Web Acappella 4. O que há de novo?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Web Acappella
Para quem não sabe, o Web Acappella é um software de criação de web sites incrivelmente simples de utilizar e uma ferramenta poderosíssima para esta tarefa, o que em alguns editores de sites, é uma tarefa árdua e cansativa, no Web Acappella você faz com os pés nas costas. Primeiramente chamado de Cariboost, passou a ser conhecido como Web Acappella a partir da terceira versão que já quebrou muitos tabus no mundo da criação de web sites.

webacappella

Recentemente o Web Acappella sofreu uma atualização drástica de versão, evoluindo da 3 para 4, mas o que mudou? Melhorou? Em quais aspectos? Isso é o que iremos ver neste artigo escrito especialmente para o criar sites.

Estrutura de páginas e SEO

criar site gratis em portugues
Talvez o pior defeito do Web Acappella fosse gerar páginas em flash, o que para muita gente já se tornava um incômodo, principalmente pelo seu fracasso no ranckeamento nos motores de busca, e também por algumas falhas que ocorriam quando tentávamos implementar códigos até mesmo em HTML, outro ponto negativo nas primeiras versões foram as incompatibilidades com alguns navegadores, especialmente com o Internet Explorer.

Com esta nova versão, pelo menos estes problemas citados foram eliminados com uma única solução, o programa passou a gerar páginas em HTML5 e CSS3. O HTML e o CSS3 já estavam presentes em versões anteriores mais recentes, porém com pouca eficiência, por está em fase de teste. Era opcional para a pessoa que estava criando, gerar páginas em CSS e HTML ou em flash, para gerar em HTML, muito dos elementos perdiam características, como sombra, reflexo, e quase todos os efeitos que o flash permitia. Isto foi erradicado na versão 4, pelo motivo que já foi explicado. Basicamente os problemas com SEO e efeitos visuais foram resolvidos.

Para o SEO eu tenho um exemplo muito bom: Quando realizamos uma pesquisa no Google usando a palavra “Web Acappella”, podemos notar que o primeiro lugar a se r exibido é o site oficial do programa, que logicamente é feito com o próprio Web Acappella. Antes do lançamento da versão 4, o site oficial ficava ranckeado depois do meu blog seguido do site Baixaki que fornece o download do programa, mas hoje o site do Web Acappella supera o meu blog, que perdeu algumas posições, ainda não sei por que, e também supera os resultados do baixaki.

Resultado para webacappella no google

Esta evolução deve-se às melhorias realizadas do programa com relação a SEO, que não só foram feitas na estrutura das páginas geras, como também nas imagens do programa, e melhora ainda, na URL das páginas, que o site compõe. Veja bem, na versão 3 podíamos adicionar 15 caracteres além da url padrão, deixando a url das páginas muito curtas, não podíamos adicionar nem mesmo hífens para separar as palavras, hoje podemos colocar várias palavras sem problema algum, como por exemplo: seusite.com.br/web-acappella-full-e-criar-sites.html, fica na mesma estrutura do Blogger por exemplo.

otimização no webacappella

Outra mudança para melhorar o SEO, foi no texto, inserindo opções de encabeçamento, com as tags H1, H2, H3 e assim por diante, não sou especialista neste assunto de SEO, também isto é uma ciência que deve ser estudado a fundo , mas sei que isso ajuda na otimização do site. È simples, selecione a caixa de texto clicando em inserir no menu superior da janela do programa, irá aparecer uma janela que chamamos de janela de propriedades, a última opção remete a seleção da tag de encabeçamento, como na imagem abaixo:

SEO no Web Acappella

Módulo E-commerce

O módulo de comércio eletrônico do Web Acappella sofreu alguma alterações, além de ser otimizado, veio com uma novidade muito bacana, que é a gestão de estoque do itens. Ao inserir o item na biblioteca, de produtos você pode clicar na opção “edti stocks”, então abrirá uma janela, você seleciona a caixa e coloca o número de itens que você tem em estoque, então a cada venda o estoque vai diminuindo automaticamente.

propriedades do artigo no Web Acappella

Para gerenciar o estoque basta clicar em “site”, no menu superior e depois selecionar a opção “Stock Management”.

configurações do site no Web Acappella

Álbum de fotos e Slide Show

Uma das grandes mudanças do programa foi o álbum de fotos, por diversos fatores o primeiro deles é mais um vez o abandono do flash, que foi substituído pela Java Script, que proporciona efeitos muito bacanas e com muita leveza. Este álbum acompanha um slide show automático, a forma clássica do álbum e também um slide show manual todos muito úteis e com aparência profissional, simplesmente fantástico.

slideshow no Web Acappella

Google Maps

Esta é uma novidade mesmo, pois não havia esta opção nas versões anteriores, muito útil e de fácil implementação, como todos os elementos do programa, você pode localizar o mapa, clicando em inserir no menu superior e selecionando Google maps. Depois disso é só inserir o endereço na caixa, e clicar em aplicar. Simples assim.

google maps no web acappella

Configurações de Apache

Quando eu digo que a estrutura do programa mudou, eu estava falando sério. Agora é possível editar configurações do apache do servidor que você irá hospedar, como os arquivos .htaccess e .htpasword, isso para usuários avançados é claro. Clique em “site” no menu superior e selecione a opção “propriedades do Website”, na penúltima opção, o que tem o desenho da pena, você pode ver estas configurações e editá-las.

configurar apache no web acappella

Integração Google Analytics

E não para de ter novidades, você pode monitorar as visitas do seu site feito no Web Acappella pelo Analytcs, basta pegar o número de identificação de sua conta e colar no numa área do programa. Acesse novamente as propriedades do WebSite cole seu código no campo em branco, o campo está marcado na imagem abaixo.

google analytics no web acappella

Camadas (layers)

Outra novidade no programa é a camada, Ainda não muito utilizada, mas em alguns casos pode ser útil, esta ferramenta tem a função de bloquear ou ocultar alguns elementos para que outros possam ser editados mais livremente, assim como no Photoshop, você pode ocultar uma imagem por exemplo, para editar outra camada. Para acionar a ferramenta, clique na opção “ver” no menu superior e clique em “display layers’ dock”, ela aparecerá no canto direito da janela. Para adicionar uma elemento à uma camada, clique nele com o botão direito do mouse passe o cursor do mouse sobre a opção layer e clique em add in layer… Opção irá aparecer as camadas que já existem, para isso você deve adicionar camadas. Para isso clique na primeira opção da janela de camadas que apareceu no canto direito da sua tela.

layers no web acappella

Assim você poderá, bloquear ou ocultar a camada que não deseja que seja alterada na hora da edição de outros elementos.

Pelo que puderam perceber, as mudanças foram muitas, e todas elas acredito eu, para melhor. Essas não foram as únicas mudanças, O programa se superou, agora podemos dizer que é um editor de sites extremamente profissional. Podemos sem medo algum usá-lo para fazer site para nossos clientes, com o Web Acappella economizamos tempo na edição de sites mais simples, sem perder a beleza e a usabilidade dos sites.

Este é um guest post escrito por Rafael Marques que desenvolve o site WebAcappella Full.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Rafael Marques

Professor de redes e manutenção de micro, 21 anos, apaixonado por internet e a caminho de se tonar um blogueiro profissional. Atualmente gerencia o blog Web Acappella Full, onde publica diariamente dicas de como criar sites com o Web Acappella.

Adicionar a favoritos link permanente.

47 Comments

  1. Maurício Rodrigues

    nunca usei o webacapella pelos problemas de SEO e Flash, agora parece que a ferramenta está diferente vamos ver se vale a pena

    • Olá Maurício, realmente as mudanças foram espetaculares, principalmente no SEO, vai se surpreender com o programa.

      • Olá Rafael Marques. Sempre uso o programa web acapella, até mesmo pela facilidade que ele oferece para quem não é profissional na área de web designer. O problema é que quando vou analizar meu site com o Google page speed insights, no resultado aparece que eu tenho que remover o conteúdo java scrypt e css acima da borda! como eu faço pra fazer isso? Por favor, ajuda aí!

  2. Confesso que não conhecia o programa, mas me interessei muito e passarei a ser um usuário do mesmo.
    Parabéns pelo seu ótimo artigo e pelo blog.
    Continue assim e sucesso!

  3. Divulgar site

    Até hoje só uso o dreamweaver, creio ser o melhor. Pena que é pago.

  4. Utilizo o webacappella licenciado e vinha criando e alterando os sites normalmente, porém após uma atualização do software não estou mais conseguindo realizar meus trabalhos, pois não aparece a caixa de dialogo na parte esquerda do programa onde aparecia as páginas do site, não conseguindo desta forma navegar pelo site para criar ou atualizar. Seria possivel me ajudar a resolver esse problema? já te mandei um email sobre essa ocorrência mas não obtive resposta. Ficarei muito grato pela sua ajuda

    • Dalvo, eu já te respondi lá no blog. Abraço.

      • Uso o Webacapella versão anterior e fiquei agora curioso em saber na nova versão a mudança que houve para mostrar a “caixa de diálogo” referida na pergunta do Dalvo. Queria usufruir da sua resposta que você diz ter enviado em off para o Dalvo. No caso da versão que detenho e desenvolvo sites, basta clicar na opção VER e marcar “Mostrar Explorador de Páginas”. É isso? Isso foi alterado na nova versão?
        Acho importante se a informação puder ser compartilhada aqui mesmo. Grato.

  5. Mauricio Lessa

    Olá Rafael !

    Ainda não conheço, mas depois deste artigo seu vou procurar me aprofundar no assunto para ver se é assim mesmo como você esta dizendo.
    Eu sou igual a Thomé, só acredito vendo. rsrsrsrsrsr

    Abraço forte e sucesso sempre…

  6. Ola,

    Já usei a última versão do Web Acappella e com certeza esta é uma atualização do programa muito boa.

    Abraço!

  7. Gabriel Martins

    Sou usuário do Webacapella licenciado a pouco tempo, conheci aqui através do Criar sites, quando estava à procura de um programa que não exigisse muito conhecimento técnico mas que ao mesmo tempo fosse flexível, permitindo fazer as coisas do meu jeito, primeiro imaginar, depois criar. E o Webacapella foi o que melhor se encaixou nesses requisitos, pois permite criar sites profissionais com design fantásticos, somente arrastando, inserindo e formatando objetos, tudo depende de sua imaginação. Além de permitir também aplicações avançadas, como javascript, jquery, html5 entre outros…

    Também creio que o Dreamweaver seja o melhor programa para se criar site completo, sem limite algum, porém exige conhecimento tecnico, ou você faz um curso, ou aprende sozinho através de muita pesquisa e estudo, mas não tem outro jeito, voce vai ter que dedicar tempo na aprendizagem.
    No webacapella em pouco tempo voce aprende todas as funcionalidades do programa, pois ele é bastante intuitivo.

    Antes que alguém ache que estou ganhando alguma coisa para falar bem do programa, vamos aos contras.

    Acho que o ponto fraco do webacapella continua sendo o SEO, porque os sites feitos nessa plataforma apresentam muita dificuldade na otimização. Demora na indexação dos buscadores, problemas na identificação das imagens etc…

    Eu como usuário, recomendo o programa apenas para criação de site profissional ou pequenos sites, para um site que exija recursos mais avançados, como sistema login, buscas, interação com usuário etc, é preferível usar as plataformas mais conhecidas mesmo.
    Mas vejo o webacapella como o melhor entre todas essas plataformas que oferecem “Crie seu site hoje mesmo” da vida…

    Por último, o blog do webacapella é um guia, um passo-a-passo eu diria para você incrementar seu site, adicionando recursos e funcionalidades extras, além de dicas importantes sobre o uso do programa.

    Grande abraço.

  8. ola gostaria que voce me passasse o download desse programa pra mim baixar,eu tenho o web acappella,e quero o 4 agora por favor me ajude nisso.agradeço

  9. Rafael pq o site webacappellafull.com ta fora do ar? poxa tava precisando tirar umas duvidas =/

  10. Venho usando o software há um ano e meio e não me arrependo de nada. Excepcional a facilidade que ele te propõe customizando tempo e dinheiro. A nova versão melhorou ainda mais a estrutura do site e visual e mais opção no e-commerce. Sem contar que já vem com alguns layouts bacanas que você pode tirar idéias em cima deles… nota 10.

  11. Ailton gulterres

    Eu ja tentei postar uma foto mas nunca consegui você pode me ajudar por favor dizendo qual o melhor site para divulgar uma foto aguardo sua ajuda em? Obrigado.

  12. Rafael, existe a possibilidade de criar um blog usando o Web Acappella 4?

  13. Emanuel Santana

    Alguém sabe como colocar mais de uma foto por produto no carrinho de compras? tipo queria colocar duas imagens para um mesmo produto no carrinho de compra, e outras opções como cores (no caso de ser uma roupa por exemplo), tamanhos, essas coisas… alguém sabe como? template algo do tipo? Obrigado desde já e Parabéns pelo site/blog!!!

  14. olá Rafael, instalei o webacappella 4 mas o motor de busca não funciona; já indexei as palavras chaves mas não funciona. você sabe por que isso está acontecendo. Detalhe o meu webacappella é crakeado..

  15. Boa tarde, Gostaria que meu site funciona-se também como blog, para cadastrar noticias, tem como?

    • Olá JMV,
      Com o WebAcappella não tem jeito. Você teria que adicionar um blog junto ao seu site com o WordPress por exemplo.
      O problema é que esta integração exige algum conhecimento técnico sobre a instalação e junção do site com o blog.

      Abraço!

  16. gostaria de saber como colocar o rodapé no site pelo webacappella

    parabens pelo site

  17. olha o web cappella é tudo de bom

  18. coloquei o menu 4 paginas e aparece só a primeira e quando clico nos botões não vai para outra pagina, este estou fazendo para meu uso pois quero criar sites para clietes e começar a ganhar dinheiro, pra comprar o webacapella, porque aparece só a primeira? o que devo fazer, pois ainda sou leigo no assunto

  19. Antonio Caser

    Amigos, criei um site pelo Web Acappella e estava em java, depois descobri que poderia converter o site em html, foi o que fiz, mas só que no iPhone não consegue abrir. O que pode estar acontecendo?

    Obrigado.

  20. Bom dia,estou conhecendo o programa agora como faço para colocar um rodapé esticado tipos esse ai abaixo pelo web acappellla

  21. Rafael Israel

    Ola,
    gostaria de colocar uma caixa de comentários como esta que tem no seu site, e gostaria que os comentários aparecessem na pagina.
    Pode me ajudar?

  22. Eu criei um site pelo WebAcappella e o design já está todo ok. Mas, e agora? O que eu faço pra publicá-lo? Há alguma forma de transformar ele em template para o meu blogger?

  23. Não gostei da função que faz a procura de uma palvra no site,muito fraca,a não ser que seja uma limitação da ferrametna de teste,não é como no WIX ,que mostra trechos do texto e até fotos.
    Não tem Blog também.
    Acho o WIX caro e dizem que é hrrível para SEO,mas o resultado final e os plugins pagos estão em outro nível.

  24. José Luiz Niclas

    fiz o meu site e publiquei, quando fui postar ele no facebook, veio uma foto aleatoria do site e na descrição tem um erro de portugues, ja fui nas configurações do site e mudei, em todas as paginas eu tambem mudei, mas o erro persiste, não sei onde esta esta descrição para que eu possa arrumare nem onde posso trocar a foto que fica no post. poderiam me ajudar nisso??

  25. Edimarcio Augusto Monteiro

    Olá!

    O Web Acappella tem painel administrativo? Se tive, onde pode encontrar?

    Obrigado!

    • Olá Edimarcio,
      Não tem. A administração do site é feita direto pelo programa. Sempre que você fizer uma atualização no site, terá que republicar o site novamente para que ele seja atualizado para os internautas.

      Abraço!

  26. Olá, boa noite. Como uso a função blog? Pois todas as vezes que clico em “ferramentas e em seguida clico em web administration (blog)” apenas abre o navegado de internet e informa as seguinte mensagem:
    “WebAcappella administration page is not available.
    You must use an Blog element in your site and publish this one !

    La page d’administration WebAcappella n’est pas disponible.
    Vous devez utiliser un element blog dans votre site et publier celui ci !”. O que mais queria mesmo era experimentar fazer um blog pelo webacappella e ainda espero conseguir.

  27. oklã do valle

    gostaria de saber se é possivel publicar automaticamente as postagens do site feito pelo webacappella no facebook,twiter…etc.
    Pq os sites de hospedagens gratuitos como o hostiguer por ex: nos da outras alternativas alem do “.com.br”
    e elas nao funcionam nesses plugins de postagens automaticas como o “dlvr.it”.

    • Olá oklã do valle,
      Eu acredito que não seja possível. Não tenho certeza.

      Abraço!

      • oklã do valle

        obg meu querido!!!
        Outra duvida é sobre um exemplo como o do blogspot e varios sites q no caso tem o post e clicando nele vc ve o post completo como tmbm uma imagem que te leva a pagina do filme etc..
        Como eu crio outra pagina para essa açao mais evitando q a pagina nova apareça no site ?
        Digo quero q ela só apareça para mim poder edita-la como acontece no blogspot q fica na açao continue lendo.Pois se ela aparecesse ficaria muito poluido o site !!!
        abraço.

        • oklã do valle

          Ou seja quero saber como oculta-la fazendo-a aparecer somente quando for clicada no botao,foto ou texto para ser redimencionada a ela.

        • Olá Oklã,
          Eu não tenho certeza, mas acredito que isso seja uma função do próprio template. Você vai ter que procurar um que tenha a opção de continuar lendo o conteúdo após clicar no título.

          Abraço!

        • Você já tentou criar a Pagina sem colocar um botão de link para ela! você coloca só a imagem como link e assim ela só vai aparecer quando as pessoas clicarem na imagem!

  28. Olá a todos!

    Queria começar a usar web acappella, mas tenho uma duvida. Eu uso OS Linux no meu pc e queria saber se o web acappella está disponível para Linux.

    Obrigado!

  29. Bom estou com um problema….
    Começei a usar o filezilla para postar meu site e tava tudo normal até q o filezzila parou de conectar dizendo haver erro no servidor=
    Comando: USER u696674152
    Resposta: 331 User u696674152 OK. Password required
    Comando: PASS ************
    Resposta:530 Login authentication failed
    Erro: Erro crítico: Não foi possível conectar ao servidor.
    Mesmo eu fazendo varias contas em sites diferentes o erro continua,o webacapella nao posta automaticamente pq diz erro na conexao tmbm!!!
    Oq acontece?

    • Olá Oklã,
      Esse erro indica que há alguma informação incorreta para conectar ao servidor.
      Recomendo que verifique novamente as informações passadas a você pela empresa de hospedagem.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *