WordPress – Plataforma Gratuita de Criação de Blogs

wordpress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo de distribuição livre, desenvolvido e mantido por uma equipe de voluntários que trabalham no desenvolvimento e aprimoramento do sistema.

Ele permite a criação de blogs profissionais, que podem ser criados dentro do próprio site do WordPress.com ou instalados em servidores web apropriados, podendo ser gerenciado através de qualquer computador conectado a internet.

Trata-se de uma plataforma muito flexível que permite adição de templates e a instalação de plugins que dão mais funcionalidades ao blog, como a adição de enquetes, gerador de estatísticas, gerenciador de anúncios entre tantos outros.
Podendo até mesmo ser transformado em sistemas de classificados, loja virtual, fórum de discussão e etc.

A administração do blog é feita através de um painel de controle online onde você poderá configurar o modo que o WordPress trabalha, editar ou criar novas páginas, adicionar ou trocar o template e adicionar novos plugins com alguns cliques do mouse, entre outras coisas.

Como citado anteriormente, você pode criar um blog utilizando o WordPress diretamente nos servidores do WordPress.com ou instalar a plataforma em um servidor externo que pode ser obtido no WordPress.org. Cada uma delas trás vantagens e desvantagens que serão discutidas abaixo.

WordPress.com
Blogs criados no WordPress.com são ideais para pessoas que querem criar um blog sem muita complicação e que não sejam muito exigentes em relação a sua customização. Basta apenas que se crie uma conta, faça algumas configurações básicas e comece a blogar.

A customização neste caso é limitada porque o WordPress.com não permite a modificação dos templates e também proíbe o acesso via FTP ao servidor, impedindo que sejam adicionados novos templates, plugins e etc.

Para quem pensa em ganhar dinheiro, também temos o problema de que não é permitido a inclusão de propaganda nas páginas. Isso impede que o blog seja monetizado de forma eficaz.

Se você quer criar um blog fácil e descomplicado, visite o WordPress.com e crie sua conta >>>

WordPress.org instalado externamente
O WordPress.org também oferece uma versão que pode ser instalada em servidores externos (como acontece como CriarSites.com) que oferece muito mais flexibilidade de customização e possibilidades de monetização.

O problema neste caso é que você precisa de um servidor que ofereça os recursos mínimos para que o WordPress funcione corretamente. Geralmente todas as hospedagens profissionais permitem sua instalação, porém o mesmo não acontece com os servidores gratuitos, além do que eles costumam apresentar problemas com frequência.

Se você quer instalar o WordPress externamente, adquira uma hospedagem profissional ou crie uma gratuita (não recomendado) e confira a vídeo aula de instalação do WordPress.

Plugins para WordPress

Se você já está utilizando o WordPress instalado, confira alguns plugins que irão turbinar seu blog.

  • WordPress SEO – Plugin que permite fazer configurações finas relacionadas a SEO.
  • Dagon Design Sitemap Generator – Permite criar uma página com todos os links dos posts publicados no blog, ajudando a melhorar o SEO.
  • WP Super Cache – Cria páginas estáticas dos posts e páginas do blog, diminuindo a sobrecarga no servidor.
  • SEO Smart Links – Este plugin permite criar links automáticos em palavras-chaves dentro dos posts, ajudando a melhorar o SEO.
  • Google XML Sitemap – Este plugin criar um sitemap que é utilizado pelo Google e outros buscadores para entender melhor a hierarquia do blog.
  • Redirect – Este plugin permite fazer redirecionamento 301 de seus posts e páginas, o que é muito útil em mudanças de endereço.
  • Pagseguro Shopping Cart – Este plugin permite criar uma loja virtual utilizando o sistema de pagamento do Pagseguro.
  • RSS Footer – Este plugin permite adicionar informações extras ao RSS Feed.
  • MailPress – Permite criar um sistema de newsletter interno.
  • External Nofollow – Permite configurar o blog para adicionar o atributo nofollow em todos os links externos.
  • nRelate - Este plugin exibe links com imagens para posts e páginas relacionadas.
  • Smart 404 – Exibe informações inteligentes quando os visitantes encontram uma página de erro 404.
  • WP DB Backup – gera cópias de segurança do banco de dados do WordPress.
  • Theme My Login – Permite customizar a caixa de login do WordPress.
  • SEO Facebook Comments – Permite utilizar o sistema de comentários do Facebook sem prejudicar o SEO.
  • OZH’ Who Sees Ads – Facilita o gerenciamento de publicidade no blog.

About Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Bookmark the permalink.

53 Comments

  1. eu tou muito feliz, migrei do blogger pro wordpress a 4 meses e minhas visitas ja aumentaram muito, no começo eu so tinha 14 visitas no wordpress, no segundo mês 24 visitas, no terceiro, 32 e no quarto que e esse que ainda nem terminou, 97 visitas, e se deus quiser só vai aumentar.

  2. Pingback: Concurso Público – Mais um Projeto Dinheiro Passivo | Celso Lemes

  3. Pingback: Crie uma Loja Virtual com o Plugin Pagseguro Shopping Cart | Criar Sites

  4. Boa noite!

    Estou interesada em iniciar um negócio pela internet. E comecei estudar um pouco o assunto. Estou procurando uma forma de poder montar um site gratuito para vendas, e li num poster anterior que era possível
    utilizar a plataforma WordPress, junto com o plugin Pagseguro Shopping Cart, para vendas! Legal fiquei muito feliz! rsrs…

    Porém nesta postagem acima, afirma não ser permitido a inclusão de propaganda nas páginas do WordPress, si ele trabalha em parceria com o Pagseguro Shopping Cart, porque não permite propaganda para a venda?

    Preciso de ajuda, adoraria contar com vocês!
    Obrigada.
    Tamires BArreto.

    • Tamires,
      Repare que no artigo eu cito sobre o WordPress.com e o WordPress.org
      Você somente poderia instalar plugins se o fizer utilizando o pacote de instalação do WordPress.org, ou seja, se você arrumar uma hospedagem e instalar o pacote de instalação, não terá problemas em utilizar o plugin do Pagseguro Shopping Cart.

      Abraço!

  5. nao sei sobre o que hei-de escrever no meu site, eu gosto de muita coisa mas se não me disserem “crazy escreve sobre akilo ou akilo outro ” ando perdido a mesma , ajudame por favor!

  6. Depois que eu passei do blogger para wordpress nunca mas quero voltar para o blogger novamente… São mundos totalmente diferentes.

  7. Celso, peguei dominio e host ja, veio reler novamente seus posts, mas no wp tou perdidao, mesmo com painel portugues, mas eu n acho onde esta o painel de gadget para me mudar tudo portugues, tpo Page pra Pagina, Archive para Arquivo, se puder me mostrar seus post que fala sobre isso. Grato. obs: no meio do seu post fala que nao posso atualizar meu site atraves do rhparana.wordpress.com é isso?

    • House,
      Você deve ter baixado a versão em Inglês do WordPress. Para traduzir, você deve republicar o pacote de instalação que pode ser obtido aqui.
      Mas não é só isso. Você vai ter que editar manualmente o arquivo wp-config.php que fica na pasta raiz do seu site e abrir com um editor de sites ou com o bloco de notas do Windows. Procure pela linha define (‘WPLANG’, ”); e deixe deste jeito define (‘WPLANG’, ‘pt_BR’);

      Um blog feito no wordpress.com não tem muita liberdade de customização. Para que você possa customizar mais seu blog, você tem que instalar o blog com o pacote que eu passei no primeiro link.

      Abraço!

  8. no artigo principal desta página diz que o WordPress “… pode até mesmo ser transformado em sistemas de classificados, loja virtual, fórum de discussão e etc. eu não sou um “expert” no campo, mas estaria interessado de saber como integrar ao meu site uma loja virtual, existe uma ferramenta já pronta para tal?

  9. É uma das ferramentas que eu mais amo, e que indico, com ele nos podemos fazer tudo ou pelo menos quase tudo rsrsrsrs.

    Na maioria das vezes quando eu não acho um plugin eu crio meu propio plugin hehehehhehe.

  10. Esse WORDEXPRESS é falço http://wrg.com.br
    porque o que eu conheço é este http://wordpress.com

  11. Olá Celso,

    Eu estou começando com o wordpress mas não sei muita coisa aínda.

    Instalei no meu pc mesmo.

    Gostaria de saber se posso deixar um blog pronto, inclusive com os posts iniciais, depois enviar todos os arquivos tal qual está no meu pc, fazer o backup do banco de dados e instalar no servidor, o word press te dá possibilidade de fazer isso e tudo funcionar direitinho como estava funcionado offline?

    • Dermeval,
      Até dá para fazer isso, mas é um pouco complicado. Você teria que fazer o backup do banco de dados e publicar no novo servidor. Depois disso você teria que entrar na tabela wp_options e editar o endereço do blog. Se não me engano são 3 ou 4 entrada que você tem que editar.

      Abraço!

  12. Olá, tudo bem ?
    Tenho uma dúvida, estou começando a fazer um bloge no wordpress e pretendo ganhar dinheiro.
    É melhor ter 1 bloge com vários assuntos diferentes ou vários bloges com assuntos específicos ?

    • Ronald,
      Antes do Google Panda, eu achava que ter vários mini blogs era uma boa estratégia, mas hoje em dia eu já acho que é melhor investir em apenas 1 ou 2 blogs.

      Abraço!

  13. Olá, eu nao tenho acesso ao “Rodapé”
    Como eu fasso pra ter acesso a ele?
    Tenho que pagar domínio?

  14. Obrigado Celso.. isso foi de grande ajuda .
    Mais uma perguntinha .. como eu instalo em um servidor?
    nao estou conseguindo.

  15. Flávio Souza

    Muito Obrigado Celso… dica show de bola…rsrs… sem dúvida o artigo e principalmente o video-tutorial me foram de grande valia na criação de meu novo Blog… agora é só dar uma ajeitada legal nele e começar a escrer meus artigos…. abs :)

  16. Olá Celso,

    Eu tenho um Blog, na plataforma Blogger, estes dias pesquisando no Google, descobrir que um site do worpress está copiando meus posts, descobrir que é por algum plugin do wordpress que capturar todos os meus posts via feed, gostaria de saber como tirar esse bots, do meu Feed.

    Eu estou utilizando o FeedBurner.

    Obrigado.

    • Rafael,
      Não tem como bloquear este tipo de acesso. Só se você cortar de vez o feed de seu blog.
      Se for no WordPress.com, é mais fácil você denunciar o blog que está copiando.
      Mas se for um blog fora do WordPres.com, você terá mais trabalho. Será necessário entrar em contato com a empresa de hospedagem dizendo que o site o está copiando. De acordo com a lei, eles são obrigados a tirar do ar o blog do copiador. Se isto não funcionar, terá que acionar um advogado para ver o que pode ser feito.

      Abraço!

  17. Só leio o que há de melhor na plataforma WordPress, vou começar a sua. Pelo que eu leio sempre é muito melhor que o BLOGGER! Parabéns pela matéria.

  18. Natal Cavalcanti

    Boa Noite Celso,
    Porque não encontrei o seu Site Antesss…. .grrrr….. Já gastei um monte de dinheiro e até agora não consegui muito coisa com meu blog, preciso de ajuda, pois não sei quase nada, já conheci muito mais em pouco tempo lendo artigos em seu Blog. Parabéns meu amigo, pelo que vi, você pode até viver com o serviço de Blog, mas percebi que isto está na VEIA, ensinar é muito melhor, e quando se ensina alguém e esta pessoa se sente confiante, ela indica, ela fala bem. Só vou ter coisas boas para falar do sei Blog.
    Abraços… Natal

    • Natal,
      Você tem razão, eu ganho um bom dinheiro com meus blogs, mas minha missão principal é passar conhecimento. Não sei tudo, mas o que eu sei, eu tento passar.

      Abraço e pode dizer para seus amigos que meu blog está de portas abertas.

  19. Pingback: LF Tutoriais agora está no WodPress | LF Tutoriais

  20. Tenho um blog wordpress e gostaria de saber se ao mudar o estilo de templete eu corro o risco de afetar e prejudicar minhas postagens e publicidade anteriores.
    Obrigada!!!

  21. Celso, tenho meu dominio registrado em um servidor e fiz a instalação do wordprees e de um tema chamado Ebiz. Consegui entrar com as informações onde queria, mas nos titulos e textos principais os caracteres especiais, como ç ou acentuação desaparecem das palavras.
    Com outros temas funciona normalmente, mas esse que instalei e que me agradou muito não consigo resolver esse problema.
    Será que vc tem alguma dica do que posso fazer para resolver isso?
    Abraços

    • Leandro,
      Eu não tenho certeza, mas acredito que tenha algum código no cabeçalho (arquivo header.php) do template que está causando este problema. Verifique se não existe alguma linha escrito ISO ou UTF-8, se tiver, experimente apagar a linha toda para ver se resolve o problema.

      Abraço!

  22. Vicente Rodrigues

    Olá Celso lemos como vai? há tempos que estou inscrito na sua lista.
    Depois de muita pesquisa vi que você realmente entende é bastante atencioso com seus prospectos com bastante transparência e profissionalismo com relação ao seu trabalho. Então, celso não sei se fiz o certo entrei logo de cara. Comprei logo um domínio e uma hospedagem pagos na hostgator é confiável?
    mais como sou iniciante ainda estou meio que perdido.
    tenho muita dúvida ainda.. estou com wordpress.org
    se possível claro! gostaria de tirar algumas dúvidas.
    Abraço e sucesso pra você parabéns pelo site.
    att.: Vicente Rodrigues

    • Olá Vicente,
      O Hostgator é confiável sim, eu tenho um irmão que tem uma hospedagem com eles que está funcionando normalmente.
      Se tiver com dúvidas, passe por aqui e deixe um novo comentário.

      Abraço!

  23. vicente Rodrigues

    Boa Noite, Celso como vai?
    Então, estou tentando colocar um banner nas widgates mais não funcionam é como se estivesse travada não consigo arrastar para a sidbar para poder ordenar. ah, também não consigo editar meus post, ou melhor colocar um link. clico no ícone link mais não funciona. por favor gostaria de uma orientação sua.
    Desde já te agradeço pela atenção.
    abraço
    Vicente Rodrigues

    • Olá Vicente,
      Pode ser que existe algum problema com o Javascritp em seu atual navegador de Internet. Experimente fazer um teste em outro computador ou pelo menos utilizando outro navegador de Internet.
      Se funcionar, você vai ter que verificar se o seu navegador está em ordem.

      Abraço!

  24. Vicente Rodrigues

    Olá Celso, sou eu de novo. já entrei no Explorer, no Mozila e também pelo Google Chomo. Infelismente continua a mesma coisa não consigo fazer as edições só falta testar em outro pc depois vou testar. tou meio preocupado cara de perder todo meu conteúdo. São quase três meses de trabalho. Espero poder recuperar.
    Ah, este site está sendo util, o que eu poder fazer para ajudar na divulgação…
    Abraço.

  25. Vicente Rodrigues

    Olá Celso Lemos, Já testei em outro computador mais não consegui infelismente. Continua tudo travado. Acho que deve ser algum problema no Javascritp mesmo como você falou, mais como eu poderia resolver isso Celso por favor? Ah, esse é o tema que estou usando “Manage Themes” já fiz também uma atualização do tema pensei que fosse isso mais não.
    Obrigado pela sua atenção. Sucesso!!!
    Abraço.

    • Olá Vicente,
      Eu não sei ao certo, mas acredito que se você desinstalar e instalar novamente no Java em seu computador, o problema pode ser resolvido.
      Repare que isso também pode estar acontecendo por causa de algum programa que você instalou, principalmente aqueles adwares que vem junto com outros programas.

      Abraço!

  26. Vicente Rodrigues

    Olá, Celso Como vai? Consegui. Valew mesmo.
    Muito obrigado vou ficar lhe devendo essa.
    Apenas desinstalei alguns Plugins e voltou a funcionar normalmente.
    Vou vê se consigo fazer o restante das edições.
    Se precisar de mim e eu poder ajudar em algo pode contar comigo.
    Abraço e Sucesso.

  27. Olá Celso.
    Olhei o vídeo p/ colocar o WP no servidor. Gostaria de saber se você tem um tutorial escrito para me passar. Não estou pedindo que faça um, pois seria pedir muito. Quero saber se já tem pronto ou se pode me indicar onde conseguir. O hostinger consegue atender o WP satisfatoriamente???
    Antecipadamente agradeço.
    Wilson do facebook.

  28. Venho voltando os esforços do meu blog para postagens relacionadas ao WordPress, visto que é a plataforma mais utilizada por blogueiros. Planejo criar uma série de artigos sobre a plataforma. Venho me inspirando muito em você e no Paulo Faustino do Escola Dinheiro, vocês são muito bons!
    Abraço!

  29. Muito interessante essa matéria sobre o WordPress. Eu adradeço ao autor pelo post descrito.

    Abraços.

    Gustavo/RS

  30. Olá Celso,

    Tudo bem?
    Parabéns pelo seu site… E principalmente pela intenção de compartilhar o seu conhecimento para ajudar aos outros… Isso mostra que tens um grande caráter.
    Ultimamente tenho me interessado pela criação de sites…parecer ser uma boa oportunidade de ganhar dinheiro. Mas não sei nem por onde começar, uma vez que não tenho nenhum experiência na área…
    Poderia me indicar algum tutorial para iniciantes de como iniciar a criação de sites?
    o WordPress parece ser uma boa opção pelo que andei lendo no seu site… Mas é possível ganhar dinheiro com ele fazendo divulgações?
    Obrigada!
    Gr. abraço!
    Eliz/SC

    • Olá Eliz,
      O WordPress é uma ótima opção, no entanto ele pode dar um pouco mais de trabalho até que você pegue o jeito.
      Infelizmente eu não seu de nenhum tutorial que ensine como iniciar. Você terá que pesquisar dicas espalhadas pela Internet sobre a plataforma que escolher.

      Abraço!

  31. Maycon Jeferson

    Estou querendo criar um blog com conteudos simples para mim ir testando, e gostaria de saber qual é o mais fácil de monetizar o WordPress ou Blogspot?
    Obrigado.

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>