Crie um bom portfólio com a hospedagem de site certa

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
811

portfolio
Como uma hospedagem de sites pode ajudar você a criar um portfólio online matador

A concorrência no mercado de trabalho não está fácil para ninguém. Causar uma boa primeira impressão nem sempre é possível pessoalmente. A gente desanima, fica nervoso na entrevista, é pego de surpresa com uma pergunta diferente. Mas e online? Qual impressão que você causa?

Com a tecnologia cercando nossas vidas de todos os lados, nossa sugestão é que você surpreenda no primeiro acesso do seu recrutador ao seu portfólio e garanta sua vaga.

Mas por que ter um portfólio online?

Para existir. Agora sem drama: para existir no competitivo mercado de trabalho atual. Antes, o que era só um diferencial, hoje se tornou um requisito. Um portfólio online permite que você mostre além de um perfil no LinkedIn suas habilidades e competências. Você mostra o seu trabalho concluído, seu estilo e sua estética.

Algumas profissões estão se reinventando nessa era digital onde tudo está na internet. O que antes era papel do publicitário ou do designer, apresentar um portfólio online, vem se disseminando entre todas as profissões como forma de ganhar mais visibilidade e ser contratado.

Como ter um portfólio online?

A internet oferece muitos recursos gratuitos para isso. Você não precisa ter nenhum investimento inicial para criar o seu site online e produzir o seu portfólio dentro dele. Mas é nosso papel informar que serviços tecnológicos gratuitos são eficientes, porém limitados. Afinal, o propósito inicial é atrair você ao serviço e, conforme a demanda, migrar para serviços que disponham de mais ferramentas.

É importante saber discernir quando é o momento de investir um pouco mais na sua carreira e vida profissional e assim considerar investir no seu projeto online. É disso que estamos falando no título deste texto, sobre o impacto de um serviço de hospedagem, eficiente ou ineficiente, no seu portfólio online.

Você já sabe disso, mas para o seu site existir na internet ele precisa de dois elementos básicos: um domínio e um servidor de hospedagem de sites.

Domínio

O domínio é essencial para identificar o seu projeto. Por tratarmos aqui de um site profissional, um portfólio, imagino que você escolha um domínio que tenha a ver com a sua carreira e profissão. Hoje existem os domínios diferentões, como o .xyz, que já foi, inclusive, escolhido pelo Google. Para carreiras existem os domínios específicos como .med (médicos), .jor (jornalistas) e .adm (administradores), que podem ser boas pedidas para identificar o seu negócio logo de cara.

Com pesquisas, é possível encontrar planos de hospedagem de sites que oferecem registro de domínio grátis.

Hospedagem de sites

Depois de registrar o seu domínio, você precisa decidir seu serviço de hospedagem de sites para que você seja encontrado na rede, e essa escolha vai influenciar totalmente na sua primeira impressão.

Suponhamos que você seja um fotógrafo e quer divulgar para possíveis clientes o seu portfólio, com todas as imagens que já registrou. Ou então um produtor de vídeos, um publicitário ou um jornalista. Você envia o seu endereço online para o seu cliente ou recrutador e demora muito pra carregar. Ou no pior cenário, seu site não abre. Já aconteceu com você?

Sites que não carregam são muito comuns para os projetos que arquivam documentos de imagem e vídeo. Na medida em que sites crescem, recomenda-se que contrate planos de hospedagem de sites com mais capacidade de armazenamento. Mas em casos de projetos que já tem uma demanda de arquivos mais alta do que o normal para um iniciante, como fotos e vídeos, é fundamental a contratação de um plano que já tenha essa solução.

Outro problema que não pode acontecer, é que seu site fique fora do ar. E acredite, é bem provável que isso aconteça bem no momento em que o recrutador vai acessá-lo. Isso é o que chamamos de uptime, que é o tempo de estabilidade do seu site. É possível encontrar serviços que oferecem 99,9% de uptime.

Uma boa hospedagem de sites influencia diretamente no desempenho do seu portfólio e, por isso, recomendamos que seja avaliada a possibilidade de investir num bom serviço, que ofereça qualidade e suporte.

É possível encontrar serviços de hospedagem de sites barata, com construtor de sites e registro de domínios gratuitos para economizar e retomar ou dar um novo passo na sua vida profissional.

Por último, verifique o histórico da empresa de hospedagem de sites no mercado e qual a segurança garantida aos seus arquivos. Invasões digitais ou danos na rede podem comprometer todos os registros do seu trabalho.

Melhorar o seu site já existente

Caso você já tenha seu site e esteja enfrentando esses problemas, saiba que é possível migrar o seu site para um servidor mais eficiente ou solicitar um possível upgrade no seu plano de hospedagem de sites.

A migração de sites gratuita é possível se você comparar entre as ofertas no mercado de hospedagem de sites.

Outro recurso oferecido pelas empresas de hospedagem de sites é que, em um única conta de hospedagem de sites, você consegue criar e gerenciar mais de uma conta. Ou seja, você pode ter o seu portfólio online, o seu blog de viagens, receitas ou esportes radicais, e sua loja online dentro de uma única conta.

Abaixo, segue um checklist do que observar na hora de contratar sua empresa de hospedagem de sites:

  • suporte técnico
  • capacidade de armazenamento
  • uptime
  • baixo custo
  • alta qualidade
  • segurança

Conclusão
Competitividade inspira! É na hora de ser diferente que surgem as melhores ideias para ser visto. Invista no seu portfólio online e garanta uma boa primeira impressão ao disponibilizar seus trabalhos ao recrutador.

Não desperdice seu esforço de encontrar a vaga, contactar o empregador e do seu primeiro contato com um clique errado!

Esse artigo por produzido em parceria com a Hostinger (e WebLink Hospedagens), referência no mercado de hospedagem de sites no Brasil e no mundo.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
811

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *