O que é um Domínio e Hospedagem de Site

casa do blog

Para ter um site acessível pela internet é necessário que você tenha um domínio ou subdomínio (no caso de empresas de hospedagem grátis) que o represente e uma hospedagem que servirá para armazenar todos os arquivos utilizados na construção do site, que inclui as páginas, arquivos, imagens, banco de dados e etc.

Para que você entenda melhor o que são cada um destes dois ítens, eu vou falar um pouco sobre eles separadamente.

O que é uma hospedagem de site

É um serviço oferecido por provedores de hospedagem de sites que possibilitam que os webmasters e blogueiros armazenem arquivos (normalmente referente a sites e blogs, mas pode ser qualquer tipo de arquivo, desde que ele seja liberado pela empresa de hospedagem) de forma que eles possam ser acessados através da internet, de qualquer lugar no mundo.

Os sites são alocados em computadores chamados de servidores, que são especialmente desenvolvidos para esta tarefa, armazenados em locais com múltiplas conexões de banda larga, sistema anti-incêndio, temperatura ambiente controlada, geradores de energia, técnicos especializados e etc (eu citei tudo isso para que você entenda que apesar de ser possível montar um servidor caseiro, esta prática não é segura).

Cada empresa de hospedagem oferece diferentes planos, com diferentes preços e diferentes recursos, como maior ou menor espaço em disco ou limite de transferência de arquivos, banco de dados e etc.

O que é um domínio

O domínio, também chamado de domínio próprio é o endereço pelo qual o site pode ser encontrado na internet, como exemplo temos o www.criarsites.com que ao ser digitado no seu navegador de internet, leva os visitantes a este site.

Os domínios podem ser adquiridos em sites de venda de domínios e estão disponíveis em diversas extensões, como o .com, .com.br, net, info, .biz, .org, .me, .ws e etc.

Quem controla os domínios nacionais

Os domínios com finalização .br são controlados pelo site registro.br. Recentemente foram lançados outras extensões para pessoas físicas como blog.br, flog.br, vlog.br e wiki.br. Confira a lista completa de terminações disponíveis aqui.

Quem controla os domínios internacionais

Os principais domínios internacionais são controlado por um orgão internacional sem fins lucrativos chamado ICANN (the internet corporation for assigned names and numbers), que é responsável por determinar quais os tipos de domínios podem ser criados como com, net, info, org, ws, assim como quais empresas podem vender.

Nota
Uma coisa que você deve entender é que quando você compra um domínio, você está apenas adquirindo o direito de utilizá-lo pelo período contratado, cujo o tempo mínimo é de 1 ano. Se você não renová-lo antes da data de vencimento, ele passa a estar disponível para que qualquer pessoa o registre novamente.

Para que o domínio possa se conectar ao servidor em que seu site estará armazenado, é necessário que você configure a Zona DNS do domínio. Caso contrário quando você digitar o endereço no seu navegador, você será recebido com um erro de servidor não encontrado.

Caso você não queira ter o trabalho de configurar o domínio, você pode contratar um plano de hospedagem em uma empresa que também ofereça o domínio junto ao plano (a maioria faz isso), passando o trabalho de configuração e manutenção do domínio para a empresa que está oferecendo o serviço.

Exemplificando
Como você pôde conferir, um domínio nada mais é do que o nome do site, enquanto que a hospedagem seria a casa. Portanto, para que seu site esteja acessível quando uma pessoa digitar o endereço no navegador de internet, é necessário que você tenha estes dois elementos e que eles estejam configurados para trabalhar em conjunto um com o outro.

About Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Bookmark the permalink.

33 Comments

  1. Olá Celso, ótimas dicas essas que você passou neste artigo, estou pensando em registrar um domínio para meu blog, você tem alguma sugestão de onde comprar e que tenha um preço bom? De preferência o (.com.br). Abraços

  2. Eu dei uma olhadinha no link que você indicou, (venda de domínios) e achei o preço que a Uol domínios cobra está bem em conta, acho que vou comprar meu domínio lá mesmo, valeu pelo artigo. Abraços

  3. celso o https:// servi so pra serviços de loja virtual???

    • Neilson,
      O https é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Esse protocolo é utilizado para criptografar os dados trafegados entre o servidor e o computador do usuário.
      Muito comum em sites de lojas online, bancos, emails e outros sites que necessitem de armazenamento de dados confidenciais.

      Abraço!

      • Complementando, o HTTPS requer também o uso de um certificado digital.

        Algumas empresas de hospedagem permitem o uso de certificados compartilhados, porém com estes certificados, todos os visitantes do seu site receberão uma mensagem de alerta ao acessá-lo, avisando que o site pode não ser seguro devido a problemas no certificado.

        Para evitar isso você devera usar um certificado próprio (associado ao domínio do seu site), que é comprado das empresas certificadoras, e que tem validade em múltiplos de 1 ano.

        O procedimento é parecido com o registro dos dominios, e os preços variam de $20.00 à mais de $500.00, dependendo da empresa certificadora e do uso que será dado ao certificado.

        A obtenção do certificado é um processo complicado e geralmente demorado, pois exige verificações de dados feitas por telefone, correio e até pessoalmente em casos extremos. Normalmente as empresas de hospedagem fazem este processo para seus clientes, atuando com um “despachante” (assim como ocorre com registro de domínios).

        Além disso, o HTTPS consome quase 10x mais recursos no servidor que o HTTP, então poderá haver uma taxa extra no provedor de hospedagem para o uso desta funcionalidade (é por isso também que o HTTPS é usado somente em páginas onde existem dados sensiveis trafegando, e no resto do site é usado o HTTP).

        Espero ter contribuido para esclarecer um pouco este assunto.

        []‘s
        Alexandre

  4. Celso, gostaria de saber algo, eu já tenho um dominio na locaweb, mas será que tem como usar ele num blog wordpress hospedado numa conta de hospedagem gratis? Se sim, quais tipos de empresas gratis dao essa possibilidade? Estou tentando com o freehostia.

    Obrigado!

  5. Muito legal as dicas e o ensinamento, seu blog é show de bola.

    Catia

  6. Gostaria muito de criar um dominio na locaweb, mas não consigo.

    Suelem

  7. Olá Celso, eu conheço o domínio de hospedagem .com.br que era R$4,00 por mês que era o maxhospeda.com infelizmente ele saiu fora do ar

  8. Olá Celso, fugindo um pouco do assunto, gostaria de saber se há alguma hospedagem gratuita porém “boa” para instalação wordpress, você escreveu algum artigo sobre isto?

  9. Marcos vinicius

    celso que curso eu devo fazer pra fazer um site como pagseguro.

    • Marcos,
      Um site assim seria extremamente complexo, imagino que você precisaria aprender PHP, MySQL, Mexer com Servidores, Segurança, entre outras coisas.

      Abraço!

  10. Olá Celso, fugindo um pouco do assunto, gostaria de saber se há alguma hospedagem gratuita porém “boa” para instalação wordpress, você escreveu algum artigo sobre isto?

  11. um salve pro Celso Lemes ♥

  12. Bom,gostei das explicações só que tenho muitas dúvidas,pois não entendo nada disso.Quero fazer um site para poder ganhar dinheiro na internet.Como faço isso?

  13. Olá celso, muito bom seu artigo!
    Tem alguma coisa não possa ser feito em um site hospedado, que pode ser feito em servidor proprio.
    Ex: Se quiser fazer buscas, link para outros site…
    Grato.

    • Cleiton,
      Os sites hospedados possuem diversas limitações, sendo as mais comuns o uso de scritps como os sistemas de buscas, galerias de fotos, chats e etc.
      No entanto, para quem não sabe como mexer com programas avançados e não quer contratar um profissional, talvez esta seja a melhor opção. As vezes temos que nos contentar com pouco.

      Abraço!

  14. Celso,
    Você saberia me informar, como eu faço para o título da minha homepage, ficar se movimentando?
    Eu criei uma animação em flash, cujo título do meu website fica se movimentando, porém eu não sei como colocá-lo no dreamweaver cs4, tipo eu até consegui colocá-lo, mas ele fica gigante, ai eu diminuo o tamanho dele, mas oq acontec, o escrito do nome do site fica minusculo e fica aquela pagina em branco…eu queria saber como transportar somente a animação, o título se movendo sem aquele enorme branco da página do flash ?

  15. Gostaria de saber uma coisa: tentei comprar um domínio com o nome da loja que gostaria, porém, tenho de pagar todo mês pelo o domínio?
    E para deixá-lo de forma muito atrativa existe algum site que cobre apenas o domínio e dê de graça as ferramentas para incrementar o site, pois não entendo de Web design.

  16. Olá

    Uma pergunta em qual website vc crio esse seu site?

  17. Olá, Celso. Nos comentários você indica três serviços: Hospeda Grátis, Free Web Hosting Area e Webnode. Será que ainda valem a pena? Existem serviços correspondentes mais atuais?

    • Olá Valter,
      Destes 3 o Hospeda Grátis anda apresentando problema (algumas pessoas estão reclamando). O Webnode é muito bom para desenvolver um site de forma mais fácil.

      Abraço!

  18. Olá Celso, voce esta de parabens muito bem explicado. Já que voce trabalha desenvolvendo sites, quanto você me cobraria pra desenvolver um para trabalhar na internet digital com todos os acessórios, autoresponder, e-mails, e demais apetrexos? Abraços, e até

  19. Assinei a newsletter. Acho todo o material muito interessante e claro. Muito obrigada Sawabona!

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>