Google Trends – Ferramenta para Descobrir Boas Palavras-Chave

google trends

Para aqueles que desejam otimizar seus sites e blogs com boas palavras-chave uma ótima ferramenta para se usar é o Google Trends (sucessor do antigo Google Insight para Pesquisas) que é uma mão na roda para webmasters e blogueiros que se interessam por otimização de sites nos mecanismos de busca.

Como o Google Trends você pode fazer pesquisas e comparações de palavras-chaves mais utilizadas pelos usuários que utilizam o buscador do Google, classificados por localização geográfica, tempo e categorias.

Nota
Lembre-se de que ao utilizar palavras-chave mais concorridas em suas páginas, você aumenta exponencialmente suas chances de atrair mais visitantes, no entanto também corre o risco de sofrer um efeito negativo, já que se você tentar brigar por palavras-chave que todos os blogueiros estão usando, poderá acabar recebendo muito pouca visita, devido a concorrência que será muito grande.

Como Funciona o Google Trends

Uma comparação pelas palavras-chaves “fazer site, fazer sites, criar site e criar sites” no Brasil durante os últimos anos me mostrou que o termo “fazer site” foi o mais buscado por pessoas interessadas em criação de sites. Confira a imagem abaixo.

tendencia de pesquisa no google

Clique na imagem para ampliar

Para fazer a comparação basta você digitar as palavras-chave que deseja pesquisar separando-as por uma vírgula. Você pode adicionar até 5 palavras-chave.

google trends pesquisa

Palavras-chaves relacionadas

Além de exibir o comparativo entre as palavras-chave pesquisadas, o Google Trends também mostra mais abaixo palavras relacionadas que você pode utilizar quando estiver trabalhando em seus textos. Este recurso pode ser muito interessante para tentar sair da concorrência (as vezes é melhor pouco do que nada) com palavras-chave alternativas.

Confira abaixo as palavras-chaves relacionadas com o termo “fazer site“.

palavras-chave relacionadas a palavra fazer site

Clique na imagem para ampliar

Se você se preocupa com a otimização do seu site nos mecanismos de busca o Google Trends é a ferramenta certa para descobrir em quais palavras-chaves vale mais a pena prestar atenção ou não.

Visite o Google Trends

Gostou do Google Trends? Existe outra ferramenta parecida que você utiliza? Deixe seu comentário.

About Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Bookmark the permalink.

17 Comments

  1. Muito útil essa dica, Celso.
    Obrigado!

  2. Muito interessante essa matérias sobre palavras-chaves. Existe um outro site que apresenta uma ferramenta eficiente igual a essa do Google? Obrigado e abraços ao autor.

    Gustavo/RS

  3. Boa dica celso não conhecia esse recurso , só conhecia o google keywordtool , o google trends, não , muito interessante

  4. Artigo muito bom, com essas dicas fica bem mais fácil para poder criar novos artigos com o que os usuários estão pesquisando.

    Obrigado.

  5. Olá Celso!

    Confesso que já havia lido muito sobre o Google Trends, porém nunca dei a devida importância.

    Irei passar a utilizá-lo e espero obter excelentes resultados.

    Muito obrigado por semrpe compartilhar do seu conhecimento!

    Abraços!

  6. Olá, Celso. Eu ficava horas brincando com o Google Insights for Search e ficava surpreso com os resultados comparativos (“jogos” é mais procurado que “sexo”, por exemplo). Antigamente dava pra gente fazer um pequeno Zeitgeist. Não sei se ainda dá.

    A última pesquisa relevante que fiz no Google Trends foi comparar “internet marketing” e “marketing digital”, observando que o primeiro vem decaindo nos últimos anos e, o segundo sempre subindo. Recentemente o Marketing Digital prevaleceu. Mudação de nomenclatura apenas, penso eu.

    Indico a todos. O Google Trends dá grandes insights! Valeu!

  7. É uma pena ter acabado com o Google Insights, gostava muito, ainda não me identifiquei com o Google Trends.

    • Olá Jefferson,
      É uma pena mesmo, eu também gostava mais dele. Mas acho que é só uma questão de se acostumar com a nova ferramente, que pelo que eu pude perceber, realiza as mesmas funções do antigo Google Insights.

      Abraço!

  8. Existe um site uma matéria que fale sobre feeds?

    Obrigado!

    Abraços, Gustavo/RS

  9. Muito bom Celso, obrigado por essa dica que será muito útil! Sempre olhava sugestões de palavras chaves no adwords antes de escrever algum artigo.

  10. Celso

    É aquele esquema:

    Dinheiro = Nicho com muita busca + dominio exato + conteúdo de qualidade.

    No trends da pra ver isso muito bem. A maioria as palavras chave relacionadas nesse seu exemplo, já tem dominio cadastrado.

  11. Assilon Gonçalves de Lima

    Olá Celso e a todos os demais que fazem o criar sites…bom dia! esta é a primeira vês que tento responder a altura das dicas que vocês tem me dado e a outras pessoas inexperientes como eu,Celso estou cansado de levar tabocada de americano mentiroso que que prometem tudo e que infelizmente não fazem nada!principalmente uma gangue que criou a algum tempo alguns itens inexistentes e que vendem até hoje através do Moip e do Click Bank montada a fachada creio eu pelos próprios sistemas,pois quando tentamos acessar as contas Moip ou Click bank para fazer reclamações tudo que recebemos de volta são tickets prometendo em poucos dias resolver nosso problema,
    Bom meu amigo,acho que posso chama-lo assim já que suas dicas tem aos poucos me ajudado e esta história resumida na verdade foi apenas um desabafo pois entre milhões de falsos e mails consegui selecionar uns 10 que estão realmente fazendo algo de útil por pessoas como eu.
    muito obrigado mais uma vê e que DEUS os ilumine…
    sucesso amigo e se lhe interessar posso até divulgar seu site em meus perfis e paginas aqui está um dos meus links http://www.facebook.com/assilondelima sinta-se a vontade para fazer suas visitas e até mesmo postar o que quiser.
    um abraço e até a próxima.

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>