Muito se fala na web em conseguir mais tráfego para o blog para desta forma aumentar seus rendimentos, o que em tese é verdade, porém há observações a se fazer com relação a seu tráfego, principalmente com relação a qualidade do tráfego que seu blog possui, pois dependendo de como for pode ser que seu tráfego não esteja valendo de nada, aliás, talvez esteja até mesmo te prejudicando bastante!
Sim, um grande tráfego de baixa qualidade pode te prejudicar, isso sem falar que pode também estar fazendo você perder dinheiro e já falarei sobre isso mais adiante.
A origem mais natural deste tipo de tráfego de baixa qualidade está nos agregadores de links, que normalmente está repleta de pessoas sem ter o que fazer na web e ficam “arrastando correntes” de um blog a outro sem nem mesmo ler o conteúdo.
10 Motivos para Não Usar Agregadores de Links!
Se ainda tem dúvidas quanto a este fato então vamos a 10 motivos para que definitivamente deixe de lado qualquer estratégia com agregadores de link!
1 – O tráfego não é segmentado
As pessoas que chegam a seu blog através de agregadores de links estão na verdade apenas passando seu tempo, o que resulta em visitas que irão durar poucos segundos, desta forma não será possível que a pessoa se interesse por campanhas de programas de afiliados, tão pouco que clique nos anúncios do Google Adsense, e ainda que por acaso clique há o risco de o clique ser considerado inválido dependendo de quanto tempo a pessoa passar na página do anunciante.
Este comportamento de seus visitantes irá gerar o problema que é o segundo motivo pelo qual não deve utilizar agregadores de links.
2 – Ao usar Google Adsense e Agregadores de Links estará Perdendo Dinheiro!
Existem diversos fatores que são levados em consideração pelo Google Adsense para que os valores dos cliques sejam maiores ou menores em seu blog, um dos fatores que é muito importante é a qualidade de seus artigos.
Agora imagine o que o Google não vai “achar” ao ver suas taxas de rejeição subirem a níveis ridículos como 90%, 95%? Obviamente vai “entender” que a qualidade de seu blog é muito baixa, o que levará seus cliques a valores cada vez menores, isto sem falar em suas posições perdidas nos sagrados resultados orgânicos rsrs
3 – Receberá muitos comentários… SPAM, TROLL e coisas do tipo!
Ter uma boa quantidade de comentários no blog também costuma ser bom, mas assim como falei em 10 Motivos para NÃO Usar CommentLuv no Blog, ter qualidade nos comentários é importante, comentários do tipo SPAM, ou TROLLs no blog não irão te ajudar em nada.
Agregadores de links possuem normalmente muitos blogueiros iniciantes em busca de parcerias (trocas de banners), o que não é interessante, pois nem mesmo se sabe se aquele blog vai passar de seus 3 primeiros meses de vida, e ainda uma boa quantidade destes comentários com pedidos de troca de banners são de blogs com nichos completamente diferentes, não sendo interessante para nenhum dos dois.
4 – Em troca de todos estes Problemas Ainda Perderá seu Tempo!
Estes problemas já são naturalmente uma baita dor de cabeça, como se não bastasse ainda é difícil criar estes problemas para os blogs, pois dependendo do agregador alguns temas são aceitos com maior facilidade que outros, alguns pedem imagens já dimensionadas com um tamanho exato entre outros detalhes que gastam seu tempo.
Se pegar um único artigo e for cadastrar em 3 agregadores diferentes perderá tempo suficiente para fazer mais um ótimo artigo que poderia estar trazendo tráfego orgânico para seu blog!
5 – Vai perder Mais Dinheiro com Servidor!
Sabemos que quanto maior o tráfego que um blog recebe melhor precisa ser seu servidor, o que aumenta os custos, até aí não haveria problema algum se estivesse recebendo visitas orgânicas, seus rendimentos estariam crescendo junto com as visitas.
Mas com o aumento das visitas de agregadores de links o que vai crescer é sua taxa de rejeição fazendo com que seus ganhos com Google Adsense sejam menores, ou seja, ganhará menos e gastará mais!
6 – Dependendo do Nicho Estará Livre dos Problemas, Apenas Perderá seu Tempo!
Como já disse no início do artigo, o público de agregadores de links não está querendo ler nada específico, estão passando o tempo, sendo assim dificilmente irão querer ler algo como este artigo com mais de 1000 palavras.
Irá enviar seu link (perdendo seu tempo para isso), poderá simplesmente não ter seu link aceito, ou quando é aceito não é acessado (ainda bem rsrs). Se seu post for algo do tipo “fotos quentes”, “caiu na net” envie seu link e certamente terá muitas visitas.
7 – Terá Rapidamente 1 milhão de visitas (sem ganhar quase NADA)
Se ainda não tem muita experiência poderá facilmente ficar iludido com os números gerados no Google Analytics, pois podem sim ser muito altos, mas em termos reias não representam que seu blog de fato está crescendo, pois além de não estar ganhando dinheiro estará fadado a ver seu blog novamente às moscas assim que o seu link cair para outra página do agregador.
Já que vai reduzir seus ganhos para poder promover o crescimento mais rápido de seu blog aconselho então a considerar a possibilidade de anunciar em um blog grande do mesmo nicho que o seu, assim terá um gasto previsto e com retorno de qualidade!
8 – Ter Muitos Online no Site ao Quer dizer Qualidade!
Este é outro fator que pode enganar quem está começando, pois assim que envia seu link vai conferir e nota que “magicamente” seu blog está com 2.000 visitantes online, sim, ok… mas quanto tempo cada um está ficando no blog?
Vá até seu Google Analytics e veja o tempo médio de permanência no blog e vai entender o porque de sua taxa de rejeição ter subido tanto rsrs
9 – Estará concorrendo com Posts Muitas vezes Copiados…
É natural encontrar em agregadores de links posts extremamente semelhantes uns aos outros, pois são posts que fazem sucesso com este público, já o seu conteúdo original e que deu trabalho para fazer estará jogado lá no meio.
Isso sem falar que muitos “copiadores” de plantão buscam textos em agregadores de links, é mais um risco ao qual estará expondo seu blog sem ter benefício algum em troca.
10 – Acabará tendo Muitos Banners em sua Sidebar!
Boa parte dos agregadores de links pedem para que em troca deixe seu banner no blog (caso não o fizer seu link não é aceito), se passar a trabalhar com diversos agregadores sua barra lateral estará rapidamente repleta de banners nada rentáveis.Estes são apenas 10 dos muitos motivos pelos quais não sou favorável a utilizar agregadores de links, e isto tudo sem entrar em termos de SEO, pois nem para link building serve uma vez que os Links são “nofollow”, ou seja, o Juice do link não é passado.