueadas (internet da escola, do escritório, etc.), ela não conseguirá efetuar o comentário.

    Mais uma vez, parabéns pelo artigo.

    • Fernando Roberto

      Oi Brainstorm, obrigado pelo comentário.

      O sistema de comentários nativo do WordPress é mesmo muito bom, atende a todas as necessidades básicas e o WordPress possui inúmeros plugins que o tornam ainda melhor. Para quem sabe programar em PHP então, o WordPress como um todo é fantástico.

      Como você disse os comentários do Facebook são ótimos para divulgação nessa rede social, mas péssimos para SEO, umas vez que o Google não consegue indexá-los.

      Já os outros sistemas são normalmente indexados pelo Google. Infelizmente alguns, como o IntenseDebate, deixam o blog mais lento, o que não é bom nem para os leitores e nem para o Google, uma vez que o buscador costuma desvalorizar sites muito pesados.

  5. Acho que todas essas opções são válidas para o Blogger, pois seu sistema de comentários é mais do que péssimo. Mas ao se tratar de WordPress, prefiro mesmo usar o sistema de comentários nativo, vejo que possuo inúmeras opções para sua customização além de ter total controle.

    Abraços,

    • Fernando Roberto

      Oi Jair.

      O sistema do Blogger é mesmo muito ruim. Ele peca pela usabilidade, já vi pessoas olharem o sistema de comentários nativo do Blogger e ficarem perdidas sem saberem onde clicar.

      Por sorte o sistema nativo do WordPress é muito bom!

  6. Fernando, ainda não conhecia o Echo. Gostei bastante dele e estou estudando migrar meu sistema de comentários. Porém como o Ederson Falou, nos comentários nativos temos total controle. O que não acontece na maioria dos sistemas de terceiros.

    • Fernando Roberto

      Oi chipak.

      O Echo é um sistema ótimo, o problema maior é conseguir contatar a empresa que o fornece.

      Quanto ao controle dos comentários, a melhor opção é o Disqus, pois permite a você armazenar os comentários no banco de dados do WordPress, assim se um dia você resolver deixar o Disqus de lado, não perde nenhum comentário. Ele também consegue “puxar” os comentários feitos antes do sistema ser instalado, assim nenhum post ficará com “0 comentários”.

      • Gabriel Gallindo

        Era justamente essa a minha dúvida: Se o Disqus conseguia “puxar” os comentários já existentes no site. Utilizo o formulário de contato do Jetpack, mas ultimamente tem dado muitos erros e estou pensando em migrar para o Disqus.

        O único problema na verdade é que utilizo o sistema Punchtab de recompensas e ainda não fiz o teste para ver se o pluging do punchtab funciona corretamente com o Disqus.

        Fora isso já vi outros grandes sites utilizando esse sistema como o próprio Adoro Cinema.

  7. Eu uso o Disqus, apesar de alguns blogueiros dizerem que ele é pesado, eu o acho muito eficiente.

    • Fernando Roberto

      Oi informativonb.
      O Disqus até pode ser pesado para quem possui internet muito lenta, mas em questão de peso ele ainda é melhor que IntenseDebate, considerado o sistema de blogs mais pesado, principalmente devido ao grande número de arquivos em javascript.

  8. André Lindner

    Por causa dos comentários eu estou pensando em mudar do Tumblr para o blogger, pois no Tumblr não tem como os leitores deixarem um comentário
    🙁

  9. Olá Fernando,
    Estes sistemas são interessantes, principalmente para quem usa o Blogger. Já no WordPress eu diria que uma mudança não traria melhores resultados do que o próprio sistema de comentários nativo da plataforma.
    Uma vez eu fiz um teste com o sistema de comentários do Facebook e notei que as vezes o sistema do Facebook não carregava e a área dos comentários e todo o restante do código abaixo dele, não era carregado. Isso me fez retirar o sistema do meu blog. Os outros não testei (ainda).

    Abraço!

    • Fernando Roberto

      Olá Celso.

      Antes de tudo Celso, obrigado pela oportunidade aqui no Criar Sites, espero poder contribuir muitas vezes, pois conhecimento é um bem valioso e deve ser compartilhado.

      Realmente o sistema de comentários padrão do WordPress é ótimo, mas alguns temas WordPress trazem áreas de comentários diferentes da usada por padrão e outras vezes queremos apenas incluir opções a mais.

      Isso sem falar no Blogger que possui uma das piores áreas de comentários no quesito usabilidade.

      Para quem não entende de programação, especialmente de PHP, utilizar um sistema de comentários é uma ótima alternativa para driblar esses problemas.

      Quanto aos comentários do Facebook, quando um blog depende do Google, não são uma boa ideia, pois os comentários do Facebook são em iframe, que o Google não indexa. Quando a ele não carregar, como falei no post, é uma questão de instabilidade ligada a velocidade da internet e até mesmo a data e hora do computador. Ou seja, comentários do Facebook só são benéficos para quem não depende tanto do Google e deseja ter uma ligação maior com o Facebook.

      Abraços.

  10. Dica muito valiosa, pois esse “Disqus” talvez seja a minha salvação, pois gostei dos atrativos apresentados nele.Tenho apanhado para resolver um problema na caixa de comentários, e até agora não consegui.

    Obrigado!

  11. Digo Cabral - Tudo Para Sites

    São opções interessantes, mas para o WordPress, ainda acho melhor o nativo, com complemento do commentluv, para incentivar outros blogueiros a comentar.
    Abraços,
    Digo Cabral

  12. O sistema de comentários do Blogger não é muito bom mesmo, mas o Google ta melhorando o Blogger, quem sabe eles não melhora o sistema de comentários e até colocam o Gravatar.

    Abraços!!!

  13. Olá!
    Saberiam me dizer qual sistema de comentários é utilizado aqui no CriarSites.com?
    Abraço.

    • Bruno,
      É o sistema do próprio WordPress. Não tem nenhum sistema de terceiros, exceto pelo plugin que instalei recentemente que permite que os comentarias editem seus comentários caso haja algum erro.

      Abraço!

  14. para criar um blog todos pensam que sabe mas nao. pode parecer que sim mas tem que ter conteudo,nao pode ser o mesmo conteudo que o outro tem,tem que ter plano de fundo,tem que por um nome pro seu blog , tem que deixar um espaço para as pessoas comentarem , por um nome divertido para todos acessarem e falar para seus amigos passarem la tipo eu criei um blog e fiz tudo isso fiz um facebook adicionei todos que eu poderia adicionar e falei para todos que eu nao sabia adicionar para me adicionar.bom gente eu so tinha isso pra falar a vcs espero que vcs lembrem disso na hora de criar qualquer coisa na internet que for legal.

    abraço.

  15. gostei da dica
    olha ja tem um tempão que venho querendo colcoar o Disqus
    no meu site ja procurei em tudo qualquer tutorial sobre Disqus
    encotra mais a maioria não foi feito para leigos enteder
    acho que como eu tem muitos querendo enteder como
    colcoar o Disqus no site pois tem que mudar uma variaveis do codigo
    maioria que faz o tutorial não esplica direito sobre isso
    por favor mais do que tudo nesse mundo faz um tutorial do progama Disqus esplciando isso como colocar ele no site com codigo universal dele plis

    att

    adilson

  16. A desculpa poblema que não to conseguindo porque meu site é feito
    no WEBACAPPELLA se alguem tiver a solução por favor me dizer como istalar no web acappella ok
    att
    adilson

    • Guilherme Yuji

      No web acapella você tem que criar um iframe se não me engano (ou o html lá) e colar um dos códigos que o disqus te da, o outro codigo você cola no head no site

  17. olá,
    ótimo artigo, estou esperando o sistema de comentário que o google está lançando, acho que será uma ótima opção de escolha já que vem pra concorrer com o do facebook..

  18. ” Show de Bola ”. Cheguei a esse post porque eu usava o sistema do facebook junto com o nativo do blogger divididos em “abas”, no entanto como o do facebook tem que carregar um JavaScript MUITO lerdo, adiava e muito o carregamento dos meus posts, isso porque eu fiz de forma que só iria aparecer caso foce na página das postagens(assim não carregava na página inicia), Optei pelo uso do sistema Disqus, a vantagem é que ele aparentemente ele usa AJAX, tornando mais dinâmico o carregamento, o ruim é que ele não consegue “entender” os comentários que já haviam sido publicados, ele retarda um pouco o carregamento, mais, com ele podemos comentar com Facebook, Google, Twitter, e, até mesmo com o perfil Disqus.
    Abraços,
    DPC.

  19. Como traduziro formulario Disqus para o português? Não estou conseguindo, quando tento a tradução ele diz que o Disqus 2012 não possui supporte para tradução, e quando apenas seleciono o portugues no Settings – Languague e instalo, o form não fica em pt!

  20. Sem problemas, eu consegui colocá-lo em português desativando o Disqus 2012, só que preferi o 2012 mesmo em ingles porcausa de outros recursos.
    Vale aê pela atenção!

  21. Pelo que entendi do Disqus, devo acrescentar “algo” em todas as urls das páginas acessadas, onde terão comentários?
    Tô testando os comentários do facebook, mas tá bugado a área de moderação para algumas pessoas.
    Ah, não uso nenhuma plataforma de blog, todo o código foi feito por eu mesmo.

  22. Como coloca um sistema de comentarios igual o seu???

    • Olá Lucas,
      O sistema de comentários que eu uso é nativo do WordPress. Não tem como instalar no Blogger.

      Abraço!

  23. Achei interessante o artigo e estou testando alguns sistemas de comentários.

    Os comentários do Facebook seriam ótimos se houvesse possibilidade de excluir spam e propaganda.

    Eu utiliza esse recurso, mas acabei removendo, por falta de senso das pessoas.

    Recebia mais spam e propaganda do que comentários!

  24. Anteriormente implantei o Intense Debate em meu blog mais eu fiz “merda”, fui mudar o nome do blog aí não funcionou mais, depois tentei refazer mais tá dando erro. Então resolvi colocar o Diskus, mas implementei mas até agora ele não aparece, deu tudo certo, mas no site dele diz que pode entrar em ação em até 24 horas, isso é verdade mesmo? Sabe dizer?

  25. muito bom artigo celso lemos parabéns!!

    vou dar uma analizada nesse disqus se não for bom terei que criar um em php/mysql

  26. Fui conferir o site do Discovery pra ver como era o Echo em funcionamento e notei que eles mudaram para o Disqus.
    Eu fiz um teste com o sistema do Facebook um tempo e não gostei, tive problemas com a notificação dos comentários (não recebia por email).
    Voltei ao bom e velho Disqus e não pretendo sair mais.

  27. Se tratando de wordpress eu vou com alguns amigos que já comentaram acima. Prefiro a caixa de comentários nativa.

  28. Se Deus encheu tua vida de obstáculos, é porque ele acredita na tua capacidade de passar por cada um!

    Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas deixar de ser vítima dos problemas e se tornar o autor da própria história.

    Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários.

    uma pergunta? posso divulgar seu artigo nas minhas redes social para as pessoas curtirem o seu artigo? pois é muito e instrutivo e de boa informação.

  29. Ótimo artigo, tenho um blog e desativei os comentários, porém vou ativar novamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *