Sites com conteúdo pirata serão penalizados pelo Google

Na semana passada a Google anunciou um novo critério para classificação no resultados de busca, a partir dessa semana os sites com conteúdo pirata terão seus posicionamentos prejudicados.

Essa mudança tem como objetivo fazer com que os sites com conteúdo pirata ficam em posições piores nas buscas do Google, assim quando alguém pesquisar por um filme ou música, por exemplo, em vez de aparecerem sites e blogs de downloads, as primeiras posições serão de sites oficiais como Spotify, Rdio, Hulu, Amazon, Vevo, Netflix, entre outros.

Uma parte interessante disso tudo é que a Google afirmou que alguns dos sites que mais recebem conteúdos piratas não vão ser afetados pela mudança, entre eles estão o YouTube, Facebook e Tumblr. O Google não explicou o motivo desses sites não serem afetados, apenas afirmou que no caso deles existem outros fatores a serem levados em consideração.

Entre os maiores sites que devem ter seus posicionamentos prejudicados estão o 4shared, FilesTube, RapidShare, The Pirate Bay, FileSonic, Hotfile e MediaFire. Sites com conteúdo pornográfico também podem passar a receber classificações piores, já que grande parte deles possui conteúdos piratas.

Para saber que sites deverão ser penalizados a Google usará o seu próprio sistema de denúncias de pirataria. Esse sistema é um banco de dados gigantesco e que recebe mais de 4 milhões de novas denúncias por mês. Se um site for denunciado ao Google por conter conteúdo pirata ele poderá perder posições nos resultados de busca. Simples, rápido e aparentemente eficaz.

É importante reforçar que os sites penalizados não vão desaparecer das buscas, apenas perderão relevância. A remoção completa de sites ou páginas por quebra de direitos autorais só acontece mediante ordens judiciais.

Então está dado o aviso, se antes ter um blog ou site voltado para conteúdos piratas já não era uma boa ideia, agora é menos ainda. Lembre-se que conteúdo pirata é qualquer filme, música, software, livro ou outro arquivo que você esteja distribuindo ou facilitando a distribuição sem permissão para isso. E não adianta nada dizer que não hospeda o arquivo, pois criar um link para um conteúdo pirata se caracteriza como “auxiliar na distribuição do mesmo”.

Se você possui conteúdos piratas ou links para sites que possuam, essa é uma boa hora para consertar isso.

Este é um guest post escrito por Fernando Roberto que trabalha com otimização de sites, publicidade online e design de interfaces.