Dicas para Criar um Site em que os Visitantes possam Baixar Arquivos

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
5

download de arquivos

Muitos webmasters e blogueiros que estão começando a desenvolver seus projetos, pensam na possibilidade de distribuir algum tipo de arquivo através de seus próprios sites, mas não levam em consideração as limitações impostas pelo serviço que pretendem utilizar e acabam se frustrando quando as coisas não saem do jeito que eles queriam.

Se este for o seu caso, continue lendo este artigo que eu criei especialmente para tirar suas dúvidas em relação a publicação de arquivos.

Hospedagem de Site

As hospedagens de sites são a melhor opção para quem deseja distribuir arquivos sem dores de cabeça, pois eles permitem a publicação de forma fácil de praticamente qualquer tipo de arquivo. O envio de arquivos ao servidor poderá ser feito através do próprio programa ou sistema CMS que estiver utilizando ou caso isso não seja possível, poderá sempre enviar seus arquivos ao servidor com a ajuda de um cliente FTP.

Você poderá enviar documentos, vídeos, músicas ou mesmo scripts que executem algum tipo de função no servidor, o que tornará seu site mais completo.

Para quem pensa em utilizar as hospedagens, deve entender que o desenvolvimento do site/blog pode ser um pouco mais complicado do que as outras opções que cito abaixo, já que terá que utilizar algum programa ou sistema CMS para o desenvolvimento do site. A grande vantagem neste caso é que provavelmente você terá maior liberdade para customizar o site, instalar complementos, scripts e etc.

Construtores de sites

criar site gratis em portugues
A maioria dos construtores de sites permitem a publicação de arquivos, no entanto eles tem limitações quanto ao tipo e ao tamanho dos arquivos que você pode enviar ao servidor, o que pode estar declarado no contrato da empresa.

O Webnode por exemplo permite publicar arquivos com até 8 MB de tamanho, enquanto que o Wix somente permite a publicação de vídeos e músicas através de seus parceiros.

No caso dos construtores a publicação de arquivos é feita através do próprio painel de controle do site (eles não oferecem acesso FTP como as hospedagens). Lembrando que nenhum construtor de sites permite o envio de arquivos PHP ou scripts.

Plataformas de criação de blogs

Tanto o serviço de criação de blogs WordPress.com, quanto o Blogger NÃO permitem a publicação de outro tipo de arquivo que não seja imagens. Isso quer dizer que se precisa publicar um documento por exemplo, terá que recorrer a serviços de armazenamento de arquivos como o RapidShare ou o Drop Box, o que torna a distribuição um pouco mais complicada, já que é necessário que o visitante realize alguns passos a mais se quiser baixar o arquivo.

Multi Media Internet Laptop with Objects

Dica
Se você pensa em utilizar o WordPress e deseja ter a possibilidade de customizar o blog ou distribuir arquivos, terá que optar pela versão instalável do sistema que pode ser obtido em WordPress.org. Neste caso será necessário uma hospedagem como foi citado no começo deste artigo.

Cuidado com os Direitos autorais

Praticamente todas as empresas de hospedagens, armazenamento de arquivos ou construtores de sites não permitem o armazenamento de arquivos protegidos por direitos autorais como é o caso de vídeos, músicas e documentos que NÃO são liberados para distribuição, sob o risco de ter a conta suspensa e até um processo judicial caso seja encontrado algum material deste tipo.

Portanto se você pensa em distribuir qualquer tipo de material que não seja de sua autoria ou que você não tenha o direito de distribuir, pense bem antes de fazer qualquer coisa.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário e não se esqueça de divulgar nas redes sociais.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
5

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

14 Comments

  1. Maria Botelho

    legal! Suas informações me ajudou muito , pois agora sei que devemos ter cuidado em postar artigos , por causa dos direitos autoraes.

  2. Caro Celso, um dos nichos que mais me interesso é o de software/tecnologia, gostaria de saber se um blog voltado para
    esse nicho renderia um bom lucro, ou o nicho humor continuaria sendo uma escolha melhor?

    Desde já agradeço! Abraços!

  3. Bom valeu pelo link que vc ta apontando pra mim 😀

  4. Adorei as dicas, mas há algo que nao foi tao claro.
    Gostaria de abrir um site para musicas o que me recomendam.?

  5. Gil mareço avião

    eu pretendo criar este site para postar minhas musicas e de outros artistas

  6. Narciso Agostinho Muleva

    pretendo criar blog para postar minhas musicas, não consigo, como posso fazer?

  7. Obrigado pelas dicas Celso, mas tenho 2 dúvidas.
    1:como distribuir um ebook no meu blogue, eu já criei 2 ebooks mas está difícil colocar disponível em meu blogue.
    2: Como distribuir arquivo de áudio, pois tenho arquivos criados por mim, no formato áudio contendo leitura de poesias.

    Saudações a você!

    • Olá Adelino,
      Eu acho que a melhor forma seria criar uma página separada e adicionar os áudios nela. Só teria acesso a URL da página as pessoas que se cadastrarem.

      At, Celso Lemes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *