Como otimizar o blog para as primeiras posições do Google?

Este é um guest post escrito por Fábio Vasconcelos que bloga no Clube Ganhar Dinheiro.

O sonho de todo e qualquer blogueiro é conseguir estar entre os primeiros resultados apresentados pelo Google, pois com isso obterão tráfego orgânico de qualidade e terão certamente pessoas interessadas no nicho que o seu blog atua.

Tráfego orgânico atualmente é sinônimo de economia e possíveis futuros clientes, então investir cada vez mais nessa modalidade de aquisição de tráfego, poderá ser de extremo benefício para o seu empreendimento digital.

Conheça agora como você poderá otimizar o site ou o blog, e suas postagens para conseguir obter o melhor resultado de colocação perante o Google.

SEO-no-Google

Como otimizar o blog para o Google?

Conseguir um ótimo nível de otimização para é o ponto principal para que o tráfego orgânico seja realmente efetivo. Para tanto, vamos analisar os pontos que deverão ser otimizados para assim conseguir desfrutar cada vez mais do resultado do Google.

Domínio

Antes de iniciar as atividades com o blog, é importante que você conheça o que os seus leitores procuram mais no Google, e com isso tentar utilizar as palavras-chave mais buscadas para montar um domínio que seja otimizado.

Sei que não será uma tarefa fácil se você estiver iniciando os trabalhos agora, de conseguir um domínio com as principais palavras do seu nicho, porém tente realizar um jogo com essas palavras e adequá-las de forma que tenha sentido o nome do blog.

Título do blog

O título do WordPress para o seu blog também é importante para que você tenha um bom rankeamento perante o Google. Com o Título você conseguirá colocar de forma efetiva o nome do seu blog e o nome dele também estará disponível em todos os artigos que você publicar nele.

É interessante que você tenha um título atraente para o seu blog, afinal com eu disse, esse nome será apresentado toda vez que um resultado for localizado pelo Google e mostrado ao seu leitor, então tenha um título de qualidade de que passe credibilidade ao seu leitor.

Descrição do Blog

Existem blogueiros que dizem não ter importância essa parte, porém não podemos deixa-la também de lado.

A descrição muitas vezes não são apresentadas nos resultados de busca do seu blog, porém quando alguém pesquisar o nome do seu blog, tal descrição será mostrada para os visitantes, e por mais que exista mais de um blog com o mesmo nome, porém com outra extensão de domínio, essa descrição poderá ser o seu diferencial para que você esteja acima de todo e qualquer outro blog que apareça nos resultados.

Foque também a palavra-chave a ser utilizada no seu blog nessa descrição e consiga sair na frente dos seus concorrentes.

SiteMap

O Google gosta muito de blogs bem organizados. Quando você cria um blog em que é fácil a localização das palavras buscadas, você ganhará pontos positivos, fazendo com que o seu resultado seja apresentado em primeira instância perante aqueles que não apresentam tal organização.

Quase sempre as palavras-chave estarão nos títulos dos artigos também, e trazer essa facilidade para o Google mostrar o resultado será bom para você também, afinal o Google não quer perder a posição de buscador mais rápido do mundo.

Uso de Tags H1, H2, H3…

Saber utilizar sabiamente as Tags de cabeçalho também são importantes para o melhor rankeamento.

Por exemplo, o uso da Tag H1 nos títulos dos artigos, irá informar para o Google que aquele título é específico de um artigo e esse deverá ser um resultado de busca, diferente do H2 que é uma tag utilizada para subtítulos, não menos importantes para rankeamento, porém não se tratam de títulos de artigos.

Como otimizar as postagens do blog?

Se não for o ponto principal da otimização, ter as suas postagens otimizadas estará entre as primeiras necessidades de otimização de um blog, pois será a fonte de informação passada pelo Google para o visitante.

O uso de Palavras-chave de alta procura te colocará em excelente posicionamento caso seus artigos tenham uma densidade adequada para estar entre os primeiros resultados.

Aparentemente o Google já começa a gerar um bom rankeamento a partir de 1% de densidade de palavras-chave, ou seja, em um artigo de 500 palavras, é importante que contenha pelo menos 5 vezes as palavras-chave que você deseja ser localizado.

Para tanto, conheça os pontos que favorecem a otimização das suas postagens:

· Título do Post: Para um melhor rankeamento, é importante que a palavra-chave esteja sempre no início do título, fazendo com que assim seja a primeira coisa que o Google irá localizar no seu artigo.

· Tags H2 em Subtítulos: Com o uso das tags de cabeçalhos, você estará dando destaque a informações internas no seu artigo e também passando para o Google que as informações dos subtítulos são de interesse para o seu leitor.

· Uso de Links Externos: Como todos sabemos, a internet é uma rede e como toda rede bem estruturada, ao ser direcionado, deve-se ter um ponto de escape, que esse no seu blog será o uso de links externos.

Com isso o Google entende que o seu blog possui uma alta fluidez e favorecerá também o seu rankeamento.

Esses três pontos passados, são somente os básicos e essenciais para alcançar um melhor rankeamento perante o Google, porém ainda existem diversos outros que irão melhorar cada vez mais a localização do seu blog pelo Google e também pelos demais motores de busca.

Faça uso de otimização de SEO no blog ou site e obtenha o melhor desempenho que o Google pode favorecer para que você esteja sempre entre os melhores e primeiros resultados apresentados ao seu leitor.

foto veja como criar sites gratis começando do zero