Entendendo os Links Externos – SEO no Google

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

O que é Link Externo

Os links que um site recebe de outros sites, podem influenciar e muito no posicionamento das páginas nos resultados das buscas no buscador do Google.

Eles são considerados importantes porque na maioria das vezes são criados por webmasters (ou blogueiros) que os criam porque gostaram do site, por que eles acham que seu site pode ser importante para seus próprios visitantes ou porque serve para complementar o conteúdo. Neste caso o site que cria o link, dá ao site que o recebe, um voto de confiança, porque acha que ele merece.

O que é Link Externo

Quanto mais votos (links) um site recebe, mais importante ele é perante o Google, aumentando as chances das páginas do site que recebe o os links aparecer nas primeiras posições dos resultados das buscas.

Qualidade dos links

É claro que todo link é link e sempre será bem vindo, porém existem alguns critérios que são levados em consideração pelo Google com relação aos links externos que pode influenciar no valor dado ao site que o recebe.

Palavras âncora

Assim como os links internos, as palavras âncoras contidas no link são levadas em consideração para determinar as palavras as quais o site que recebe o link deveria ser bem posicionado.

Se um site recebe um link com a palavra âncora “clique aqui”, serão estas as palavras que o Google irá reconhecer e associar ao site.

Exemplo: Para conhecer o Criar Sites clique aqui.

Importância da página onde o link se encontra

Quanto mais importante for a página que parte o link, mais valor esse link pode passar ao site que recebe.

Por isso links que partem de sites novos geralmente não ajudam a melhorar a importância do site que recebe, pois ainda não são importantes para o Google.

Nicho do site que aponta o link

O link recebido tem muito mais valor se o assunto abordado no site que dá o link for relevante ao conteúdo do site.

Receber um link de um site que fale sobre carros não vai ajudar muito no posicionamento se o seu site fala sobre pintura moderna.

Página que recebe o link

Uma coisa que devemos entender é que o valor do link somente é passado a página que recebe o link e não ao site como um todo, ou seja, se o link for apontado para uma página interna, será essa a página privilegiada.

Como conseguir links

Minha experiência com a criação de sites me ensinou que não existe um caminho fácil para conseguir links que realmente agreguem valor. Descobri que a melhor maneira de conseguir links é realmente merecer, criando conteúdo de qualidade que agrade as pessoas a ponto de elas quererem recomendar o seu site a seus próprios visitantes.

Você também pode cadastrar seu site em diretórios de sites, mas assim como foi explicado acima, estes sites não irão ajudar muito no posicionamento do seu site.

Dica
Se você faz ou pretende fazer parcerias com troca de banner e links com outros sites, recomendo que utilize o atributo nofollow para evitar ter seu site penalizado por Black Hat Seo.

Este artigo é a sétima parte da série de dicas Otimização de sites para os mecanismos de Busca.

Confira as dicas de otimização

Gostou destas dicas sobre O que é Link Externo? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre SEO? Então deixe um comentário abaixo.

Ebook Grátis Conquistando o Google SEO no Google

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.
 
Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Adicionar a favoritos link permanente.

16 Comments

  1. Boa tarde ou manha ou noite conforme lerem esta mensagem 😆
    Andava eu há procura de fazer 1 site com algo interessante… :doido: 😳
    Mas … cada tecla que carrego só me pedem dinheiro posssssa … 😈
    Eu quero é produzir e fazer algo que seja bom para ti e para mim, certo? 💡
    Quero ser colaborador e trabalhar a partir de cas pois a minha saude e condições de vida não me deixam ir para a rua trabalhar normalmente 😥
    Se alguem souber de algo que eu não tenha de pagar mas sim ganhar escreva-me para ede_var_do@hotmail.com
    Muitíssimo obrigado Ed. Queiroz. 😉

  2. Rikki Müller

    Para que trabalha com montagem de sites é um diferencial saber trabalhar com a otimização em motores de busca. Salientando que a otimização externa é o que praticamente define um lugar bom no ranking de resultados. Claro que a otimização interna também é necessária, porém a externa é decisiva.

  3. Cara me da uma ajuda! tenho um site Yola tenho varios backlinks mas quando busco com ferramentas de busca sempre aparece 01
    oque será que esta havendo?

    • Eder,
      Como você conseguiu estes backlinks? Não foi comprando ou conseguindo link de forma armada ou troca de links? Saiba que o Google não gosta de links artificiais e que pode penalizar os sites que fazem isso.

      Abraço!

      • Tenho anuncios por exemplo mercado livre,olx,vivastret,webmotors,meucarronovo, e no proprio google com adwords, são site com PR bom e que paguei pelo anuncio. isso muda alguma coisa?

        • Eder,
          Isso é link pago com o intuito de manipular os resultados das buscas. Seu site pode ser penalizado por causa disso.

          Abraço!

          • Celso valeu pela dica mas mesmo que sejam pagos eles quando busco com ferramentas de buscas eles deveriam aparecer como backlinks ? ou não ?
            agradeço pela atenção

          • Eder,
            Sim, deveriam, mas nem sempre o Google consegue identificar todos.

            Abraço!

  4. excelente artigo, conteúdo é tudo, não há nada mais gratificante que escrever bons artigos e depois receber elogios pelos mesmos

  5. Eu vejo os sites com milhares de links o webdesigner que foi fazendo parcerias ou realmente tem algum meio específico para conseguir essa determinada quantidade de links?

  6. Celso.
    Está acontecendo algo comigo. Eu escrevo os meus artigos, e sempre coloco algum link de outro site relacionado com o assunto. Eu percebi, que alguns destes sites apontaram links para o meu site em outros assuntos, sem que eu pedisse. mas sempre com o mesmo nicho. Isso pode caracterizar troca de links? Mesmo que seja involuntário e que não seja contínuo?

  7. Maria G. lopes

    Olá Celso, adorei esse blog , pois vc dá muitas dicas de extrema relevância, principalmente no meu caso que estou tentando há algum tempo aprender formas de ganhar dinheiro com internet. Celso já tenho visto tantas coisas , meu caro! tem dias que avanço um pouco e tem dias que regresso duas vezes, Mas tem dias que não saio do lugar de tantas informações e não consigo desenvolver pelo menos um blog para trabalhar com programas de afiliados. Meu colega será que você (que percebi é muito sábio neste mundo virtual) me indicaria uma direção para eu conseguir avançar?
    Bem entre os que já tenho visto esta, Bruno picinini, Jonathan Taioba, Erico Rocha etc. O que você me diz amigo, estou precisando muito trabalhar on line , porém com algo que eu consiga operar bem.
    fico no aguardo.
    obrigada
    Geneci lopes

    • Olá Maria,
      Neste caso eu recomendo que você crie um blog no Blogger e que vá implementando o que aprender nele. Com o tempo você poderá passar para o WordPress ou mesmo criar um novo blog em WordPress e assim profissionalizar mais o seu negócio.

      Abraço!

  8. Opa,,, amigo, muito boas suas dicas. Você é o cara em divulgações.
    Existe alguma maneira de encontrar sites que permitem colocar o link ?
    Muito obrigado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *