Como Publicar Imagens e Descobrir sua URL

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

pegar url da imagem

As vezes podemos precisar publicar uma ou mais imagens em nossos sites ou blogs para publicar um banner ou mesmo junto a scripts que exijam que sejam publicados uma ou mais imagens para que ele funcione corretamente. O processo para fazer isso é relativamente simples, no entanto sei que quem está começando agora pode se sentir um pouco perdido e se este é o seu caso, continue lendo este artigo que mostra um passo a passo.

Utilizando um editor de conteúdo

Se você estiver utilizando um sistema CMS como o WordPress, Joomla ou mesmo uma plataforma pronta como o Blogger ou Webnode, o processo é bem simples. A primeira coisa que você deve fazer é acessar o editor de conteúdo de seu site e adicionar/upar a imagem desejada como você faria com qualquer outra imagem.

Com a imagem adicionada, altere seu editor de conteúdo para o modo HTML/Texto, lembrando que o modo de fazer isso vai depender da plataforma que estiver utilizando. Na imagem abaixo você pode ver um banner adicionado ao editor do WordPress e a seta vermelha indicando o botão “Texto” que deve ser clicado para alterar o editor para o modo HTML.

adicionar midia no wordpress

Após alterar o editor para o modo HTML você verá apenas os códigos que exibem a imagem, o que você deve procurar agora é a URL da imagem como a que está destacada em azul na imagem abaixo. Copie a URL e utilize a imagem da forma que desejar.

url da imagem

A URL mostrada acima é http://www.criarsites.com/wp-content/uploads/2013/03/banner-criar-sites.jpg

Ps. Após pegar a URL você pode deletar o post que foi iniciado. Isso não influenciará na imagem.

Dica
Se você tiver problema para encontrar a URL da imagem dentro de tanto código (pode ser que seu código fique maior dependendo de alguns fatores), um truque é procurar pela extensão que ela foi criada. No caso da imagem acima a extensão é .jpg, mas poderia ser .gif, .png ou outra qualquer (embora estas sejam as mais utilizadas na Internet).

Utilizando um cliente FTP

Se você estiver utilizando uma hospedagem e quiser ou necessitar que a imagem seja publicada através de um cliente FTP como o FileZilla,  siga estes passos.

Nota
Antes de começar, eu gostaria de salientar que o ideal é que você evite deixar que suas imagens contenham espaços no nome do arquivo. No caso do exemplo abaixo você pode ver que eu alterei o nome da imagem para banner-criar-sites para deixá-la como se fosse uma única palavra.

publicar imagem com filezilla

Após publicar a imagem na pasta raiz ou em uma pasta qualquer de seu servidor, você deve formar o endereço da imagem da seguinte maneira: http://seusite.com/nome-da-pasta/nome-da-imagem.jpg

– Em seusite.com você deve adicionar o endereço de seu site ou blog.

– Em nome-da-pasta você deve adicionar o nome da pasta em que publicou a imagem. Se você deixou a imagem na  pasta raiz, você pode ignorar este passo.

– Em nome-da-imagem você deve adicionar o nome dado a imagem seguido de sua extensão que no meu exemplo é jpg, mas que como citado anteriormente pode ser outra extensão.

Para ter certeza de que tem o endereço correto da imagem (lembre-se de que um ponto faz diferença), cole a URL que formou na barra de endereços de seu navegador e tente acessá-la. Se der tudo certo, parabéns, você conseguiu publicar sua imagem e descobrir sua URL.

Gostou deste artigo? Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.
 
Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Emerson felinto

    Olá Celso,

    Estas dicas são ótimas, inclusive para iniciantes. Realmente é comum iniciantes com o tipo de problema de não saber hospedar arquivos na sua própria hospedagem. Gostaria de ressaltar a importância do mal do hotlink nas imagens. para mais detalhes, veja este artigo do Criar sites:
    http://www.criarsites.com/voce-sabe-o-que-e-hotlink-deveria/

    Desejo sucesso e uma boa semana 🙂

  2. Parabéns pelo artigo, realmente muito legal, vai ajudar bastante a quem está começando agora, antigamente eu usava um programa que não era tão bom, mais dava uma ajuda grande na hora de criar.

  3. Genial Celso!

    As vezes esquecemos daqueles que estão começando ou que possuem pouca familiaridade com a web.

    Parabéns por sua preocupação e pela clareza da explicação!

    Abraço e muito sucesso!

  4. Excelente tutorial Celso !

    Vai ajudar muitos que tem dificuldade na área.

    Inclusive seu tutorial pode ajudar quem usa o WordPress com hospedagens que com pouco espaço, podendo então usar o Blogger para hospedar imagens e usa-las no WordPress.

    Abraço !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *