Otimização de sites para os mecanismos de busca – Conquistando o Google

Há algum tempo atrás eu criei uma série de dicas falado sobre a otimização de sites para os mecanismos de busca onde eu ensino algumas das técnicas utilizadas pelos webmasters e blogueiros para obterem melhores posições nos buscadores e assim aumentarem o número de visitantes. De lá para cá muita coisa mudou, por isso eu resolvi escrever esta série de dicas com base no meu conhecimento adquirido ao longo de mais de 7 anos desenvolvendo sites e blogs.

Nesta série eu decidi focar na otimização no buscador do Google, porque ele é de longe o buscador que mais ajuda os webmasters. Pelo menos nos meus sites e blogs, o número de visitantes vindos de buscadores como o MSN (Bing) e o Yahoo Search, representam apenas uma parte ínfima do total de visitantes, portanto é o buscador que eu mesmo procuro focar mais.

O Google é exigente

Como é sabido, o Google fez uma grande atualização em seu algoritmo de indexação, que agora se chama Google Panda, que promete classificar de uma forma mais inteligente o que é lixo e o que é conteúdo de qualidade na Internet. Portanto itens como conteúdo de qualidade e títulos bem escritos são critérios essenciais para quem deseja um bom posicionamento.

O algoritmo de indexação do Google utiliza mais de 200 critérios na hora de classificar os sites e decidir que posição e para quais palavras eles devem aparecer nos resultados das buscas. No entanto, durante esta série eu pretendo abordar apenas as técnicas principais de otimização, até mesmo porque você não precisa saber tudo sobre otimização para ter um site/blog bem posicionado, basta que você entenda o básico para que consiga obter ótimas posições.

No entanto você deve entender que o Google não divulga exatamente como seu algoritmo de indexação funciona. Por isso a maior parte das dicas que você verá nesta série foram ensinadas por outros especialistas em SEO e também algumas que eu aprendi ao longo dos anos, na base da tentativa e erro.

Confira as dicas de otimização

conquistando o google

About Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Bookmark the permalink.

121 Comments

  1. Muito bom Celso, fico no aguardo!

  2. Eu também! Estou louco para saber!

  3. Ops!!
    Suas dicas são muito bem vindas, estamos esperando aproveitando veja este codigo que comecei a colocar nos meus sites para ficar sempre atualizdos com o rss freed do seu site é em php:

  4. Wagner e Gui,

    A série de artigos está saindo.

    Messias,

    O código apareceu com erro no comentário. Pode me passar por email?

    Abraços!

  5. ola celso gostaria de saber se voce pode postar em seu site links de video aula ensinando um pouco de html,pois estou precisando

  6. Rodolfho,
    Talvez eu publique um artigo com vídeos sobre o assunto. Mas por enquanto recomendo que procure no Youtube. Tem muita coisa por lá.

    Abraço!

  7. O google tbm no meu site não é o responsavel pelas maiorias de minhas visitas.

    Recebo muitos visitantes pelo sistema de pesquisa do proprio wordpress, o google representa apenas 1%.

    A materia me ajudou mt, pq depois que otimizei melhor, o google passou de 0.54% para os 1%[q citei em cima], de responsavel pelos meus visitantes.

  8. Mr. Cobain,
    Que bom que essas dicas o estão ajudando.

    Abraço!

  9. Anderson Porto

    Celso boa tarde!

    preciso de sua ajuda.

    Estou criando um site de vendas, consegui criar todo o corpo do site no Dreamweaver.
    consegui fazer as tabelas onde fica todo conteudo de (inicio,lançametos,produtos,suas compras,contato etc)
    consigo testar tudo isso pagina por pagina.

    Agora quero dar conteudo a essas paginas e nã consigo.

    quero colocar login para cadastro de clientes!

    colocar calcular frete de sedex!

    colocar imagen dos e editar preço de cada produto.

    colocar sistema de pagametos.

    aguardo sua dica

  10. Anderson,
    Montar um site assim não é fácil, seria necessário ter conhecimento sobre programação ou então contratar um programador.
    Neste caso a forma mais fácil seria incluir um carrinho de compra do PagSeguro http://www.criarsites.com/receba-pagamentos-em-seu-site-com-o-pagseguro/

    Abraço!

  11. Anderson Porto

    Celso

    obrigado

    mas em relação aos pelo menos faze pagina de cadastro.

    aguardo sua ajuda

  12. Aderson,
    Eu não sou programador e não tenho conhecimento de como isso pode ser feito, mas você pode encontrar diversos sites que falam a respeito no Google. Confere aqui http://www.google.com/search?q=script+de+cadastro&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rlz=1R1GGGL_pt-BR___JP319&client=firefox-a

    Abraço!

  13. :cs: :cs: :cs: :cs: :cs: :cs: :cs: :cs: :cs: o melhor da web e dos web designer
    aki eu queria saber como montar um site bom eu ja sei que em que fazer um layout em formato de imagen mas como eu coloco o conteudo
    acho q eu estou na categoria errada n e?

  14. Fenix,
    Mexer com um programa de edição de sites requer que você compreenda como ele funciona. Para eu escrever isso tudo aqui seria um pouco complicado, por isso recomendo que você baixe uma apostila sobr eo programa que deseja mexer, você pode conferir algumas aqui http://www.criarsites.com/apostilas-de-editores-de-sites/

    Abraço!

  15. Como colocar sites em serviço na internete?

  16. Antes era FenixBN agora e GrafiteArt

    vlw
    mas que programacao vc usou para este site?

  17. Karine,
    Não entendi a sua pergunta. Tente explicar melhor.

    Antes,
    Eu utilizei o WordPress. Você pode saber mais aqui http://www.criarsites.com/qual-sistema-de-gerenciamento-de-conteudo-o-criar-sites-e-feito/

    Abraço!

  18. Antes era FenixBN agora e GrafiteArt

    Celso
    vc e muito bom nessas coisas vc eo q chamariam de um web design?

  19. Antes era FenixBN agora e GrafiteArt

    tem algum topico ensinando como vc conseguiu os plugins?

  20. :cs: :cs: :cs: :cs: :cs: demorou quanto tempo para q o seu site e blog fizeçem grande sucesso?

  21. o word press que ofereçeu este recurso de posts? comentarios

  22. cara vc deve estar de saco cheio
    mas tenho uma umas 2 duvidas como q vc botou aquele :cs: como icone no navegador la bem do lado do url da pagina 2) como que vc fez a mensagem automatica ser enviada para o meu email?
    vlw cara

  23. ci vc poder me add no msn para tirar minhas duvidas
    bil_the_king@hotmail.com

    end vlw

  24. Olá,
    Eu não sou webdesigner porque eu não sei mexer direito com imagens. Na verdade eu sou um Webmaster.

    Depois que eu comecei a pegar firme neste site, demorou mais ou menos 1 ano e meio.

    Eu possuo outro blog onde eu falo sobre plugins para o WordPress http://www.criarblog.com/category/plugin-para-o-wordpress/

    Aquela pequena imagem é chamada de favicon.ico, saiba mais aqui http://www.criarsites.com/tag/favicon/

    Sim, o WordPress que oferece o recurso de comentários.

    O email foi enviado porque eu utilizo um plugin chamado Subscribe to Comments que pode ser baixado aqui http://wordpress.org/extend/plugins/subscribe-to-comments/

    Desculpe, mas eu somente adiciono amigos, parentes e contatos profissionais ao meu MSN. Utilize os comentários para tirar suas dúvidas.

    Abraços!

  25. vlw
    vc sabe me informar si e possivel fazer um menu de ponta a cabeça save tipo o menu do windows vista eu tava querendo fazer um igual mais na web sabe si tem algum layout pronto ow si aki tem isso?

    obrigado

  26. vc pode me mandar o link do download do WordPress sou novato no wordpress porfavor

  27. Celso, estive criando um site com o web page maker e o cariboost, agora estive olhando seu site e vi que você utiliza word press, mais é muito complicado para que você possa colocar o word press para funcionar, tipo na opão user que tem em wp-config-sample.php, você coloca qual user do seu site de hospedagem?
    E também eu utilizo o wampserver 2.0, se quiser me envie um e-mail esclarecendo minhas dúvidas.

  28. Felipe,
    Você pode conferir uma vídeo aula que eu fiz e que explico como instalar o WordPress aqui http://www.youtube.com/watch?v=94FjLptn76U

    Abraço!

  29. Muito obrigado mesmo Celso!

  30. Pingback: E-Book - Otimização de sites nos Mecanismos de Busca | Celso Lemes

  31. nossa muito bom mesmo!!!

    li todas as dicas de otimização, com certeza foi de muita ajuda para mim que estou iniciando na blogosfera. rsss..

    Parabéns pelo belo blog amigo!

  32. Hebe Azevedo Salgado Serpeloni

    Muito, muito obrigada por sua generosidade.
    O E-Book sobre a otimização de sites está fantástico!
    Baixei o arquivo e dei um beijo no monitor para que sentisse o meu carinho por sua atenção com os fiéis seguidores do Criarsites!
    Muito obrigada e parabéns! Você é ótimo.
    Hebe Azevedo Salgado Serpeloni.

  33. Hebe Azevedo Salgado Serpeloni

    Eu adoro estar aqui no Criarsites e leio todas as dúvidas expostas e todas as respostas dadas pelo Celso , que não deixa nada por responder ou ensinar o caminho da solução.
    Cheguei a seguinte conclusão: problemas que parecem impossíveis Celso explica na hora, de modo fácil , conciso e para” milagres” usa duas ou três linhas a mais… E dá luz à dúvida, e resolve sem alarde!
    O Celso sabe tudo, gente! Que coisa!
    Este site é o máximo e o Celso é “o cara” !
    Hebe Azevedo Salgado Serpeloni.

  34. gustavo fernades

    Olá, tudo bem com você? Eu gostaria de pedir uma ajuda relacionada a Blog. Estou montando um e gostaria de saber se não tem um aplicativo que eu possa posta em cada mensagem que for adicionada ao Blog para as pessoas votarem nela, para saber se é boa ou ruim, não é uma enquete! Queria algo que mostrasse quantas pessoas votaram naquela mensagem é que bloquiasse ela de votar outra vez, tipo quando vc entra no site da uol e vota em quem acha que vai vencer o bbb, algo assim. Espero que possa me ajudar, abraços!!!

    m.gustavo_verd@hotmail.com

  35. ei Celso, queria q vc me desse dicas sobre como mudar o desinig do site deixar ele bem legal mesmo, porfavor preciso mudar o desinig do meu site coloca dicas ae vlw.

  36. olá celso com respeito á Seo … fazendo pesquisas na internet percebi que um tema amigavel com seo era o THESIS Theme , comprei ele na versão Personal. e não consegui ultilizá-lo .. percebi que voce tambem usa ele.. gostaria de algum site que tivesse tutoriais que ensinam á ultilizálo . ou algumas dicas. pois sou leigo em wordpress.
    Por Favor!

  37. Pingback: Como criar um blog? « iBaixando Tecnologia

  38. Olá Celso, tenho uma grande dúvida. Veja abaixo as duas frases chave.
    olhando na ferramenta de palavra-chave do google.
    A segunda tem menor volume de pesquisa, maior concorrência, teoricamente estaria em desvantagem, porém quando pesquisamos no google o número de sites que respondem a ela é bem mais baixo, apenas 87.700 contra 440.000 da primeira.
    Então seria melhor apostar em qual das duas?

    Palavra-chave: como hospedar meu site

    Pesquisas globais mensais: 880

    Concorrência: 60%

    n de sites no google: 440.000

    …………………………..

    Palavra-chave: hospedagem de sites ilimitado

    Pesquisas globais mensais: 110

    Concorrência: 70%

    n de sites no google: 86.700

    • Dermeval,
      Eu apostaria na primeira. Mas também utilizaria a segunda.
      Você pode criar uma outra página interna no site utilizando a segunda palavra-chave.

      Abraço!

  39. Olá Celso,
    Eu tenho um site com extensão “.com”

    Segundo o próprio google, sobre segmentação:

    “Se os usuários que você deseja atingir com o seu site estão em um determinado local, você poderá nos fornecer informações que ajudem a determinar como o seu site aparecerá nos resultados de pesquisa, e também melhorar os resultados de pesquisa nas consultas geográficas. Esse recurso está disponível apenas para sites com domínio neutro, como .com ou .org”

    Vale a pena mesmo segmentar?
    Será que vai fazer uma diferênça perceptível?

  40. Olá, Celso beleza.
    Cara to com uma duvida faz tempo que não sai da minha cabeça, eu entro no google e digito site:exemplo.com aparecia 3.300 Indexadas depois pulo pra 3.840 caiu pra 3.710 caiu pra 3.650 SUBIU pra 3.660 agora tá em 3.610 as urls indexadas de mts sites só sobe conforme posta a minha cai, não sei se é porque eu reedito alguns Post. o sitemap tá ok o robolts.txt tá ok, tudo e não sobe antes minha média on era 40 a 60 por ai agora tá de 30 a 50 as visita todo dia anda caindo um pouco e tenho quase 6k de post e PR3 não sei o que pode ta acontecendo…

    • Evandro,
      O Google é assim mesmo. Ele vive alterando o seu algoritmo, o que resulta em resultados diferentes, incluindo o posicionamento que pode mudar com o tempo.

      Abraço!

  41. Celso boa tarde, preciso de uma orientação se possivel, montei um site de animes, com suas informações sempre estou fazendo algumas melhorias, estou tendo uma dificuldade em realizadar quebra da pág inicial do site, é possivel fazer essa quebra ou só consigo se tiver um dominio???? O motivo é que está ficando muito extenso a página .
    Obrigado att:
    Rodolfo.

    • Rodolfo,
      O único jeito seria criando uma segunda página e adicionando o resto do conteúdo nela.
      Aí no final da página principal, você pode adicionar um link apontando para esta segunda página.

      Abraço!

  42. Celso , como posso adicionar esse mecanismo de busca interno do google usado aqui no Criar Sites ao meu site HTML??

  43. como posso adicionar esse mecanismo de busca interna do google ao meu site HTML??

  44. só completando a pergunta acima, o mecanismo de pesquisa é o mesmo usado aqui no criar sites..

  45. Pingback: E-book – Otimização de Sites nos Mecanismos de Busca | Club de Letras

  46. onde encontrar todos os mecanismos de busca de uma só vez?

  47. Pingback: Consultoria Gratuita – Generalizado | Criar Sites

  48. Olá Celso, estou postando aqui para fazer uma sugestão.

    Você já ouviu falar do “yo-yo effect” que acontece para alguns sites na busca do Google.

    Um processo onde um site fica pulando de posicionamento em espaços de tempos as vezes muito curtos e sem explicação. As vezes para uma palavra chave pula da primeira página para a página 70 por exemplo,
    depois volta, isso as vezes em menos de uma semana.

    Não tinha ouvido falar nada sobre isso até que um dos meus sites ( http://lojasonline.colmeiaweb.com ) começou a enfrentar esse problema.

    No início achei que era uma simples penalização, depois descobri que se trata do “yo-yo effect” e que é algo que já acontece a anos, pior é que ninguém ainda sabe do que se trata, nem mesmo se é um processo
    proposital do Google ou simplesmente um Bug.

    Fiquei espantado como um problema tão sério, que atinge desde sites novos e pequenos atá sites grandes e de excelente reputação, parece não haver ninguém que saiba direito o que fazer para sair desse yo-yo (o que é desesperador).

    Você pode ver quanta importancia é dada a esse fenomeno nesse tópico do fórum Webmaster World

    http://www.webmasterworld.com/google/3711755.htm

    Então pensei que esse é um problema que muitos outros podem estar enfrentando agora, mas não se dão conta que é algo muito estranho para ser tratado como uma simples penalização e o assunto não vem a público com a intensidade que deveria.

    Então fica a minha proposta para você criar um post aqui, abrindo assim um canal de discurssão sobre esse assunto.

    • Dermeval,
      Eu já tinha visto esse efeito, inclusive meus sites passam por isso. Pelo que eu vejo isso acontece porque o Google usa as próprias pessoas que usam o buscador do Google para ajudar a determinar se os links exibidos nos resultados são relevantes.
      Por exemplo, se você acessar o Google e digitar “Criar Site”, você irá encontrar links para o meu site na primeira posição. Se você clicar no meu link, mas por algum motivo não gostar do que viu, seja por causa de conteúdo fraco, publicidade em excesso ou até mesmo porque o servidor está off e voltar para o buscador do Google para encontrar outro site, o Google pode identificar que meu site não é relevante para os termos “Criar Sites”, podendo rebaixar o meu site.
      Eu falo mais sobre este assunto neste artigo.

      Abraço!

  49. Pedro Ragageles

    Olá Celso, prazer em conhecê-lo. Esta é a minha primeira vez no site e estou a gostar muito. Você está de parabéns.

  50. AI Celso meu site antes ele aparecia em primeiro lugar nas pesquisas da google só que com o passar dos tempos ele caiu para o segundo lugar, isso tem alguma coisa a ver com a quantidade de usuários que acesam o meu site?

    • Tiago,
      Isso pode estar acontecendo porque você também copia o conteúdo de outros sites, o que pode ser punido pelos buscadores que não gostam de plágio.

      Abraço!

  51. Valeu Pelas Dicas!!! muito boa elas!!!

  52. Pingback: Você sabe quantas páginas de seu site estão indexadas no Google? | Criar Sites

  53. Bom, sei que não vou encontrar uma documentação do Google específica sobre esse assunto, então resolvi postar essa dúvida aqui.

    Primeiro, levando em conta que o site ultiliza o Google Analytics.

    Será que um aumento significativo de visitas em um site proviniente não do Google, mas de outros buscadores, midias sociais como Orkut, Twitter , bookmakers, site de artigos e outros, que então seria percebido pelo analytics, poderia fazer com que o Google colocasse o site em melhores posições?

    Não estou falando do aumento de backlinks, mas apenas das visitas.
    Por exemplo, eu poderia ter um link no Orkut para meu site que enviasse um determinado número de visitas e à medida em que o número de amigos fosse aumentando o número de visitas através desse link também.

  54. Olá será que pode me exclarecer uma dúvida?
    Estou com dificuldades para fazer a compressão dos meus arquivos do site conforme pede no firebug
    E não consigo tb fazer também alguns itens com tempo de expiração …
    Como posso fazer isso ?

    Veja …
    The following cacheable resources have a short freshness lifetime. Specify an expiration at least one week in the future for the following resources:
    http://www.site.com.br/active.js (expiration not specified)
    http://www.google-analytics.com/ga.js (1 day)
    http://www.googleadservices.com/pagead/conversion.js (1 day)

    Abraços,

  55. Muito bom esse artigo!
    Recomendo!

  56. Pingback: Marketing na internet com conteúdo direcionado | Criar Sites Grátis

  57. Ola Celso primeiramente gostaria de parabeniza lo pelo trabalho, e gostaria que me ajuda se a chegar a uma conclusão, a cerca de 1 mês criei 2 paginas com subdomínio e notei que meu endereço principal parou de aparecer(http://www.meusite.com) no google, acredito que tenha sido punido por utilizar sub domínios pois minhas paginas continuam a ser indexadas normalmente e aparecem no buscador porem sempre que faço um pesquisa direta (http://www.meusite.com) as paginas indexadas aparecem (meusite.com/conteúdo) porem a pagina inicial não (http://www.meusite.com). Minha duvida é caso realmente tenha sido punido com a remoção dos sub domínio a mesma seria cancelada e minha pagina inicial voltaria a aparecer normalmente ou infelizmente terei que procura outras maneiras de resolver o problema por exemplo migrando o site para um a nova extensão (por exemplo de com para .com.br).

    Ate mais boa semana.

    • Junior,
      Com certeza o problema não é os subdomínios. Eles são enxergados pelo Google como sendo novos sites.
      Você deve ter feito algo de errado no endereço principal mesmo.

      Abraço!

      • Olha Celso, mas recentemente eu tive problemas com um subdominio. Bom não foi o mesmo caso do Junior mas..

        Depois que eu criei-o percebi uma queda de uns 70% de visitas no site principal, pode ter sido coicidência mas o fato é que olhando no painel do webmaster assim como no awstats, palavras-chave que deveriam pertence somente ao subdominio apareciam também para o domínio, aumentando a competição de palavras chave no domínio com palavras que nada tinha a ver com ele.

        O que eu conclui é que a pasta do subdomínio estando dentro da pasta raiz, poderia estar causando dois problemas; o primeiro que eu citei, das palavras chave do subdomínio no domínio e acho que também conteúdo duplicado, pois se o google analisar como subdominio e também enxergar como uma pasta do domínio, seriam conteúdos iguais.

        Bom, não estou afirmando nada, mas o fato é que quando eu bloqueei a pasta do subdominio no robots.txt do dominio minhas visitas começara aumentar novamente, palavras chave principais que me colocavam na primeira página e tinham deixado de fazê-lo, agora já aparece normalmente.

        Mas deixando claro que não tenho conhecimento suficiente para ter a certeza de que foi isso que aconteceu.

        • Dermeval,
          Eu acredito 100% que os subdomínios não influênciam nisso. Já pensou o que seria do Blogger.com e WordPress.com com o tanto de subdomínios que são criados todos os dias?
          Pode ser algo que você tenha feito em seu blog ou mesmo uma queda sazonal, o que pode acontecer muito com determinados tipos de conteúdo, que seriam mais específicas a certas datas do ano.

          Abraço!

  58. Dermeval foi algo bem parecido realmente que aconteceu comigo, assim como você tambem removi os subdominios mais ainda não estou com o mesmo numero de vistas e relevancia que antes estou pensando em mudar a extenção de meu dominio ja que para proteger o dominio tenhao varias extensões (mudar de .com para . net) mais ainda não decidi apesar que esta é uma possibilidade bem real estou realmente a pouco de coloca la em pratica.

    Ate a proxima.

    • Se eu fosse você esperava mais um pouco antes de decidir mudar.

      A proposito, eu não removi os subdominios, eu bloqueei a pasta no robots.txt do domínio assim:

      Disallow: /lojasonline.colmeiaweb.com

      Nesse caso é que a pasta fisica coincide mesmo como endereço do subdominio.

      Então quando o Google ia vasculhar o domínio http://www.colmeiaweb.com
      ele via que o robots.txt dizia para não entrar na sub-pasta lojasonline.colmeiaweb.com que é o subdomínio, entendeu?

      No meu caso resolveu, mas de qualquer forma não quero mais saber desse negócio de subdomínio não!

  59. Olá, Celso!!! Parabéns pelo seu site. Quando eu crescer quero ser igual a vc., com tantos conhecimentos valiosos. Estou tentando montar uma loja virtual da forma mais barata possível, só contando com a minha boa vontade, e tudo o que li aqui vai me ajudar muito. Vou tentar aprender a fazer isso no prestashop, quem sabe eu consiga, kkkkkk…. O problema agora só vai ser encontrar um lugar bem barato para hospedá-lo. Obrigada e um grande abraço!!!

  60. É, se quer ter sucesso tem que envestir em SEO.

  61. Olá Celso,

    Recentemente descobri uma coisa que estranhei.

    Meu site http://www.carrosusadoseseminovos.com está com PR 3 na página principal, mas minha surpresa foi quando acessei a página de parceiros e mostrava PR 2. Era a última página que eu iria pensar que tinha algum page rank!!

    Uso um plug-in do FireFox, mas achei tão estranho que verifiquei também em uma ferramente online e o resultado foi o mesmo.

    Agora, outras páginas mais importantes do site, como de cada estado está com PR 0

    Queria ter uma pista por que uma página que o conteúdo central são apenas links de parceiros (nofollow na maioria) tem mais peso do que páginas mais importantes.

    Tem alguma dica?

    • Dermeval,
      Primeiramente eu gostaria de dizer que o Pagerank não deve ser levado em consideração, porque o Google já não o utiliza para determinar a relevância de uma página. ao que parece é só um controle interno deles. Isso também pode explicar o porque essa página ter PR 2 e as outras não.
      O CriarSites.com por exemplo recebe milhares de visitas todos os dias, mas tem o PR 0.

      Abraço!

      • O que significa então que perdemos uma boa referência do que seria um backlink de peso? por exemplo, ao comentar em blogs, supondo que em dois blogs os links dos comentários fossem dofollow, um tivesse PR 0 e outro digamos PR 3 e tivesse que escolher um dos dois, todo mundo escolheria o de PR 3. Mas nesse caso o de PR 0 poderia ser a melhor opção.

        • Dermeval,
          Isso mesmo. Como o PageRank já não e mais utilizado como uma metrica de popularidade pelo Google, uma página com PR 0 pode ter o mesmo valor ou até mais.

          Abraço!

  62. Oi Celso,

    Tenho um site que recebe 90 visitas por dia em media

    Ontem percebi pelo painel do adsense que as visitas tinham diminuido uns 70% ou mais, a primeira cois que pensei foi: Sumi do Google!

    Não deu outra, foi isso mesmo.

    Procurei uma explicação, já que tem mais de 15 dias que nem mexo no site.

    A unica coisa que encontrei foi que a 15 dias ou mais, coloquei links do buscapé. Já ouvi dizer que não faz mal, mas pelo sim, pelo não, não encontrando outra razão palpável resolvi tirar.

    Gostaria da sua opinião.

    E aproveitando gostaria de saber se tem conhecimento sobre o Meta Tag “Category” se o Google considera. Por exemplo: tenho um site específico de carros, mudaria alguma coisa se nessa meta tag eu definisse essa categoria?

    • Dermeval,
      Eu também não entendi porque seu site foi penalizado. Você usou o atributo nofollow nos links do Buscapé?

      Abraço!

      • Oi,

        Usei nofollow sim. Outra coisa que me lembrei, mas não sei se seria relevante, é que na tentativa de fortaleçer uma página, setei todos os links internos também para nofollow.

        procurando ontem uma razão, li em algum lugar ( e perdi o endereço pra variar) que Matt Cutts tinha dito que não tem porque usar links internos com nofollow.

        Mas pelo que entendi, não falou que era proibido, só que não valia a pena usar .

        Bom, novamente pelo sim, pelo não retirei o nofollow desses links internos, mas pra externos sempre uso nofollow.

        • Dermeval,
          Realmente não é proibido utilizar nofollow internamente, no entanto você está deixando de fortalecê-las, pois uma ajuda a outra a se levantar.
          Recomendo que retire os nofollows internos e espera algum tempo para ver se o site volta a ser indexado.

          Abraço!

  63. muito boas as dicas parabens e obrigado por compartilhar como sempre so dicas de primeira qualidade heim celso voce sabe quanto tempo a gente fazendo otimizaçao chega a primeira pagina? aguardo contaato obrigado

  64. Olá,
    Eu gostaria de entender mais um pouco do Analytics, porque tes estatísticas que me deixam perdido!!

    Exemplo:
    Em uma página hoje, olhando em “Google Analytics na página ” diz:

    4 Visualizações de página
    4 Visualizações únicas
    00:02:36 Tempo na página
    100,00% Taxa de rejeição
    50,00% Porcentagem de saída
    50,00% Entradas/Visualizações de página

    E ainda mostra dois clicks para outras páginas.

    Então como pode ser 100% de taxa de rejeição?

    • Dermeval,
      Nem sempre os dados são corretos. No caso a taxa de rejeição refere-se aos visitantes que acessaram uma determinada página e sairam do site logo em seguida.

      Abraço!

  65. Olá Celso, muito bom post, gostaria de saber se é verdade que sites desnvolvidos em flash não são otimizaveis. li em algumas notas que o Google e outros buscadores ja estavam resolvendo este problema mas não sei a que pé anda essa informação. se puder esclarecer.

    • Billy,
      Infelizmente é verdade. O bot dos buscadores não conseguem ler direito o conteúdo dentro de arquivos Flash. Eles estão melhorando, mas ainda está longe da perfeição.

      Abraço!

  66. Dicas realmete úteis, estou seguindo cada uma na medida do possivel, são ricas estas informações. Obrigado

  67. Boa noite Celso:
    Olha não sei porque mas agora no final do endereço de algumas páginas de meu site esta aparecendo isto “#axzz1YNXU3PeZ” ou seja esta ficando assim:
    http://www.supersitebrasil.net/signo+gemeos.html#axzz1YNXU3PeZ
    como faço para remover estas letras incovenientes e porque estão aparecendo?
    Fico grato desde já se puder ajudar, obrigado!!!

  68. Olá Celso,

    Estou com uma dúvida!

    Testei na ferramenta de palavras chave do google duas variações de uma mesma palavra chave e obtive esses resultados:

    Na primeira variação tive um determinado numero de pesquisas mensais e determinada concorrência. Na segunda variação tive um número quase 10 vezes mais de pesquisas e concorrência igual.

    Então seria óbvio escolher a segunda variação já que tem bem mais pesquisas e a concorrência permanece no mesmo nível.

    O problema é que quando testo no google, essa segunda variação a situação se inverte, tem mais de 10 vezes o número de sites concorrendo

    Pra mim é até uma situação estranha, poi uma ferramenta parece em conflito com a outra.

    Então qual escolher?!

    • Dermeval,
      Repare que são dois resultados diferentes. O Google Insights mostra o volume de pessoas realizando a mesma pesquisa enquanto que a segunda mostra o volume de sites e blogs concorrentes.
      Se você optar pela segunda opção mostrada no Google Insights, tenha em mente que a concorrência é acirrada.

      Abraço!

      • Celso, não foi o Insights que eu usei e sim a Keyword Tool

        https://adwords.google.pt/select/KeywordToolExternal

        Onde aparece : Concorrência, Pesquisas globais mensais e Pesquisas locais mensais.

        E nessa ferramente, se eu entendi, Concorrência reflete graficamente o número de site concorrendo pela palavra chave, se é isso mesmo, para as duas variaçãoes aparece a mesma concorrência, então seria o mesmo número de sites concorrendo, porém, como já disse, quando testo essas variaçãoes direto no Google, acusa umas 10 vezes mais número de sites de uma para outra. A não ser que “concorrência” nessa ferramenta, não seja o número de sites, mas se não for, o que é então?

        • Dermeval,
          Nesta ferramenta aí, concorrência se refere ao número de anunciantes brigando pela palavra e não o número de sites.
          Repare que esta é uma ferramenta de pesquisa de anúncios.

          Abraço!

  69. Eu ja tenho uma makething do meu site de luthieria montada será que da p postar esta de graça no Google pois ela é de fácil manuseio e eu gostei muito!
    Aguardo sua resposta

    cristianokid@yahoo.com.br

  70. Publicar sites e blogs no Google Adwords vale o investimento? Ele é um serviço pago ou gratuito?
    Sou profissional autônoma e ofereço alguns trabalhos na área de construção de sites simples. Uma cliente minha já possui um site na área de saúde e beleza e também alguns blogs dela ( 4 blogs) e a mesma deseja que eu ofereça a ela algum trabalho neste sentido. Me pagará pelo período de 2 meses de manutenção deste site e dos blogs.. Obviamente ela quer fazer com que os projetos dela possam atingir um melhor posicionamento nos motores de busca.

    Dúvidas:
    a)A que se propõe o Google Adword? Potencializar o site de alguém, colocando-o nas primeiras páginas? b) O que ele oferece é um espaço publicitário em forma de banner ou é apenas um utilitário que ajuda o site a ser encontrado mais rápido?

    c)Quanto eu preciso pagar para anunciar 1 site ou blog no google adword?
    d)Quanto tempo leva entre o pagamento e o efetivo serviço que eles me disponibilizarão?
    e)O que são os tais créditos? Como utilizá-los?

    f) Como funciona o procedimento de compra no google adword?
    g) Quanto eu precisaria cobrar de minha cliente, uma vez que eu teria que desembolsar do meu dinheiro e colocar mais a minha margem de comissão?

    h)O fato de alguém comprar os serviços do google adword fará com que o site obtenha GRANDES ÍNDICES DE BUSCA ou isto, na verdade, depende muito mais daquele que estiver à procura de um serviço no segmento da minha cliente? Ou seja, o site dela só terá um número maior de acessos desde que alguém esteja à procura de um serviço com aquele perfil e segmento e não porque o Google Adwords por si só direcionará clientes ao site? Seria isto?

    Obrigada pela atenção!

    • Leila,
      Repare que eu não tenho muito conhecimento sobre o Google Adwords, por isso vou te responder de acordo com as minhas experiências.
      Sim, o Adwords é um serviço pago e que vale a pena, desde que você saiba aproveitar as palavras-chave certas para atingir o público que você deseja em seu site.
      Ele não serve para posicionar o site nas primeiras posições. Apenas os anúncios pagos é que vão ficar nas primeiras posições. Você parou de anunciar, seu site some da área de publicidade.
      O valor que você vai ter que pagar, depende do nicho. Em alguns casos você vai precisar pagar cerca de $0.05 por clique, enquanto que em nichos mais concorridos, você pode pagar cerca de $1,00
      Os anúncios começam a aparece pouco tempo depois de criado no Adwords. O pessoal do Google analisa cada uma das publicidades antes de serem liberadas.
      Os créditos é o dinheiro disponível para anunciar.
      Você poderá acessar o painel do Adwords, criar sua campanha, escolher a forma de pagamento que pode ser por boleto ou cartão de crédito.
      Quanto você deve cobrar eu já não tenho ideia. Você que tem que avaliar o tempo desprendido nisso e sugerir um preço.
      Os anúncios do Adwords não influenciam nos resultados das buscas. Os anúncios só vão aparecer para as pessoas que procurarem pelas palavras-chave que você definiu na hora de criar seu anúncio. Se você ir no Google e procurar por “Criar Sites”, verá que existem muitas pessoas anunciando para estas palavras.

      Abraço!

  71. ola Celso..
    eu gostaria saber se tem auguem site de hospedagem que é gratuito, e que eu possa colocar arquivos para download nele,,musicas para baixar etc ???

    • Diego,
      Nenhuma empresa de hospedagem aceita apenas arquivos para download. Alguns nem aceitam arquivos MP3 ou arquivos de vídeo.
      Se você precisa mesmo oferecer este tipo de arquivo, terá que utilizar serviços como o Rapidshare.

      Abraço!

  72. Pingback: Concurso Criar Sites

  73. Pingback: Blog do Vavá da Luz

  74. Celso Lemes, estou com uma duvida que não consigo resolver.
    É sobre a pagina de erro 404.
    Tenho duas opções.
    1-Ao aparecer a pagina de erro 404, apresentar sugestões de outras paginas e uma barra de pesquisa. (Ajudará as pessoas encontrar algo melhor)
    2-Redirecionar todas as paginas de erro 404 para a pagina principal (Melhor para SEO)

    A primeira opção prejudicará o SEO?

    • Olá Vagnerlandio,
      Eu prefiro a primeira opção, pois melhora a experiência do visitante no site.

      Abraço!

      • Obrigado pela resposta, acompanho seu site a mais de um ano, otimo trabalho o seu, meu site quero lançar no prazo de um mês, no começo do ano eu tinha desistido, mas este mês descobrir que tenho um amor pelo meu conhecimento e quero coloca-lo em pratica

  75. Celso, por curiosidade…poderia me dizer quantos visitantes diários seu site possuía nos 6 primeiros meses de vida?

    Se puder dizer quantos eram de origem orgânica, agradeço.

    Abraços!

    • Olá Alexandre,
      Infelizmente eu não tenho como dizer porque tive um problema com o meu analytics e tive que criar outra conta, por isso recomecei a contagem do zero.

      Abraço!

  76. Olá Celso!

    Estou fazendo tudo que achou ser possível, pois não tenho total noção sobre SEO. Mas passei o meu Blog que estava no Blogger, para o WordPress. Tenho domínio e hospedagem profissional.

    Estou usando o plugin WordPress SEO da Yoast. Tentando sempre utilizar Seo nos meus Posts. Enfim faça algumas coisas para divulgar o meu Blog, Mas nunca sai de 100 miseráveis visitas.

    Gostaria se fosse possível que desse uma olhada no meu Blog, E me desse alguma dica para mim fazer uma divulgação melhor.

    Agora eu sair do meu trabalho, e vou me dedicar totalmente no meu Blog, então se for possível dá está força ai Celso.

    Abraços!

    • Olá Rafael,
      Desculpe mas eu estou sem muito tempo para avaliar completamente o seu site, mas a princípio eu mudaria o layout do template por algo com mais vida. Achei que está faltando um pouco de cor e também de um logo personalidado.
      Essas coisas podem ajudar a aumentar as visitas em seu blog.

      Abraço!

  77. Estou seguindo tudo! Só estou com um problema de páginas duplicadas.

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>