Problemas com os sites de pirataria – Não entre nessa

pirata digital 2

Os sites de pirataria pipocaram aos montes na internet em uma época que um certo programa de afiliado fingia que não via  e aceitava sites que distribuíam conteúdo protegido por direitos autorais.

Muitos webmasters viram nisso, uma oportunidade de ganhar dinheiro com este tipo de site, visto que criar um site de

distribuição de conteúdo pirata é extremamente fácil, na verdade, a maioria destas pessoas apenas roubam copiam e colam o conteúdo de outros sites, que também já foram copiado de outros sites.

Além disso, os sites de download de músicas, filmes, seriados, programas completos e etc., são bem populares, recebendo uma grande quantidade de visitantes todos os dias.

Porém, o rumo da história mudou completamente quando no meio deste ano, o “certo programa de afiliado” tomou a decisão drástica de não tolerar mais os sites que contenham conteúdo pirata, cancelando centenas de contas e passando a não aceitar o cadastro de novos candidatos a pirateiros.


Muitos webmasters se viram perdidos/desiludidos com esta situação, já que sabiam que não poderiam mais ganhar dinheiro desta forma, que embora ilícita, era bem rentável.

Mas o que é a pirataria
A distribuição/cópia não-autorizada/ilegal de material protegidos por direitos autorais, sem a expressa autorização dos respectivos titulares, como é o caso de músicas, vídeos, programas e imagens, obtendo lucro ou não, direta ou indiretamente.

Pirataria e a monetização de sites
A maioria das empresas que oferecem os programas de afiliados, não querem ver seus nomes associados a sites que possuam conteúdo que induzam/apoiem a violência, racismo, difamação, PIRATARIA e outros assuntos que o bom senso diz que é errado.

Isso quer dizer que sites que ofereçam estes tipos de conteúdo, dificilmente poderão ser monetizados de alguma forma eficaz, já que para a maioria dos sites, os melhores programas de afiliados são o Adsense, Lomadee.

Pirataria e a lei
Mesmo a pirataria digital é crime e é passível de multa e até cadeia (se você for menor de 18, ainda pode sobrar para os seus pais). Infelizmente eu não sei muito sobre leis, por isso não vou entrar em detalhes quanto as penas impostas no Brasil, por isso se você gostaria de saber um pouco mais sobre sobre o assunto, recomendo a leitura deste artigo.

Porque eu escrevi este artigo
Infelizmente é comum eu receber comentários e emails de pessoas com sites de distribuição de conteúdo que se encaixam nos perfis citados acima, perguntando qual o melhor programa de afiliado para o seu site.

Minha resposta simples e direta é que o site dificilmente poderá ser monetizado por não estar dentro dos padrões legais.

Minha recomendação para qualquer pessoa que estiver querendo iniciar um site, é que procure criar um site com conteúdo original.
Pode ser difícil no começo, mas as chances de conseguir ganhar mais dinheiro a longo prazo são maiores e dificilmente poderia ser abalado por um problema como o que aconteceu com o certo programa de afiliado.

Ps. O nome do programa de afiliado foi omitido para evitar problemas para ambas as partes. Mas basta uma pequena procura no Google.

Veja Também:

foto veja como criar sites gratis começando do zero