O que é Feed e como ele pode te ajudar a salvar tempo na Internet

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

feed

Feed é um recurso presente em blogs como o WordPress e Blogger e em alguns outros sistemas CMS que cria um catálogo com o conteúdo do blog em um arquivo XML, para que o visitante possa ler esse conteúdo através de um programa específico ou site que ofereça um leitor de feeds.

A palavra Feed vem do Inglês que quer dizer alimentar e foi inventado como uma forma de organizar as informações de modo que possam ser acessadas mais facilmente pelos internautas.

Apesar de que os Feeds estão mais presentes em Blogs, eles podem ser encontrados em sites, especialmente os de notícias como é o caso do Globo Online e do IDG Now.

Por que ler um site através do feed?

O feed se torna mais útil para pessoas que acompanhem diversos blogs, neste caso não seria necessário acessar cada um dos blogs para conferir se houve atualizações ou não. Basta que você utilize um leitor, como é o caso do The Old Reader e cadastrar nele os endereços feed dos blogs que gostaria de acompanhar.

Desta forma, você só precisa acessar o seu leitor de feeds para conferir as atualizações. O próprio leitor é que se encarrega de verificar se os blogs cadastrados sofreram alguma atualização e exibirá os novos posts sempre que houver algum.

Google Reader
Clique na imagem para ampliar

Leitores de feeds

Para ler o conteúdo dos Feeds devemos utilizar agregadores de conteúdo, que são programas ou sites capazes de interpretar o conteúdo dos feeds e mostrá-los em sua tela.

Alguns dos melhores agregadores são:
The Old Reader
Leitor de Notícias (Rss/XML) (instalado no PC)

Como se inscrever em um Feed?

A maioria dos blogs oferecem um botão parecido com o da imagem abaixo, que é o símbolo que representa o feed e que contém o endereço feed do blog em questão.
feed

Caso o blog não ofereça o botão do feed, você ainda pode descobrir o endereço utilizando o próprio navegador que estiver utilizando. No caso do Internet Explorer nas versões superiores a 7, e no Firefox, você pode encontrar o endereço feed clicando sobre o ícone do feed que aparece sempre que o navegador identificar que existe um endereço feed no blog. Confira a imagem abaixo.

Adicionar Feed

Você só precisa copiar o endereço e colar no leitor de sua preferência.

Ah! Não se esqueça de adicionar o endereço feed do CriarSites.com no seu agregador de conteúdo http://feeds2.feedburner.com/criarsites

Feedburner

Se você é um blogueiro, poderá usufruir do serviço oferecido pelo Feedburner, que permite gerenciar o feed e descobrir dados relacionados a como os visitantes acompanham seu blog. Além disso ele possibilita o uso de um sistema de newsletter grátis, que pode ajudar a aumentar ainda mais o número de leitores.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

18 Comments

  1. Lázaro Silva

    Ainda não criei um feed pois não domino muito bem o assunto mas acredito que realmente é essencial ter um feed!

  2. Muito boa esta matéria Celso, muita gente ainda tem dúvidas de como funciona esta ferramenta, e você explicou com propriedades sobre o assunto. Se feed já está devidamente assinado e adicionado no meu leitor de Feed.

    Abraços

  3. Achei muito legal essa onda de feeds!

    Muito bom post, Celso!
    Até hoje eu me inscrevia em uns poucos feeds (uns 4) e depois adicionava na Barra de Favoritos do Firefox. Mas isso é muito simples, mal dá pra acompanhar, pois só mostra o assunto do novo post/notícia.

    Em breve testarei o Google Reader.

    Você recomenda um feed on-line ou instalado no pc?
    (Falando em qual economiza mais tempo)

    Um abraço!

    • Thiagowfx,
      Não saberia te dizer qual seria o melhor porque até agora eu apenas testei o Google Reader.
      Porém como eu já venho utilizando vários serviços do Google, fica mais fácil para mim organizar a maior parte das minhas tarefas online. Só preciso de uma conta para ter acesso ao Gmail, Adsense, Google Reader, Google Docs, Google Sites e etc (sim, o Google comanda).

      Abraço!

  4. Já uso O FeedBurner a Bastante Tempo.
    Adoro esse Négocio…
    Recomendo…
    Abraçoos

  5. Oi boa tarde.
    Smpre que preciso de uma ajuda procuro seu site, é muito bom e completo.
    Mas tenho uma dúvida muito que está me tirando a paz rsrs.
    Sempre que coloco um post novo no meu site, ele não aparece atualizado no reader. Não sei se pq qndo atualizo tenho que fazer alguma coisa lá no feedburner, já li vários artigos sobre feedburner mas não consigo achar a minha resposta. Vc pode me ajudar?

  6. jogos do mario

    Celso, desculpe o incomodo. Mas como faço para colocar um feed no meu site?

    • Jogos do Mario,
      Até dá para colocar um feed, mas você teria que cadastrar cada conteúdo manualmente. O problema é que eu não sei o nome do serviço que faz isso.

      No WordPress e outros sistemas do tipo, o Feed é criado automaticamente, conforme o conteúdo é criado no blog. Já em sites que não tem este recurso, seria necessário utilizar um serviço externo para criação do Feed.

      Sinceramente, eu acho que não compensa você perder tempo com isso. Foque em criar conteúdo.

      Abraço!

  7. Celso,como usar o twitterfeed no blogspot?
    Vi sua recente matéria sobre o assunto,gostei bastante e só não entendi essa parte do endereço do feed..como faz isso no blogspot? precisa de conta no feedburner,ou do modo simples,já integrado por padrão funciona?
    Obrigado!!
    Abraços

    • Cristian,
      Você tem que adicionar o endereço Feed do seu blog. Para obter o endereço, clique no botão do feed que aparece na barra de endereços do seu navegador de internet.
      Não precisa ter uma conta no feedburner.

      Abraço!

  8. Olá Celso.
    Eu tenho um site em html e queria implantar um sistema Feed nele, mas não sei como fazer, e queria saber se você poderia me dar uma luz.(obs: meu servidor tem suporte para php- caso seja necessario)
    E gostaria de saber se existe um sistema parecido com o adsense, mas que seja liberado para sites de download, ja que o adsense bloqueia as propagandas em sites que distribuam arquivos.

    Valeu e Parabens pelo site continue assim

    • Lucas,
      Os sistemas de feed já estão presentes nos sistemas de criação de sites e blogs dinâmicos, não é uma coisa que poderia ser instalado em um site HTML.
      Também desconheço um sistema de monetização que aceite sites de download.

      Abraço!

  9. Brasil eBooks

    Celso estou com uma dúvida referente ao feed burner. Como eu faço para postar novidades aos meus assinantes?

    • Brasil eBooks,
      O FeedBurner exibe o conteúdo que é publicado através do Feed. Por exemplo, aqui no CriarSites.com quando eu publico um conteúdo, ele aparece automaticamente no Feed http://www.criarsites.com/feed/ . O Feedburner pega esse conteúdo e mostra para as pessoas ou manda por email.

      Se o seu sistema não oferece o conteúdo por Feed, você vai precisar de outro sistema de newsletter como é o caso do PT Sender.

      Abraço!

  10. Incrível como estou me beneficiando das informações do seu site Celso. Já criei até um atalho na minha área para entrar diretamente no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *