Flash – Por que eu não recomendo seu uso em Websites

por Celso Lemes em 17/06/2008

na categoria Produtividade Organização

Criar Site em Flash
Adobe Flash - animações em Flash

Este artigo demonstra minha opinião pessoal sobre o uso de animações Flash em Websites. Nele eu explico os motivos que me levam a não utilizar Flash em meus sites.

Minha ideia não é convencê-lo de que você não deve utilizar Flash em seu site. O que eu quero é te mostrar os pontos fortes e os pontos fracos, deixando a você a escolha de utilizar ou não em seu website. Vamos lá!

Flash é o programa para animação vetorial que atualmente é desenvolvido pela Adobe (antes era desenvolvido pela Macromedia).

Com ele é possível desenvolver websites interativos, anúncios ricos em mídia, mídias instrutivas, apresentações, jogos e mais.

Também é dado o nome de Flash aos arquivos gerados pelo programa que possuem a extensão swf, algo como arquivo.swf

Apesar de todas essas vantagens que o Flash pode proporcionar, eu sou contra o uso dele em websites. Confira o porque.

Site Pesado

Os arquivos contendo as animações em Flash são mais pesados quando comparados com imagens estáticas ou mesmo em gifs animados.

Dependendo do tamanho do Flash utilizado no site, alguns visitantes com conexões modestas, poderiam ser impedidos de acessar o site.

Isso também pode aumentar as despesas com a hospedagem de seu site, já que a transferência de arquivos é muito maior.

Usabilidade

O plugin do Flash player não vem nativo com os navegadores, sendo necessário instalar o plugin responsável por executar a animação.

Visitantes com computadores modestos ou desavisados costumam não ter esse plugin instalado no navegador. Neste caso o conteúdo da animação não é mostrado.

Não são indexados pelos buscadores

Atualização:

Recentemente o Google passou a indexar o texto presente em animações flash, porém isso ainda não é feito de forma adequada. Isso quer dizer que a otimização do site pode ser prejudicada, já que os dois dos principais elementos necessários (textos e links) para ter um bom posicionamento nos buscadores não estão bem visíveis na animação.

Ofuscam o conteúdo

As animações em Flash, quando bem feitas, conseguem chamar a atenção de tal forma que acabam tirando a atenção do visitante para o que realmente interessa, que é o conteúdo.

Como utilizar o Flash de forma segura

  • Moderação – Utilize animações em Flash em poucas partes do site para evitar tornar a página muito pesada.
  • Evite os textos – Evite incluir os textos dentro das animações.
  • Links alternativos – Se pretende utilizar uma animação em Flash para o menu de navegação. Procure criar a mesma navegação em forma de links, que pode ser adicionado ao rodapé do site. Isso ajuda os buscadores a indexar suas páginas e a orientar os visitantes que não conseguem ver as animações por não possuírem o plugin do Flash Player.

Conclusões
Na verdade o que mais me preocupa sobre as animações em Flash dentro de websites é a navegabilidade e a questão da otimização do site que se torna mais difícil. Embora tudo isso possa ser contornado utilizando as técnicas citadas acima, eu ainda prefiro não utilizar Flash nos meus sites.

E você visitante. O que você acha sobre o assunto?

Escrito por Celso Lemes

facebooktwittergoogle plus

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.


{ 3 trackbacks }

Sergiius Blog´s » Flash em Websites “Criticas”
07/05/2009 às 11:04 pm
Adicione um SlideShow Grátis em seu site ou blog com o Slide | TutosWeb - Tutoriais para Webmasters
12/01/2011 às 11:37 am
Qual a sua opinião sobre Flash em Websites? | Criar Sites
15/01/2011 às 2:58 pm

{ 82 comentários… leia abaixo ou deixe o seu }

1 Thiago 25/06/2008 às 4:38 pm

Na minha opinião, acho que sites em flash devem ser feitos apenas quando realmente são necessários, quando o layout é muito importante. Para sites em que o conteudo seja o principal, acredito que Flash seja desnecessário.

Portifolios e empresas de tecnologia podem usar um pouco mais de tecnologia em seus sites, já que precisam passar a imagem de “tecnologia”, no mais o uso de HTML e CSS resolve.

Responder

2 Celso Lemes 26/06/2008 às 6:31 pm

Thiago,

Você tem razão, o uso de flash é recomendado quando o design deve ser mais importante que o conteúdo.

Abraço!

Responder

3 Thiago Site Na M&ati 02/07/2008 às 3:33 pm

Conheco mais nunca utilizei, pelo que vi no site deles, o programa é muito bom mesmo, é um flash mais facil de ser usado…..

Não conheco a fundo o Swish Max mais tenho otimas referencias dele, diz ai meu xará…. ele é pesado como o Flash ou não ???

Responder

4 Celso Lemes 02/07/2008 às 5:46 pm

Thiago,

Sites feitos em Flash não são muito amigáveis aos buscadores.

Se a sua meta é conseguir muitas visitas dos buscadores recomendo que utilize outro programa para criar seus sites.

Obrigado pela visita, Abraço!

Responder

5 marcio 29/08/2008 às 6:25 am

quero uma coisa mais facil. um linck de um programa que nam ocupa muito do meu tempo. um programa , ou flach ja pronto com tuturiais de como adiciona o flash no meu blog

Responder

6 Celso Lemes 29/08/2008 às 8:53 pm

Marcio,
Eu não conheço nenhum programa que seja fácil assim, desculpe.

Abraço!

Responder

7 Zandormaz 18/09/2008 às 10:52 am

Também acho que o flash deixa as páginas pesadas demais. Sem falar que os textos não são indexados pelos mecanismos de buscas o que torna um site totalmente em flash uma ilha no oceano, isolado dos googles da vida

Responder

8 Celso Lemes 18/09/2008 às 10:04 pm

Zandomax,

O Google passou a indexar páginas em Flash, porém o resultado não chega a ser comparado aos sites feitos em texto puro.

Confira este artigo http://www.criarsites.com/sites-em-flash-agora-sa…

Abraço!

Responder

9 Marcio Takimura 19/03/2009 às 6:52 pm

Olha só acho que fica realemtne pesado todo o site feito em flash. Bom como disse o Thiago o uso do Flash é recomendado quando o design deve ser mais importante que o conteúdo.

Mei site não tem nada em flash. E tá muito bonito e bacana.

Responder

10 willem 22/03/2009 às 2:32 pm

bom galera gostaria de saber se alguem conhece um programa bom para fazer criações de animações em flash, de preferencia em portugues pois nao conheço nada de ingles, estou usando recentimento um programa de criação de animação aquele tipo que se usa em palito o pivot, sendo q ele é muito limitado queria algo mais flexivel para dar um ar de animação mesmo, se alguem souber de um rpograma para criar animação em flash, or favor me manda um e-mail com o link [email protected]

Responder

11 Tohn 22/03/2009 às 3:29 pm

Para animaçoes em flash, certamente que você terá que usar o flash que é encontrado no site da adobe, gratuito por 30 dias.

Responder

12 Pedro Romero 01/04/2009 às 3:54 am

Por gentileza me responda uma pergunta:
Se eu criar um site todo em flash, embora sem animação, pois a unica coisa que pretendo é que no menu, quando o visitante passar o mause sobre os links, eles mudem de cor (apenas isso).
Se eu fizer o site desta forma, mesmo assim ele ficará mais pesado do que em html?
Antecipadamente agradeço.

Você pode perguntar: porque não fazer em html?
A resposta é simples: não sei nada de html e conheço mais o flash porque trabalho com ele a bastante tempo (não para criar sites) criando CDrooms empresariais. Abraço!!!

Responder

13 Celso Lemes 01/04/2009 às 12:12 pm

Pedro,
Arquivos em flash são mais pesados, principalmente se você pensa em fazer o site todo em Flash.
Uma solução seria criar apenas o menu em Flash e inserí-lo em uma página html utilizando um editor de sites (não precisa saber html).

Mexer com programas como o DreamWeaver não é tão difícil, eu acho que é muito mais fácil do que flash.

Abraço!

Responder

14 João 07/04/2009 às 9:54 am

realmente você não desenvolve e não possui conhecimento “atualizado” sobre desenvolvimento em flash, pesquise, se informe com quem realmente conhece o assunto antes de postar besteiras.
Palavras podem ser inseridas no código fonte do seu html que puxa o flash(tenho sites totalmente feitos em flash em primeiro lugar no google), o flash compacta arquivos de imagem tornando eles muitas vezes menores que os originais… a usabilidade não depende do meio em que o site é feito sim de como foi projetado… flash player… quem não possui ta fora da realidade ou não utiliza internet para nada, portanto está fora do público alvo de quem desenvolve um site

Responder

15 João 07/04/2009 às 10:00 am

em relação ao tamanho… um bom profissional sabe como desenvolver um site totalmente em flash sem que ele fique pesado e sabe que limite de tamanho utilizar de acordo com o seu púlico alvo

Abraço!

Responder

16 Celso Lemes 07/04/2009 às 10:18 am

João,
Entendi o que você quis dizer, realmente o Flash evoluiu muito, este artigo relata meus pensamentos de mais de um ano atrás.

Gostaria de saber o endereço do seu site e da palavra-chave que ele aparece no topo. Fiquei curioso em saber se é possível posicionar um site para palavras-chaves “competitivas” somente adicionando palavras-chaves no código fonte.

Se puder posta o link e a palavra-chave aqui para a gente ver.

Abraço!

Responder

17 Gério 22/10/2009 às 4:59 pm

Depois de ler todos os comentário, deveria eu usar de umas 4 laudas para explanar sobre o assunto e minha opinião, mas decidi apenas postar essas poucas linhas e deixar uma pergunta-resposta (rz rz rz): ” Alguém menssura o porte da Adobe…Já parou para pensar porque gastou milhões de dolares para comprar um unico software vetorial, que é “único” em seu segmento na internet, sem concorrentes…para nada ou se ele fôsse um furo n’água?” Tecnologia Shockwave + Video = Internet futura… anotem aí!!!

Abraço a todos

Responder

18 Celso Lemes 22/10/2009 às 8:38 pm

Gério,
Eu entendo a sua opinião, mas para quem é webmaster como eu que entende de otimização e também que muitas pessoas não são capazes de executar arquivos flash em seus computadores, o flash é uma coisa a se evitar.
Eu sinceramente prefiro ter meu site bem posicionado do que usar animações.

Abraço!

Responder

19 Paulistano 30/10/2009 às 10:20 am

Estou construindo cinco sites de empresas e o uso do flash me preocupa um pouco , pois ouvi vários comentários principalmente no q refere-se a indexação, q o mesmo prejudica e até acredito q o faça, pois segui passo a passo uma indexação de boa qualidade, consegui indexá-lo, mais deu trabalho e dependendo de como é feito a consulta no google não aponta
o meu site na pesquisa. Tenho mais três p/ construir e pretendo não usá-lo
pois são de comunicação virtual.

Responder

20 Celso Lemes 30/10/2009 às 6:11 pm

Paulistano,
Realmente o Flash não é amigável aos buscadores como os textos são. Se você pensa em ter um site bem posicionado, minha recomendação é que o uso de Flash seja moderado.

Abraço!

Responder

21 Lucas Câmara 24/11/2009 às 8:16 pm

Na minha opinião, quando for criar um site com bastante Flash ou totalmente em Flash, crie também uma versão alternativa do site que seja mais simples, mas com o mesmo conteúdo para as pessoas que possuem internet devagar ou não tenham o plug-in do Flash Player instalado possam também acessar o site.

Responder

22 @espermatozooide 16/12/2009 às 12:09 pm

Olha… Depende para o que você for utilizar, o flash pode ou não ser útil.

Por exemplo, se você quer fazer um site todo interativo, com música, coisinhas animadas, componentes interativos,enfim, óbvio que o flash será bastante nescessário, como, utilizo agora como exemplo o site da marca de roupas Bronx21 (www.bronx21.com.br)

Agora.. Vamos dizer que o Celso quer fazer um site em flash.
Vamos dizer que o nome do site é o atual, o dominio também, e trata do mesmo assunto atual.
Seria totalmente inútil, pois o que realmente interessa no http://www.criarsites.com é o conteúdo e a ajuda para os leigos, novatos e até profissionais na área de criação de sites.
Mas vamos supor que o site CriarSites.com virasse CriarSitesemFlash.com .. daí, eu acho que seria obrigatório utilizar o flash, pois o site ensinaria conteúdos em flash.

Um exemplo de site que usa flash moderadamente é o site de humor Dr.Pepper(www.drpepper.com.br), pois o mesmo só utiliza algumas coisas em flash para aumentar a interatividade das coisas, e isso não deixa o site tão pesado, como ficaria o site Bronx21 numa conexão lenta.
Claro que mesmo assim, em conexões lentas, sempre fica um pouco lento, por isso é recomendável que os utilizadores de conexões desse tipo não venham a páginas que tenham conteúdos em Flash.

——————————————————————————————–

Agora, Celso, se você der uma olhadinha no site do DrPepper(citado acima) e clicar na categoria Interativas verás algumas tirinhas que clicando nos botões dá som, explosões, ou ações dentro da animação.

Você conhece algum outro programa que não seja o desenvolvido pela Adobe que faça animações em flash? Qual?

Se não, onde baixo o flash da Adobe(nunca acho o link certo :@)? E depois, vale a pena pagá-lo se for pra fazer coisas interativas e jogos, como de meu interesse? E ainda, tens um tutorial que explique basicamente como utilizar o flash pra animações, interativas e/ou jogos?

Agradeço desde já e fico no aguardo de sua resposta.
Um abraço.

Responder

23 Celso Lemes 16/12/2009 às 12:30 pm

@espermatozooide,
Existe sim, no entanto eu não tenho muito contato com este tipo de programa. Mas você pode encontrar vários aqui.

Abraço!

Responder

24 welton 09/01/2010 às 11:47 pm

ola, ja visitei seu site diversas vezes e ja me ajudou muito :)
agora preciso de uma ajuda,
eu tenho varios blogs de anime e todos bem indexados pelo google,
ai eu resolvi criar mais um e me concentrar só nele que é esse animesnobankai.tk e vendo um post seu conheci o free hostia e fiz um la tmb q é esse http://www.animes-bankai.co.cc, até ai tudu bem coloquei conteudo grafico bonitinho blz,
ai para minha surpresa depois de tanto esforço nos dois o google ñ indexou nenhum deles,ao total tenho 23 blogs e esse site, e varios q fiz só para test ele indexou bem e esse ñ, gostaria de saber se o google consegue anexar bem site feito no free hostia com dominio co.cc, e acabei ontem retomando um dos 23 q tinha abandonado q é esse animafiaanimes.co.cc que por ser blog esta bem intexado, gostaria de saber se na sua opinião tem chances do meu site do free hostia com co.cc ser bem indexado no google como meus blog, ou seria melhor eu investir no blog que ja esta indexado ?? vlw
grande abraço e parabens pelo seu site :)

Responder

25 Celso Lemes 10/01/2010 às 8:12 am

Welton,
Independente do servidor, o Google indexa todos os sites. O que pode atrapalhar é quando o servidor é lento ou fica fora do ar por longos períodos.

Abraço!

Responder

26 Gustavo Freitas 19/01/2010 às 12:14 pm

Celso,
também não utilizo nenhum tipo de animação em flash em meus blogs, justamente pelas razões que você colocou, muito bem por sinal, nesse artigo,
um abraço.

Responder

27 Celso Lemes 19/01/2010 às 9:57 pm

Gustavo,
Obrigado por comentar.

Abraço!

Responder

28 Rafael 21/02/2010 às 7:32 pm

Opa….na boa..tudo isso para mim eh uma baita dor de cotovelo dos webmasters q não sabem trabalhar com FLASH….é um programa q exige bastante do profissional..todos motivos pelos quais sugerem o autor pela não utilização do flash são apenas por desconhecimento do mesmo…
PESO – um site em flash pode ser SIM..um site leve…nunca passo dos 400 kb no arquivo swf e sinceramente..consigo fazer bastante coisa…vejo bastantes colegas q trabalham da mesma forma e fazem um trabalho maravilhoso..
INDEXAÇAO- Como dito acima o Google já indexa paginas em flash…e ainda que tipo de webmaster são vcs q não conhecem as meta-tags..
PLUGUIN – Poxa qualquer navegante sabe q quando o pluguim não esta instalado ele se auto estala ao entrar numa pagina com swfs
OFUSCAR CONTEUDO – para mim essa eh a maior bobagem q ja vi…se um site tem qualidade e animação para impressionar seu publico alvo,com certeza ele fica gravado nas mente dos consumidores
SITE NAUM PODE SER ATUALIZADO- da onde tiraram isso?Existem um monte de formas de fazer isso…eu utilizo .xml com php..funciona muito bem e o site esta sempre atualizado pelo próprio cliente através de uma conta de administração comum.
Todos esses argumentos caem por terra para quem realmente conhece o programa, no meu ponto de vista ha um grupo de webmaster q não aceita essa tecnologia e fica azucrinado o ouvido dos profissionais q estão entrando no mercado,eh apenas mais uma tecnologia..como CSS, PHP,JAVA e etc..em muitos casos encaixa perfeito para as necessidades do cliente em outras não,o importante eh saber dosar e não ficar resistente a evolução da tecnologia…uso as duas formas (swf e html) e sei q muitas coisas so mesmo o flash para fazer…um exemplo clássico eh quando o cliente quer um player dentro do site…dai naum tem duvida..site todo em flash..coloco o player onde eu quero..posso navegar pelas paginas do site sem q a musica pare..já se fosse em HTML isso não seria possível…isso q nem entramos na qualidade visual q nem se compara…espero q profissionais q desconhecem o programa parem de falar mau da tecnologia..deixe q cada web máster tire sua própria conclusão…alguns não vao gostar..outros vão adorar..cada profissional tem um estilo de trabalhar..no final o importante que talentos não se percam por influencia de opiniões sem conhecimento.

Responder

29 Celso Lemes 22/02/2010 às 12:34 am

Rafael,
Peso – Gostaria de ver os seus trabalhos para conferir o peso dos sites que você faz. Tem como?
Indexação – Você não sabia que as meta tags já não são mais consideradas pelos grandes buscadores? O Flash continua sendo mal indexado pelos mecanismos de busca.
Plugin – Eu também sou técnico de computadores e vira e mexe eu vejo computadores que não possuem o plugin, além disso eu recebo emails e comentários de pessoas que não sabem porque não conseguem visualizar um simples vídeo do Youtube. Acredita?
Ofuscar – Nesse eu acho que exagerei, mas eu ainda sou a favor dos sites em que o conteúdo esteja em primeiro plano.

Na boa, o Flash pode ser uma excelente maneira de se criar um site, mas eu vou continuar abominando ele até que me provem o contrário.

Abraço!

Responder

30 Marco 24/09/2011 às 4:12 pm

Sites bem feitos em Flash são muuuuito leves pois as animações são baseadas em vetor e não em imagens. Não há como discordar disso. Agora se vc. lotar o site de bitmaps pesados, tanto faz ser em flash como em html, o site vai ficar lento de qualquer maneira.
Concordo que sites em flash são mais difíceis de indexar que os sites em html. Se você precisa priorizar a busca, eu só aconselho o flash para pequenas animações.
Um exemplo de site em flash levíssimo que eu fiz: http://www.atpesquisa.com.br/

Responder

31 Rafael Marques 19/03/2010 às 1:02 pm

Concordo com o Rafael meu chará o Flash é uma ferramenta fascinante e cada nova versão do programa sobresai, claro que para que não conhece ou não sabe utilizar a tecnologia Flash não consegue fazer sites leves e funcionais, eu mesmo utilizo de várias técnicas para optimizar meus arquivos flash, e sinceramente não ficam pesados como o Celso falou achei isso um absurdo, sei que agente têm a tão famosa liberdade de expressão, mas pelo amor de Deus, vamus falar quando tivermos conhecimento sobre determinado assunto e pelo que li o autor do post não têm conhecimento do flash, eu tenho experiências trabalho com pessoas que não sabem nada de flash, e têm como desculpa que o flash é pesado e preferem usar como por exemplo jquery em slideshows isso chega a ser absurdo um verdadeiro webmaster ou webdesigner sabe que o flash é uma poderosa ferramenta mas claro para você optimizar seus aruivos ao máximo você a programar em action script veja as funcionalidades do flash cs4 e do cs5 que está por vir é simplesmente fascinante, mas é como dizem a ferramente flash é para poucos pois exige muito empenho, cada ferramente têm sua funcionalidade e para mim o flash é hoje indispensável na web, basta saber trabalhar com ele.

Desculpem-me o comentário extenso é que eu não consigo ver tamanho absurdo sem ao menos dar uma resposta base!

Responder

32 Celso Lemes 20/03/2010 às 11:42 am

Rafael,
Obrigado pelo seu comentário, mas eu vou falar de novo.
Você poderia me indicar alguns dos seus trabalhos que sejam realmente leves.
Até agora vários experts em flash falaram a mesma coisa, mas ninguém deixou o endereço de seus sites ou provou alguma coisa.

Abraço!

Responder

33 Rafael Marques 20/03/2010 às 4:12 pm

Bom Celso já que ninguém postou vou mostrar como um site em flash pode ser leve e bem funcional, para quem sabe utilizar a ferramenta, algumas pessoas simplesmente se recusam a aprender, cada um têm aptdão para determinada área, mais na minha opinião devemos falar ou criticar determinadas coisas quando entendemos do assunto, se não conhecemos sobre algumas coisas devemos perguntar, tirar dúvidas e não criticar e abominar, muitos webdesigners vivem ainda na era da antiga web, o flash proporciona apelo emocional, dinamismo, interatividade, emoção o flash aqui é digital mais a emoção que causa nas pessoas chega a ser real, simplesmente é propaganda serve como grande potencial em propaganda na minha opinião um designer deveria saber disso ao contrário de um site desenvolvido apenas com imagens paradas naquela mesmice hoje o mundo quer interatividade, quer algo diferente, eu gosto de realizar.
entre nesse link mais uma criação da mkt ;D

http://leonardo.uol.com.br/

Abraços!

Responder

34 Celso Lemes 20/03/2010 às 6:34 pm

Rafael,
Eu gostaria de ver algum trabalho seu. Não tem? Eu gostaria mesmo de ver um trabalho de um expert que sabe como deixar leve, um site feito em flash.
Fiz um teste acessando o site do Leonardo que você passou e percebi que um simples acesso ao site exigiu a transferência de 2.04 MB de arquivos. Confere aqui.
Infelizmente o seu exemplo apenas serviu para que eu aumente a minha certeza de que o flash não é uma solução viável para criação de sites.

Abraço!

Responder

35 marcos 10/04/2011 às 4:47 pm

entrei no site leonardo ai feito em flash , vou te falar desistir porque demorou pacas para abrir.

Responder

36 Marco 24/09/2011 às 4:16 pm

Mais uma vez segue um exemplo de site leve em Flash.
http://www.atpesquisa.com.br/ (levíssimo)
E outro: http://www.terapiadoscorpos.com.br/

O segredo para deixar sites leves sempre é deixar as imagens menos pesadas. Tanto faz se o site é em Flash ou html, usar imagens pesadas o deixará lento.

Responder

37 Alexandre 21/06/2010 às 6:13 pm

Celso, podes me indicar um programa bom para criar sites em flash como este do Leonardo? Não me importo que fique pesado, só quero um site com muitos efeitos, obrigado.

Responder

38 Celso Lemes 21/06/2010 às 6:37 pm

Alexandre,
Eu não mexo com flash e não sei sobre programas alternativos. O principal programa utilizado por profissionais é o Flash Profissional.

Abraço!

Responder

39 Ítalo 23/06/2010 às 2:44 pm

Concordo plenamente!
Agora, com o HTML5, pode reduzir bastante o uso de flash e silverlight.
Abraço, amigo!

Responder

40 Gério 20/08/2010 às 1:01 am

Celso
Realmente entendo sua aversão ao Flash, visto o historico de sua formação acadêmica sugestionada.
Creia…O Falsh tem o mesmo padrão de indexação dos demais sites. O que limita é o engine dos robos de busca no que concerne a caracteres e criptografia (quando necessário) Mas entenda que o Flash não é um software para se desenvolver “determinados” sitios e sim uma ferramenta como comentou o Rafael.
Mas faça você emso um teste em termos de “peso”…crie uma pagina HTML com uma foto Jpeg com 100Kb e depois crie no Flash a mesma pagina, nas mesmas dimensões com a mesma foto…salve e depois faça aferição do loader. Depois faça upload para um endereço na Internet qualquer das duas paginas…entre no Google e dê um busca em ambas só para indexar automaticamente ela nos servidores desse sistema….dê uma 24 horas para o refresh da google e busque agora apenas a foto apenas, sem o enderço absoluto…veja qual vem a frente na indexação do google…depois me fale se o swf não indexa legal.

Bom…isso flamos de foto…agora texto meu bom…se usar dinâmico no Flash, habilitado como html-text e ainda meter um embed nos mesmo (apesar de aumentar o “peso” um pouco) a indexação de textos será igual ou melhor que as paginas em html direto.

Entenda de uma vez por toda…o Flash gera apenas sua extensão nativa, que é o swf, porém dentro dele tem a config para o active-x que já é comum em qualquer browser. Hoje o AS4 permite você criar áreas dentro de um modelo Flash Project onde pode bem difenrenciar comportamentos. Pode ter um modulo de texto dentro de boxes dinâmicos que falam com linguagens de servidor que estimulam a indexação por browsers de forma mais agressiva.
90% dos site hoje usam Flash e 60% de todo os projetos web são totalmente desenvolvidos em Flash segundo a WebDigest. Portanto quem usa mal o Flash, ou não consegue ter a paciencia em conhecer o Action Script e suas possibilidades, são os individuos que o criticam.
Daqui a pouco “alguns” também vão descer o pau na lib JQuery porque ela está se sofisticando e até substituindo algumas funções e animações que antes o Flash tinha que dar conta e logo os individuos “menos providos” de aptidão pra coisa estarão falando abobrinhas.
Agora como bom flasheiro, Sr. Celso, reserve-se a não comentar sobre o software já que não o utiliza e ao menos tem dados estatíticos sérios sobre o mesmo.

Sds

Gério

Responder

41 Gério 20/08/2010 às 1:13 am
42 Celso Lemes 20/08/2010 às 1:46 am

Gério,
Até agora você não provou nada. Apenas usou um linguajar mais técnico (para me despistar, eu acho), mas não mudou a minha opinião.
Eu pesquisei alguns dos seus sites no Google e notei que eles realmente tem diversas páginas indexadas, mas são todas em html. Aquelas que você esta utilizando dentro de iframes (ou sei lá como é chamado isso no Flash). Que desperdício.

Aliás, de otimização você não entende nada né?

Abraço!

Responder

43 Artur Ribas 25/08/2010 às 10:22 pm

Concordo com o Celso, eu sou webdesigner e entendo + – sobre SEO, não gosto muito de sites em flash também, porém ficam muito bons quando são usados para algo mais interativo e divertido de mecher (eu quis dizer para criançinhas).

Dá até para ‘amenizar’ o problema do google quanto ao flash, mas mesmo assim continuo achando que texto puro é muito melhor.
Além disso, um site totalmente em flash demora para carregar aqui, e minha internet é de 4MB, eu digo demora para alguns segundos, mas compare um site que carrega em 0,1 segundos com um site em flash que demora minutos dependendo da conexão da pessoa.

Eu vi um comentário de alguém ai dizendo que quem não tem flash não está na internet ou algo parecido, eu só queria dizer que vejo MUITAS pessoas que ainda usam Internet Explorer 6, sem plugin de flash e internet muito lenta… e essas pessoas são de classe media/alta, a maioria mais velhos que podem ser clientes em potencial de algum site, mas poderiam não conseguir acessa-lo por ser em flash.

Pense só, você faz sites, tudo certinho, dentro dos padrões e ainda tem usuários que não visualizam corretamente, imagine só se usar flash.

Responder

44 WAGNER 01/09/2010 às 8:34 pm

EU JA CRIEI SITES EM FLASH +NOMN RECOMENDO POS NEM TODO MUNDO PODE USAR ELES PESAM FORÇAM O TRAVAMENTO DO FLASH PLAYER FLASH P MIN SO MENUS BARNNERS E CHATS O PV DO BRAZIL NAO ESTA DEVIDAMENTE PREPARADO P GERAÇÃO FLASH VLW CELSO SEU SITE É 10

Responder

45 Gério 02/09/2010 às 11:37 am

Nossa…quanto absurdo.
Antes de proceguirem nesses jurássicos comentários, creios seria inteligente e prudente da parte dos reticentes quanto ao uso amplo da ferramenta mais premiada da Internet, o Shockwave Flash, que se informem, se interem mais tecnicamente do mesmo.
Sugiro um basicão na http://www.iped.com.br que custa apenas R$70,00 com apostila inclusa e depois um intermediario de As3 com os papas do Flash no Brasil, http://www.pontoflash.com.br/treinamento e deixem desse amargor e venham para o mundo da ferramenta do futuro na web, o “Flash V3D” que será a integração de video e animação dinâmica-interativa.

Just evolution!!!

Gério

Responder

46 Gério 02/09/2010 às 11:40 am
47 Celso Lemes 02/09/2010 às 12:25 pm

Gério,
Até agora você falou, falou e falou, mas não provou nada. O Flash pode até ser bom para criar jogos e outras animações, mas para a Web eu acho que ele deve ser utilizado com moderação.

Não filtrei seu email. E mesmo que eu tivesse feito isso, você ainda conseguiria postar um comentário, a diferença é que ele iria direto para a caixa de spam.
Acho que deve ser problema de BIOS aí no seu computador.

Eu invisto em ações. Se a Adobe estivesse presença aqui no Brasil, eu poderia até comprar ações dela, sem problemas.

Abraço!

Responder

48 Gério 02/09/2010 às 1:15 pm

Moderação?! que absurdo.
EU DESISTO!
Usem Flash a vontade meus amigos! nossa conexão não será sempre essa mer… que é hoje! a tendência é meter o pé na bun…. da Telefonica e nacionalizar muita coisa nessa área…esperem e verão.
Enquanto isso ou se atualizem nas ferramentas modernas ou sentem e fique como o Sr. Celson, azedando assunto porque não tem conhecimento.

Falar, falar e não dizer nada!!! meu tá cagá? falar o que? dar aula de Flash aqui? já postei dois bons e baratos targets para isso.

Eu dou minha opinião e argumentei…não sou teimoso! só uso bem uma ferramentea que muitos manés a detonam porque não tem inicativa nem colhão pra aprender usar BEM…escuto isso ha 12 anos meu caro e o Flash está cada vez mais forte… que vennha o Flash V3D…aí babáu para os despreparados!

98% dos sites usam Flash…agora sites em Falsh total, depende muito na necessidade e usuarios-alvo…isso é lógico meu caro

Moderação…vai, vai, vai… vai é ter que correr atra disso daqui um tempo!

Responder

49 Celso Lemes 02/09/2010 às 1:29 pm

Gério,
Eu gostaria de PROVAS de que o Flash é viável em relação a otimização e carregamento de página. Seus exemplos em um comentário anterior somente afirmaram que o Flash ainda não é bom para a Web.

Abraço!

Responder

50 Gério 03/09/2010 às 9:49 am

Víxi…desisto!
O site é seu e vou respeitar…espero que os novatos não se deixem levar pelo seu retogatismo.

“Desculpe por pisar no chão de sua casa com os pés sujos de lama”

Fui

Responder

51 maicon risadinha dj 13/10/2010 às 12:23 am

@gerio vs @celso, ba ta loco vcs to rindo muito ,na minha opinião o flash e bom pra animaçoes e jogos mas acho interessante em sites mas andei vendo esses sites que possui flash realmente demora minha velocidade e de 460kbps utilizando modem(celular) e fiz a comparação em um site que eu fiz totalmente em html mas vi outros pra confirmar, sim uma pagina em html sem flash e bom mas vou aprender um pouquinho de flash pra colocar em meu site pq gosto muito e pq não tem muito conteudo tipo o criar sites ponto com e tambem acho que conforme as operadoras e telefonias e varios planos por ahiii ajude a melhorar a conexão e que sabe o proprio google não dão um empurraosinho pra sites em flash.

concordo com todos principalmente @celso e @gerio.
“cada um e dono no que faz e no que se expresse”

so mais uma coisa
uma pagina feita no photo shop ou fireworks seria o mesmo em flash na sua opinião
digo que seria como fora de otimização e estilo ou vc ainda deixa passar esses

ps:se não entendeu responda

Responder

52 abinadabe 20/10/2010 às 9:18 pm

Celso Lemes amigo tudo que procuro no Google sobre web sites seu blog a parece.. você faz sucesso em parabéns pelo trabalho …

Responder

53 Celso Lemes 20/10/2010 às 10:42 pm

abinadabe,
Essa é a idéia. Dominar a área relacionada a criação de sites :twisted:

Abraço!

Responder

54 Gerio 31/10/2010 às 9:59 pm

Pena
Deveriam haver então pessoas mais talentosas e com mais conhecimento a transmirir aos novatos e pesquisadores sobre optimização e desenvolvimento de websites.
Rotular ferramentas e softwares é idiotice e esse sr. Celso está com seu blog na deriva é porque suas tags são especificas e poucos usam esse clichêt, somente aqueles caras que vende sites pré desenhados (rz rz frz)

Responder

55 Celso Lemes 01/11/2010 às 12:24 am

Gerio,
Cara, achei que você não voltaria mais aqui. Eu não mais retrucar seus comentários sobre o Flash. Não tem fim (aliás, não tem provas).

Site a deriva? Está louco? Esse site recebe mais de 10 mil visitante por dia. Quantas visitas seus sites recebem?

Abraço!

Responder

56 wagner 03/01/2011 às 11:41 am

eu achei muito certa essa materia eu curso webdesigner e desiner grafico
e no meu site só tem umA animação q é para mostar interatividaDE
pos o flash pesa no bolso e no site eu ja tive um site td em flash nem durou 1 semana eu fiz publiquei e fui visitar ai veio o desagradavel o flash travou pts é uma droga se o flash travar seu site como é pesadao e todo em flash trava alguns navegadores como o mozial e isso não e bom pro seus visitantes
mais cas o q ueiram prosseguir fassam dos sites um normal e uam versao flash eu ja vi sites assim q na pagina inicial aparece um plano de fundo e duas opições internet lenta sitec comum internet rapida site interativo

Responder

57 Gério 03/01/2011 às 1:32 pm

Wagner
Eu comecei a postar aqui pelo inicio deste tema, a primeira frase: “Este artigo demonstra minha opinião pessoal sobre o uso de animações Flash em Websites. Nele eu explico os motivos que me levam a não utilizar Flash em meus sites.” … Apesar de na segunda, logo abaixo o Sr. Celso ser mais esclarecedor…(não me lebrei de ter lido essa frase no inicio); o que denota uma certa nulidade do primeiro parágrafo.
Portanto quero deixar novamente claro aos novatos em webprojects que o Flash é tão apenas mais um software, uma ferramenta fantástica dentre dezenas que são utilizadas para enriquecer os websites. Há sites 100% Flash? NÃO …isso não existe pois só o fato da www exigir um arquivo indexador em liguagem de marcação de hipertexto já o torna 99% shockwave apenas rz rz rz!!! Fata real é que o Flash, é um software primariamente de gráfico vetorial – apesar de suportar imagens bitmap e vídeos – utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam embutidas num navegador web.
Bom é estudar e ver o que cada software pode lhe oferecer para deixar seu projeto masi rico…Olhe que site super pesado esse: http://www.adobe.com/products/flashplatformruntimes/gallery/ …Dá até vontade de trucidar que usa Flash Aha hahah haha hahahahahahah…

Feliz 2011 a todos…saude, paz, fraternidade e muito jobs…

Gério

Responder

58 Kané 08/01/2011 às 1:11 am

Esse artigo ficou velho em tão pouco tempo. Isso mostra que nesse mundo da web nada pode ser dito de forma definitiva. O google pesquisa em sites flash, os sites em flash, com carregamento de conteúdo à medida que o cliente solicita os tornaram os mais leves da internet que, aliás, também mudou o conceito de “pesado” com banda larga e computadores mais potentes. A grande validade do artigo é saber como estava a cabeça do pessoal na época.

Responder

59 Celso Lemes 08/01/2011 às 2:18 am

Kané,
O Google até indexa o conteúdo de sites em Flash, mas não é a mesma coisa.
Quanto ao site ser leve, até agora ninguém me mostrou um site leve. Será que você sabe de algum?
Ah, as vezes meu navegador trava quando estou vendo algo em Flash. Me dá uma raiva.

Abraço!

Responder

60 Gério 08/01/2011 às 4:47 pm

Pelamorrr dus meu filinhus…como diz um amigo meu!!! Esse cara deve faturar por clique nos post…num é possivel!! Site leve? conceito mais esdrúxulo!!! para não falar que é irresponsável e desprovido de conhecimento! O que é um site leve? Pra mim começa numa pagina branca total apenas com uma frase: ” Alô mundo” … pronto esse é o site mais leve que conheço.
Começando por esse principio (esdrúxulo) há então, gradativamente considerar a “necessidade” de quem planeja, projeta, desenvolve e desenha um website… Aí na sequencia (gradativa) vem a agregação de tabelas, css, linguagens relacionadas, animações, dinâmicas matemáticas, vetoriais e por aí vai…a medida que forem sendo necessárias são agragadas ao projeto e OBVIAMENTE obtem um tamnaho em Kb maior que o ” Alê mundo!”…Portanto amigos, quanto mais ferramente de utilidade pra´tica você dominar, será um desenvolvedor feliz, obviamente um tem mais dominio de um software ou outro. Aí Seu Celso, esse conceito de site leve deixa de ser um “conceito” para apenas ser uma mera frase…na sua boca, depreciativa e desincentivadora dos novatos… Galera! o mercado é quem manda, portanto dominem as ferramentas que seu segmento exige, ou estão no bréjo!!!!

Abraço a todos…. Ah! parabéns Seu Celso pelo site…realmente sua contribuição é fantástica, mas limite-se com disciplina pois tem muitos alunos meus que quase cairam na sua esparrela! Na boa!!! ´que sou meu casca grossa emso, quando se trata de enrolar os novos web-desenvolvedores.

Gério

Responder

61 Celso Lemes 08/01/2011 às 10:28 pm

Gério,
KKKKK, agora entendi porque você fica voltando aqui. Porque seus alunos ficam comentando com você.

Desculpe mas eu não pretendo apagar esta página e nem alterar o conteúdo, você vai ter que aturar seus alunos. Pelo menos por enquanto.
Aliás, estou pensando em dar uma otimizada nela para aparecer melhor no Google. O que acha?

Abraço!

Responder

62 Gério 09/01/2011 às 4:58 pm

KKKKK foi ótimo…faz tempo que não lia esse tipo de riso!!!
Mas quanto ao acesso não é por conta de meus alunos… É que o seu site é bem indexado… Não se dê ao erro de otimizá-lo mais!!! ;-) Ah! Falando nisso permita-me uma abordagem no condizente ao marketing do “negócio”: Sou já cinqüentenário e na minha época quando necessitávamos de algum produto ou serviço a gente procurava as boas “Páginas amarelas” e lá sempre dávamos mais relevância as empresas que carregavam nomes como: “ O Rei dos Parafusos”, a “ Rainha das louças”, etc…Portanto foi você muito feliz quando escolheu o domínio “Criar sites” que já é por natureza uma tag primária. Todos novato, quando busca informações no “Tio Google” coloca frases ou palavras de “objeto primário” então já destes sorte no início. Mas se rodarmos bem pelo conteúdo de seu site veremos muita coisa boa e real, mas também encontraremos muita coisa equivocada e mesmo ultrapassada em termos tecnológicos…Mas não esquenta! É difícil ficar limpando a casa com constância., principalmente nessa área.
Agora…tirar sua pagina do ar? D’onde tirou isso? Se isso fizer vai deixar de colaborar com muitos novatos meu bom!!!

Sds

Gério

Responder

63 Gério 09/01/2011 às 5:01 pm

Opa..outra coisa, essa mais importante:
- Aturar meus alunos? Seu Celso, obviamente nunca ministrou aula!!! Eu não “aturo” meus alunos meu caro, eu tento lhes transferir conhecimentos técnicos da melhor maneira possível.

Sds

Responder

64 Celso Lemes 10/01/2011 às 11:39 am

Gério,
Obrigado por comentar.

Abraço!

Responder

65 Fatima Sunderland 15/02/2011 às 1:05 pm

Ola.

Eu gostaria de tirar duvidas ou ate mesmo uma orientacao de alguem que saiba bem o flash. Eu moro aqui nos estados unidos e comprei um tamplate pra fazer um website pro meu esposo. na verdade ja vem quase pronto, mas infelizmente eu nao consegui alterar tudo pq . nao tenho conhecimento o suficiente. Tentei aprender o flash, mas muita coisa nao consigo etender por isso gostaria de uma ajuda se possivel. Tem uma parte do wesite que onde tem a tela de contatos onde a pessoa entra com o nome, fone e deixa a mensage, ai clica no send pra enviar a mensagem. O problema que nao acho na programacao e nao sei como faz pra funcionar da mensagerm ir pro meu e-mail. tentei seguir um livro mas nao consigo achar! Por favor se alguem poderia me ajudar eu agradeco. Tentei pedir ajuda pra uma pessoa ai no Brasil e quando enviei meu arquivo ele sumiu. Nao sei pq.
Obrigado!

Responder

66 Gério 17/02/2011 às 10:08 pm

Fatima

Entre em contato comigo pelo [email protected] e tereimaior prazer em lhe ajudar.
Também podes frequentar uma comunidade via list mail que é só para flasheiros e tem muita gente lá que pode sempre lhe tutoriar http://www.pontoflash.com.br Tem até uns cursos com o manutentior do site que são excelentes e muito baratos.

Abração

Gério

Responder

67 Sandro 26/02/2011 às 11:00 pm

Site Pesado
Geralmente uma imagem em flash ou animação fica muito mais leve que qualquer imagem, ou seja um site em flash carregará muito mais rápido que um site inteiro em HTML.

Usabilidade
O flash player não vem nativo do navegador, porém mais de 98% dos navegadores possuem o mesmo,
valor semelhante ao que estão habilitados o JavaScript.

Não são indexados pelos buscadores
Consigo colocar tudo que uma página HTML tem que é significante para SEO numa página em Flash.

Ofuscam o conteúdo
Ridicula esta parte, se o cara faz a animação feia dará valor ao conteúdo! hahaha
Naturalmente, se um texto é importante, deverá se dar o valor a ele.
O erro é de criação e não pq o site é em Flash.
Neste caso, é um erro de ponto de vista que merecia ser ignorado.

Creio que teu texto é antigo.
recomento ver atualiações

Se você quiser ver mais de flash e SEO siga
@sandrilho

ou sandrosilva.tumblrcom

Responder

68 Celso Lemes 26/02/2011 às 11:35 pm

Sandro,
Ao tentar acessar o seu site em Flash, eu fui recebido com estas duas mensagens. Como você parece entender mais sobre este assunto do que eu, poderia explicar porque eles estão aparecendo?

Abraço!

Responder

69 Sandro 27/02/2011 às 12:07 am

@Celso Lemes
navegador usado?
típico erro de javascript, se acessares o código fonte, verás que não há nenhuma chamada para tal endereço.

Posto que não há nenhuma possibilidade de compilar nada em Flash com vírus.
Pode ser por vários motivos, até mesmo uma chamada para o Analytics que pode acionar o vosso console Java, por uma falha no navegador.

Responder

70 Celso Lemes 27/02/2011 às 2:58 am

Sandro,
Usei o Firefox 3.6

Abraço!

Responder

71 Marco 11/05/2011 às 7:31 pm

Discordo apenas de uma coisa. Animações em flash que possuem apenas objetos vetorias são muito mais leves que qualquer outro formato. As que contém imagens são tão pesadas quanto imagens em jpg, png ou gif (dependendo do que vc. precisa fazer). Apenas animações muito complexas que contenham muitas imagens em bitmap ficarão pesadas. E ficarão pesadas por causa da quantidade de imagens e não por ser em Flash.

Concordo com os outros pontos mas apoio o uso do Flash em casos específicos como em anúncios por exemplo.

Responder

72 Gério 11/05/2011 às 11:09 pm

Sem falar na qualidade do conteudo dinâmico e o lance de fotos. Experimenta fazer o que pode parecer um absurdo. Importe uma imagem em extensão .tif e trabalhe a compressão dentro do Flash como publicação e com o compress da library. Vais te surpreender.

Abs

Responder

73 Gério 23/05/2011 às 10:37 pm

O Googlebot pode indexar quase todos os textos que um usuário pode ver ao interagir com qualquer arquivo Flash SWF no seu site e pode usar esse texto para gerar um snippet ou termos de correspondência de consultas em pesquisas do Google. Além disso, o Googlebot também pode descobrir URLs em arquivos SWF (por exemplo, links para outras páginas no seu site) e seguir esses links.

Rastreamos e indexamos esse conteúdo da mesma forma como rastreamos e indexamos outros conteúdos no seu site — você não precisa executar qualquer ação especial. No entanto, não podemos garantir o rastreamento ou a indexação de todo o conteúdo, seja ele Flash ou não.

Quando um arquivo SWF carrega conteúdo de algum outro arquivo — seja texto, HTML, XML, outro SWF etc.— o Google pode indexar esse conteúdo externo também e associá-lo ao arquivo SWF pai e a qualquer documento que o incorpore.

Estamos aperfeiçoando continuamente a nossa indexação de arquivos Flash, mas existem algumas limitações. Por exemplo, no momento não podemos indexar o conteúdo em idioma bidirecional (por exemplo, hebraico ou árabe) de arquivos Flash.

O Google pode indexar o conteúdo de arquivos Flash, mas outros mecanismos de pesquisa talvez não possam. Portanto, recomendamos que você use tecnologias de rich media como o Flash, principalmente para finalidades decorativas, e que use HTML para conteúdo e navegação. Isso torna seu site mais facilmente rastreável e também o torna acessível para um público maior, como leitores que possuem deficiência visual que usam leitores de tela, usuários que utilizam navegadores antigos ou fora do padrão e usuários com conexões de banda larga limitada ou baixa, como telefones celulares ou dispositivos móveis. Um bônus adicional? O uso do HTML para navegação permitirá que os usuários adicionem o conteúdo como favorito e enviem links direto por e-mail.

Você pode avaliar também a possibilidade de usar o sIFR (Scalable Inman Flash Replacement). O sIFR (um projeto de código-fonte aberto) permite que os webmasters substituam elementos de texto por equivalentes em Flash. Com o uso desta técnica, o conteúdo e a navegação são exibidos por um objeto Flash. Porém, como o conteúdo está na fonte HTML, ele pode ser lido por usuários que não utilizam Flash (inclusive mecanismos de pesquisa).

Você também pode melhorar a indexação do seu aplicativo Flash ou rich media oferecendo suporte ao esquema de rastreamento de AJAX do Google. Esse esquema funciona para JavaScript e também para Flash e qualquer outra tecnologia de navegador.
Fonte: Google – “Central do Webmaster”

Responder

74 Sandro 24/09/2011 às 7:37 pm

Senhores… por acaso estamos ainda desenvolvendo aplicações para internet com 56k? Creio que não, então a questão é que sites com menos de 500kb de peso são leves. Se levarmos em consideração que uma página em HTML5 com todo JS, CSS e imagens, carrega bem mais que isso. Para quem trabalha direto com sites criados em Flash e HTML, tem que ter em mente que a questão de peso não é a mais importante, e sim a PERFORMANCE e SEO e os dois andam muito bem com FLASH SIM!

Responder

75 Crysnanda 25/12/2011 às 7:18 pm

Realmente esses efeitos prejudicam o blog, principalmente o do Google. Eu tive um blog do Google que nunca apareceu nas pesquisas, deve ser porque coloquei alguns efeitos em Flash. Eu e uma equipe criamos um blogger, e aí eu coloquei os efeitos em Flash de novo, pois fiquei sabendo que prejudicava agora, e o blog tá demorando pra aparecer nas pesquisas. O que faço?Devo tirar os efeitos?Se eu tirar, ele vai ficar mais fácil de aparecer quando pesquisar?

Responder

76 Sandro 25/12/2011 às 9:58 pm

Com certeza, são outros os motivos pelo qual teu blog não é indexado corretamente. Analise, veja metatags duplicadas e talvez utilização incorreta de frames. Efeitos em flash também são indexados pelo Google.

Responder

77 Crysnanda 26/12/2011 às 6:46 pm

Mas seu eu retirar os efeitos em Flash encontrados no meu blog, ele tem possibilidade de aparecer?Ou já era?

Responder

78 Sandro 26/12/2011 às 6:51 pm

Não, o problema não é o Flash, deve ser outro fator que impede seu site/blog de aparecer nas pesquisas.

Responder

79 Crysnanda 26/12/2011 às 6:47 pm

Tirando pode facilitar em aparecer nas pesquisas?

Responder

80 Celso Lemes 26/12/2011 às 11:25 pm

Crysnanda,
O fato de seu blog ter flash ou não, não influência no fato de ele não aparecer no Google. Dei uma olhada em seu blog e percebi que ele ainda é novo. Desde quando você criou ele?
Acontece que o Google demora algum tempo até que um blog seja indexado. Lembrando que este processo é acelerado quando o blog em questão recebe um link de outro site/blog que já consta no Google.
Recomendo que leia este artigo http://www.criarsites.com/como-cadastrar-sites-novos-nos-buscadores-do-google-e-yahoo/

Abraço!

Abraço!

Responder

81 Denis 27/12/2011 às 4:43 pm

Minha opinião:
“USE O BOM SENSO”
Não existe tecnologia ruim, e sim mau empregada.
Concordo em parte com o autor e discordo em algumas coisas, mas como ele mesmo disse. ” é uma Opinião pessoal e deve ser respeitada pois é um profissional também” A questão da indexação e outros entraves acredito que com o tempo não serão mais um problema, como disse o colega, não investiram milhões nessa tecnologia por capricho. Porém concordo que existe um certo abuso e uma falta de noção no seu emprego. Mas, acho muito interessante um projeto em flash. Uso com moderação nunca num projeto inteiro, quando o Celso disse que existem usuários que não possuem o plugin instalado é uma pura verdade, ele instala automaticamente? nem sempre. Já vi usuários desistirem de acessar o site por isso. Uma simples tela pedindo uma instalação pode afugentar um usuário sem paciência ou sem conhecimento. Tem suas desvantagens sim, talvez temporárias, mas da pra usar a tecnologia desde que não se fuja do objetivo do projeto.
Pessoal é o seguinte, quanto aos comentários, repeitem a opinião de todos, acho o fim da picada um ficar atacando o outro, tenho 25 anos de profissão, sou Dr. em engenharia da computação, analista de sistemas e web designer sênior de uma grande empresa. Programo em Object Pascal (delphi), java, C#, ASP… e mesmo assim tenho limitações e quebro a cabeça em algumas coisas, erro e bastante, e sempre peço a opinião de colegas até mesmo com bem menos experiência que eu. Porque nesse ramo se for ” estrelinha” não se chega a lugar nenhum. Não sou o dono da verdade e nem sou brilhante. Mas tenho muito exito em tudo que faço porque trabalho em equipe e respeito seja por quem for, mesmo que seja um estagiário e fale uma bobagem tremenda, respeite sempre.

Responder

82 Crysnanda 11/01/2012 às 9:06 pm

Oi cara, muito obrigada pelo artigo q vc me recomendou, me ajudou bastante. Meu blog já aparece nas pesquisas do Google. Abraço, Deus te abençõe!

Responder

Deixe um comentário

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Post Anterior:

Próximo Post

aprenda a ganhar dinheiro na internet com blogs lucrativos