Gadgets para o Blogger

logotipo do blogger

Este é mais um artigo que irei abordar a plataforma Blogger, com certeza muitos que chegaram a ler meus artigos gostaram muito de ler sobre o Blogger pelo fato de encontrar aqui no Criar Sites poucos artigos abordando assunto relacionados a essa maravilhosa ferramenta de criação de blog.

O tema desta vez é os “Gadgets do Blogger”, que por sua vez são eles que complementam a navegação e a visualização dos blog. Sem dúvida é um assunto muito simples e que a maioria tem conhecimento sobre ele, mas existem algumas pessoas que tem uma certa dificuldade de entender como funciona determinada ferramenta e é por este motivo que estarei abordando quais os Gadgets que o Blogger oferece e para que servem.

Os gadgets pode ser adicionados da seguinte forma: no menu lateral do seu painel de controle do seu blog, clique em “layout”, perceba que em algumas partes da estrutura do layout do seu blog existe uma opção chamada “Adicionar um Gadget”, o próprio nome já diz para que ele serve, ao clicar nesta opção abrirá uma janela com a opção de inserção a 27 Gadgets que é exclusivo do próprio Blogger.

gadgets-do-blogger

Agora vamos saber para que serve cada um dos Gadgets disponíveis.

Botão +1: O Botão +1, serve como um botão de compartilhamento, permitindo que os seus visitantes possam votar com +1 para pesquisas do Google.

Selo do Google +: Permite que você, seus leitores e seus fãs se conectem entre si, tornando seu blog bem mais interativo.

Google Tradutor: É um gadget que pode ser usado para blogs que recebem visitas de outros países, ele serve para traduzir sua página em diversos tipos de linguagens.

Seguir por E-mail: Com este maravilhoso Gadget você permite que seus leitores inscrevam seu email para receber seus artigos sempre que forem publicados, o Gadget pode lhe ser útil para que você possa criar sua própria newsletter com os E-mails cadastrados.

Postagens populares: Insira na barra lateral do seu blog os artigos mais visitados, no mesmo você pode optar em exibir os mais visitados de todos os tempos, do mês ou da semana.

Estatísticas do blog: Permite adicionar em sua página um contador de visualizações. (não recomendo pela imprecisão dos números, para este tipo de utilidade use o Google Analytcs).

Páginas: Faça a inserção de páginas estáticas e totalmente independentes em seu blog, utilizá-las para criar uma pagina de contato por exemplo.

Google Adsense: Através deste Gadget você pode criar uma conta no Google Adsense permitindo que você possa ganhar dinheiro com Google Adsense em seu blog.

Seguidores: Serve como uma comunidade virtual no seu próprio blog, permite que os visitantes sigam seu blog e veja suas atualizações diretamente do painel de controle do Blogger.

Caixa de Pesquisa: Como seu próprio nome descreve, serve para adicionar uma pequena caixa de pesquisa para permitir que seus visitantes possam pesquisar por determinadas palavras chaves no seu blog.

HTML/JAVASCRIPT: É o Gadget essencial para o blog, nele você pode adicionar códigos em HTML ou JAVA SCRIPT, como vídeos do Youtube por exemplo.

Texto: Com este você tem a possibilidade de escrever textos, é mais usado para fazer uma breve descrição ou apresentação.

Imagem: Permite adicionar uma imagem diretamente do seu computador ou de qualquer lugar na internet, podendo adicionar junto a imagem um link de redirecionamento.

Apresentação de Slides: Exiba apresentações de slides com fotos da web, do seu blog ou do Picasa Web.

Barra de Vídeos: Exiba no seu blog clipes do YouTube e do Google Video.

Enquetes: Faça perguntas aos seus visitantes e fique antenado sobre a opinião dos internautas.

Lista de Blogs: Crie uma lista dos seus blogs criando um Blogroll, ou adicione blogs de terceiros.

Lista de links: A lista de links pode ser comparado com de blogs com a diferença que pode-se adicionar apenas o nome juntamente com um link.

Lista: Este Gadget resume-se apenas criar uma lista de nomes podendo também adicioná-lo links.

Feed: Permite que você adicione conteúdo de um feed RSS ou Atom ao seu blog.

Reportagem: Este permite que você adicione notícias diretamente do Google News ou Google Noticias.

Marcadores: Os marcadores servem para organizar seu blog aplicando categorias. Para saber mais sobre os marcadores visite o artigo: Como usar páginas independentes e marcadores no Blogger.

Links de Inscrição: permite que os leitores se inscrevam no feed do seu blog, mas este recurso já não é tão usado já que Seguir por Email tem a mesma funcionalidade e com mais eficiência.

Logotipo: Este Gadget tem apenas a função de inserir a logo do Blogger em seu site e já não é mais usado por muitos usuários.

Perfil: Adicione o seu perfil do Blogger no seu blog para que os seus visitantes tenham acesso a ele.

Arquivo do Blog: O arquivo serve como o mapa do site, mas hoje existem outras formas mais eficientes de criar um mapa para o blog.

Cabeçalho da página: Permite que seja inserido o cabeçalho do blog ou seja sua logo ou uma imagem de apresentação para seu projeto.

Em meio a todos essas possibilidades de organizar seu blog, muitos não gostam de usar essas ferramentas que o Blogger oferece, mas e você usa os Gadgets que o Blogger oferece?

Este é um guest post escrito por Kênyo Carvalho do blog Vetores Download.

Selo da Promoção de 3 Notebooks do CriarSites

Concorra a 3 notebooks oferecidos pelo CriarSites Criar Sites RG

Sobre Kênyo Carvalho

Olá pessoal, sou músico e operador de micro e trabalho um pouco com web design gráfico, venho trabalhando em alguns dos meus blogs por prazer, acho a arte de blogar uma terapia que me faz sentir bem.
Adicionar a favoritos link permanente.

5 Comments

  1. Eu também não gosto muito de usar esses gadgets do Blogger, só uso o gadget de postagens mais lidas e o seguidores, os outros eu prefiro colocar os códigos HTMLs.

    Abraços!!!

  2. Muito bom, esse artigo foi de suma importancia
    eu gostei.
    Com esse texto me ajudou, pq nem sabia que existia a possibilidade tão simples de colocar o tradutor 😛
    ___
    meu blog nem parece que foi desenvolvido pelo blogger, alguem pode entrar no meu blog para ver?
    talvez até dar umas dicas de primeira impressão
    http://twjogos.blogspot.com.br

  3. Kênyo ou celso
    vocês podem me ajudar a editar o templete para editar o rodapé do blog.
    eu preciso colocar imagem no rodapé para melhor o designer da pagina! não precisa me ensinar como fazer, apenas o codigo da imagem como plano de fundo do rodapé

    exemplo: Para não exibir apenas texto e sim texto e imagem, como o mapa do blog, politica de privacidade e etc.

    desde já agradeço

  4. Muito bom o post!
    Ainda sou novato na área de blogs, acabei de criar o meu recentemente e então entendo pouco dos gadgets(na verdade os gadgets que o blogger oferece são simples, foi só ir fuçando que aprendi tranquilamente), o maior problema está no template do meu blog, vou procurar algumas dicas no site de vocês para que eu possa incrementar o meu blog e ir deixando ele cada vez mais com um visual mais agradável, e também ir fuçando e procurar outros gadgets que possam vir a acrescer ao conteúdo do blog e gerar mais visitas =)

    Enfim, o site de vocês foi e será de grande ajuda, podem ter certeza que ganharam mais um usuário.

    Um Abraço.

  5. Ótimo artigo, comecei agora no mundo blogger e estou lendo muito sobre vários artigos e esse artigo me ajudou muito, pois não sabia para que servia a maioria dos gadgets, muito obrigado mesmo.
    se quiser conhecer meu blog, ainda está em fase de desenvolvimento, tanto graficamente quanto na questão de conteúdo, mas fique a vontade para dar uma olhada e se quiser deixar uma opnião nos comentários fico muito agradecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *