Google Beija-flor, o Novo Update será Bom para seu Blog?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Google Beija-flor, o Novo Update será Bom para seu Blog?

A cerca de 1 mês alguns editores estão fazendo algumas reclamações recorrentes nas redes sociais, em especial com relação a 2 fatores sendo o primeiro uma sensível queda nas visitas (alguns com grandes quedas) e também um aumento brusco em palavras-chave “not provided” no Google Analytics. Isto é pelo fato de que recentemente foi anunciado o lançamento do novo algoritmo de busca que se chama Beija-flor (Hummingbird), que já estava em funcionamento a 30 dias!

Desta vez as mudanças são consideravelmente mais profundas do que nas últimas duas atualizações (Panda e Pinguim), isto basicamente pelo fato de que nas últimas haviam sido feitas algumas alterações o algoritmo, desta vez ele foi inteiramente trocado. Claro que diversos fatores que existiam no antigo algoritmo permaneceram, afinal estavam funcionando perfeitamente, mas por outro lado MUITA coisa já mudou!

A seguir poderá ver algumas considerações sobre o Google Beija-flor ou Colibri como também o chamam, com base nestas considerações já poderá ter uma boa noção de como trabalhar com seus projetos online de hoje em diante. Talvez esteja se perguntando se seu blog irá ser severamente afetado com isto, aí é que vem a boa notícia (ou talvez nem tão boa para alguns), é que como o algoritmo já está em funcionamento a 1 mês o que tinha para mudar já mudou, se tudo está normal não há perigo imediato.

Em meus blogs de um modo geral não houve mudanças, com exceção de 1 deles que se beneficiou muito tendo um aumento de mais de 60% em seu tráfego orgânico, o que me ajudou inclusive a compreender um pouco melhor o Google Beija-flor. Antes de continuar a leitura seria interessante dar uma olhada em seu Analytics para ver como estão as visitas nos últimos 30 dias.

Mas quais as Maiores Mudanças? O SEO Definitivamente Morreu?

Basicamente antes desta alteração o Google fazia suas buscas realmente com base nas palavras-chave, ou seja para uma busca “Qual o local mais próximo da minha casa para comprar iPhone 5S” a busca seria feita basicamente com palavras-chave e os resultados apresentados seriam os com uma boa relevância para “comprar” e para “iPhone 5S”. O Google mais uma vez evoluiu, nas pesquisas atuais ele também levará em consideração fatores como sua localização para exibir os resultados!

Mas a mudança não é apenas esta, é muito mais radical e profunda, pois a busca é realmente oferecer conteúdos de maior relevância e não apenas aumentar a conversão, veja a seguir mais um exemplo de comportamento com o Google Beija-flor.

Ao fazer uma busca o Google passa a dar maior relevância para conteúdos mais completos e que sejam capazes de responder questões mais abrangentes de forma específica como por exemplo trazer um conteúdo realmente relevante para uma busca “Fale sobre a e-mail marketing”, que é uma busca muito diferente de “o que é e-mail marketing” ou “como fazer e-mail marketing”, anteriormente os resultados eram com base apenas em fatores fixos e exatos, agora todo um contexto será observado, justamente isto torna possível apresentar resultados relevantes para questões amplas.

Com relação ao SEO (Search Engine Optimization), saiba que ele ainda não morreu, porém mais do que nunca está caminhando para o conteúdo em si, se o conteúdo não for original e de alta qualidade tenha certeza de que não terá bons resultados. Muitos fatores como links ainda são observados, porém é preciso considerar toda esta nova realidade e ter links de qualidade, ou seja de sites que também tenham uma boa relevância sob as regras do jogo ditadas pelo Google Beija-flor.

Google Beija-flor, o Novo Update será Bom para seu Blog?

Atualmente o Blog Deve Ter Menos Conteúdo e Mais Relevância!

Até pouco tempo atrás boa parte dos blogs buscava por ter o máximo possível de posts, pensando que com mais posts teria mais visitas, isto até era verdade mas com estas novidades no Google isto já deixou de ser verdade, mais posts podem sim ajudar mas apenas se forem realmente relevantes. De nada adianta criar uma grande quantidade de posts sem que estes sejam de boa qualidade, assim como também não adianta receber muitos links de sites de baixa qualidade.

Sobre seus posts já publicados, que talvez sejam muitos como 1.000… 2.000 ou até mais, é preciso que antes de se alegrar com a quantidade dar uma olhada no Google Analytics se todos eles estão realmente agregando valor ao blog (recebendo visitas), caso não esteja recomendo que os tire do blog, afinal na verdade se um post está lá a meses sem receber visitas ele não está servindo para nada a não ser baixar a qualidade do seu blog como um todo.

Estas foram apenas algumas pequenas dicas com base em minhas primeiras impressões com o Google Beija-flor, vamos ver o que mais estará acontecendo nos próximos meses!

E você, o que achou desta novidade do Google Beija-flor?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Vinicius Horta

Blogueiro e Web Designer com Formação nas ferramentas Adobe- SENAC – SP e curso de Comunicação e Comunicação Institucional – FGV. Adoro esta vida de blogs e internet. Escrevo sobre desenvolvimento e monetização de Blogs, Sites, Programas de Afiliados e Carreira Freelancer.

Adicionar a favoritos link permanente.

21 Comments

  1. Daqui uns tempos,para aparecer nas primeiras posições do google somente quem pagar,pois essas mudanças somente beneficia o google.

    • Olá Reginaldo!

      É verdade que para quem opta por publicidade paga a primeira página está QUASE garantida, mas ainda é possível manter e aumentar as visitas do blog, porém para isso terá que realmente pensar sempre na experiência do leitor.

      Abraço!

  2. Let's Play SNES

    Estou feliz em saber desta atualização, pois meu blog não parou de crescer nas ultimas semanas, então isso significa que ele está se saindo bem com o Google Beija-flor.
    Comparei os 15 primeiros dias de Outubro com os 15 primeiros de setembro e coincidentemente meu blog cresceu 60%.
    Infelizmente o Adsense cresceu apenas 30%, mas isso já é motivo de comemoração mesmo assim.
    E realmente as palavras chave “not provided” me deixaram intrigado, agora já sei o motivo.
    Mas as mudanças fazem parte do jogo, e não temos outros escolhe a não ser continuar jogando.

    • É verdade, as regras do ogo sempre estão mudando, mas é como já digo a muito tempo, o caminho é pensar no usuário, foque na qualidade do conteúdo e vai ter bons resultados 🙂

      Abraço!

  3. A variação de posições às vezes me surpreende. Por exemplo, neste blog o qual comento, a busca no google pelo termo “bodas” me deixavam na primeira posição. Já chegou a cair para 10º e hoje está “estável” na 6ª posição, o que muda muito a quantidade de visitas. Mas essa dica foi muito boa, vou procurar artigos que não tenham agregado valor ao blog e retirar. Obrigado Vinícius.

    • Olá Luiz!

      Eu também já levei vários sustos com estas variações, já tive artigo que estava na primeira POSIÇÃO e caiu para a 10ª PÁGINA (google pinguim), agora com o Beija Flor parece que as coisas estão melhorando novamente.

      Abraço!

  4. Em teoria as alterações no algoritmo da Google são ótimas para o usuário, mas na prática a história é outra. Percebi como usuária do buscador como consequência das últimas alterações uma grande queda em qualidade de resultados. Vemos na página principal textos copiados, mal escritos e com graves erros de português, fora os blogs que claramente infringem as regras e continuam bem posicionados. Não é incomum fazer uma pesquisa no Google hoje em dia e na página inicial encontrar 3 vezes o mesmo texto, enquanto conteúdos muito mais válidos estão depois da 6ª página.

  5. Bom com essa alteração todos tem a ganhar, porque teremos que ser mais profissional naquilo que estamos fazendo, todos sabem para ter um blog, tem que ter muito conhecimento e levar essa consideração que o Hummingbird, é mais uma para colocar o blog em patamares melhores, vamos dizer teremos que fazer o máximo possível para atender esse novo Uptade, senão teremos consequências nos algorítmos do Analytcs.

  6. Olá Vinicius! Como sempre o Google esta sempre em mudanças espero que seja para melhor, agora cabe a nós oferecermos cada vez mais ao nosso público alvo conteúdo de extrema importância, o que é muito justo, pois é por meio deles que geramos nossa receita. Valeu Vinicius pelas informações sucesso e um forte abraço.

    • Olá Francesco!

      Sim, também acho justo que seja desta forma, afinal devemos cuidar bem de quem “paga nosso salário”, se vivo de meus ganhos online nada mais lógico do que ser grato a meus leitores e oferecer o melhor a eles. Isto não é das coisas mais fáceis de se fazer, mas acredito que este seja o caminho 🙂

      Abraço!

  7. Jose eustaquio

    SIM FOI MUITO UTIL… Sou favorável sim, as mudanças, acredito que assim como o sistema muda constantemente em todos os aspectos, as mudanças devem continuar acontecendo. E lamentável que alguns perdem ou perderam com essas mudanças, mas que bom que alguém esta trabalhando para melhorar o que já esta aí, que alguém tem ideias inovadoras e criativas, e que expõe para melhorar, acredito que vamos colher bons fruto no futuro. ok!… VALEU…

    • Olá Jose!

      Sim, também acredito que estas mudanças tenham seu aspecto positivo, mas para quem trabalha online futuramente (talvez até atualmente) vai ser fundamental não depender de tráfego orgânico. Fazer um bom uso das redes sociais e do e-mail marketing serão pontos vitais.

      Abraço!

  8. Olá Vinicius tudo bem.
    É verdade agora o Google esta em busca de mais conteúdo de qualidade, o que faz com que somente as pessoas que estão com coragem de arregaçar as mangas e fazer um trabalho bem feito, vão conseguir se destacar nas suas buscas.
    Um grande abraço e ótimo artigo.

    • Olá Daniel!

      Acredito que estas mudanças vão trazer ótimos frutos para quem já possui um bom conteúdo, ainda é uma atualização recente e certamente vai sofrer ajustes.

      Abraço!

  9. Excelente abordagem, Vinícius. Me inscrevi em tantas newsletters nos ultimos meses mas vi que os assuntos e artigos que você aborda sempre têm aquele pêso de utilidade e interesse para quem trabalha com sites e blogs. Obrigado pelas dicas.

    • Olá Olenmos!

      Obrigado! Isso deve acontecer devido a forma como crio meus conteúdos, pois sempre tenho como início alguma dificuldade (algum problema a ser resolvido), com base nisto tento abordar o tema de forma a trazer uma solução.

      Abraço!

  10. welington amorim

    Olá Vinicius, estou começando neste mundo de blogueiros, ainda tenho muito a aprender e gostei bastante deste seu artigo google beija flor, de princípio eu achava que bastava ter muitas postagens para se destacar agora começo a entender que tenho que ter um conteúdo que seja interessante para meus leitores abraços e parabéns pelo seu artigo.

    • Olá Welington!

      Para ser sincero no passado o que importava era realmente volume, com um sistema de postagem “força bruta” com MUITO conteúdo de baixa qualidade era possível atrair muitos visitantes. Mas atualmente isto definitivamente não funciona mais, o conteúdo precisa realmente ser relevante para o leitor, não precisa necessariamente ser imenso, mas o fundamental é que o conteúdo realmente agregue algo a quem o lê.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *