Quer criar um blog de Sucesso? É necessário que você Seja…

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Como Criar um Blog de Sucesso

Se você pensa em criar um blog estritamente pessoal, onde você publica suas ideias para que apenas seus amigos e outras poucas pessoas vejam,você não terá problema nenhum, poderá acessar uma plataforma como o Blogger, preencher alguns dados e criar seu blog em poucos minutos.

Como Criar um Blog de Sucesso

Mas se você deseja criar um blog de sucesso, aí sim poderá ter problemas, pois isso exigirá muito mais trabalho, paciência e força de vontade. É aí que a maioria das pessoas se sentem impotentes, por não conseguirem levar o blog para o próximo nível, ficando sempre com cara de blog pessoal e recebendo poucos visitantes.

Se você está disposto a trabalhar duro para conseguir criar um blog de sucesso, confira as dicas abaixo.

Seja original

criar site gratis em portugues
Para ter sucesso na internet é necessário ser original, ou seja, você deve criar seu próprio conteúdo e não copiar conteúdo de outros blogs.

Infelizmente o plágio acontece frequentemente e o resultado é que na maioria das vezes, o blog não recebe nenhuma visitas, principalmente depois que o Google alterou seu algoritmo de indexação e passou a banir os blogs que copiam conteúdo de outros blogs.

Seja criativo

criativoAssim como acontece na vida real, os produtos e serviços criativos tem mais chances de conseguir se destacarem no mercado e o mesmo conceito pode ser aplicado nos blogs. Procure preparar o blog e também o conteúdo de uma forma diferente ou que pelo menos, seja criado de uma forma diferente do que já existe por aí.

Seja persistente

Os primeiros meses de vida de um blog são os meses em que o blog dificilmente receberá visitas de mais alguém que não seja você e seus amigos que foram forçados convidados a acessar seu blog.

Por isso é necessário ser persistente para continuar trabalhando no blog, mesmo quando parece que você não está indo a lugar nenhum. Com o tempo os resultados começam a aparecer e você vê que a luz no fim do túnel está lá, só é preciso força de vontade para chegar até ela.

criar site gratis em portugues
Seja Estiloso

Muitos blogueiros escrevem seus textos como se fosse tirado de uma bula, como robôs programados, o que torna os textos chatos e cansativos de ler.

Minha experiência com criação de conteúdo me mostrou que é muito mais fácil se destacar quando criamos nosso estilo próprio, ou seja, uma forma única de escrever e de se expressar através dos textos.

Infelizmente para a maioria das pessoas, criar um estilo próprio não é uma coisa que se consegue logo de cara. Na verdade é preciso ler e escrever muito até que se chegue a este ponto, eu mesmo demorei anos.

Seja ativo

Uma coisa que eu aprendi essa vida de Problogger é que quanto mais ativo você for, mais rápido você alcança o sucesso, ou seja, você precisa criar o máximo de conteúdo de qualidade que puder, participar de redes sociais, fazer divulgação em todos os meios possíveis, otimizar as páginas, entre outros.

Eu costumo pensar que cada novo artigo que eu escrevo, me rende pelo menos 1 centavo por dia. Se eu escrever 3 por dia, durante 1 ano, na teoria, eu estaria ganhando pelo menos R$10,95 por dia. É claro que essa é uma estimativa bem baixa, na verdade eu estaria ganhando bem mais que isso.

Portanto, ao invés de ficar o dia inteiro batendo papo no MSN, vendo vídeos no Youtube ou jogando CS (Counter Strike, não confunda com CriarSites.com), procure gastar esse tempo criando mais 1 ou 2 artigos.

Seja Produtivo

Outra coisa que você deve procura aprimorar é a sua eficiência enquanto está escrevendo. Muitas pessoas se distraem fácil enquanto estão escrevendo, o que atrapalha muito a produtividade, já que sempre que isso acontece, você tem que reformular seus pensamentos para dar continuidade ao que estava escrevendo.

Portanto, antes de começar a escrever, procure eliminar todo tipo de distração ao seu redor, que possa te atrapalhar enquanto você está escrevendo um artigo. Uma boa ideia seria procurar um cômodo da casa que seja mais calmo, e caso isso não seja possível, você poderia acordar mais cedo ou então ir dormir mais tarde, já que estes horários costumam ser mais calmos.

Outra coisa é a digitação. Se você fica catando milho enquanto está digitando, um bom investimento em sua carreira será fazer um curso de digitação. Existem muitos programas de computador que ajudam com isso.

Seja perfeccionista

Em todos os artigos que escrever, procure caprichar ao máximo. Se após você escrever um artigo, olhar para ele e sentir vontade de dizer “Caraleo, esse artigo ficou muito bom“, é porque você conseguiu criar um artigo que se destacará da multidão, que fará seus visitantes retornarem, que lhe trará mais anunciantes e etc.

Repare que nem sempre conseguimos alcançar um bom nível de qualidade nos artigos, mas o que não podemos é relaxar e publicar qualquer coisa só para tampar buraco.

Repare que esta dica não deve ser levada ao pé da letra, porque se você ficar tentando criar somente artigos excelentes, provavelmente terminará um artigo por semana, o que não é nada produtivo. Procure manter um equilíbrio.

Seja um SEOesperto

Para se dar bem com um blog na internet, a melhor coisa é ser o melhor amigo de buscadores como o Google. E para que isso aconteça, é necessário aprender pelo menos o básico de otimização para conseguir melhores posições nos resultados das busas.

Não vou dizer que você precisa aprender tudo sobre SEO, eu diria que pelo menos o básico já é o suficiente para conseguir boas posições. Uma boa fonte de informação sobre este assunto é o meu e-book de “Otimização de sites para os mecanismos de busca“.

É isso aí. Estas são as minhas dicas, que eu aprendi durante o tempo em que eu venho trabalhando como Problogger.

E você, gostou do artigo Como Criar um Blog de Sucesso? Tem outras dicas sobre o Blogger? Deixe um comentário.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

33 Comments

  1. Bruno Simomura

    Olá Celso,

    O perfeccionismo é uma das armas que utilizo no meu blog (mas moderadamente, pois o perfeccionismo em excesso pode gerar queda de produtividade).

    E ser ativo na web é também muito importante, tornando-se um diferencial entre o blogueiro amigável e aquela “arvore a mais na floresta”.

    Abraços!

  2. Dicas importantíssimas Celso! Sendo que destaco a persistência, pois não só começo, mas até a vida média de um blog é muito difícil.

  3. Maicon risadinha

    Celso, otimas dicas, quero resaltar que muitas vezes percebo aqui que não é simplesmente escrever um artigo sobre tal assunto, percebo que tem que reforçar a cada artigo como se fosse em outros blogs ou seja se auto destacando!

    E é tao bom ler um texto bem criado por nos mesmo! Chega da orgulho quando o texto fica bom.

  4. Sabe meus amigos todos e outras pessoas que veem o meu site falam que eu não vou conseguir que estou demorando de mais para “encerrar” o site e que o dinheiro nunca virá dele, mas eu penso e se já cheguei até onde eu estou então eu vou continuar e quando eu estiver lá em “cima” eles verão que estavam errados, e o que é um bom trabalho se naum existir persistência e tempo, muito tempo….??? Mas eu vou conseguir e estou apostando tudo nisso hahaha..

  5. Olá, Celso!

    Ótimo artigo! Se nós queremos sucesso para o nosso blog temos que ser original, colocar a nossa cabeça para funcionar e ser criativo ao criar novos conteúdos para o nosso blog. Eu levo a persistência comigo, pois como você mesmo disse: “Com o tempo os resultados começam a aparecer e você vê que a luz no fim do túnel está lá…” e para isso precisamos muita dedicação e força de vontade para chegar até lá. Conheço blogs que escreve seus artigos como se fossem robôs e isso desanima um pouco e faz com que desistimos de ler o conteúdo daquele blog, pois se torna muito cansativo.

    Quando estou escrevendo meus textos, eu fecho todas as redes sociais (Twitter, Facebook e entre outros), pois assim estarei focada no que eu estou escrevendo. Quando não estou no PC, eu faço um rascunho de uma ideia para um novo artigo que estava pensando, pois assim deixo a minha produtividade em alta, tanto na “vida ON” quanto na “vida OFF”.

    Abraços!

    • Concordo com você Bruna, ORIGINALIDADE é o que está faltando na Blogosfera…
      O que vejo atualmente na Blogosfera, são Blogs falando do mesmo assunto, mas escritos de forma diferente. Isso é muito chato !!!
      Tem casos, que basta você colocar um Blog do lado do outro e você verá que ambos escreveram sobre o mesmo assunto, mas com palavras diferentes. Para mim, isso também é uma forma de Plágio, o chamado “Plágio de Idéias”…
      Vou dar um exemplo disso: Veja quantos artigos de como ganhar dinheiro com o Adsense existem. São centenas, mas o conteúdo é praticamente igual, pois a fonte de onde foi tirado o texto é do Google que dá a diretriz de como o Google é usado. Essa é minha humilde opinião.

      Já falei muito. Grande Abraço.

    • Bruna,
      É isso aí, é como disso o sábio Albert Einstein, a “genialidade é constituída de 10% de inspiração e 90% de transpiração”. Por isso temos que sair de nossa zona de conforto e ir atrás de nossos objetivos, porque ninguém mais vai fazer isso por você.

      Abraço!

  6. Realmente, para termos um blog de sucesso teremos que dedicar ao máximo e levar totalmente a serio esse trabalho, só assim os resultados irão aparecer…

  7. Caramba gostei muito desse artigo Celso, parabéns. Dei até umas gargalhadas rsrsrs.

    Abraços !

  8. Fazer Facebook

    Acredito que assim como no mundo dos negócios, fazer um blog de sucesso exige uma análise do público alvo e objetivos definidos para esse blog, antes de mais nada.

  9. Criador Sites

    Puxa! Caraleo! Este artigo ficou muito bom Celso! Parabéns! hehe!
    Uma das coisas que me tomam muito tempo, é que também desenvolvo sites para empresas e faço a manutenção dos meus blogs.
    Mas é muito importante escrever vários artigos e deixa-los prontos e agendados. Assim não corremos o risco de ter que escrever as pressas um conteúdo sem inspiração e falta de qualidade.

    Parabéns pelo belíssimo artigo Celso!

  10. Arlindo Armando

    Celso, acho que dentre todas as característica que um blogueiro precisa ter para se conseguir um blog de sucesso creio que as mais importantes são: Originalidade, Criatividade, Ser produtivo e ser SEOesperto. As outras servem de complemento para que você meça até onde pretende chegar com seu projeto.

    Um dos melhores artigos do Criar Sites, procure extender mais os seus artigos e seguramente vai ficar melhor. Parabéns Celso!

    Abraços, Arlindo Armando

  11. Também concordo com o Arlindo Armando, esse é um dos melhores artigos do criarsites.

  12. fazer Biscuit

    Olá pessoal, o problema de se ter um site ou blog de sucesso hoje é justamente a falta do que você citou e principalmente a concorrência que existe hoje, a cada dia milhares de blogs são criados, certo de que muitos não passarão dos primeiros dias de vida, mas alguns continuarão e consequentemente se torna cada vez mais difícil criar algo de sucesso. pesquise no Google “criar blog” e veja quantos sites relacionados e quantos estão brigando pelas primeiras posições pelo nicho e pelos seus artigos.

    • Fazer Biscuit,
      Isso é verdade, mas também devemos entender que o público aumenta na mesma proporção. O que eu vejo de diferente hoje em dia é que está sobrando pouco espaço para quem não é capaz de criar algo de qualidade, pois com a sobra de conteúdo de qualidade, os buscadores e os visitantes estão podendo selecionar melhor.

      Abraço!

  13. Olá Celso, utilizo muitas de suas dicas! Muito por isso não costumo postar todos os dias! Pra mim é mais importante criar conteúdo de muita qualidade do que sair postando todos os dias sem muita relevância.

  14. Central de Informações

    Muito legal o artigo.

    Acho que falou totalmente a verdade.

    Eu apenas gostaria de ressaltar a importância do SEO e da persistência.

    Abraços!

  15. Em pouquissimo tempo como blogueiro eu já percebi que a barra é pesada e que é a pura verdade o que você falou, criar contúdo em qualidade e em quantidade, esses dois fatores isoladamente pouco funcionariam.

    Vi recentemente, não sei se foi em um Guest Post aqui mesmo que o autor se referia a uma estimativa de quanto post o criar sites já tem.

    Parece que girou em torno de 3.000 (foi isso mesmo?)

    Aí é só imaginar: Se cada post trouxer em média 3 visitas por dia, são 9.000 visitas.

    Aos que dizem:faça poucos posts mas com qualidade, isso é verdade se você não tiver opção, não dispor de tempo para postar o maximo de conteúdo sem se descuidar da qualidade.

    Eu espero contrariar o ditado que diz: Papagaio velho não aprende a falar, mas sei que tenho muito a aprender, inclusive com blogs como esse.

    Acho que o mais importante é ter os pás não chão.

    • Dermeval,
      Na verdade o Criar Sites está com um pouco mais de 960 posts e não 3.000. Acho que você viu isso em um comentário deixado por um visitante.
      Com certeza o conteúdo de qualidade é o principal fator que impulsiona um blog para o sucesso. Se o blogueiro não for capaz de oferecer isso, dificilmente terá chance entre os milhares de blogs semelhantes que surgem todos os dias.

      Abraço!

      • Celso, concordo totalmente! Afinal existem muitos blogs que sentem a obrigatoriedade de postar um artigo por dia! No EscolaPHP tento seguir uma regularidade, mas há dias que não há material de qualidade para postar e prefiro manter a qualidade a postar conteúdo que não agrege em nada!

  16. Paulo Trombetta

    Ola, Celso.
    Gostei muito do post. Sou totalmente novato no assunto Blog e me encontro em uma situação onde eu preciso criar um com o objetivo inicial de divulgar meu trabalho. Faço caricaturas e, como dica de um amigo caricaturista, um Blog é fundamental para atrair o publico e divulgar meus trabalhos.
    Como sou totalmente iniciante no assunto, gostaria de receber uma ajuda sua e dos colegas que aqui acessam para me dar umas dicas de como começar a desenvolver esse Blog, qual plataforma (Blogger/WordPress), e outras dicas importantes para quem está começando.

    Muito obrigado e abs,
    Paulo

    • Paulo,
      A melhor opção para se criar um blog é o WordPress, pois ele dá mais liberdade para customizar o blog, no entanto o Blogger é mais fácil de mexer e também é totalmente grátis.
      Acho que ambos são ideais para o que você deseja. Uma dia que eu dou é que preste atenção para o peso das imagens, pois é comum pessoas que criam este tipo de trabalho se importarem apenas com a qualidade, sem se preocupar se os visitantes poderão ver as imagens ou não.

      Abraço!

  17. uma dica fundamental: ir para escola e aprender ler e escrever kkkk
    brincadeira, mas é claro que existe vários blogs e sites principalmente os iniciantes que publicam uma matéria e não transmite o conteúdo e acham que as pessoas vão adivinhar o que ele quiz dizer.

    Uma coisa que todos vão aprender um dia se seguir a risca a criação de sites é que nada é fácil.

    e bastante conteúdo e ainda mais conteúdo em volta do conteúdo criado, porque os visitantes que chegam no site procura por determinado assunto e eles gostam de ler mais detalhes.
    _
    celso não sei se é impressão minha, mas os atributos das imagens são melhores indexados do que as pagina no buscador google.

  18. Olá celso

    Meu site toda quinta e sexta feira ele sai do ar eu uso a hospedagem da hostgator compartilhada, a hostgator fala que quando ele tem muito acesso eles retiram o index para não travar os sistemas, mais o que eu acho estranho que na hora de comprar eles falam que é tudo ilimitado. mais pelo jeito é muito limitado.
    Meu site não tem muito acesso cerca de 750/dia como eu faço para resolver o problema será que meu site cresceu eu tenho que comprar um servidor dedicado?
    ou uma boa hospedagem compartilhada.

    Att

    • Keoferta,
      Estranho isso. Pode ser que seu site esteja consumindo muitos recursos de processamento no servidor. Isso pode estra sendo ocasionado por algum plugin. Infelizmente tem alguns que são mal feitos e podem causar este tipo de problema.
      Recomendo que desative todos os plugins desnecessários.

      Abraço!

  19. Parabéns belo tutorial, ao longo dos anos alguns blogs e sites tendem a perde um pouco da qualidade nos artigos mais o seu fica a dia melhor.
    Abraço celso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *