Melhore seu Blog Analisando as Páginas mais Visitadas

melhorar paginas

Em todos os blogs podemos encontrar algumas páginas que mais se destacam em relação a quantidade de visitantes que ela recebe, sejam visitantes diretos, por redes sociais ou mesmo buscadores. Em alguns casos pouco mais de meia dúzia de páginas podem representar mais de 80% do total de visitantes.

Por serem páginas que são mais acessadas, oferecem a possibilidade de obter melhores resultados, como ganhar mais dinheiro. Portanto, para melhorar seus resultados é essencial que você passe a olhar estas páginas com um olhar clínico, verificando o que pode ser melhorado em cada uma de suas páginas mais acessadas.

Uma frase que me vem a cabeça nesse instante é a de Thomas Edison que diz que o sucesso vem de 10% de inspiração e 90% de transpiração, o que quer dizer que mesmo que você tenha uma boa ideia, ela não terá nenhuma chance de ser um sucesso se você não correr atrás e fazer ele acontecer.

Portanto, mãos a obra!

Como saber quais são as páginas mais visitadas

Se você utiliza o Google Analytics (se ainda não usa, recomendo que dê uma olhada neste excelente e gratuito serviço) para monitorar as visitas em seu blog, você poderá encontrar as páginas que recebem mais visitantes clicando em “Comportamento“, “Conteúdo do site” e em “Todas as páginas“, como mostra a imagem abaixo.

todas as páginas

Confira a seguir algumas coisas que você pode trabalhar nas páginas mais acessadas para melhorar as conversões.

Como estão seus links?

Verifique o conteúdo de cada uma destas páginas e otimize os links. Verifique se não existem links quebrado, se existem links demais ou se o conteúdo na página em questão não poderia apontar para um produto relevante que você está divulgando em outra página em seu blog.

Procure adicionar os links mais importantes no começo do conteúdo, pois é um local em que o leitor presta mais atenção e tem mais valor para o indexador do Google e outros grandes buscadores.

Tem coisas atrapalhando?

Analise a página como se fosse um visitante em seu blog. Verifique se não existem cosias que estão atrapalhando a leitura, como excesso de banners, texto difícil de ler, excesso de imagens, cor dos links, entre outras coisas.

Está pegando os endereços de email?

Se o visitante chegou até o seu blog através de um buscador por exemplo, são grandes as chances dele não voltar novamente ao seu blog. Por isso é importante conseguir alguma forma de entrar em contato com o visitante novamente.

Uma forma de fazer isso é adicionando um formulário de cadastro em sua newsletter e botões de redes sociais, para que posteriormente esses visitantes possam estar em contato com o material que você publica nestes locais.

Está respondendo os comentários?

Por serem páginas que recebem mais visitantes, as chances de haver mais comentários são maiores. Nesse caso, procure responder a todos os comentários imparcialmente, pois isso mostrará que aquela página e o blog são monitorados e que o dono se importa com os leitores.

comentários no blog

Isso também ajudará a melhorar o posicionamento da página nos resultados das buscas, pois os comentários também são indexados, além de poder criar um espécie de comunidade entre pessoas com o mesmo interesse, chamando novos visitantes.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

7 Comments

  1. Pura verdade. Verificar as postagens mais acessadas do blog para buscar formas de deixá-las ainda melhor faz um bem e tanto ao blog. Fiz isso recentemente no meu blog mais antigo e já está dando resultados.
    Uma coisa que acho bacana fazer (como você citou no post) também é tirar proveito dessas páginas e fazer a “ancoragem” para outros posts relevantes mas que não estão tendo muitas visitas. Embora do jeito que a Google está atualmente, fazer isso hoje pode dar prejuízos ao invés de lucro se não tiver cautela (me refiro aquela questão de usar palavras chave exatas demais como texto âncora sabe?). Além disso dei uma verificada nas imagens desses posts e percebi que dava para compactá-las no Photoshop e deixar o arquivo bem menor sem perder a qualidade, fazendo as páginas mais rápidas e eliminei links que não tinham tanta relevância.

    Gostei do post. Simples, útil e construtivo.

    • Olá Carlos,
      É isso aí cara. Sempre é possível fazer algo para melhorar a página. Só tome cuidado para não ficar obcecado e perder tempo demais fazendo isso.

      Abraço!

  2. Jorge pedro Pereira de carvalho

    Preciso aprender muito sobre,sites e blog,porém a matéria lida nesta pagina,me ajudou a entender que é possível criar uma estrutura de relacionamento que o público possa acessar e interagir,obrigado pessoal,ficarei lincado.

  3. ótimo artigo Celso, temos que monitorar as páginas que tem maiores acessos para saber trabalhar em cima delas.

  4. Celso, seu conteúdo é de grande qualidade.
    Tenho ainda muita dificuldade em utilizar o Analytics.
    Tenho alguns projetos online e todos estão com o Analytics, o que falta é a análise para melhorar meus negócios.
    Seu post vai me ajudar.
    Obrigado!

  5. Olá Celso!

    De tudo que você falou, creio que o mais importante é realmente dar total atenção para quem comenta nos blogs. Se não influenciasse em mais nada, mostra o mínimo de preocupação com o leitor, que é na verdade, quem mais interessa ao blogueiro.

    Parabéns pelo post!

  6. Esse artigo era exatamente o que eu estava procurando. Depois de ler esse artigo conseguir encontrar alguns problemas nos meus posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *