Qual o Melhor Tema para se Criar um Site ou Blog

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

sucesso

É muito comum eu receber emails e comentários de pessoas que querem iniciar um site ou um blog, mas que não sabem sobre o que escrever e pedem minha opinião sobre quais seriam os nichos recomendados, lucrativos ou simples idéias que possam dar certo.

Minha resposta de sempre é que as pessoas criem um site que aborde um assunto que tenham conhecimento ou que gostem, sem se importar se é um especialista na área ou não.

O importante é que a pessoa tenha prazer/paixão em trabalhar na criação de conteúdo do seu site, desta forma se sentirá motivado em aprender mais sobre os assuntos que você pretende escrever e com o tempo poderá adquirir mais conhecimento.

Os visitantes começam a perceber esse “conhecimento” e passam a adicionar seu site nos favoritos, recomendam para os amigos, os buscadores começam a entender que o conteúdo que você publica é bom e começam a posicionar seu site cada vez mais em posições melhores, outros webmasters percebem que o seu conteúdo vale a pena ser citado e começam a apontar links, e assim o seu site começa a crescer cada vez mais.

Meu começo como Webmaster
Eu comecei a criar sites em 2004 sabendo pouca coisa sobre hospedagem, domínio, editores de sites, editores de imagens, linguagens de programação, entre outras coisas, mas mesmo assim eu continuei tentando, aprendendo e errando, porque essa era uma coisa que eu gostava e não media esforços.

Em 2005 eu decidi iniciar o CriarSites.com com a intenção de passar para o público as coisas que eu estava aprendendo enquanto estava criando meu site. Admito que na época eu não tinha muita certeza do que estava escrevendo, meus textos eram incompreensíveis complicados de entender e cheios de erros ortográficos (mais do que agora), meus conhecimentos sobre marketing e otimização de sites eram péssimos, minhas habilidades com edição de imagens piores ainda e não tinha a mínima idéia de como ganhar dinheiro com o meu trabalho.

Mas com o tempo eu fui aprendendo como as coisas funcionavam, migrei de site para blog, aprendi a fazer marketing , otimizar meus sites e melhorei um pouco minhas habilidades com edição de imagens e transformei esse site em um site de sucesso que recebe hoje quase 13.000 visitantes por dia e que me rende uma genero$a quantia de dinheiro.

Conclusões
Criar um site que você ache que é legal ou que pode te dar dinheiro, pode até dar certo, porém as chances de você falhar são maiores do que quando você cria algo que gosta.

O ideal é que haja uma motivação emocional por trás do site, que poderá te manter interessado em trabalhar no site por muito tempo.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.
 
Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Adicionar a favoritos link permanente.

20 Comments

  1. ótimo artigo celso, mesmo que você não seja um crack no assunto o essencial e falar do que gosta e sabe um pouco, pois não adianta falar de uma coisa que não e sua praia e com o tempo achar que aquilo ta ficando chato e acabar por perder seu tempo.
    abrcs

  2. otimo topico celso!
    o lado bom de ter um site ou blog pessoal igual ao seu que os erro de ortografia não faz diferença igual muitos sites que conheço so por um errinho de ortografia os visitantes ja julga!
    eu mesmo ja julguei varios sites que erram na ortografia varias veses mais agora penso diferente penso que erra é humano!

  3. Trabalho pela internet

    É realmente fazendo o que gosta fica mais prazeroso, do que somente fazer o site pelo dinheiro.

  4. Olá Celso, concordo plenamente com você. Quando criei o meu primeiro blog tinha muitos erros de português, mas queria muito ganhar dinheiro na internet, hoje já escrevo melhor um pouquinho já ganho dinheiro na internet (pouco ainda), mas que me deixa motivado para continuar tentando melhorar e quem sabe, ganhar dinheiro igual a você. Mas, o que eu percebi em seu post, foi que a contrário de alguns bloqueios que desanima as pessoas que não tem tanta habilidade em escrever, você está dando força meus parabéns. Acredito que tudo é questão de prática, e muita vontade.
    Um Abraço!

  5. Primeiramente parabéns pelo artigo Celso!

    Realmente quando se trata de temas para criar sites/blogs, muitos ficam em duvida do que podem falar para melhor rentabilizar. O que muitos não levam em consideração e que na minha concepção eu acho fundamental, é que ao falar de assuntos que você domina e gosta, você irá conseguir uma melhora continua no seu site, até chegar a obter sucesso. Agora enquanto muitos ficam “forçando” nichos para seus blogs e acabam escrevendo besteiras e desmoralizando a si mesmos.

    Então uma dica para quem quer começar, escreve sobre o que você gosta e domina, não fique pensando só no dinheiro!Dinheiro é bom, mas ele virá naturalmente, como consequência do trabalho realizado.

    É isso que eu penso.

    Abraço Celso e continue com o bom trabalho!

  6. Stenio Augusto

    Mais um ótimo post celso e obrigado pelas dicas!
    Pois é, a poucos dias atras, eu tirei uma duvida com vc pelo orkut e justamente essa duvida era sobre template para site/blog.
    Enfim, muito obrigado mais uma vez.
    Sucesso!

  7. A vantagem de escrever sobre um conteúdo que você goste e que você está sempre bem informado.Imagine que você escreva um blog sobre css sem entender do assunto,quando te fizerem uma pergunta como fica ?

  8. Escrever sobre o que gosta e sabe trazótimos resultados.
    Tenho um site de nicho, mas o nicho é muito pequeno, é sobre numismática (a ciência de se estudar as moedas).
    O site é atualizado uma vez por mês (quando é), porque para se escrever artigos relevantes sobre o assunto é necessária muita pesquisa.
    Ms mesmo sendo um site pequeno, em menos de 1 ano no ar ele já teve cerca de 1500 visitas e 300 downloads de meus artigos. Levando em conta de que o nicho é bem pequeno, o site tem ótimas estatísticas.

    Isso mostra que quando você escreve sobre algo de que gosta e entende, mesmo que o nicho seja minúsculo, os resultados aparecem.

  9. Deixa eu te fazer umas perguntas, é melhor para um site ter seu proprio ip?

    Quando alugamos uma hospedagem para nosso site o host ja lhe concede um ip e esse ip deve ser usado por varios sites que estao no mesmo servidor.

    E melhor comprar um ip separado para o site? E se isso e melhor para SEO?

    Agradeço desde ja!!

    • DebocheBR,
      Desculpe mas eu não sei dizer se existe vantagens em ter um domínio próprio.
      Alguns especialistas dizem que um IP dedicado é melhor para o posicionamento, porém eu não vejo credibilidade nesta afirmação. Eu tenho vários sites utilizando os mesmos IP.

      Abraço!

  10. Olá Celso,

    Além do prazer de fazer e do retorno financeiro, também é muito bom saber que estamos criando algo de útil à muita gente.

    Fico muito feliz quando recebo um e-mail simplesmente agradecendo o conteúdo disponibilizado.

    Um grande abraço!

  11. Olá! Adorei o Post Celso! Não comento muito nos Posts e etc.. mais tenha certeza que eu leio sempre o Criar Site! Já que esse é meu primeiro post, vo falar um pouco demais…
    Eu ainda sou novo, mais aprendi computação muito cedo, meu tio começou a trabalhar com computação aos 8 anos… puchei a ele… (risos).
    Pois bem, aqui vai dicas:
    1* Os melhores temas de sites/blogs são; Games, Animês, Músicas e etc. pois são as mais conheçias, fácil assesibilidade de informações, muitas pessoas gostam, então mais fácil encontrar “leitores” para seu site.
    2* Sempre se dedicar ao site, postando sempre novas coisas, ter muitas parcerias, ter um ótimo layout, agradável e fácil de mecher.
    3* Usar sites como: rg3.net , vai.la e etc. para encurtar o “link” do seu
    site, espalhe seu site!
    4*(extra) Os melhores sites de criação são esses:
    Webnode (iniçiantes / fácil de mecher, não presisar sabr muito sobre sites) Blogger(Armadores / oótimo para fazer sites de games, animes e etc. mais presisa-se saber sobre HTML e etc.. Estou fazendo um site lá, gameszines.blogspot.com)
    É isso! Aprendi muito com o Criar Sites e estou tentando ajudar os outro reunindo tudo que sei em apenas um único post.
    Mais não se esqueça… nunca desista de seus sonhos! Se não souber de algo procure, procure até encontrar! É isso… Espero ter ajudado a todos!
    OBS: Adorei o cachorro! (risadas…) *-*

  12. Há muito tempo atrás venho já comentando por aqui com outros nicks, e Celso, esse post me ajudou muito.. ao ler, descobri que não sabia tanto quanto eu achava que sabia em relação aos computadores, principalmente configurações.. o site chamaria-se Toque Digital e seria fundado na Webnode.
    Porém, ao ler esse post, percebi que não tinha conhecimentos suficientes para fazer um site que abordasse esse tema.

    Obrigado por abri-me os olhos com mais um de seus maravilhosos posts!

    Abraço!
    (Meu site vai voltar a se chamar Tukon :))

  13. Realmente, temos que criar e escrever sobre o que gostamos, a pouco tempo começei o meu site sobre tutoriais. Me lembro até hoje 5 meses atrás quando tinha 5 visitas por dia, hoje ja melhorou um pouquinho, são 250 para 350 visitas unicas diárias. Mas tudo tem seu tempo…

    • Matheus,
      É assim mesmo. Precisamos plantar e regar a árvore por um bom tempo, para só então colher os tão desejados frutos. O mesmo acontece com os sites. Devagar e sempre.

      Abraço!

  14. Boa tarde,
    Celso Lemos help Pleaseeei!
    Estou com um projeto com minha mãe para digulgar alguns trabalhos dela de artesanatos.
    Porém já tinha uma vontade imensa de postar, blogar já que escolhi faculdade de Comunicação, e quero muito conheçer o que devo fazer:
    Crio um site?
    Crio um blog?
    Como faço para disponibilizar espaço para anúncio e ganhar dinheiro com isso?
    Posso misturar um site com um espaço para blog?
    Help!

    • Olá Juliana,
      Neste caso eu recomendo que crie um site em um serviço como o Webnode. Você pode ganhar dinheiro exibindo publicidade nele, mas eu não recomendo para este caso, já que poderia estar perdendo os clientes de sua mãe para a concorrência.

      Abraço!

  15. Por exemplo se eu criar um no site.com ou webnode… etc
    Consigo disponibilizar anúncio e ganhar um dinheiro com isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *