Funil de Vendas – Marketing digital | 30 dias para criar uma base de clientes

afunilar-visitantes

Depois de contar um pouco da minha história com as conversões e o funil de vendas no marketing digital, vou mostrar uma maneira simples e prática de planejar o aumento de rendimentos de um blog (e você também pode aplicar no site da sua empresa).

Estas dicas vão te ajudar a estruturar o topo e meio do seu funil de conversão, para capturar leads ou aumentar as conversões no site.

Não importa qual tipo de estratégia ou monetização você utilizará, esse plano servirá como base para que você ganhe mais dinheiro e gere mais leads, independente do nicho do seu site. Ao final você poderá acompanhar o lançamento oficial do ebook Show de Conversões, baixá-lo gratuitamente e participar do desafio dos 30 dias.

Dessa vez, diferente dos outros artigos, vou iniciar no formato pergunta e resposta:

Qual é a maneira mais eficiente de transformar visitantes em clientes?

Resposta: Utilizar suas palavras, demonstrando sua personalidade. Não é um banner ou um link que vai fazer a maioria dos leitores clicar, mas sim suas palavras. Como fonte de informação, seus artigos podem direcionar os visitantes para onde você quiser, desde que exista uma boa organização de ideias. Afinal, seus leitores procuram por seu conteúdo não pelos anúncios em seu site, não é verdade?

Partindo dessa questão, vou afirmar algo que acredito fielmente ser verdade com blogs: “a maneira mais eficiente de fazer propaganda é através de texto!”. É claro que ao ler isso você deve estar pensando: “tá, mas existem outras formas de converter, como banners, fluxos de rss, vitrines, popups, etc.” Com certeza você está certo nesse pensamento. Porém vou lhe pedir para parar pra pensar em algo mais profundo:

Imagine que você viu um anúncio do Cursos 24 Horas em um site qualquer. Agora, imagine que você recebeu um email explicando todas as vantagens da empresa e os cursos em promoção. O que causará mais impacto?

Agora, se o autor que você segue escrever um artigo falando sobre o Cursos 24 Horas o que causará o maior impacto: o banner, o email ou o artigo?

A resposta dessas perguntas fica a cargo de cada um, mas o que podemos considerar é que a opinião sincera é a que gera maior impacto nas conversões. Por isso, um artigo é a maneira mais eficiente de converter (pelo menos em blogs).

Dei essa introdução, pois os artigos tem um papel fundamental nesse plano de conversões.

Montando o plano de conversão – Topo de Funil

Converter, no dicionário, significa o ato ou efeito de converter, transformar, mudar de direção. Em publicidade, converter significa transformar um simples visitante em cliente. Como estamos acostumados à rotina de blogueiro, às vezes deixamos passar significados simples que, por sua profundidade, são muito importantes. Nesse sentido, converter não significa simplesmente vender um produto, ganhar um lead ou clique. Significa atrair o leitor para virar um cliente. Em um blog, os clientes são as pessoas que acompanham nosso trabalho diariamente e que podem, eventualmente, comprar um produto oferecido por nós (mesmo que não seja de nossa propriedade).

Pensando mais “tecnicamente”, temos que oferecer o ambiente perfeito para que o leitor sinta vontade de se transformar em nosso cliente. Isso significa criar conteúdo de qualidade, manter um design atrativo e com ótima usabilidade, com links de contexto compatíveis e chamativos, publicidade bem distribuída e não invasiva, etc.

Quando falo em vontade de se transformar em nosso cliente, me refiro à vontade de o leitor fazer qualquer ação através do blog. Seja um clique, uma assinatura de newsletter, um cadastro, um compartilhamento, etc. Todas essas ações são de uma pessoa que confia em nosso trabalho, ou seja, nosso cliente. E, pensando nesse conceito, eu sou cliente do Celso Lemes porque um dia assinei a newsletter do Criar Sites baseado na confiança que me foi passada. O Celso é cliente, por exemplo, do Blog na Carteira, pois virou fã no facebook, baseado na confiança que lhe foi passada.

A grande questão é que eu provavelmente não assinaria a Newsletter do Criar Sites se não soubesse de sua existência. O Celso não viraria fã do Blog na Carteira se o Arlindo Armando não tivesse divulgado o endereço da página de fãs no blog.

O ponto que eu quero chegar é que para que o leitor faça algo, você precisa mostrar o que ele pode fazer. E isso deve ser feito diversas vezes, de diversas maneiras e em diversos locais dentro de um site. Porém, de forma não invasiva. Por isso é preciso um planejamento detalhado de todas as possibilidades que o leitor terá. E esse planejamento é o plano de conversões que vou mostrar como fazer a seguir.

Tipos de Artigos

Antes de partir para a prática é importante explicar os tipos de artigos existentes. Todos nós criamos artigos diariamente, mas poucas vezes paramos para entender o que cada um significa e qual impacto terá sobre as conversões. Como não encontrei nenhuma referência sobre isso, resolvi nomear por conta própria três tipos de artigos que são os mais comuns e que levam o leitor a uma ação. Antes de prosseguir, é muito importante que você entenda qual é a importância e o que significa cada um deles.

Artigos Comuns

São os artigos criados no dia-a-dia, sem qualquer tipo de otimização e intenção de converter. Esse artigo pode conter alguns links de afiliados, porém não é preparado especificamente para a conversão.

Artigos Otimizados

São artigos criados com o máximo de qualidade e otimizados para palavras-chave relevantes para os mecanismos de busca. Esses artigos são maiores do que o normal para comportar o máximo de palavras-chave sem que isso comprometa a qualidade do post. A intenção deste artigo não é a leitura total, mas sim a possibilidade de direcionar o leitor vindo do Google, por exemplo, para outras páginas como as landing pages.

Artigos de Impacto

São artigos preparados especificamente para conversão. Pode ser uma landing page ou landing page agregadora que receberá o tráfego vindo de todas as áreas do site, inclusive dos artigos comuns e otimizados. Esses artigos contém no máximo 700 palavras e são estruturados de maneira a levar o leitor à conversão.

Levantar todas as áreas do site

Como comentei anteriormente, se o leitor não souber que algo existe, não haverá conversão. Por isso é necessário garantir que ele pelo menos veja o anúncio, a caixa de newsletter, a caixa de fãs do Facebook ou qualquer outra “propaganda”. A idéia é mostrar ao visitante que ele pode fazer o que estamos propondo a qualquer momento. Além disso, aumentando a exposição de uma propaganda, aumentamos as chances de conversão.

A primeira etapa do plano de conversão é levantar todas as áreas visíveis do site. Utilizando como exemplo o Criar Sites, o que podemos levantar é o seguinte:

  • Botões do topo na direita (Primeira vez no site)
  • Links na barra do topo
  • Banners na Sidebar 125 x 125
  • Banners na Sidebar 365 x 365
  • Posts recomendados na Sidebar
  • Área de Links na Sidebar
  • Banner no Rodapé 728 x 90
  • Links no Rodapé
  • Artigos

Todas essas áreas possuem um padrão comum e podem ser organizadas em 4 categorias que já conhecemos:

  • Área do Topo
  • Banners
  • Links Recomendados
  • Artigos
Categorias de Conversão

Utilizando essas categorias, podemos estruturar um mapa mental que servirá de base para todas as ações de conversão. Poderemos direcionar um leitor, por exemplo, dos links do rodapé para  um artigo e em seguida para a conversão, ou direcionar o leitor de um link na barra do topo para uma loja virtual dentro do próprio blog. Através desse levantamento temos uma visão geral de como podemos direcionar os visitantes.

Utilizando mapas mentais

cérebro

Os mapas mentais são muito utilizados por blogueiros estrangeiros para gerar e organizar idéias. Com eles é possível gerar, facilmente e rapidamente, dezenas de ideias para artigos. Aqui no Brasil infelizmente quase nenhum blogueiro trabalha com mapas mentais. Felizmente nesse artigo vou mostrar como é simples organizar os pensamentos com eles.

Um mapa mental funciona basicamente como as conexões de nossos neurônios. Falando tecnicamente, existe um tema central por onde saem ramificações, e dessas surgem mais ramificações, como você pode ver na imagem abaixo.

Mapa Mental Exemplo

No caso das conversões, especificamente, podemos dizer que cada ramificação representa um nível:

  • 1º Nível: Assunto principal
  • 2º Nível: Locais de acesso pelos leitores
  • 3º Nível: Zona de Conversão
    • Links
    • Artigos
    • Banners

Fazendo uma ligação com o que já vimos, o nível 1 representa o assunto atual do mapa, o nível 2 representa as categorias que levantamos anteriormente (Topo, Banners, Links Recomendados e Artigos). O nível 3 representa as áreas visíveis para o leitor (Banners na Sidebar 125×125, 365×365, Links Recomendados, Artigos, etc.)

Para ficar mais claro, vamos criar um mapa mental que será o nosso plano de conversões oficial. Você poderá complementá-lo sempre que surgir uma ideia nova. Na verdade ele será seu companheiro de conversão.

Criando o mapa mental do plano de conversões

Esse mapa mental será criado do zero. Ao final você será capaz de aplicar o que aprendeu para criar todos os tipos de mapa. Como vamos utilizar uma ferramenta online, é necessário que você crie uma conta grátis no site MindMeister.(http://www.mindmeister.com/)

Depois disso, faça o login e vá para a home (pule o tutorial). Em seguida clique em “Novo Mapa” e “Em Branco”.

Criação do Mapa - Passo 1

Será aberta uma área com um bloco azul e algumas ferramentas do lado direito. Clique no bloco azul e escreva o título do seu plano de conversão.

Mapa Mental passo 2

Ainda com o bloco central selecionado, pressione TAB para adicionar uma nova ramificação (ou nó) e informe a primeira categoria identificada. Faça isso para as quatro categorias: Topo, Banners, Links Recomendados e Artigos.

Mapa Mental Passo 3

Note que você está incluindo as 4 categorias que identificamos logo acima. Agora coloque as 11 áreas identificadas anteriormente. Sempre pressionando TAB para adicionar um novo nó. Veja como deve ficar:

Mapa Mental Passo 4

Nesse momento você organizou o mapa de conversão do site em 4 categorias e em cada uma delas incluiu as respectivas áreas. Agora vamos organizar cada área de maneira a direcionar o leitor para a conversão. Imagine que estamos tentando ganhar uma boa grana com o AdSense, um pouco com o recrutamento da Netaffiliation e Public Idées e outro tanto com uma campanha CPA da Dell na Lomadee.

O que vamos fazer agora é passar por cada uma das 11 áreas e mostrar para onde o leitor será direcionado. Será para a Netaffiliation, Public Idées, AdSense ou Dell? Ou será para várias delas ao mesmo tempo? Note que o que estamos fazendo é um mapeamento de para onde estamos enviando os leitores. O trabalho de criar os links, incluir os banners, criar artigos, etc. deverá ser feito com base nesse mapeamento e seguindo as ligações desse mapa mental.

Categoria dos Banners

Na categoria dos Banners temos três áreas:

  • 125×125
  • 365×365
  • 728×90

Para essas áreas, que são de banners, estou considerando que o lucro seja mínimo com AdSense, por isso não vou considerar colocar propaganda do Google nessa posição, para não diminuir o CTR, somente de programas afiliados. Nesse caso, na área do banner 125×125 podemos incluir o banner do recrutamento da Public Idées e de um CPA qualquer da Lomadee. Na área do banner 365×365 podemos incluir o banner do recrutamento de afiliados da Netaffiliation. Já na área do banner 728×90 podemos incluir um banner da Dell.

Inclua as ramificações para as três áreas, conforme comentado acima e veja como ficará a categoria de banners já organizada.

Mapa Mental Passo 5

Note que através dessa organização podemos ver claramente quais áreas converterão para determinados afiliados. Note que temos dois banners da Lomadee, um para Netaffiliation e outro para Public Idées. Você poderia reforçar, por exemplo, a Public Idées incluindo mais um banner em outra área que você julgar melhor. Apenas tome cuidado para não incluir banners iguais que possam cansar o leitor.

Categoria Área do Topo

Na categoria Topo temos duas áreas:

  • Botões do topo direita.
  • Links barra topo.

Para essas áreas, que são visíveis a todo momento no site, estou considerando incluir alguns links direcionando para artigos de impacto, que servirão para converter o leitor. Pode ser, por exemplo, links apontando para uma landing page explicando como ganhar dinheiro com a Netaffiliation ou uma loja virtual de produtos da Dell. Nesse caso especificamente vou incluir dois links com as palavras chave “Ganhar Dinheiro” e “Loja Virtual”. Como essa área é pequena, não é possível incluir nomes mais longos.

Mapa Mental Passo 6

Como você pode ver na imagem acima a área de Botões do topo direita terá um link chamado “Ganhar Dinheiro” que nesse exemplo direcionará para uma landing page com o objetivo de converter para a Netaffiliation e Public Idées. Essa é a minha idéia em particular para esse link, porém você poderia levar o leitor para uma página onde seria direcionado para outros afiliados ou produtos. Além disso, você poderia incluir diversos outros links direcionando para outras landing pages.

Categoria Links Recomendados

Na categoria Links Recomendados temos três áreas:

  • Posts recomendados Sidebar
  • Links recomendados Sidebar
  • Links Rodapé

Normalmente os links distribuídos pelas diversas áreas do site são vistos com bons olhos pelos leitores. É muito comum um visitante chegar ao site, conferir os artigos publicados recentemente e dar uma olhada na lista de parceiros ou posts recomendados. Na verdade, para ele não se trata apenas de links, mas da palavra do autor dizendo que os artigos são realmente bons. Dessa forma, artigos que foram publicados há meses podem receber boa quantidade de tráfego mensalmente, mesmo que não seja muito relevante para os mecanismos de busca.

A ideia dessa área é levar o leitor para os artigos de maior impacto dentro do blog. Suponhamos que você tenha um blog onde 10 artigos fizeram muito sucesso e converteram além das expectativas. Se você criar um link para esses artigos na área de links recomendados é normal que eles sempre tenham muitas visitas e continuem convertendo bem. Dessa maneira você torna esses artigos permanentes dentro do blog e os novos leitores sempre chegarão a eles. Normalmente os artigos linkados aqui são os de impacto, criados especificamente para conversão, mas tudo vai de acordo com a sua vontade.

Num blog temos diversas áreas na sidebar como os posts recomendados, os links recomendados, links no rodapé, etc. Em cada uma dessas áreas é possível listar artigos de impacto ou links diretos para afiliados ou produtos. Veja o exemplo à seguir:

Posts recomendados Sidebar:

  • Como ganhar dinheiro com o Google AdSense
    • Objetivo: Ganhar com anúncio AdSense com bom CPC
    • Objetivo: Direciona para Public Idées
    • Objetivo: Direciona para Netaffiliation
  • Como ganhar dinheiro comprando e vendendo produtos
    • Objetivo: Anúncio AdSense
    • Objetivo: Direciona para a Dell

Aqui você pode ver que na área “Posts recomendados Sidebar” resolvi listar dois artigos. O primeiro é “Como ganhar dinheiro com o Google AdSense” que fala sobre AdSense e possui um ótimo CPC Médio, por isso um dos objetivos em listar esse artigo é ganhar dinheiro quando o leitor clicar nos anúncios do AdSense. Além disso, como o assunto é o mesmo, é possível incluir links para a Netaffiliation e Public Idées para lucrar com a campanha de recrutamento.

A mesma ideia pode ser utilizada para a área de links recomendados, porém ao invés de linkar para artigos é possível direcionar o leitor diretamente para as landing pages dos produtos ou afiliados. Veja como ficariam distribuídos os links nas três áreas e os seus respectivos objetivos:

Mapa Passo 7

Clique na imagem para ampliar

Categoria Artigos

Na categoria de artigos recomendados temos 3 áreas:

  • Artigos Comuns
  • Artigos Otimizados
  • Artigos de Impacto

A categoria de artigos é a mais importante de todas porque é aqui que você irá pensar em todos os artigos que poderão levar o leitor à conversão. É aqui que surgem novas idéias realmente conversíveis. Nesse caso o principal objetivo é levantar todas as idéias de artigos que conterão os links de afiliados. De acordo com o artigo que for criado você poderá fazer interligações para direcionar o leitor para onde quiser. Como escrevi logo acima, cada artigo serve para um determinado objetivo:

  • Artigos comuns são criados no dia-a-dia e eventualmente tem um link de afiliado.
  • Artigos otimizados são criados pensando em ganhar visitas do Google e não tanto em converter.
  • Artigos de impacto são criados pensando exclusivamente em persuadir o leitor a visitar o link de afiliado.

Na Categoria Artigos eu listei esses três tipos, pois cada um tem sua importância dentro do blog. Os artigos comuns são criados diariamente sem a necessidade de levantar palavras-chave e pensar na otimização. Simplesmente criamos quando temos idéias. Nos artigos otimizados, normalmente, levantamos as melhores keywords do Google e pensamos em otimiza-lo ao máximo. Não significa que estejamos escrevendo baseado em nossas melhores ideias. Já os artigos de impacto escrevemos quando queremos persuadir o leitor a fazer algo. Esse é o artigo foco e é para ele que devemos linkar sempre.

Artigos Comuns

Note na imagem abaixo que os artigos comuns são publicados simplesmente baseado em nossa imaginação. Nesse exemplo não me preocupei em converter e muito menos com o Google. Isso porque ninguém procura pelo termo “blogueiro não trabalha” ou “vontade de blogar” (esses termos não são relevantes para o Google).

Artigos Comuns

Artigos Otimizados

Note na imagem abaixo que os artigos otimizados são criados baseado em palavras-chave relevantes para o Google. Esses artigos são feitos e otimizados conforme a relevância que suas palavras têm. O artigo “Como ganhar dinheiro com site”, por exemplo, pode receber muitas visitas através de pesquisas pelos termos “ganhar dinheiro”, “como ganhar dinheiro” e “como ganhar dinheiro com sites” que são muito procuradas.

Artigos Impacto

Artigos de Impacto

Note na imagem abaixo que os artigos de impacto possuem títulos chamativos que despertam curiosidade no leitor. Dentro desse tipo de post, tudo é feito pensando em levar o leitor para a página do afiliado ou à uma landing page. Veja, por exemplo, que o artigo “Por que comprar do Submarino não é uma boa opção?” gera curiosidade em saber o por que da pergunta. Nele é possível facilmente encaixar diversas outras alternativas ao Submarino, como Saraiva, Americanas, Casas Bahia, Colombo, etc.

Artigos Otimizados

A ligação entre os artigos

Nesse ponto você deve ter notado que os artigos comuns e os artigos otimizados não servem para converter. Mas é ai que vem a grande sacada. Como esses artigos geram bastante tráfego, seja pela otimização ou pela visita de leitores fidelizados, é possível gerar muito tráfego de qualidade para os artigos de impacto, que por consequência farão o trabalho de converter. Veja o fluxo dessa idéia:

Fluxo de Conversão

Para essas três áreas você pode criar uma lista de ideias de artigos otimizados, comuns e de impacto para ligá-los entre si. Quanto mais visitantes forem direcionados para os artigos de impacto, maiores são as chances de conversão.

Finalizando o plano de conversões

Suponhamos que esse mapa mental representa o blog Criar Sites. Nele nós organizamos:

  1. A área do topo, incluindo dois links para landing pages: ganhar dinheiro e loja virtual;
  2. Os banners, seus tamanhos, para onde direcionarão e onde ficarão;
  3. Os links recomendados, onde ficarão e para onde apontarão;
  4. Os artigos e seus tipos, para onde apontarão e quais os objetivos;
Plano de Conversão Final

Clique na imagem para ampliar

Note que esse mapa é um modelo. É apenas uma ideia que surgiu depois de algum tempo testando várias formas de converter mais. Você pode adicionar quantas categorias e áreas quiser, e até mesmo chamar tudo isso de outro nome. A ideia é sempre a mesma, dar várias opções para que o leitor chegue onde você quer. O que fizemos aqui foi simplesmente direcionar o leitor à partir de vários lugares.

Desafio: 30 dias para montar uma base sólida de ganhos

Agora é hora de botar a mão na massa e criar um plano de conversões para seu blog. Um plano que formará a base de seus ganhos por muito tempo. O próximo capítulo é um desafio onde você poderá colocar tudo isso e muito mais em prática. São 30 dias onde você será desafiado a aplicar todo o conhecimento em seu benefício.

Pensando em levar tudo isso à prática, resolvi montar um pequeno desafio. Na verdade, é uma forma de você criar o seu próprio mapa mental organizando as áreas do seu blog e criando os artigos que servirão como a base sólida para os seus ganhos. Esse desafio não é uma garantia de lucros, mas é a forma mais concreta que eu encontrei de levar um blog no caminho do sucesso. Se você chegar ao final desse desafio terá aprendido muito e poderá dizer que tem um blog que está direcionado ao sucesso não pelo tamanho, mas pela estratégia que foi bem aplicada.

Infelizmente, como o desafio ficou um pouco extenso tive que deixá-lo somente no ebook, senão seriam mais 2.000 palavras para esse artigo. Gostaria muito que você baixasse o ebook Show de Conversões e participasse dos 30 dias. Deixei todos os contatos no livro para receber feedbacks e depoimentos sobre o desafio. Como forma de agradecimento vou publicar todos os depoimentos no meu novo blog Problogger.net.br que está saindo do forno.

Lançamento do ebook Show de Conversões

É com muito prazer que anuncio o lançamento do meu primeiro ebook chamado “Show de Conversões“. Esse livro é baseado em três artigos que publiquei aqui no Criar Sites e tem um objetivo de ensinar a aumentar os lucros de um blog simplesmente criando um plano de conversão e colocando em prática.

Com esse ebook espero ajudar os blogueiros que tentam ganhar dinheiro, mas por algum motivo não tem sucesso tanto com o AdSense quanto com afiliados. Tudo o que eu escrevi está baseado em três anos que mantive o blog Programa de Afiliados onde errei muito e aprendi a ponto de converter muito com programas de afiliação recebendo poucas visitas.

Ebook Show de Conversões

Veja algumas características do “Show de Conversões”:

  • Folha A4
  • Fonte Arial 12
  • + 12.000 palavras
  • + 60 páginas
  • + 40 imagens ilustrativas
  • Desafio de 30 dias
  • SEO Avançado

Baixe Agora Grátis

Este é um guest post escrito por Anderson Chipak que bloga no Como Criar Sites e Blogs.

foto veja como criar sites gratis começando do zero