Como Redirecionar do Blogger para WordPress?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

SEO Links

Grande partes dos blogueiros iniciam seus primeiros blogs em plataforma Blogger, que é gratuito, com o passar do tempo vão estudando mais e passam a conhecer as inúmeras vantagens que o WordPress possui, não há outra escolha se não migrar do Blogger para o WordPress.

Caso esteja pensando em fazer isto e ainda não saiba como fazer poderá aprender como migrar do Blogger para WordPress neste artigo, e aqui vou mostrar uma alternativa para fazer o redirecionamento de tráfego do Blogger para o seu novo WordPress.

Por que fazer o redirecionamento?

Se passou alguns meses ou mesmo anos blogando no Blogger certamente já possui certo tráfego que vem dos resultados orgânicos do Google, links apontando para seus posts que podem ser de comentários feitos em outros blogs, artigos que citam seu blog entre outras coisas que estarão completando seu link building.

Se simplesmente migrar perderá todo este tráfego, estará praticamente começando seu blog do zero. Tenho certeza de que não é isto o que deseja, afinal se está pensando em crescimento do blog a última coisa que recomendo é perder tráfego.

O problema todo é que o Blogger não permite acesso a arquivos do servidor, que é onde se faz o redirecionamento 301 normalmente utilizado em WordPress, então deixando ao blogueiro duas alternativas, sendo uma mais simples, porém paga e não serve para redirecionar para WordPress.

O redirecionamento oferecido pelo Blogger é referente a quando se decide deixar o domínio gratuito (seublog.blogspot.com) para passar a utilizar um domínio próprio (seublog.com), mas ainda estará utilizando Blogger, neste caso o redirecionamento é feito automaticamente.

Se decidir fazer isto basta acessar seu painel do Blogger e ir em Painel >> Configurações >> Publicações, lá poderá adquirir seu domínio personalizado.

Redirecione seu Blogger com Javascript!

Uma alternativa que não será propriamente um redirecionamento exato é utilizar um redirecionamento com Javascript como um gadget. O problema é que ele redirecionará sempre para o mesmo local, não será um redirecionamento inteligente como o 301, por exemplo.

http://seublog.blogspot.com/ >> http://seublog.com

http://seublog.blogspot.com/2011/seupost/ >> http://seublog.com

É na verdade uma estratégia para que seus leitores ao menos encontrem seu blog quando clicarem em um link do Google. Para que o redirecionamento funcione o mais rápido possível é interessante eliminar ao máximo o conteúdo das páginas, assim tornando o carregamento mais leve.

Para usar o Javascript de redirecionamento deverá estar em seu painel do Blogger ir em adicionar gadget HTML/Javascript então colocar o seguinte código:

<script language=”javascript” type=”text/javascript”>
location.replace(“URL do BLOG”)
</script>

Basta salvar e fazer o teste!

É isso ainda não é a qualidade que deseja para seu blog não é mesmo? Exatamente, este seria o método Blogger de fazer a coisa toda, então vamos para a eficiência do WordPress!

Plugin Blogger 301 Redirect para WordPress!

O início do processo é o mesmo, deverá migrar seu Blogger para o WordPress, porém agora vai passar a utilizar o poder das ferramentas do WordPress e verá que de fato o WordPress é uma ótima escolha!

Em seu painel do WordPress vá em adicionar plugin e digite “Blogger”, notará que o primeiro plugin a ser listado é o “Blogger 301 Redirect”, instale este plugin e o configure.

Blogger 301

Com este plugin funcionando todo o redirecionamento 301 estará sendo feito perfeitamente, e o Google passará a redirecionar os links, o que quer dizer que após algum tempo poderá desativar o plugin e também o blog do Blogger sem problemas!

Este é um guest post que foi escrito por Vinicius Horta do blog Dinheiro Web.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Vinicius Horta

Blogueiro e Web Designer com Formação nas ferramentas Adobe- SENAC – SP e curso de Comunicação e Comunicação Institucional - FGV. Adoro esta vida de blogs e internet. Escrevo sobre desenvolvimento e monetização de Blogs, Sites, Programas de Afiliados e Carreira Freelancer.
Adicionar a favoritos link permanente.

22 Comments

  1. Muito bom !!!
    Muito bom mesmo Vinícios !

    Este post vai ajudar muitos blogueiros sem dúvida alguma, além de poder mostrar muitas outras formas não só de fazer um redirecionamento para o WordPress como também para outro site qualquer.

    Abraço !

    • Olá Miller!
      Obrigado! Mas é importante mesmo o blogueiro ter conhecimentos que o dexem livre de qualquer plataforma, seja Blogger, WordPress ou qualquer outra, com conhecimento (que muitas vezes é simples como neste post) poderá fazer muita coisa!
      Abraço!

  2. São dicas importantes que eu deveria ter usado no meu blog. Mas eu fiquei no Blogger por pouco tempo, creio que não tive grandes perdas na migração para o WordPress.

    • Olá Luiz Feranando!
      Verdade, quanto menor é o tempo normalmente menores são os problemas na migração, dependendo do tamanho do blog vale até deletar tudo e fazer o outro manualmente rsrs
      Abraço

  3. Vinicius Martins

    Legal Vinicius.
    Vou precisar disso quando for migrar. Creio que não será tão rápido, mas, logo logo eu migro para o wordpress.

    Abraços.

  4. Realmente é assim, a maioria dos blogueiros começa no Blogger, mas sinceramente o Blogger ainda não tem tantos recursos e funcionalidades quanto o WordPress.

    Estou trabalhando no novo layout para wordpress, assim que terminar vou migrar. O meu blog está crescendo e mesmo com as novas mudanças o blogger não está oferecendo o suporte necessário.

  5. Olá! Gostei muito das dicas, mas tenho algumas dúvidas. Eu não conheço muito bem o WordPress, mas gosto da aparência mais “adulta” dos blogs em WordPress, diferentemente do Blogger, que tem um quê de lúdico em sua roupagem.
    Bem, você fala da migração do Blogger para o WordPress, pois é uma plataforma que possui inúmeras vantagens, mas o WordPress é gratuito como o Blogger e tem inúmeras vantagens mesmo gratuitamente? Ou você está falando do WordPress pago? Como fica a URL dum blog gratuito em WordPress?
    Eu já li por alto que no WordPress gratuito não se pode usar programas de afiliados ou o AdSense… não me lembro bem… É isso mesmo?
    Eu uso um template de terceiros no meu blog, eu poderia usar o mesmo template no WordPress? Todas as minhas configurações seriam preservadas na migração? – como os widgets que já tenho no meu blog Blogger, p. ex.
    Obrigado e desculpe a ignorância!
    Abraço!

    • Olá Noel!
      Estou falando do wordpress que se utiliza com hospedagem própria, e é verdade sim, no wp gratuito não poderá utilizar Google Adsense. Com relação a suas configurações algumas talvez sejam perdidas, mas existem ótimos widgets para wordpress, talvez até melhores rsrsr
      No wp gratuito seu url fica algo assim: “seublog.wordpress.com” o que da quase na mesma que o blogger com “seublog.blogspot.com.br”.
      Com relação ao teplate não irá funcionar, são desenvolvidos de forma diferente, mas repare que talvez encontre a mesma versão do template só que para wordpress 😀
      Abraço!

  6. Muito boa essa dica Vinicius, com certeza esse post vai ajudar muitos novos blogueiros iniciantes.
    Parabéns!!!

  7. Rodrigo Rodrigues

    saudação amigo Vinicius Horta

    eu tenho um blog e tenho Yola, vou tentar passar os dois
    direcionar para o WordPress amanha eu passo para essa plataforma
    que todos na maioria utiliza e abandonar meu velho blog
    mais fiz uma boa escolha
    Atenciosamente
    Rodrigo Rodrigues

  8. Boa dica Vinicius estou há muito tempo criando coragem de migrar, mas o receio de perder o trafego das visitas é maior. Porém com a dica que você apresentou me deu animo para migrar para o WP. 😉

    Abraços

  9. Olá 🙂
    Faltou dizer como que faz para configurar o plugin.
    Espero ansiosa pela resposta.
    Obrigada,

    • Olá Karina,
      Não tem muito segredo. Depois de instalado em seu blog, clique na aba “Ferramentas” e em “Redirection”. Na nova página cole o endereço da página de origem e da página de destino e salve as alterações.

      Abraço!

  10. É em configurações né?
    Eu fui lá, ai tem várias opções para marcar ou não, é pra marcar alguma?
    Depois tem um código enorme de Html. É para apagar? Eu não entendi o que é para fazer. É para colar os dois endereços juntos e salvar?
    Obrigada,

    • Olá Karina,
      Você só precisa adicionar os dois endereços e salvar, nada mais.

      Abraço!

      • Não tou conseguindo adicionar nada depois do código, o quadro não permiti nem deletar nem escrever nada 🙁

        • As orientações que o pluggin diz são:
          Login to your Blogger Dashboard
          Go to Design > Edit HTML and click Download Full Template (To take a backup of your template)
          Then click Revert to classic template (link at the bottom of the page) and select OK to revert to classic template
          Replace the code of your blogger template with the above code
          Finally click Save Template changes

          Não é para fazer isso não? isso me parece bem plausível. Já o que você diz que parece tão fácil, não consigo entender, pois não tem na página que estou. 🙁

        • Olá Karina,
          Desculpe mas eu não sei o que pode estar acontecendo.

          Abraço!

          • Eu fui ler em outro site sobre esse redirecionamento e achei outro pluggin o “Simple 301 Redirects”. Depois que o instalei, fui configurar e apareceu a página da maneira que você falou com o request e o destination. Então pensei: será que eles postaram um pluggin e deram as coordenadas do outro ou vice versa. Enfim, mas depois vi que os campos de textos impressos em tela representam um redirecionamento especifico e não a página toda. Então não fiz, pois quero redirecionar todo o site, como esse post de vocês diz que faz.
            E agora dá pra saber o que está acontecendo?
            Obrigada,

          • Olá Karina,
            Se você quer redirecionar todo o blog para outro, então você deve usar um redirecionamentoo 301 no .htaccess. Saiba mais sobre isso aqui.

            Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *