Você oferece conteúdo de qualidade para seus visitantes?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Você oferece conteúdo de qualidade para seus visitantes?

O conteúdo de qualidade é uma exigência para o blogueiro que deseja ter sucesso com seu blog. Se ele for fraco, mal escrito ou conter informações insuficientes, dificilmente ele conseguirá boas posições nos mecanismos de buscas, os visitantes não irão recomendá-lo e seu site/blog acabará sem visitantes.

No caso do buscador do Google, o conteúdo de qualidade passou a ser uma exigência do novo algoritmo implementado há alguns meses, apelidado de Google Panda, que é muito mais exigente quanto a qualidade do conteúdo que é indexado, deixando em posições inferiores nos resultados das buscas, os sites que não se encaixem em seus critérios de qualidade.

Você oferece conteúdo de qualidade para seus visitantes?

certificado de qualidadePara saber se o seu conteúdo é de qualidade, pense da seguinte forma.

Será que os visitantes sairão satisfeitos com o que vão encontrar em meu site?
Será que o meu conteúdo oferece a informação ou o entretenimento que eles procuram?

Se a resposta for não (se você pensar para responder um SIM, é porque você poderia melhorar seu conteúdo), é melhor repensar a forma que você está trabalhando em seu site/blog.

Confira abaixo algumas dicas que eu aprendi durante minha carreira de blogueiro amador e profissional.

Pesquise sobre o assunto

Independente de você ser um expert  ou não no assunto que pretende escrever, uma boa ideia é que faça pesquisas acerca do tema, porque sempre haverá alguma coisa a ser aprendida e que poderia ser adicionada ao artigo.

Procure adicionar todas as informações que forem pertinentes e deixe de lado o que não importa (sem ficar enchendo linguiça). Se o artigo ficar muito extenso, você poderá dividi-lo em duas ou mais partes.

Preste atenção nos erros gramaticais e na forma que escreve

Os erros ortográficos dão aos visitantes uma má impressão sobre a qualidade geral do conteúdo, podendo levá-los a deixarem o site por causa disso. Além disso, o conteúdo bem escrito é uma exigência do Google Panda, que dá prioridade ao conteúdo livre de erros ortográficos grotescos. Se você não for muito bom em Português, poderá sempre utilizar um corretor ortográfico.

Outra coisa que você deve prestar atenção é no nível de complexidade do texto. Se o conteúdo que você está escrevendo é direcionado a alunos de faculdade, provavelmente você deve escrever os textos em um nível acadêmico, mas o mesmo conceito não se aplicaria caso o conteúdo seja direcionado a um público mais jovem. Portanto enquanto estiver escrevendo, procure escrever de uma forma que seja compreensível para o seu público, sem parecer complicado ou simples demais.

Adicione ilustrações sempre que possível

As imagens ajudam a quebrar o gelo, chamando a atenção dos leitores e facilitando a compreensão do texto. É como diz aquele velho ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Deixe o conteúdo de molho

esperarUma boa pratica para deixar seu conteúdo ainda melhor, é deixá-lo de molho por um ou mais dias. Isso lhe dará tempo se lembrar de algo que não foi adicionado ou para que novas ideias surjam e que complemente o artigo, aumentando sua qualidade.

No entanto, para que isso seja possível, é importante que você escreva artigos com antecedência, caso contrário você poderá se ver em uma situação em que não tem outro jeito a não ser publicar o conteúdo as pressas.

Eu mesmo tenho o hábito de não publicar meus artigos imediatamente, deixando-os como rascunho em meu blog. Sempre que preciso publicar um deles, dou uma olhada antes no texto e acabo fazendo alguma modificação que não tinha pensado no momento em que o escrevi.

Gostou do artigo Você oferece conteúdo de qualidade para seus visitantes?? Então deixe um comentário e/ou divulgue nas redes sociais.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

22 Comments

  1. Bruno Simomura

    Olá Celso,

    Acredito que o conteúdo de qualidade e a aplicação do Google Panda vem como uma forma bastante inteligente para promover tráfego constante e qualificado, até mesmo para projetos recentes e com pouca visibilidade.

    Felizmente, questões como a taxa de rejeição, quantidade de páginas lidas, fidelização de leitores (analise comportamental) e também o tempo de duração de cada visita são valorizados, aumentando bastante o grau de relevância na hora de pontuar sites específicos.

    Medir a qualidade de um artigo é bem legal, principalmente ao pensar que cada artigo é uma peça importante dentro do blog e que ficará arquivada eternamente, pois isso nos dá um argumento adicional para promover a qualidade sempre.

    Ótimo artigo

  2. Criador Sites

    Olá Celso
    Artigos de qualidade certamente são o ponto x do sucesso ou não de um blog.
    Por isso eu sempre fico em dúvida na seguinte questão. Vale mais um blog que tenha posts diários sem muita qualidade ou blogs em que postem seus artigos 3 ou 1 vez por semana, mas mantendo a qualidade? Acredito que seja o blog que posta menos vezes porém com qualidade.
    Esta tática do de deixar em rascunho é muito boa. Eu atualmente também faço isso. Quando me vem em mente algo, eu deixo como rascunho e vou escrevendo um pouco a cada dia.
    Acho que ficou um errinho de ortografia no fim do seu artigo: “…alguma modificação que não tinha pensado no , que no momento em que o escrevi,”

    Muito bom o seu artigo. Parabéns!

    • Arlindo Armando

      Olá Criador Sites, se me permite: não acho uma boa idéia escrever um artigo um pouco a cada dia, isso só vai lhe fazer perder produtividade. O que o Celso disse é escreve-lo por completo e não publicá-lo de imediato. Deixe-o guardado e caso lembre-se de mais algum tópico, adicione.

      Assim como temos que ter um local de trabalho limpo e organizado, onde ninguém possa lhe atrapalhar na hora da escrita para não perder o foco, assim também não devemos escrever de pouco a pouco. Além de você perder o ritmo de escrita, ainda terá que reler tudo o que foi escrito novamente.

      Abraços, Arlindo Armando

      • Criador Sites

        Olá Arlindo. Obrigado pela sua opinião. Geralmente eu escrevo o artigo por completo e deixo como rascunho. Mas as vezes ocorre de surgir uma ideia para um post e no momento estou fazendo outra coisa. Aí eu salvo como rascunho o título e um pequeno trecho, só para não me esquecer, e dar continuidade no outro dia.

        Abraço!

      • Arlindo,
        Eu também acho que após começar um artigo, devemos procurar terminá-lo ou pelo menos deixá-lo já quase pronto. Acho que é mais produtivo.

        Abraço!

    • Criador Sites,
      Pois é, faltou terminar o artigo. O pior é que eu li ele várias vezes para não deixar escapar nada. Obrigado.

      Abraço!

  3. Ter um site ou blog e adicionar a ele matérias de qualidade é essencial para se alcançar o sucesso e um nível elevado de visitantes diários. Se você pretende montar um site ou um blog, apenas para escrever algumas palavras copiadas e enche-lo de anúncios, achando que vai ganhar dinheiro com isso, é melhor nem começar.

    Já por outro lado, as pessoas que dão mais valor ao conhecimento de seus usuários acima dos ganhos, trazendo artigos diários, e conteúdos de qualidade e relevância ao seu nicho, são os que serão bem sucedidos na internet a médio e longo prazo.

    Com este novo algorítimo do Google, pense bem antes de começar, pois não é tão fácil como se imagina, e se não tiver disposição para o trabalho e pesquisa constante, seu blog ou site será apenas mais um dos milhares abandonados pela internet, aumentando consideravelmente o acúmulo de lixo virtual sem nenhuma utilidade.

  4. Arlindo Armando

    A qualidade é o ponto chave na angariação de novos leitores e consequentemente, a rentabilização através do blog. Recentemente escrevi um artigo sobre o porque devemos escrever conteúdo de qualidade e acredito vivamente que sem isso nenhum blogueiro vai para frente.

    Abraços, Arlindo Armando

  5. Olá Celso,
    Realmente escrever conteúdo de qualidade é o caminho correto para o sucesso. Estou escrevendo uns 3 artigos por semana e tentando colocar o máximo de qualidade e menos erros possíveis. Acredito que estou me saindo bem!

    Abs!

  6. CONTEUDO DE QUALIDADE PODE VALER MAIS QUE O TEMPLATE DE UM SITE.
    ABRAÇO!!!

  7. Verdade, a qualidade do conteudo e chave para o sucesso não adiante ter um blog receber muitas visitas e seu conteudo ser fraco ou plagiado

  8. Eu também ofereço “conteúdo de qualidade” para meus visitantes, pena que eles não acham isso…………

    Grande Abraço……

  9. Tentei usar suas dicas sobre conteúdo de qualidade, mas funcionou apenas com alguns artigos. Pois eu gerencio um site sobre notícias de rock, então não posso deixar eles de molho. Mas, a vantagem, que estou começando um projeto paralelo que poderei utilizar estas dicas ao meu favor. Ah, e para avisar algo, amei teu site e hoje foi a primeira vez que vi o seu site.

  10. Olá Celso, como eu faço pra colocar o sistema de comentário do Facebook no meu blog?

  11. Central de Informações

    Este artigo é de enorme utilidade para todos os blogueiros e para a blogoosfera como um todo.

    Já curti, recomendei no +1 e tweetei.

    O conteúdo de qualidade sem dúvida é a base, sem conteúdo de qualidade o resto todo de nada adianta.

    Acho que você falou tudo em seu artigo e deu excelentes dicas.

    Sempre que escrevemos precisamos pensar se é aquilo que quem vai ler estava querendo, se o leitor vai sair satisfeito. De preferência é bom ainda sempre superar as expectativas dos leitores pra fazer com que eles se empolguem com o post e indiquem, falem pros amigos e etc..como eu fiz neste artigo curtindo, twitando…

    Grande abraço e parabéns pelo artigo!

  12. Devemos sempre ter em mente que o usuário só irá voltar em nosso blog/site se o conteúdo for de qualidade. Se o blog for feio, se for desorganizado e com contéudo irrelevante, com erros gramaticais, o usuário não vai retornar no sítio!

    Escrevo de 3 a 5 posts semanais, primo pela relevância dos posts e não muito pela regularidade. Mas procuro sempre postar no mínimo 3 por semana.

  13. Realmente Celso o conteudo, de um blog quando bem escrito chama bastante atenção dos mecanismos de buscas, principalmente do Google, e para que esses bons posts sejam bem rankiados nas buscas, os titulos tem que ser bem feitos, e usando palavras chaves, tipo o que eu fiz com alguns dos meus posts, que em dois meses somaram mais de 3.000.000 milhões de acessos.

  14. Olá Celso!
    Comecei a me interessar por blog há dois anos.Já tenho um blog ativo e outro que estou projetando. Ainda tenho muitas dúvidas e estou aprendendo mais todos os dias. Leio artigos e faço o máximo de cursos que possa acompanhar.
    Sou Funcionário Público, mas sempre que tenho tempo, Procuro ler seus artigos.
    Você deu boas dicas neste artigo. Obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *