O que é SEO On Page e para que serve? Guia 2023

Quando pensamos em SEO (Search Engine Optimization) logo vem à cabeça uma série de regrinhas que devemos seguir para que o Google entenda que o nosso site tem qualidade. Tenho que admitir que isso seria ótimo se fosse verdade.

Imagine se todos nós pudéssemos receber milhares de visitas simplesmente incluindo meia dúzia de palavras-chave em cada artigo? Esse é o mundo ideal de qualquer blogueiro (meu também).

O grande problema é que não é assim que as coisas funcionam. O SEO On Page não é tão importante quando o Off Page (infelizmente). Para o Google, deixar o blog perfeito para o leitor não é mais do que a obrigação de qualquer blogueiro.

Mas o que é SEO On Page?

Fazer SEO On Page é muito mais do que isso. Significa criar estratégias para vencer a concorrência nas buscas e muitas vezes utilizar a concorrência para gerar mais visitas. É exatamente sobre isso que eu vou falar aqui.

Como usar o ponto fraco dos seus concorrentes para aumentar suas visitas? E por outro lado, como se proteger de comedores de conteúdo que só pensam em receber visitas às custas dos outros?

Entenda que todos nós aqui somos concorrentes. O Criar Sites recebe visitas para palavras-chave que eu gostaria de receber. O Ferramentas Blog recebe visitas para palavras-chave que o Celso gostaria de receber. E assim por diante. Mas isso não significa que não sejamos amigos.

O que eu quero dizer é que provavelmente em um site com mais de 1000 artigos seja impossível otimizar todos eles. E é nesses artigos mal otimizados que nós atuamos (de maneira respeitosa, sem copiar nada).

O que eu vou mostrar aqui é um passo-a-passo que vai explicar:

  1. Como levantar quais são seus principais concorrentes.
  2. Como explorar as palavras-chave onde seus concorrentes recebem muitas visitas com pouco esforço.
  3. Como escolher palavras-chave que sejam tão boas para receber visitas quanto para ganhar dinheiro com AdSense.

Para criar esse artigo eu usei a ferramenta mais incrível para análise de concorrência disponível no mercado: a SEM Rush. Ao final, caso acompanhem o artigo inteiro, terão alguns benefícios por usar essa ferramenta (exclusivo para os leitores do Criar Sites).

Tenho que dar os créditos dessa técnica para o Fabio Ricotta da Mestre SEO, pois ele foi o primeiro a abordá-la. Aqui vou fazer uma abordagem muito mais ampla, detalhada e considerando apenas buscas orgânicas. Você vai acompanhar todo o processo de análise de concorrência passo-a-passo (o que é praticamente impossível encontrar na internet).

Definindo o Nicho de Mercado

Para definir um nicho de mercado, utilize somente uma palavra. Por exemplo, “Site”, “Blog”, “Dinheiro”, “Viagem”, “Marketing”, “Jardinagem”, “Turismo”, “Hotéis”, “Imóveis”, “Comércio”, “Pesticida”, “Brinquedo”, “Tecnologia”, “Internet”,… Existe literalmente milhões de nichos a serem explorados. Novamente, não utilize mais do que uma palavra para definir seu nicho. Se você fala sobre ganhar dinheiro o seu nicho é “Dinheiro“, se você fala sobre criar sites o seu nicho é “Sites“, se você fala sobre venda de imóveis o seu nicho é “Imóveis“.

O por que dessa definição é simples. Como é que nós conseguimos definir se um site é bom as olhos do Google se nós não o conhecemos? Simplesmente verificando como o site está posicionado para keywords únicas. Por exemplo, o site www.escoladinheiro.com está na primeira página para a keyword “dinheiro”. Portanto o Google considera esse um site com bom conteúdo sobre dinheiro. Isso significa que esse site será bom também para as variações dessa palavra-chave, como: “ganhar dinheiro”, “dinheiro extra”, “dinheiro facil”, etc.

Para esse artigo eu escolhi o nicho “Marketing“. Suponhamos que eu tenho um site que fale sobre isso.

Passo 1: Defina o seu nicho com apenas 1 palavra.

Procurando seus concorrentes (cuidado: os concorrentes devem ser úteis)

Encontrar seus concorrentes não é um trabalho fácil. Você deve verificar se o site realmente é útil e tem informações relevantes para que você possa atacar.

Passo 2: Abra a SEM Rush e digite a keyword do seu nicho. Nesse exemplo “marketing”, e clique em Buscar.

Observação 1: selecione o BR que representa o Google.com.br.

Passo 3: Serão apresentados alguns painéis com os resultados de nossa pesquisa. Role a tela para baixo até onde diz “Resultados Orgânicos”.

Note que existem 19 URLs que concorrem para essa keyword. Selecione as que se encaixem nos critérios a seguir:

  1. Não seja puramente comercial, como: abril.com.br, catho.com.br, revistapegn.globo.com, etc. Normalmente sites desse tipo recebem um incentivo muito grande de linkbuilding. Então talvez o conteúdo não seja tão adequado quanto parece. Na verdade, o Catho é um site de empregos e não tem muitas informações úteis sobre marketing.
  2. Não sejam de conteúdos gerais, como a Wikipedia, por exemplo.

No final o que importa realmente é a coluna da direita. Baseado nos critérios acima, anote em um bloco de notas somente os domínios que você considerar úteis. As URLs que forem de artigos, como http://www.unipinterativa.edu.br/graduacao/marketing.aspx, pode descartar.

Em nosso caso, os sites que realmente podem nos oferecer algo de útil são:

  • mundodomarketing.com.br (2ª posição no Google)
  • marketing.com.br (3ª posição no Google)
  • revistamarketing.com.br (4ª posição no Google)
  • portaldomarketing.com.br (7ª posição no Google)
  • abmn.com.br (9ª posição no Google)
  • marketingcultural.com.br (10ª posição no Google)
  • pontomarketing.com (14ª posição no Google)
  • marketingdebusca.com.br (18ª posição no Google)
  • igpromo.com.br (19ª posição no Google)

Entenda que não é importante a posição em que o site está. O que importa é encontrar sites com bastante conteúdo para que possamos explorar seus pontos fracos. O processo a seguir será feito com base no site mundodomarketing.com.br. Mas para você ter mais opções, faça isso com todos.

Selecionando Keywords Orgânicas

Passo 4: retorne à SEM Rush e coloque o domínio do jeito que está e clique em Buscar.

Importante: Como você está fazendo uma busca pelo site todo, não coloque o “http://www“, pois desta maneira a ferramenta entenderá que você quer apenas pesquisar na página principal.

Passo 5: A SEM Rush apresentará novamente alguns painéis, porém agora é referente ao domínio digitado. Para nós, o mais importante são as “Palavras-chave Orgânicas“, pois são elas que representam os resultados do Google.

Passo 6: Note que este domínio está sendo rankeado no Google para 2.320 keywords. Clique em “Relatório Completo (2,320)” para ter acesso à lista completa.

Passo 7: O que temos agora é um relatório completo com todas as palavras-chave do domínio e algumas informações extra, como o volume de buscas, CPC, a concorrência (não representa a mesma concorrência do Google Keyword Tools), a quantidade de resultados e a tendência. Para trabalhar com essas informações, vamos exportá-las para o excel. Para isso clique no ícone de exportar para o excel, como na imagem abaixo.

Trabalhando com os dados no Excel

Passo 8: Abra a planilha exportada, selecione a primeira linha e clique em Filtro (Filter).

Passo 9: As melhores oportunidades estão nas keywords grandes (Long Tails). Nossa lista está cheia de palavras-chave pequenas e que não fazem parte do nosso nicho. Por isso vamos incluir um filtro da seguinte maneira: vá em “Filtros de Texto” (Text Filters) e clique em “Contém” (Contains).

Passo 10: Aplique dois filtros, um com “* * *” para informar que desejamos apenas keywords com mais de 3 palavras (Long Tails) e outro com a palavra “marketing” que servirá para filtrar conteúdos relacionados ao nosso nicho. Repare que tem que ser “* * *” E (And) “marketing”. Você também pode optar por não incluir o segundo critério, dessa forma os resultados ficam mais abrangentes.

Quais palavras trazem mais tráfego para seu concorrente

Passo 11: Note que nessa planilha nós temos a coluna “Traffic (%)”. Isso indica qual é a porcentagem de tráfego que cada palavra-chave traz para o seu concorrente. Ordene essa coluna do Maior para o Menor. Para isso, clique em uma célula dessa coluna e em seguida clique em ordenação decrescente, como na imagem abaixo.

Assim você consegue visualizar para quais keywords seu concorrente recebe mais tráfego.

Passo 13: Crie uma coluna extra em sua planilha e inclua a seguinte fórmula:

100 x “Traffic %” x “Search Volume” / “Number of Results”

Essa fórmula foi publicada pelo Fabio Ricotta e tem me ajudado muito em praticamente todos os projetos que atuo. O que ela faz é mostrar quais palavras-chave tem uma boa procura, recebe várias visitas e não tem tanta competição. Dessa forma, ordenando a coluna do maior para o menor você terá as melhores palavras-chave para escrever seus artigos.

Para demonstrar a aplicação da fórmula eu ocultei algumas colunas da planilha.

Veja como ficou depois de aplicar a fórmula e ordenar. Note que os erros na coluna indicam que houve divisão por zero. Portanto, não existem buscas significativas para esse termo no Google. Essas linhas podem ser apagadas.

Passo 14: Você conseguiu encontrar as melhores keywords para o domínio mundodomarketing.com.br. Agora faça o mesmo para os outros 8 domínios. Ao final você terá 9 planilhas com diversas keywords Long Tails que garantem um bom posicionamento sem muita concorrência.

Juntando todas as keywords

Abra um novo documento do excel e copie a primeira linha de uma de suas planilhas para esse arquivo.

Passo 15: Agora, para cada uma de suas planilhas, copie os primeiros 10 resultados (ou quantos você desejar) e cole no seu novo documento Excel.

Passo 16: Ao final você terá um planilhão com as melhores keywords de seus concorrentes. Agora ordene do maior para o menor a coluna do Novo Parâmetro, na qual você incluiu a fórmula. Dessa maneira você terá as keywords para as quais seus 9 maiores concorrentes recebem visitas com facilidade.

Passo 17: Agora você já sabe que todas as keywords que você escolheu são boas. Algumas melhores do que outras. Mas você ainda não sabe se elas rendem uma boa grana no AdSense. Dessa forma vamos procurar as melhores keywords para você ganhar dinheiro com o Google AdSense (matando dois coelhos com uma cajadada).

Selecione 10 keywords (ou mais) com as quais você gostaria de trabalhar. Visite o Google Keyword Tools e faça login em sua conta (isso é obrigatório para que você veja todas as opções da ferramenta). Cole as keywords e clique em Pesquisar.

Passo 18: Marque a opção “CPC aproximado (Rede de Pesquisa)”, dessa forma você verá o valor aproximado por clique para cada keyword.

Passo 19: Ordene pela Concorrência de maneira que fique do maior para a menor. Nesse caso, a concorrência não é das buscas orgânicas e sim dos anunciantes do AdWords. Quando a concorrência é alta significa que existem muitas pessoas anunciando para aquelas palavras-chave. Caso a concorrência seja baixa, existem poucos anunciantes. Isso significa que na concorrência alta sempre existirão anúncios para serem exibidos. Mas quando a concorrência é baixa pode ser que não seja exibido nenhum anúncio. Portanto, pensando em monetização pelo AdSense, quanto mais concorrido, melhor.

Note na imagem abaixo que é necessário verificar, além da concorrência, qual é a keyword mais rentável e se ela recebe quantidade de visitas suficientes para gerar lucro. Muitas vezes uma keyword tem concorrência alta e uma comissão muito boa, mas não recebe mais de 100 visitas locais mensais. Isso significa que para receber as mesmas 100 visitas é necessário ocupar as primeiras posições. O melhor nesse caso é escolher keywords que tenham boas visitas e um valor relativamente bom.

Algumas vezes as keywords com concorrência média superam as de concorrência alta. Nesse caso o melhor é analisar as keywords e procurar as que tenham mais vantagens. Note, na imagem abaixo, que mesmo na concorrência média podemos encontrar keywords com muitas pesquisas mensais e um CPC relativamente bom. Nesse caso seria uma ótima idéia trabalhar com essa keyword.

Nesse ponto você já tem as melhores keywords e já sabe quais podem render mais dinheiro. Selecione-as e trabalhe da maneira como lhe agradar. Sua lista é extremamente grande e com ela você consegue montar estratégias diversas para receber mais visitas em menos tempo e ainda ganhar dinheiro mais rapidamente.

Conclusão

Usando essas técnicas de maneira correta você poderá agir em qualquer nicho de mercado e alavancar suas visitas e ganhos. Embora você possa pesquisar algumas keywords no Google Keyword Tools, é praticamente impossível conseguir mais detalhes sobre concorrência. A SEM Rush é a única empresa que oferece essa vantagem. Espero que tenham gostado do artigo e tenho algumas novidades abaixo para quem chegou até aqui.Este é um guest post escrito por Anderson Chipak que bloga no Como Criar Sites e Blogs.

foto veja como criar sites gratis começando do zero