Onde criar um Site ou Blog?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Onde criar um Site ou Blog

Atualmente criar um site ou blog na internet tornou-se uma tarefa tão simples, que até mesmo pessoas que não possuem conhecimento algum em HTML ou CSS podem criar um. Principalmente com o surgimento de sistemas como Webnode, Blogger, Weebly entre outros, onde criar o site pode ser resumido na expressão “arrastar e editar”.

No entanto com esse numero crescente de plataformas disponíveis, muitas pessoas acabam ficando em duvida em qual utilizar e se conseguirão administrar seus sites da forma que querem. Neste artigo mostrarei os prós e contras dos principais sistemas que permitem criar sites gratuitamente.

Webnode

Não se pode falar em criar sites gratuitos, sem mencionar na plataforma Webnode. Utilizada por milhares de pessoas em todo o mundo, ela vem conquistando mais e mais pessoas pela facilidade na hora de editar o site.

Além de totalmente gratuito, o Webnode possui várias ferramentas pré-definidas, o que ajuda muito quem está começando agora. O problema do Webnode é restringir a banda de upload e trafego mensal, além de algumas funções, que somente são desbloqueadas perante compra de um pacote Premium (R$3,45/ mês – Básico). Recomendado para sites pessoais ou pré-profissionais.

Wix

Muito parecido com o Webnode, o Wix também permite criar sites gratuitamente. Uma grande diferença do Wix de qualquer outra plataforma é que a estrutura do site é totalmente em flash, ou seja, ele pode demorar um pouco para carregar.

Por isso é recomendado para portfólios de empresas ou blogs pessoais.

Blogger

Conhecido principalmente por fazer parte da empresa Google, o Blogger é atualmente um dos sistemas mais completos, somente atrás do WordPress. Um ponto forte dele é permitir total acesso ao HTML do blog e possuir um painel de edição que esta em constantes atualizações.

Um contra do Blogger é a pouca variedade de widgets/plugins e a necessidade de um painel que permita a edição total de uma página como descrição da web, endereço (URL), palavras chaves entre outras. Apesar dos contras, criar um blog profissional nele não é uma tarefa difícil, mas que exige conhecimento em HTML.

WordPress

Recomendado pela maioria dos blogueiros de sucesso o WordPress é sem duvida alguma o mais completo em funções e plugins, que permitem a personalização completa do site, desde uma simples mudança até alteração do layout completo.

Com uma variedade imensa de templates o WordPress é recomendado para pessoas que querem criar sites profissionais e já possuem um entendimento em SEO, otimização e etc . Por isso na minha opinião qualquer pessoa iniciante deve criar primeiramente um site de testes nas plataformas anteriores, para se familiarizem com a “vida de blogueiro/webmaster” e os painéis.

Ps. Criar um site grátis no WordPress só é possível através do Wodpress.com, pois o outro é necessário comprar um domínio e hospedagem (recomendo o ultimo porque é mais completo, mesmo que tenha que gastar algum dinheiro).

Espero ter ajudado, mas qualquer duvida deixe um comentário.

Este é um guest post escrito por Thiago Alves do blog Dicas para Webnode.

Gostou do artigo Onde criar um Site ou Blog? Ainda tem dúvidas ou sugestões para criar seu site? Então deixe um comentário abaixo.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Thiago Alves

Sou blogueiro e atualmente blogo no Dicas para Webnode. Resolvi um dia criar um blog como forma de passatempo, mas acabei me apaixonando pela blogosfera.

Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. Elias Quintão

    Olá Thiago!
    Muito boa suas dicas, e claro esta é sim uma grande dúvida para quem está iniciando sua jornada como blogueiro.
    A escolha da plataforma também influencia muito no sucesso de um blog, posso afirmar agora que a plataforma WordPress.org é muito mais versátil para se chegar ao sucesso mais fácil, mas tem que ter qualidade claro.

    Abraços, Elias Quintão

    • Realmente Elias a plataforma influencia em todos os aspectos no blog ou site, pois se ela não possui funções básicas de edição e SEO, dificilmente o site alcançará as primeiras posições dos motores de busca.

      Abraço, Obrigado por comentar!

  2. Nestor - -------

    Muito completa a postagem. Pelo visto opções não faltam a quem deseja se “aventurar” na blogosfera!

  3. Muito bom post. O bom do WIX é que agora também é possível criar sites em HTML5.

    Abraços

  4. Mauro Geovanini

    Pra mim, sinônimo de blog é WordPress e Blogger, acho que o blog se encaixa melhor nessas plataformas.
    Já para sites, além do Webnode existem também outras boas ferramentas cada qual com suas virtudes e defeitos, cito aqui: Weebly, Jimdo,Webs,Yola e um bom que encontrei esses dias também, o comunidades.net, um site português que tem uma ótima ferramenta de edição.
    Além do Sitepx, mas que é pago, mas vale a pena.

  5. Tá certo que escolher a plataforma ao qual criar o primeiro site é muito importante, mas na minha opinião, eu sempre aconselho aos iniciantes a começar pelo WordPress.
    De toas que existem, creio eu que é a melhor de se trabalhar e de entender o código, já que ele está alí, ao acesso de todos.
    Depois do iniciante ter testado o WordPress, ai é que eu aconselho ele a testar os outros, por que até fica mais claro para eles a utilização dos outros métodos e plataformas.
    Claro que não estou desmerecendo nenhum dos outros tipos de plataformas, mais quando a gente gosta de uma, parece que não queremos mais sair, ou não achamos tantas novidades assim nas outras que nos faça mudar de plataforma.
    Mas todas são nota 10.

    Mas prefiro o WordPress ^^

  6. Ai Thiago Alves, obrigado pelas dicas foi muito útil pra mim.

  7. Suzana Jimenes

    Ola Thiago
    Mto boa a dica de Blogs….
    Eu íniciei no blogspot recentemente, coloquei em meu bloga um menu com Sube-menu….Mas não consigo interagir ele com os links. arquivos….Só o menu Ínicio que funcionou….
    Vc póde me ajudar, a entender no que estou errando?
    Mto obrigada

  8. Helio de Matos

    Olá Thiago, parabéns pelo artigo, gostei bastante! A plataforma ou forma de criação de um site ou blog pode influenciar e muito mesmo no sucesso ou no fracasso de um projeto online! Eu, particularmente, prefiro sempre utilizar o WordPress em meus projetos, pois é completíssimo e permite-nos gerenciar nosso conteúdo facilmente! Mas claro, isso também não diminui os outros, que também são muito bons, como o Blogger, Webnode, etc., e também os softwares, como Dreamweaver, NVU, entre muitos outros.

    Forte abraço e sucesso! 🙂

  9. Criar Site e algo de tamanha importância para vários contribuintes na sociedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *