Você faz o uso correto da Tag Nofollow?

por Celso Lemes em 13/04/2009

na categoria Otimização de site

nofollow

Muitos webmasters deixam comentários ou me mandam emails com reclamações de que seus sites não aparecem nos buscadores ou deixararam de ser indexados depois de um tempo :shock:

O motivo de os buscadores não estar enviando visitantes podem ser muitos, sendo os mais comuns a falta de conteúdo ou conteúdo copiado de outros sites.

Porém existe um outro motivo que é a ausência da tag nofollow nos “links de parceiros, programas de afiliados e links patrocinados”, que pode levar o site a ser punido ou em casos extremos até banido dos buscadores (é claro que isso não é uma coisa que você deve se preocupar caso não esteja interessado em receber visitas vindas dos buscadores).

O que é a tag nofollow
Trata-se de um pequeno código criado pelo Google e adotado pelos buscadores Yahoo e MSN.

Quando este código está presente junto a um link, ele indica aos buscadores que ele não deve ser seguido, ou seja, ele não terá valor para melhorar o posicionamento do site que recebe o link.

Essa foi a maneira encontrada pelos buscadores para amenizar o número cada vez mais crescentes de spans em blogs e fóruns e manipulação do pagerank em geral que estavam tornando seus algoritmos inuteis.

Como funciona
Um link normal é formado na maioria das vezes da seguinte forma:
Visite o <a href=”http://www.criarsites.com/” >Criar Sites</a>

Que ficaria assim:
Visite o Criar Sites.

Com a tag nofollow o link seria construído da seguinte forma:
Visite o <a href=”http://www.criarsites.com/” rel=”nofollow” >Criar Sites</a>

Que ficaria assim:
Visite o Criar Sites.

Ambos parecem iguais para o visitante, mas não para os buscadores que identificam a tag nofollow dentro do código.

Conclusões
O uso da tag nofollow não vai ajudar seu site a obter melhores posições, na verdade ele vai é impedir que seu site seja penalizado, portanto se você deseja receber visitantes vindos dos buscadores, o uso desta tag em links de parceiros, programas de afiliados ou links pagos (anunciantes) é imprescindível.

Related Posts with Thumbnails

Mais Artigos que você pode estar interessado



{ 59 comentários… leia abaixo ou deixe o seu }

1 Sillon Lemes 13/04/2009 às 12:29 pm

Está cada vez mais difícil agradar o titio Google!

Responder

2 Celso Lemes 13/04/2009 às 12:44 pm

Sillon,
Está mesmo, e o pior é que muita gente não sabe desses pequenos detalhes e acabam sendo prejudicados.

Abraço!

Responder

3 Giovanni 13/04/2009 às 7:40 pm

Então quer dizer que eu devo usar o “nofollow” quando eu for escrever algum link em meu post, e se eu não escrever eu vou ser penalizado?

Se for isso, vou correndo mudar os links de meus parceiros! Com o Google não se brinca!

Responder

4 Duarte 13/04/2009 às 8:09 pm

Uso sim senhor.

Tento sempre agradar ao meu patrao :) – o Google :)

Responder

5 Luigi 13/04/2009 às 8:51 pm

Dá para agregar essa tag no CSS, fazendo com que ela seja default? Aí não precisaria ficar se preocupando em ficar editando todos os links. Os criados já estariam “seguros”.

Se funcionar, é uma boa, né?

Responder

6 luciano 13/04/2009 às 11:05 pm

unuteis o.o

Responder

7 Celso Lemes 14/04/2009 às 3:27 am

Giovanni,
Infelizmente é isso mesmo. A maioria dos blogs que são penalizados não utilizam o nofollow.

Duarte,
Se quiser que o Google seja seu amigo, tem que agradar ele mesmo :cry:

Luigi,
Mas fazer isso pelo CSS não iria aplicar o nofollow aos links internos também?
Se for isso não teria muita utilidade.

Luciano,
Não entendi o seu comentário, é alguma brincadeira ou você está bravo consigo mesmo?

Abraços!

Responder

8 Silmar 14/04/2009 às 4:04 am

Celso, pelo o que eu entendi so é preciso coloca essa tag em link q seja de otro site, link do meu site n é preciso ?

Responder

9 Celso Lemes 14/04/2009 às 5:04 am

Silmar,
Nos seus links internos não é preciso, você só tem que colocar em links que você vá ganhar algo e em links de parceiros.
Porém você pode colocar em links que apontem para páginas que você não gostaria que fosse bem posicionado nos buscadores.
Eu por exemplo coloco essa tag nos links que apontam para a minha página de contato e na página de política de privacidade.

Abraço!

Responder

10 luciano 14/04/2009 às 5:24 pm

Não, Celso, é que tem um erro de português no artigo. Bom, talvez n seja um erro. Desculpe a linguagem própria kkkk.

“…e manipulação do pagerank em geral que estavam tornando seus algoritmos *unuteis*.”

Responder

11 Guishi 14/04/2009 às 7:13 pm

Celso, caso eu queira que a página abra numa nova janela o código ficaria:
Criar Sites
??

Responder

12 Guishi 14/04/2009 às 7:14 pm

Opa, quis dizer
a href=”http://www.criarsites.com/” target=”_blank” rel=”nofollow”

??

Responder

13 Luigi 14/04/2009 às 7:47 pm

Celso,

se desse para adicionar no codigo CSS essa tag somente aos links que abrirem em nova janela, aí sim seria uma boa… pq geralmente os links externos vc manda abrir em nova janela né…

Abraço

Responder

14 Celso Lemes 14/04/2009 às 9:32 pm

Luciano,
Agora entendi. É que pela forma que você deixou a mensagem parecia que você estava chamando alguém de inútil. :shock:

Desculpe qualquer engano.

Guishi,
Sim, seria mais ou menos isso. Você só deve adicionar o código target=”blank”

Luigi,
Creio que isso não seja possível por CSS.

Abraço!

Responder

15 Vinicius 19/04/2009 às 9:56 pm

Tem algum problema em algum link ficar “a href=”http://www.criarsites.com/” rel=”nofollow target=”_blank”
Porque um dos banners eu escrevo e ele volta a ficar com o nofollow na frente do blank.

Responder

16 Celso Lemes 20/04/2009 às 1:35 am

Vinicius,
Não tem problema não, ele pode estar em qualquer lugar.

Alexandre,
O problema de retirar o nofollow dos comentários é que haveria muitos comentários deixados apenas para ganhar links, rebaixando a qualidade dos comentários.
Se eu fizesse isso aqui, tenho certeza de qeu apareceriam muitos comentários do tipo “Muito Bom” ou “”Legal”.

Outra coisa seria o problema de os buscadores penalizarem o site por apontar links para sites com má fama.

Abraços!

Responder

17 Alexandre 19/04/2009 às 11:34 pm

Um efeito colateral ruim do nofollow é que ele pode desistimular comentários interessantes no seus artigos.

Estou usando o plugin CommentLuv na Zooming (por sugestão de um colaborador do meu site, que escreveu um artigo sobre este plugin para mim) para evitar isso, estimulando os comentários no meu site.

O CommentLuv busca (via RSS) o ultimo artigo postado pelo usuário no seu blog e o coloca como um link com uma pequena introdução no fim do comentário.

Estou usando ele há um tempinho e não tive nenhum problema.

[]’s
Alexandre

Responder

18 Online na web 27/05/2009 às 1:52 pm

Olá Celso, tenho uma dúvida, no meu blog tem na lateral direita a sessão BLOGROLL porém eu gostaria de saber se tem como eu colocar esta tag ” rel=”nofollow” > nesta sessão no meu código HTML. Obrigado desde já.
Abraços

Responder

19 Celso Lemes 27/05/2009 às 5:07 pm

Online,
Realmente o WordPress não permite editar o atributo nofollow, porém eu descobri uma técnica que dá para burlar o WordPress.
Você pode saber como fazer aqui http://www.criarblog.com/2009/01/15/blogroll-com-nofollow-seguindo-as-diretrizes-do-google/

Abraços!

Responder

20 Online na web 28/05/2009 às 4:57 pm

Olá Celso, eu esqueci de te falar que meu blog é do blogspot, e não do Wordpress, será que do blogspot tem como fazer isso? Obrigado desde já.
Abraços

Responder

21 Celso Lemes 28/05/2009 às 5:21 pm

Online,
Eu também não tinha percebido. Neste caso a solução seria você adicionar os links em Gadget HTML/Javascript e incluir os links manualmente.

Abraço!

Responder

22 Victor Alberto 06/06/2009 às 8:52 pm

Deixe me ver se eu entendi corretamente:
O nofollow deve ser somente utilizado em links que redirecionem para outros sites diferente do meu e servem para eu não ser penalizado no ranking de busca do google?

Responder

23 Celso Lemes 07/06/2009 às 4:22 am

Victor,
É isso mesmo, você só deve colocar os links para sites externos que sejam frutos de parcerias ou que você vá ganhar algo.

Abraço!

Responder

24 MICHEL 19/06/2009 às 12:05 am

CELSO ME TIRA UMA DUVIDA POR FAVOR, ESSA CONFIGURAÇÃO PARA OTIMIZAR USANDO AS TAGS rel=”nofollow” TAMBÉM SE APLICAM A BANNERS DE AFILIADOS OU SOMENTE PARA LINKS SIMPLES?

OBRIGADO.

Responder

25 Celso Lemes 19/06/2009 às 12:53 am

Michel,
Sim, você deve utilizar o atributo nofollow em imagens também.
Qualquer link que leve a programas de afiliados ou parcerias devem conter o nofollow.

Abraço!

Responder

26 Rafael 22/06/2009 às 4:59 pm

Olá Celso!
Tem como colocar essa tag nofollow junto com a tag target=”_blank” ? para junto com essa tag abrir em outra janela?

Responder

27 Celso Lemes 22/06/2009 às 8:17 pm

Rafel,
Tem sim, é só você adicionar o target blank da mesma forma que faz com o nofollow.
Somente come cuidado para deixar um espaço entre os dois para não dar erro no código.

Abraço!

Responder

28 itallo 15/07/2009 às 7:53 am

Olá celso tenho um site de download, e aponto para links como rapidshare e megaupload e outros, será que posso ser penalizado, ah eu nao posto conteudo pirata , mais e vetores, ah nao tem algum plugin efecient não!

Responder

29 celsoalemes 15/07/2009 às 1:27 pm

Olá itallo,
De jeito nenhum. Você só pode ser penalizado quando o link que você aponta faz você ganhar algo. Neste caso somente os visitantes é que se beneficiam.

Abraço!

Responder

30 Itallo 16/07/2009 às 6:06 pm

Celso encontrei um pluguin para o wordpress que add a tag nofollow automaticamente a qualquer link no seu post (Execeto os do própio blog) por exemplo eu add um link do megaiploa e quando olho no códogio fonte a tag nofollow tá la, mais por exemplo em post relacionados ela não e add! Se quiser eu posto o nome do plugin!

Responder

31 celsoalemes 16/07/2009 às 10:27 pm

Itallo,
Seria interessante esse plugin, deixa o nome aqui por favor.
Eu não posso usar ele aqui no Criar Sites, mas eu acho que teria utilidade em outros sites que eu tenho.
Poderia até escrever um post sobre ele no CriarBlog.com

Abraço!

Responder

32 itallo 17/07/2009 às 12:13 am

Posso sim Celso, com uma condição, me citar no post do criarblog, Ok , mais sem a tag nofollow(rere).

O post está aqui: http://wordpress.org/extend/plugins/wp-nofollowpost/

e Simples e só instalar, ah Celso ele vai dizer que e incopativel, mais funciona direito e so olhar no codigo fonte! At+ Abraços!

Responder

33 celsoalemes 17/07/2009 às 10:30 am

Itallo,
Pode deixar cara, vou escrever o artigo sobre esse plugin.

Abraço!

Responder

34 Mawel Oliveira 05/08/2009 às 11:38 pm

Obrigado pela dica!!! vou da uma olhada nisso, meu site parece ter sido penalizado. hj até mandei um pedido de reconsideração ao google.

Responder

35 Edmar 02/11/2009 às 10:55 pm

Olá Celso, eu fiz em meu blog um link para meu eshop no mercado livre e não coloquei essa tag nofollow, será que isso vai prejudicar meu blog em buscadores, comento pouco mas passo sempre por aqui, muito obrigado por sua colaboração com nós principiantes e um grande abraço.

Responder

36 Celso Lemes 03/11/2009 às 1:05 pm

Edmar,
Pode prejudicar sim, ao apontar um link para um programa de afiliado sem o uso do atributo nofollow, você está ajudando a página que recebe o link a se destacar no Google, e isso é considerado manipulação de resultados porque o seu link não foi natural, ou seja, você criou o link pensando em ganhar algo em troca $$$.

Abraço!

Responder

37 Baixar Jogos 03/11/2009 às 1:45 pm

Gostei do post, é o mais bem explicado que achei, mas ficou uma dúvida, para links do tipo downloads, ex: http://www.site/arquivo.zip ou /w w w.mega upload. com/hausuahs , posso usar Nofollow?

Responder

38 Celso Lemes 03/11/2009 às 10:31 pm

Baixar Jogos,
O uso do atributo nofollow neste caso seria opcional. Você só precisa adicionar o nofollow caso você vá ganhar algo com o link.

Abraço!

Responder

39 Prof.elson 24/11/2009 às 9:17 am

Obrigado pelas dicas, mas eu tenho uma dúvida: vi em outro site que o atributo deve ser colocado entre ‘a’ e ‘href’.
Qual dos métodos está correto, ou pode ser colocado das duas formas?

Responder

40 Celso Lemes 24/11/2009 às 1:33 pm

Prof.Elson,
Qualquer uma das duas está correta. O importante é que o atributo esteja presente no link.

Abraço!

Responder

41 Prof.elson 24/11/2009 às 2:02 pm

Ok.
Obrigado Celso, ótimo site.

Responder

42 Felipo Antonoff Araújo 25/12/2009 às 10:14 pm

Oi Celso, muito interessante o artigo, mas surgiu uma dúvida, se devemos adotar o nofollow em links externos, logo nosos site também estaria como nofollow em outros sites, que adicionaram o mesmo ou que colocamos, ou pelo menos deveria estar, logo não tornaria o pagarank inútil? e o pagerank, analisa apenas por link?, pois ja vi muito site ficar no topo e serem muito inferior a outros, que não estão no topo da busca, grato Felipo Antonfof Araújo.

Responder

43 Celso Lemes 27/12/2009 às 7:51 am

Felipo,
Se o link for para um site de parcerias ou que você vá ganhar algo, é necessário que você adicione o atributo nofollow.
O pagerank se tornou uma medida absoleta e não indica o quanto de visitas um site recebe, portanto você não deve se preocupar com isso.

Abraço!

Responder

44 Felipo Antonoff Araújo 27/12/2009 às 9:10 am

Ok Celso, esse “ganhar algo” seria receber dinheiro em troca de um link?, ou seja, só deve usar nofollow quando tiver link pago, patrocionio, parceiros? e em comentários é bom deixar ativado nofollow ou follow e outros links, de referência a outras fontes ou sites?, tem como saber se um site é penalizado ou não pelo google?, até porque essas regras, muitas vezes é mal informada e quem sofre são os sites e blogs, grato Felipo Antonoff Araújo.

Responder

45 Celso Lemes 27/12/2009 às 6:10 pm

Felipo,
É isso mesmo. Se for um link para parceiros ou pago você deve adicionar o atributo nofollow.
Nos comentários também é bom deixar o nofollow porque o Google costuma penalizar sites que apontam links sem o nofollow para sites suspeitos (sites de cracks, que tentam manipular os resultados e etc.).
Um site penalizado simplesmente some ou não aparece nas buscas em boas posições. Lembrando que um site pode ser penalizado ou banido em casos extremos.

Abraço!

Responder

46 Felipo Antonoff Araújo 28/12/2009 às 7:22 am

Obrigado Celso, realmente é um pouco complicado certas medidas, mas acho que deu para entender e em caso a referência, em geral acho legal não usar nofollow, pois como fazemos referência a um conteúdo ou algo do gênero, devemos ajudar o site do mesmo, pelo menos penso assim,grato Felipo Antonoff Araújo.

Responder

47 Sid 16/02/2010 às 4:05 pm

Olá amigos, interessante esse post, aprendizado essencial!
Estou com uma dúvida, em imagens hospedas pelo próprio blogger como
o banner principal, imagens em postagens tipo http://1.bp.blogspot.com/_... .jpg e links de sites amigos, (não para lucro financeiro, somente sites amigos) e links em sites de hospedagem de arquivos com o Megaupload ou Rapidshare devem conter essa tag?

abraço.

Responder

48 Celso Lemes 16/02/2010 às 5:32 pm

Sid,
O nofollow somente é necessário quando você está ganhando alguma coisa com o link. Se ele for de agradecimento, você não precisa adicionar, mas se for se uma parceria, você está ganhando visitas, neste caso você precisaria adicionar o nofollow.

Abraço!

Responder

49 Sid 16/02/2010 às 7:18 pm

Opa então vou tratar de add a tag aqui sim, e quanto a possibilidade de colocar-la em links como o do Megaupload ou Rapidshare, pode haver punição por parte do Google por colocar a tag nesses links?
Muito obrigado!

abraço.

Responder

50 Celso Lemes 17/02/2010 às 12:10 am

Sid,
De maneira nenhuma. o Google não pune por usar o nofollow, mas sim por não usar quando necessário.

Abraço!

Responder

51 Sid 17/02/2010 às 1:57 am

Puxa valeu demais por esclarecer essas dúvidas Celso, informações importantes para quem quer sempre manter seus blogs em ordem com as exigencias do Google.

Responder

52 mario 20/03/2010 às 11:31 pm

Celso, meu site é de downloads entao minhas páginas tem muitos links para os servidores de downloads eu nao ganho nada com isso mas dentro de uma página pode conter mais de 80links Devo colocar nofollow ná página toda ou nao tenho nem que me preocupar com isso já que nao estou ganhando nada com isso?

Responder

53 Celso Lemes 22/03/2010 às 12:47 pm

Mario,
Não, você não é obrigado a utilizar o nofollow nestes casos, mas seria bom adicionar o nofollow para que o Google dê mais valor para o seu conteúdo.

Abraço!

Responder

54 mario 20/03/2010 às 11:44 pm

Testei o plugin que o Italo recomendou e realmente coloca o atributo nofollow nos links do mega upload mas tb coloca nos links internos do site isso é um problema?

Responder

55 Celso Lemes 22/03/2010 às 12:42 pm

Mario,
Com certeza é um problema. Desta forma você está indicando ao Google que todos os links do seu site não devem ser indexados.

Abraço!

Responder

56 mario 23/03/2010 às 7:27 am

Celco encontrei uma saida, encontrei um plugin que coloca nofollow apenas nos links externos e mantem os links internos intactos assim ja pude tirar todos os nofollow das minhas páginas mas acredito ja ter um grande problema pois estou indexado no google mas nao em nenhuma pesquisa por palavra chave. Outra questao é sobre o conteudo duplicado, como felei tenho um site de download e meus post sao sempre repetindo a sinopse de um filme ou uma série e isso gera uma montanha de conteúdo duplicado né? Assim encontrei outro plugin que coloca a canonical individualmente em cada post assim escolho a melhor url para cada post isso é bom né?

Responder

57 Celso Lemes 24/03/2010 às 12:54 am

Mario,
Isso seria bem melhor do que aplicar o nofollow em todos os links.

Abraço!

Responder

58 Wilson Bandeira Pereira 18/08/2010 às 10:54 pm

olá Celso,por favor tenho 3 perguntas a lhe fazer: 1ªtenho vários links com anúncios em meu site,todos do mercado livre… terei que por esse atributo um a um e cada um deles,para não ser penalizado?
2ªse tenho que por em todos; existe algum plugin que possa fazer isso em todos os links externos automaticamente usando o dreamweaver cs5?
3ªpor fim vc pode analisar e ver se coloquei o atributo corretamente(incluindo aspas,localização e etc…) no link abaixo??
agradeço desde já,muito grato!!!

Responder

59 Celso Lemes 19/08/2010 às 12:19 am

Wilson,
Se o link levar para um programa de afiliado, você tem que adicionar o nofollow. Não tem outro jeito.
Não existe um plugin para o DreamWeaver. Tem que ser manual.
O código não apareceu. Também tentei acessar o seu site para ver, mas parece que o endereço está errado ou o servidor está com problema.

Abraço!

Responder

Deixe um comentário

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Post Anterior:

Próximo Post