Hospedagem de Sites nas Nuvens – É vantagem?

Se você já mexe com internet há algum tempo, provavelmente já ouviu falar sobre “Computação em Nuvem ou Cloud Computing”, certo?

A “Nuvem” nada mais é do que a própria Internet e a “Computação em Nuvem” é a computação baseada na Internet, ou seja, os dados, recursos e softwares são fornecidos para você através da internet, sem a necessidade de rodar programas pesados como o Word, Excell e até mesmo editores de imagens como o PhotoShop em seu computador.

Como os programas não rodam diretamente na máquina do usuário, todos os seus dados como o email, fotos, vídeo, documentos e etc., podem ser acessados através de um computador modesto conectado a internet, de qualquer lugar do mundo.

Exemplos de serviços assim são o Hotmail, Google Docs e Flickr.

Confira um vídeo que mostra bem o que seria o Cloud Computing ou Computação nas Nuvens.

Seguindo esta tendência, algumas empresas de hospedagem de sites começaram a oferecer planos nas nuvens.
Mas como pode ser visto acima, computação nas nuvens refere-se a todo tipo de serviço que pode ser executado/acessado através da internet, o que inclui as hospedagens de sites.

É claro que existem as empresas que oferecem os planos em cluster ou grid, que são uma tecnologia mais nova, utilizando 2 ou mais servidores que se comportam como se fossem um só ou que entram em ação quando a demanda por processamento aumenta.

Ou seja, as hospedagens já poderiam ser consideradas hospedagens nas nuvens há muito tempo atrás. Mesmo antes de o termo “Cloud Computing” ter sido inventado.

Isso quer dizer que todos os planos de hospedagens oferecidos por todas as empresas de hospedagens, podem considerados “planos de hospedagem nas nuvens”.

No meu ponto de vista, algumas das empresas que oferecem os “planos de hospedagem nas nuvens” estão é tentando lucrar mais, confundindo a cabeça de pessoas que ainda não entendem este conceito.

E o pior é que eu acho que algumas pessoas acabam caindo nessa, pensando que estão adquirindo um serviço de maior qualidade, quando na verdade o serviço é o mesmo (o que muda de uma empresa para outra é o atendimento e a capacidade dos funcionários em lidar com possíveis problemas nos servidores).

Conclusão
Se você está procurando por uma empresa de hospedagem de qualidade, procure por uma empresa que ofereça planos relativamente baratos, com recursos suficientes e/ou que possa suportar seu site caso ele cresça e que ofereça qualidade no atendimento.

E você, o que você acha desta situação? Estas empresas estão exagerando?

About Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Bookmark the permalink.

29 Comments

  1. É Celso, eu concordo com você sobre as empresas estarem usando um termo ainda não muito bem compreendido para tentar lucrar mais, e que realmente infelizmente acabam lucrando rsrsrs

    Eu mesmo ando olhando váiros planos, atualmente estou no Blogger, e lendo todos os recursos do WordPress lá no ProfissãoProblogger estou realmente querendo mudar para WP.

  2. As empresas de hospedagem tentam lucrar mais, agora eu estou fazendo curso de Cloud Coputing e meu professor falou bem claro se todo o arquivo é rodado e é salvo em servidores já é nuvem porque sâo rodados na nuvem é que com a grande tecnologia as pessoas pensam que é melhor esse tipo de hospedagem !

  3. Eu não acho que é errado as empresas de hospedagem falarem que são Cloud Computing, até por que elas realmente são. Só acho que elas aproveitam do termo pra poder ter uma campanha de marketing mais eficiente e consequentemente vender mais. Mas não vejo nada errado nisso.

    Abraço!

  4. Eu também já pensei que esse Cloud Computing era uma coisa diferente, mas diziam que era os programas sendo rodados na internet, ai eu também não conseguia entender porque as pessoas ofereciam esse serviço como se fosse uma coisa diferente, mas agora sei que eles faziam isso para lucrar.

  5. Acho que o termo só deveria ser utilizado quando se trata de software remoto (ou na nuvem). Afinal, hospedagens de sites já fazem isso desde que a internet é internet :) Mas claro que vão tentar lucrar mais com um termo novo. As pessoas anseiam por novidades.
    Teoricamente, o conceito de Cloud Computing poderá acabar ou pelo menos diminuir a pirataria de software, se for bem utilizada. Resta esperar pra ver no que vai dar!

  6. Eles só estão fazendo o que os políticos já fazem, aproveitar a “ignorância” das pessoas para conseguir cada vez mais dinheiro.

    Quando falo “ignorância” não estou xingando ninguém, me refiro a falta de informação das pessoas em relação a este novo termo que utilizam. Aliás, apenas renomearam o que já existe para apresentar como novidade e faturar em cima disso.

    Esse tipo de coisa não é novidade, acontece sempre e em todas as áreas. Temos que ficar de olhos abertos para não sermos enganados e pesquisar, e até investigar, essas “novidades” de araque.

  7. Definitivamente eles estão querendo é lucar mais com isso. Eu até um dia destes nem imaginava o que era esse tal de clound computering.

    Renato Alves

  8. Um software que você usa e não precisa instalar em sua máquina pode ser considerado Cloud, por exemplo: Google Docs.

    Em hospedagem de sites usa-se um servidor instalado em alguma máquina, então não tem nada de nuvem!

    A hospedagem em “nuvem” não seria então o mesmo que o pessoal chama de… servidor virtual?

    • Celso, eu acompanho o seu site a bastante tempo, o conteúdo é de tamanha qualidade que nem me sobram duvidas para postar em comentários, ms venho por meio deste canal te pedir um conselho de blogueiro esperiente e com o grande sucesso que tem o seu site hoje você a deve ter passado pelo que eu estou passando agora.
      Celso, meu site tem 4 meses de idade e já o considero site de médio porte levando em consideração o numero de visitas diarias, muitas vezes acima de 1.500 visitantes, nesse periudo meu site ja foi bloqueado em 3 servidores por consumo de processamento. Celso me indique uma empresa de hospedagem que suporte um site em constante crescimento.

      • Fernando,
        Com apenas 1.500 visitas diárias não era para ter tanto problema com o servidor de hospedagem. Acredito que tenha algo de errado com seu blog. Pode ser que seja um ou mais plugins que estejam dando problemas de consumo excessivo ou mesmo de incompatibilidade.
        Recomendo que procure averiguar se o problema não é com algum plugin antes de pensar em mudar de hospedagem. De preferência, desative qualquer plugin que não seja realmente necessário para o blog.
        De qualquer forma, se você realmente pensa em mudar de hospedagem, recomendo que contrate um VPS da http://www.portofacil.net

        Abraço!

  9. Conheço uma pessoa que tem um site que cresceu demais e precisava de um novo servidor de hospedagem e acabou optando por um cloud por 69 reais mensais. O problema foi que entregaram pra ele acesso a um servidor Linux sem nada instalado. Ou seja, ele teria de instalar PHP, Apache, Mysql, Servidor de email, Servidor FTP e o que mais fosse necessário.

    Ele me procurou pra saber se eu saberia instalar tudo e eu esclareci que esse tipo de serviço não sai barato e que ele teria de arcar não só com os custos da hospedagem, mas também com a contratação de um técnico de servidores Linux.

    Enfim, iria sair mais caro do quê um servidor dedicado gerenciado.

  10. O artigo esclarece aqueles que não conhecem muito do assunto tirando algumas duvidas sobre o tema: “cloud computing”

  11. Bom artigo para qem não conhece esse tipo de Hospedagem, assim como eu.

  12. maicon risadinha

    interessante esse artigo!!!

    tava lendo os comentarios mas ainda nao tenho uma opinião exata sobre isso mas acredito que é puro desvio de marketing!!!

  13. Programa Afiliados 28/12/2010 às 6:55 pm
    Em hospedagem de sites usa-se um servidor instalado em alguma máquina, então não tem nada de nuvem!

    Mas o conceito de nuvem não é exatamente esse: a utilização do arquivo em outro computador que não o seu?
    Pois se for, no meu conceito, qualquer hospedagem é em nuvem. Ou o que seria exatamente a hospedagem em nuvem, segundo as empresas? Qual a diferença dela para as hospedagens “comuns”?

  14. Concordo com oque o TutosWeb.net disse , empresas estão sempre tentando se aproveitar da ignorância das pessoas inventando um diferencial que elas não possuem .
    Cabe a nós ,webmasters blogueiros e etc.., tomar iniciativas como a do Celso de informar e notificar cada vez mais pessoas sobre doque realmente se trata o serviço.

  15. Não só ajudará na mobilidade, mas também os preços dos produtos de informática terá preços mais baixos.

  16. Muito interessante mais será que se nossos artigos estarão todos na Internet não seria mais fácil para alguém acha-los e lê-los porque por exemplo muitos tem documentos para que não esqueçam suas senhas mais vai ser mais fácil de serem invadidos coreto ?

  17. Não se enganem com uma suposta “redução” nos valores dos planos, por ser relativamente uma “novidade”. Entao contrate um boa hospedagem compartilhada ou um Vps, algumas empresas entregam o mesmo ja totalmente pronto para uso.

  18. Como o Daniel Lemes disse.

    Levando-se em conta o conceito de “nuvem” pode-se dizer que toda hospedagem é nas nuvens.

    Particularmente até hoje eu desconfio e não utilizo serviços de empresas que prometem a famosa “hospedagem ilimitada”

    Sem querer, mas ja fazendo propaganda, não largo a Kinghost por nada.

    Estou a 8 meses com meu site no ar e não tive nenhum tipo de problema com ele. Sem contar que por ser hospedagem no Brasil a estabilidade e tempos de resposta são ótimos.

  19. O Aldo Anizio Lugao Camacho tocou em um assunto importante principalmente para iniciantes, a famosa “hospedagem ilimitada” que é claro não existe! pense um pouco se os servidores dedicados não são ilimitados como um hospedagem compartilhada pode ser, já que em um servidor compartilhado a centenas de domínios.O que acontece é que as empresas colocam alguns recursos ilimitados sabendo que os usuários bem antes de conseguirem usar um parte desses recursos ultrapassara a “cota” de utilização de memoria e cpu do servidor resultando em suspensão ou “convite” para um dedicado ou Vps.

    • é exatamente isso que fazem “cota” de utilização de memoria. Anunciam espaço ilimitado mais o servidor já tem sua programação para limitar.

  20. Acho que o texto foi bem claro quando disse que uma computação em nuvens deve fornecer a possibilidade de rodar qualquer tipo de programa, não apenas guardar arquivos e pastas online.

  21. Ano passado resolvi que iria fazer um site, nao sabia nada, nada de programaçao html nem de php , muito menos sabia o que era seo, aprendi quase tudo vendo este site, foi bom? claro que foi, ótimo site e o Celso também, porem agora meu site cresceu , tem 40 mil visitas, culpa do “criar sites” rs, só que agora a empresa de hospedagem quer me empurrar esses planos de cloud ou um dedicado, o que sao muito caros para meu site que apesar de crescer nas visitas nao me rende dinheiro pois nao o tenho pra isso e sim por que gosto, para que todos saibam é um site de downloads e site de downloads nao sao financeiramente atrativos, e agora celso? o que eu faço? desisto desse site e começo um outro novamente até chegar nesse patamar? sempre desisitindo e criando ou transfiro ele pra outro tipo de hospedagem? e qual tipo de hospedagem? Abraço

    • Ricardo,
      Complicado a situação. Sites de downloads realmente conseguem muitas visitas, mas são difíceis de monetizar. Neste caso a solução seria mesmo mudar para um VPS ou dedicado se você conseguir pagar, caso contrário eu não vejo outra solução a não ser desistir do projeto.

      Abraço!

  22. é o caso da Loca web aluguei um ano dos serviços deles até compramos o site com o webmaster deles mais o que acontece mim ferrei, o site sendo de um cliente meu politico foi invadido três vezes não foi uma nem duas não foi três, agora eu falo e repito loca web pior hospedagem brasileira que eu já passei por ela, péssimo atendimento até o Help Desk não funciona você escreve algo para enviar dá error 404 se liga no numero deles no 0800 passa mais de 1,2,3 Horas e mesmo assim não é atendido pior atendimento que já vi em minha vida, agora contratei um serviço mais barato de outra hospedagem nem vou citar o nome se não vocês vão pensar que eu estou divulgando, então eu contratei outros serviços de outra hospedagem bem barata e por surpresa se eu escrever no Help Desk deles meia noite não vai 10 minutos eles já respondem numa boa =)

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>