O que todo Site deve ter…


Fazer um site é relativamente fácil, no entanto fazer com que este site receba um bom número de visitantes ou que gere dinheiro de alguma forma, já são outros quinhentos.

Esta é uma situação enfrentada por diversos webmasters que criam seus sites, publicam algum conteúdo nele e esperam que os visitantes comecem a aparecer.

É claro que a coisa não acontece assim. Após a criação e publicação de um site, é necessário muito trabalho com criação de conteúdo, customização, divulgação e etc., para que ele cresça e alcance a meta desejada.

Abaixo você pode conferir algumas dicas que eu costumo passar.

Conteúdo, muito conteúdo

O conteúdo é o principal elemento relacionado ao crescimento de um site, por isso é necessário que o conteúdo seja de qualidade, ou seja, que ele seja interessante para as pessoas e supra suas necessidades de informação ou entretenimento.

Também devemos lembrar em consideração que quanto mais conteúdo for publicado no site, maiores são as chances de o site se destacar entre a multidão de sites presentes na internet.

Mas lembre-se de que apesar de que o conteúdo seja a base para o crescimento de um site, somente o conteúdo não basta para atrair um grande volume de visitantes.

Um logotipo

O logotipo ajuda a deixar a marca do site marcada na cabeça dos visitantes. Isso acontece porque as pessoas tem mais facilidade em memorizar ítens visuais, podendo lembrar de seu site posteriormente.

Por isso, a criação de um logo que seja fácil de lembrar e que represente bem a imagem do site é de suma importância.

Um favicon

O Favicon é o nome do pequeno ícone que aparece na barra de endereço dos navegadores de internet. Como pode se perceber, este ícone junto com outros ítens, como o logo do site, ajuda a reforçar a sua marca na cabeça dos visitantes.

Formas diferenciadas de distribuição de conteúdo
A internet evoluiu de tal maneira que hoje em dia é possível ter acesso ao conteúdo apresentado nos sites de diversas outras formas além da convencional, como é o caso do fluxo RSS, newsletter, conteúdo para aparelhos móveis e etc.

Portanto seria interessante que você procure implantar um ou mais destes sistemas em seu site sempre que possível.

Páginas otimizadas

Para a maioria dos sites, os buscadores representam uma grande fonte de visitantes, portanto é necessário que o site seja construído de uma forma amigável e que o conteúdo seja otimizado para conseguir cada vez mais, melhores posições nos resultados das buscas.

Portanto aprender como a otimização funciona e o que pode ser feito para melhorar as páginas de seu site é imprescindível para que o seu site se destaque.

Divulgação

Nem só dos buscadores sobrevivem os sites, existem diversos outros meios de divulgação como é o caso das diversas redes sociais, agregadores de links e comentários (que agreguem valor) em outros sites e blogs que podem gerar visitas para o seu site.

Conclusões
Como você pôde perceber, para que um site seja um sucesso não basta apenas criar um site e esperar as coisas acontecerem. É necessário estar sempre trabalhando para destacar o site dentre os concorrentes, já que podem existir uma infinidade de sites com assuntos relacionados.

Se você ficar sentado esperando as coisas acontecerem, seu site somente será encontrado nos buscadores quando a palavra pesquisada for o nome do site e dificilmente seu site receberá mais que 10 visitantes por dia.

É você, o que está fazendo para destacar seu site? Deixe um comentário.

About Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Bookmark the permalink.

21 Comments

  1. Bom artigo Celso, por isso que td os sites q tenho tem conteudo de qualidade e um bom logo ;).

  2. Em um pequeno artigo, tudo que podemos fazer para que nosso blog seja um sucesso. SEO, comentários em outros blogs de conteúdo parecido, redes sociais e agregadores de links e conteúdo.

  3. Otimo artigo… e realmente concordo com todas as dicas citadas neste post!

  4. Celso parabéns pelo artigo !
    Tô evoluindo cada vez mais na criação do meu website. :)

  5. Logotipo é o mais difícil. Criar uma cara para um blog já estabelecido é muito complicado. O que vale na hora de criar essa imagem, o nome o tema ou a pessoa do blog?

  6. Olá Celso, gostei do artigo. Atualmente tento melhorar meu SEO para receber mais visitantes do Google, e percebo que estou tendo um resultado impressionante. Além disso, tento está sempre online nas redes sociais, até por que um dos objetivos do meu blog é criar uma comunidade de estudantes de inglês online, por isso interação é muito importante.

    Abraços e continue assim. :)

  7. Excelente artigo. Tento sempre passar essa mensagem para os visitantes do meu blog, não há como colocar alguns artigos e esperar que milhares de visitantes apareçam em um site. Vai muito além disso, trabalho constante publicando muito conteúdo de qualidade além de muita divulgação também, sem contar técnicas de SEO.
    Excelente artigo!

  8. Meu site possui a maioria deles pelo menos ¬¬

  9. Celso… Porque voce LIMPOU o Top comentadores?
    Tava em 3º :(

    • Rodrigo é porque é top Comentadores do MÊS, e como hoje é dia 1 foi renovado o Top e começa tudo de novo e no fim do mês isto é apagado e começa novamente…!

      • Rodrigo,
        É como o Fabio citou. O contador é zerado a cada começo de mês. Configurei isso para que a disputa por uma posição seja justa entre os comentadores e também para que haja mais comentários.

        Abraço!

  10. Kenyo Carvalho

    Maravilhoso artigo, parabéns Celso.

  11. Estou a fazer mesmo isso: criação de conteúdo e otimização e depois a divulgação, a qual passa essencialmente pelos agregadores de links (somente para divulgar o blog, pois a taxa de conversão do tráfego daí proveniente é muito baixa) e redes sociais, como o Facebook. O diHITT também é uma boa forma de publicidade passiva e que gera tráfego, pois só precisamos basicamente de registar o blog e o feed.

  12. poxa, gostei muito desse artigo, celso sempre arrebentando !

  13. Muito bom esses seus artigos, esta de parabéns Celso!!

  14. Exelente post. parabéns

  15. ola celso bem eu tenho um blog que tem 1 semana ele esta indo bem pois eu leio todos os dias seus post, entao não espero acontecer como você falo neste post estou me esforsando para ter mais visitantes botando imagens e fazer outras coisas (principalmente na divulgaçao e fazer parcerias ) pois acho que esta dando certo a cada dia estou tendo mais vista Bem quero dizer muito obrigado por ter me dado varias dicas assim meu blog esta cresendo obg mesmo

  16. Beleza, ótimas dicas para quem esta iniciando a criação de um site!
    Obrigado!

  17. Excelente dica, muitos não se procupam com com o conteúdo só com a quantidade e fica chato.

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>