O que são e como adicionar páginas estáticas no Blogger

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

imagem estática 2

Há algum tempo o Blogger (ou Blogspot para quem preferir) fez uma atualização em seu painel de controle e adicionou uma nova função que permite criar páginas estáticas (ou páginas autônomas como se refere o Blogger), coisa que já está presente no WordPress há muito tempo e que era solicitado pelos usuários do Blogger.

O que são as páginas estáticas

As páginas estáticas se diferem dos posts pelo fato de que ao serem publicados, elas não são adicionadas a listagem cronológica que acontece com os posts, sendo muito úteis para criar páginas com formulários de contato, política de privacidade, página de parcerias, página sobre mim/autor e etc.

Como criar uma página estática

Para criar uma nova página estática, acesse o painel de controle do Blogger, clique em “Postagem“, em “Editar Páginas” e no botão “Nova Página“.

adicionar nova página no blogger

Se estiver utilizando o novo painel, o processo é mais ou menos parecido.

adicionar nova página

Na nova página que aparece, basta adicionar o título, inserir as informações que a página conterá e clicar em “Publicar Página“. Lembrando que você pode criar até 20 páginas estáticas.

Como adicionar os links das páginas ao template

Depois que você criar as páginas estáticas de seu blog, provavelmente elas não estarão acessíveis através do template, sendo necessário adicioná-las manualmente. Para fazer isso, ainda no painel de controle, clique na aba “Design” e na nova página em “Adicionar um Gadget“.

adicionar um gadget no Blogspot

Se estiver utilizando o novo painel, clique em “Layout” e em “Adicionar um Gadget“.

adicionar gadgets

Dica
Os Gadgets estão presentes abaixo do cabeçalho, no menu de navegação, e em alguns casos no rodapé do template, portanto você pode escolher o melhor lugar de acordo com sua preferência.

Na janela que se abre, encontre as “Páginas” e clique sobre o símbolo de +.

adicionar gadget de página estática

Agora faça as configurações desejadas, clique em “Salvar” e pronto! As páginas estáticas já devem estar aparecendo em seu blog.

Gostou deste artigo? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário e aproveite para divulgar nas redes sociais.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.
 
Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Adicionar a favoritos link permanente.

34 Comments

  1. Lembro-me do tempo que usava o blogger, e só podia criar até 10 páginas 😀 agora aumentou, mas mesmo assim é pouco para algumas pessoas…

    • Divulgar site

      É verdade, são poucas páginas para um blog! Mas melhorou muito, pois dobrou a quantidade. Mas bem devemos saber que o blogspot é uma plataforma grátis, sendo ruim junto aos buscadores.

  2. Boa dica Celso já conhecia isso mais tem muita gente que não manja essas coisas ainda.

    Abraços.

  3. Já conhecia essa função pelo WordPress, é realmente muito legal. Vale a pena dar uma olhada com mais afinco nisso!

  4. Agora pode adicionar 20 páginas no Blogger? legal, antes só podia adicionar 10.

    Abraços!!!

  5. Ainda bem que o blogger adicionou mais paginas, agora só falta melhorar o SEO de seus blogs, pq assim n da!!

  6. O Blogger adicionou mais paginas e mudou o design do painel, mas quando será que conseguirá se impor ao WordPress.
    Abraço!!!

  7. Bela dica, eu atualmente uso a pagina de parcerias, politica de privacidade e anuncio linkando para posts dentro do site

  8. José Vesternai

    Olá celso, quero te agradecer por você compartilhar informações uteis com todos nós, ainda não tenho um blog ou site mas tenho um sonho de ter e com certeza irei usar bastante, suas dicas . Eu sou um que estou aprendendo a cada dia. Muito obrigado.

  9. Bom, para quem não quer pagar hospedagem e não quer perder tempo com configurações e instalações de plugins, o Blogger é um bom recurso disponível.
    Tenho dois blogs no WordPress, mas encontro dificuldades em encontrar um bom template que seja gratuito e funcional.
    Na minha opinião, o Blogger tem mais opções quando o assunto é templates gratuitos.
    A inserção de anúncios Adsense também é bem mais fácil no Blogger, por ser uma plataforma do Google.
    Um abraço!

  10. Olá, Celso! Muito obrigada pela informação. Fiz tudo exatamente como vc explicou. Mas a dúvida é: como posso colocar vários posts em uma página estática? Por exemplo: a Anne, do http://www.cakemixdoctor.com , colocou várias páginas, sendo que 2 delas, Books e Recipes, tem vários posts. Eu só consigo colocar 1 post: o da própria criação da página. Tenho que instalar algum plugin? O que devo fazer? Obrigada

    • Lyvian,
      Esse blog que você indicou não é no Blogger. Ele usa o WordPress.
      Aqueles links que aparecem no menu são categorias. No Blogger você poderia utilizar Marcadores.

      Abraço!

      • Vou tentar colocar os Marcadores agora mesmo. Não sei se dá para colocar na horizontal. Vou ver isso. Ou então mudo o aspecto do meu blog para 3 colunas (sidebar + slider + sidebar). Comecei a fazer meu blog há 1 semana e estou me orientando pelo seu site. Obrigada pelas informações preciosas!

  11. criei um Menu com páginas estáticas no meu blog, mas não consigo colocar mais de um post. Por exemplo: Tenho um menu “videos” como página estática e gostaria de postar vários videos nessa página com links diferentes e nessa página só consigo colocar todos dentro do mesmo link de página, para entender melhor por favor entre no meu blog famaoficial.blospot.com se puder ajudar agradeço!

  12. Alexandre Antonov

    é possivel adicionar uma area de publicação de Posts numa pagina estatica ?

  13. Gostaria de deixar a página de vídeos igual a página de inicio do blog. com postagens independentes tem como fazer isso? Coloquei o botão curtir no blog então a cada video incluido na página estática “videos” daria uma opção de curtir.

  14. Como eu faço uma área de postagens dentro da minha página estática “videos”

  15. Gostaria de colocar mais de uma postagem nas paginas estaticas do blogger,,,como faço?vc falou sobre marcadores…mas como faço para ele ficar como um menu horizontal assim,todo organizado?

    • Francy,
      Não tem como fazer isso nas páginas estáticas.
      No caso dos marcadores, você terá que adicionar cada um dos marcadores manualmente na página e configurar do jeito que deseja.

      Abraço!

  16. Olá Celso, parabéns pelo site e a ajuda! Eu preciso colocar Pagseguro no meu blog, para pagar cursos; li todod os tutoriais do pagseguro, ta tudo bastante claro; só não consigo achar em lugar nenhum dicas sobre onde colocar, posicionar , no blog o html;
    Tenho umas paginas estaticas, e em uma delas tem o calendario dos cursos, e eu iria fazer em baixo uma listagem e colocar um botão ao lado de cada um deles; só que precisava de criar uma ordem…uma tabela, para que as coisas ficassem alinhadas, posicionadas de forma…limpa; e eu não consigo entender como fazer iss0; no front page por ex. vc vê o que está fazendo, e se vc coloca o ponteiro e passa para html, ele fica no lugar exato; aqui não..ele volta ao inicio..enfim… como se faz isso?
    obrigada se puder me ajudar
    Deborah

    • Deborah,
      Os blogs não são como os editores de sites. Por isso você precisaria de gerar o código no FrontPage do jeito que deseja e depois colar este mesmo código no editor do Blogger.

      Abraço!

  17. algum voluntario pode me da o passo para por codigo do adense no blog?
    obrigado aguardo resposta.

  18. Bruno Bezerra

    Olá Celso!

    Gostei do artigo, páginas estáticas são muito importantes para um blog, pois agregam mais informações e são mais organizadas. Tenho um blog na plataforma Blogger e coloquei até uma FAQ, em JQuery.
    Grande abraço.

  19. Caro Celso.
    Criei as páginas estáticas. Comecei pela primeira logo após o nome do blogue. Não criei nenhum designer novo.
    Efectivamente apareceu imediatamente no vcomeço do canto esquema do o nome. Fiquei radiante. Criei mais 5 novas páginas, supondo que apareciam na sequência da primeira.
    Eis que nada apareceu do que eu pensei.
    Efectivamente existe na zona da criação das páginas, uma possibilidade das páginas aparecerem como eu pretendia.
    Fui ao layout, mas não existe nenhum com as páginas no início após o nome do site.
    Agora até desapareceu aquela que pela primeira vez tinha criado.
    O que aconteceu? Como se resolve?
    Um abraço
    Pereira da Costa

  20. Otimo para quem nao quer pagar Hospedagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *