O que é o Facebook e porque você precisa dele para divulgar seu site ou blog

facebook logo

O Facebook é uma rede social em ascensão no mundo todo. Só no Brasil o Facebook registrou mais de 30 milhões de usuários em Agosto de 2011, passando o já consagrado Orkut, sendo que este número continua crescendo cada vez mais.

Nele, cada usuário tem um perfil próprio em que pode adicionar informações pessoais, compartilhar fotos, vídeos, links, notas, entre outras coisas com pessoas que o seguem dentro da rede. Sendo muito utilizado por pessoas que querem conhecer novas pessoas, manter-se em contato com parentes e amigos, para se divertir com as publicações de outras pessoas, com os aplicativos que estão disponíveis no site e também para divulgação de sites, produtos ou serviços.

atualizações no perifl de Celso Lemes

Porque você precisa participar do Facebook

Para nós blogueiros e webmasters o Facebook pode ser utilizado como uma forma de divulgação grátis, já que ele permite adicionar links de artigos, que são resumidas automaticamente, forçando a pessoa a clicar no link para continuar lendo a notícia.

atualizar status no facebook

Além disso, o Facebook permite criar Fan Pages, que seria como se fosse uma comunidade (termo utilizado no Orkut) em volta de qualquer assunto, que pode ser uma banda, time de futebol, site ou blog, celebridade e etc.

Confira a Fã Page do Criar Sites no Facebook.

Aplicativos para dar vida a sua Fan Page

  • Top Seller – Este aplicativo permite monetizar sua Página de Fãs com publicidades do Lomadee.
  • Lojas Virtuais – Conheça vários aplicativos para vender seus produtos diretamente no Facebook.

Se você ainda não tem um perfil no Facebook, crie uma conta grátis agora mesmo.

Sistema de comentários

Você ainda pode instalar um sistema de comentários associado ao Facebook, desta forma sempre que um visitante deixar um comentário em seu blog, uma mensagem também será publicada no Facebook, sendo vista por todos os amigos que seguem o comentador dentro da rede.

Dica
Antes de sair disparando links de seu site/blog no Facebook, lembre-se de que quem gosta de spam são os filtros anti-spam, portanto seja moderado quanto a isso. Procure ser participativo dentro da rede, divulgando coisas interessantes, curtindo e republicando as publicações de amigos e de vez em quando publicar um link seu.

Se você já faz parte do Facebook, adicione a Página de Fãs do Criar Sites no Facebook a sua rede de amigos (quanto mais, melhor) e não se esqueça de deixar o link de seu perfil aqui nos comentários para que outras pessoas o adicionem também.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

25 Comments

  1. Otima dica Celso para quem ainda não tem um Face, depois do Google, Orkut o Face é quem mais me envia visitantes ao meu site.

  2. Muito bom amigo seu poste sobre face, tenho acompanhado seu blog que tem um conteúdo valioso espero um dia você poder falar sobre nossa rede também temos um projeto de rede social gratuita brasileira que este més faz um ano de desenvolvimento e ja conta com muitos usuário projeto gratuito feito por amigos se você poder avaliar para continuar este projeto que tem seus custo precisamos divulga ao máximo pois no momento ainda bancamos toda despesa da rede mas satisfeito pelo reconhecimento de todos que maior recompensa entre contato conosco para trocarmos experiencias. um forte abraço que Deus abençoe todos seus projetos, e a você e toda sua família.

  3. É indispensável um blogueiro ou um blog/site não ter o facebook, para sempre estar conectado; belo artigo Celso

  4. Celso, comparando as três maiores redes sociais do mundo ( facebook, twitter e orkut). Qual lhe traz mais visitantes? Abraços

  5. Olá Celso gostaria de saber se você já testou a ferramenta Open Graph do Facebook ? Q
    ueria ter mais informações , porque o plugin WordPress seo do Yoast tem o Open Graph do Facebook disponível.

  6. O grande problema de você criar um perfil para o blog é que você pode adicionar no máximo 5 mil pessoas, e se for constatado que você é uma “empresa” em vez de uma pessoa, pode ter o profile banido, recomendo criar uma fã page,pois é sem limites de membros e você pode divulgar o que achar melhor para o seu nicho

  7. Ganhar Dinheiro

    Olá Celso, estou com uma dúvida referente ao Analytics. É que de alguns dias para cá ele deixou de contar no geral quantos visitantes meu blog recebeu. É como se ao invés de aumentar os números ele começa a diminuir, você sabe por que isto acontece?

    • Ganhar Dinheiro,
      Quando isso começou a acontecer com meu site foi porque o Google Panda me pegou de jeito. Não sei se é o seu caso, mas dê uma conferida se não tem nenhuma página sua que antes estava bem posicionada, mas agora já não está mais.
      Fora isso, não acredito que seja um problema no sistema do Analytics. Ele costuma ser muito confiável.

      Abraço!

  8. Celso, gosto de sua maneira de tratar os visitantes. sempre preocupado em ajudar os os outros a divulgarem seus sites e blogs. Continue assim sempre humilde.

  9. Bom artigo Celso, agora acho que tu poderia falar também sobre o Google + acredito que logo vai ser tornar a principal rede…

  10. Anderson,
    Eu nunca pensei em como divulgar uma Fã Page. Acho que você terá que utilizar serviços como o Yahoo Respostas ou diretórios de sites.

    Abraço!

  11. Olá Celso.

    Realmente nunca gostei muito de Rede Sociais, quando o Orkut reinava eu nem acessava direito, Agora com o Facebook e Twiiter.

    Acreditou que não tem jeito de pessoas que tem blog, perder a opurtunidade de conseguir visitas para o mesmo.

    No começo participei dessas Rede Socias só para divulgação do meu Blog, Mas agora até que estou {curtindo} bastante o Facebook.

    Abraços!

  12. ROZI GOMES DE SOUZA

    Oi Celso!

    Este site é muito útil, com informações sempre atualizadíssimas.

    Parabéns!!!

    Facebook: rozidesouza@facebook.com

    Já estas adiciondo.

    Abraços,

    Rozi De Souza.

  13. ROZI GOMES DE SOUZA

    Olá Celo,

    A informação de criar fã-page procede, mas resta uma pergunta, como transformar um perfil padrão para um perfil fã-gage?

  14. ROZI GOMES DE SOUZA

    Oi Celso,

    Dia desses assitindo ao programa do Studio Pampa, o Tom Siqueira teceu alguns comentários com relação a esse assunto, e mencionou que após ele ter atingido a marca de 5.000 seguidores, o Faceboock transformou o seu perfil social, em fã page, salvo se eu fiz uma interpretação equivocada sobre o tema.

    Abraços,

    Rozi De Souza,

  15. Gostei bastante do artigo, Celso, gostaria inclusive de complementar que o facebook, hoje em dia, é a maior fonte de trafego de muitos sites e blogs, principalmente os de ‘memes’. Parabéns

  16. O Facebook, se tornou a maior e melhor rede social do mundo.
    com isso temos que saber divulgar nossos blogs de forma correta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *