Você precisa se preocupar com visitantes com aparelhos portáteis?

por Celso Lemes em 12/04/2009

na categoria Variados

crie seu proprio site
Aparelho Portátil Iphone

Com a popularização dos aparelhos portáteis com capacidade de acesso a internet, houve a necessidade da criação de uma linguagem que permitisse a visualização correta das páginas nestes aparelhos. Foi criado então o WAP (Wireless Application Protocol).

A linguagem WAP permite que os sites sejam exibidos corretamente na maioria dos aparelhos portáteis, proporcionando uma navegação mais clara e rápida.

Sites que utilizam esta linguagem, geralmente possuem uma versão para computadores convencionais e outra feita especialmente para aparelhos portáteis.

Mas será que devemos nos preocupar com isso hoje?
A minha opinião é que não é tão necessário hoje em dia e que daqui a alguns anos será totalmente descartável.

Embora ainda existam muitos aparelhos que necessitam da linguagem WAP para exibir as páginas corretamente. A nova geração de aparelhos portáteis está evoluindo muito rápido, permitindo acesso a quase todo tipo de páginas sem a necessidade de que a página seja desenvolvida em WAP.

Um grande exemplo é o Iphone, que permite acessar quase todos os sites disponíveis para computadores convencionais a até assistir vídeos do Youtube.

Na imagem abaixo você pode conferir meu Iphone com a página inicial do Criar Sites. Eu posso visualizar no aparelho tudo o que pode ser visto no meu computador.

Criar Sites

Conclusões
Se você ainda não criou uma versão do seu site para celulares, recomendo que não perca tempo com isso. Procure criar mais conteúdo para seu site. Seus visitantes agradecem.

Mais Artigos que você pode estar interessado

Sobre o autor do Blog

celso lemes

Website | Twitter | Facebook | Google+

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com e do Curso Profissão Problogger e de outros tantos blogs.

{ 32 comentários… leia abaixo ou deixe o seu }

1 Luigi 12/04/2009 às 11:29 am

o meu aparelho também visualiza as páginas normalmente… Também acho que esse tipo de coisa vai ficar obsoleta…

E é isso mesmo, crie mais conteúdo para seu site… Realmente os visitantes vão agradecer =)

Abraço

Responder

2 Leandro 12/04/2009 às 12:56 pm

mas eu acho que talves se seu site for extremamente grande ou um portal de noticías é bom fazer uma versao para celular bem leve como por exemplo uque o uol fez entende

Responder

3 Luigi 12/04/2009 às 3:20 pm

eu acho que as pessoas não ficam entrando em sites pelo celular… no máximo acessam e-mails…

Responder

4 Celso Lemes 13/04/2009 às 7:05 am

Luigi,
Também acho que a maioria dessas pessoas só acessam seus emails.

Leandro,
O UOL fez isso por causa do serviço de email deles.

Abraço!

Responder

5 Raphael 23/04/2009 às 5:39 pm

é leandro vc tem razão
Celso como faco isso?

Responder

6 Celso Lemes 23/04/2009 às 6:18 pm

Raphael,
Sites para celular são feitos utilizando linguagem WAP. Pelo que eu sei você teria que criar as páginas manualmente por meio de códigos (por isso eu disse que não compensava).
Se você estiver utilizando o WordPress poderá utilizar um plugin como o WordPress Mobile Plugin http://wordpressmobile.mobi/

Abraço!

Responder

7 Raphael 25/04/2009 às 1:57 pm

valeu,celso não vou criar isso nao :cs:

Responder

8 GutoBH 15/07/2009 às 11:19 am

Acho que a preocupação em programar em WAP já é realmente descartável, mas a de programar usando a tecnologia tableless não o é. Portanto, procurem construir as páginas dentro desse padrão de css.

Responder

9 luis felipe 14/09/2009 às 10:02 am

Site para celular descartável?

Absurdo!

Que falta de visão de mercado!

O futuro (isso 1, 2 anos) será todo mobile, voltei do japão faz 2 meses, vcs nunca oviram falar em i-nigma, qr-code?

Um conselhor, mudem seus sites o quanto antes para mobile.

Responder

10 Celso Lemes 15/09/2009 às 12:12 am

Olá Luis,
Cada um tem seu ponto de vista.
Eu também estou no Japão e sei muito bem como isso funciona e vejo que os celulares estão ficando tão complexos que chegam a ser computadores, o celular é apenas mais um acessório incluído no pacote.

Abraço!

Responder

11 Gabriel 27/10/2009 às 3:41 pm

Não é…e nunca será descartável, atualize se nao vai ficar de fora…
abraço

Responder

12 Rayffe 16/10/2009 às 11:46 pm

Caramba celso ta morando no Japão :? Putz,

Responder

13 Celso Lemes 17/10/2009 às 12:00 am

Rayffe,
Sim, eu moro no Japão, mas em Dezembro eu estou voltando para o Brasil.

Abraço!

Responder

14 Gabriel 27/10/2009 às 3:40 pm

Que visão mais fechada, post ridiculo, como assim nao se preocupe com site para celular????? que conclusão mais mesquinha….ridiculo, apoio o Luiz Felipe. Vamos atualizar meu amigo, não é pq vc esta no Japa que as coisas vao ser diferentes pelo mundo, sites para celular, internet movel esta cada dia mais em alta, se liga se nao vai ficar para tras.
Abraço

Responder

15 Celso Lemes 27/10/2009 às 7:03 pm

Gabriel,
Obrigado por deixar a sua opinião sobre o assunto.
Porém… A minha opinião continua sendo de que os sites para celulares são desnecessários.
Se puder, me fala algum dos novos celulares que não seja capaz de acessar o meu site. Por favor.

Abraço!

Responder

16 @espermatozooide 12/12/2009 às 5:57 pm

Celso, concordo contigo, um site especialmente adaptado para celulares é realmente descartável pelas seguintes causas:

-Quase todo o site é compatível com os celulares, desde de sites normalmente desenvolvidos até sites mais complicados e em flash

-Muita gente não usa pelo custo de alguns serviços(a maioria é grátis, porém tem alguns pagos)

-Muita gente, no caso dos serviços grátis para celular, desistem de utilizar esses serviços por causa da taxa de transferência de dados que a própria operadora cobra. Assim como o Gmail: o serviço mobile é gratuito, a operadora que cobra por transferência de dados.

Quanto a IPhones no meu acesso normalmente, e claro, gratuitamente, diversos sites todo o dia praticamente, entre eles:

http://www.gmail.com
http://www.habbo.pt
http://www.hotmail.com
http://www.tukon.tk
http://www.webnode.com
http://www.wix.com
http://www.youtube.com
http://www.mixpod.com
http://www.criarsites.com

Entre muitos outros.
Todos funcionam perfeitamente no meu Iphone.

Quanto a internet por celular, talvez será preciso atualizar seu site especialmente pra versão mobile por celular, por causa da evolução, e junto com a evolução, a internet mobile por celular irá baixar o preço e então começarão a usar com frequência.
Eu, por exemplo, uso com pouca frequência a internet mobile por celular, mas, quando baixar os preços utilizarei mais.
Infelizmente não são TODOS os sites que se adequam(atualmente) ao celular, porém, assim que a internet por celular baixar, os usuários irão aumentar, e todos os sites irão se sentir obrigados a ter uma versão mobile(celular);

Mas cada um tem uma visão diferente…

Abraço ;)

Responder

17 Celso Lemes 12/12/2009 às 10:22 pm

@espermatozooide,
Agora sim alguém veio com uma critica concisa sobre este assunto.
Eu nunca tinha pensado nas diferenças de taxas entre os dados transferidos entre a versão WAP e a convencional. Isso realmente poderia tornar a transformação do site em WAP válida.
Vou pensar em como fazer para deixar meu site acessível por WAP.

Abraço e muito obrigado pela dica.

Responder

18 Lucas Lieggio 02/01/2010 às 4:27 pm

Interessante seu post, porém fica uns questionamentos. Meu site é feito em JOOMLA e em diversos aparelhos celulares não abre corretamente. Tenho o novo smartphone NOKIA E71 c/ symbian e wiffi, onde meu site não abre corretamente. Simplesmente eu preciso dar um “zoom” para vizualizar corretamente o site e ter acesso aos links. Dai quando dou esse zoom o site não fica corretamente ajustado na tela. Em celular da Motorola também não abre ajustado. No Iphone ainda não testei. O que sugeriria num caso como este?

Responder

19 Celso Lemes 04/01/2010 às 4:27 pm

Lucas,
Neste caso é óbvio que você teria que criar uma versão móvel do seu site.

Abraço!

Responder

20 Bitetti 23/06/2010 às 2:45 pm

O grande problema ainda é o desconforto que fica a tela quando reduzida.
Comprei um iPod e fiz experiências de webgame com ele, e cinceramente ficou bem evidênte a diferença de interaçao entre o monitor e o iPod. Além da proporção dos elementos também pedir diferenciação.

Oque eu vejo é que o novo desafio sera criar sites para monitores e para portateis, não vai dar p fujir disso.

Responder

21 leleuu_ 29/10/2010 às 2:39 am

Só duas palavras: acessibilidade e usabilidade.

Deu pra entender?

Responder

22 Celso 11/11/2010 às 3:58 pm

Para quem usa o wordpress existem plugin que ajuda os sites a serem vistos nos celulares.

Responder

23 Dionathan 07/01/2011 às 2:13 pm

Quanta besteira! um usuario de wap sites busca velocidade na navegação, e é óbvio que eu prefiro um site wap para navegar no meu smart, mesmo tendo um android, as paginas normais precisam de zoom para abrir ¬¬ idiotice é falar que é descartavel, descartavel é sua cabeça de panela enferujada que não tem visão de mercado, um site dedicado a criação de sites com um post absurdo destes ¬¬

Responder

24 Celso Lemes 08/01/2011 às 2:04 am

Dionathan,
Pois é, “a cabeça enferrujada” aqui pensa que um site feito para celulares é besteira e vou sempre apoiar essa idéia.

Abraço!

Responder

25 Fabio Destro 18/01/2011 às 11:27 am

O weebly desenvolve automaticamente um site mobile que é o seguinte
em vez da imagem aparece o nome do site e ai todos os artigos ficam tipo juntinho e compacto um em cima do outro para que de para ler sem dar ter de dar zoom e no fim tem a opção mobile site ou full site a opção mobile site vai automática quando é ipod iphone e etc … e se seleccionar a full site da para ver normal como se fosse no pc ! e eu posso ver como é mobile pelo pc colocando meu-site.com/?mobile

Responder

26 wilson 25/01/2011 às 5:31 pm

Muito legal a matéria, parabéns!!!

Responder

27 Alisson Camilo 23/02/2011 às 2:00 pm

Bom, na minha opinião acho que os aparelhos estão evoluindo a cada dia e em breve será possivel entraar em sites sem usar o WAP, mais agora deu uma duvida. e os sites que são web 2.0 ? o site vai se ajustar num aparelho mobile?

Responder

28 Celso Lemes 24/02/2011 às 12:09 am

Alisson,
Aí vai depender se ele tem ou não uma versão mobile.

Abraço!

Responder

29 bob_n1tro 26/06/2011 às 6:47 pm

Concordo, não tem necessidade de criar em WAP, só vai perde tempo, neste momento estou usando um iPhone 4g para responder ao tópico, eu jáe preocupei uma vez em fazer site em WAP, e vi que realmente vai ser perda de tempo pois os únicos celulares que usa isso ainda são os modelos antigos que usa conexão GPRS, pois os atuais mesmo que na rede GPRS/EDGE já tem navegador com suporte a protocolo atuais, o que pode acontecer e já esta acontecendo e do aparelho nao ter suporte a JAVA e a FLASH, ai já e outra história.

Então fica ai minha opniao e dica, Se for fazer site para celular faça usando as linguagens já conhecidas, se possível sem Java e FLASH, pois usuários de iPhone como eu sofrem.

Responder

30 Gustavo Pantoja 07/08/2011 às 10:52 am

Eu Concordo Contigo Celso, Os Celulares Estão Evoluindo Muito! Com Isso Todo Mundo Pode Acessar os Sites Normalmente, Mesmo Se Não For Iphone ou Android ou Windows Mobile

Exemplo: Quase Todos Os Celulares Tem Modo Aplicativo, 95% Dessa Gente Com Esses Celulares Com Esse Modo Aplicativo tem o Chamado Aplicativo que Chama-se “Opera Mini”, Se Não Tiver Esse Aplicativo, Deverá Ter Outro Como o “Bolt”

Esse Aplicativo “Opera mini” Exclusivamente Exibe Esses Sites Complexos Que São Para Computadores (Como o Criarsites.com) No Celular!

Isso é a Evolução! Entendeu Galera, é Só Isso!

Responder

31 Celso Lemes 08/08/2011 às 11:12 am

Gustavo,
Realmente é assim. Os celulares de hoje são como mini computadores ambulantes.

Abraço!

Responder

32 Meu Site Facil 22/10/2011 às 9:42 am

Eu acho que o mundo cada vez mais esta se compactando, com isto eu acho que todos deviam se preocupar e mudar também, bom post, como sempre…

Responder

Deixe um comentário

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

CommentLuv badge

Post Anterior:

Próximo Post