Site vs Blog – Qual é o melhor?

Site ou Blog - Qual o Melhor?

Para quem já vem acompanhando o Criar Sites há algum tempo, já deve saber que eu também estou trabalhando com blogs. Devo admitir que que essa não é muito a minha praia, mas devido ao meu conhecimento em trabalhar com sites o resultado tem sido satisfatório.

Site ou Blog – Qual o Melhor?

Mas fica a pergunta, qual é melhor de criar, um site ou um blog?
Bom, talvez eu ainda não esteja apto a responder esta pergunta pelo fato de ainda estar a apenas alguns meses trabalhando com blogs, mas pelo que tenho notado em alguns quesitos um blog trás várias vantagens sobre um site, abaixo vou citar alguma das vantagens de cada um.

WebSite

Prós: Se for criado utilizando um programa de edição visual de sites permite que você crie um site de acordo com o que quer, podendo determinar quantas páginas, hierarquia, controlar facilmente a posição dos objetos entre outros.

Contras: Necessita de um editor de sites ou um bom conhecimento sobre linguagens de programação.
Necessita de um programa ftp.

Blog

Prós: A partir do momento em que está no ar ele permite a criação e edição das páginas online facilmente. Permite por padrão que os visitantes deixem recados nos artigos.

Tenho notado que a margem de cliques por visualizações nos anúncios do Google Adsense é maior.

Contras: Para controlar os objetos de forma eficaz na página é necessário entender html.
As páginas são mostradas cronologicamente de acordo com o dia de criação.

Para quem eu recomendaria um site
Para empresas, lojas, pessoas que querem controle total sobre a organização dos elementos nas páginas.

Para quem eu recomendaria um blog
Pessoas que queiram um método fácil e cômodo de criar páginas, embora seja necessário algum conhecimento sobre servidores, ftp, edição de imagens, o processo de criação do conteúdo se torna mais fácil.

Você também tem a opção de criar um blog em um serviço grátis como o Blogger que permite criar um blog muito bom, sem gastar nada.

Gostou destas dicas sobre Site ou Blog – Qual o Melhor? Ainda tem dúvidas ou sugestões para começar? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

19 Comments

  1. Gostei muito dos comentarios esta de parabens.
    me ajudou com o que li, fique com Deus,

    o brigado.

  2. Gostei da informação…muito obrigada! Estava na dúvida se deveria ou não conformar-me com os blogues que já tenho e acho que já decidi que não vale a pena criar um site!
    Cumprimentos,
    Lurdes

  3. olá eu li o seu artigo mas ainda sim estou um pouco na duvida, eu tenho um blog mas não sei lidar muito com html as vezes quero mudar um tamplete mas acabo não fazendo por medo de dar td errado será que vc poderia me ajudar nessa duvida o que seria melhor pra mim continuar com o blog ou arriscar num site? desde já agradeço sua atenção!!!

    • Laine,
      No caso do template, você poderia criar um backup dele antes de fazer qualquer alteração. Se ago der errado, você pode voltar ao que era antes.
      Eu particularmente prefiro blogs, porque eles são mais fáceis de administrar.

      Abraço!

  4. Informática Recreativa

    Olá Celso,

    É possível fixar um post na página inicial do Worpress? Se sim, quando eu fizer isso, como vai se comportar a publicação dos post futuros? Eles irão aparecer onde? Abaixo no post fixo?

    Abraço à todos,
    Fábio Almeida.

    • Informática Recreativa,
      É possível fazer isso com uma página, não com um post. No caso para exibir os posts você teria que fazer algumas alterações no template, de forma que uma outra página do blog fique encarregado de exibir os posts.
      Infelizmente eu não sei exatamente como isso poderia ser feito.

      Abraço!

  5. Luis cláudio

    Cada vez mais os blogs estão parecidos com sites sendo assim prefiro os blogs pois sua indexação nos motores de busca são maiores belo post vlw um abraço

  6. Bom dia. Preciso criar um BLOG mas estou na duvida qual o melhor gerenciador: WordPress ou Blogspot ou outro qualquer a sua indicaçao. O meu problema com o WordPress é que ele é em ingles em sua maioria de comandos. e o Blogspot é bem comum. Queria criar algo mais interessante e diferente. Tentei o WIX (SITE e nao BLOG) mas estou na duvida se posso usá-lo com a interatividade de um Blog, ja que eles so dipoem de site. Ajude-me.
    Abraços Ircaema – BH

    • Iracema,
      Se você procura a melhor opção, eu recomendo o WordPress mesmo. Ele está disponível em vários idiomas, incluindo o Português.
      O Wix não serviria para este fim, porque ele não tem um sistema de blogs.

      Abraço!

  7. Obrigada pela resposta, mas o que vc acha do Blogspot?

  8. gostei e foi muito útil para mim, parabéns pelo seu trabalho!

  9. Eu sou completamente novo nesse assunto de site e blog,não tenho a minima noção,mas sou curioso costumo aprender rápido esse tipo de coisas relacionadas à internet… mas mesmo assim para começar vou criar um blog,por ser mais fácil.O que eu quero saber é se em cada postagem em um blog é criado um link automaticamente,ou é como uma página do facebook ,um link único?Falando em página,eu gostaria de criar uma página no face com o mesmo nome do blog e postar os link´s do blog lá.Quero saber se da para criar um blog que trate de vários assuntos.

  10. Para uma paróquia…qual seria o melhor?essa paróquia consiste de uma matriz e quatro comunidades…já existe um blog e por isso estamos na dúvida se continuamos com o blog ou criamos um site…a preocupação é a longo prazo….

  11. Oi Celso tudo bem, a minha pergunta e o seguinte estou querendo fazer um loja virtual qual é a melhor indicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *